terça-feira, 2 de agosto de 2016

Série: "O Reino de Deus" - Ver e entrar no Reino



VER E ENTRAR NO REINO

Ora, havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus. Este foi ter com Jesus, de noite, e disse-lhe: Rabi, sabemos que és Mestre, vindo de Deus; pois ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele. Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? porventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? Jesus respondeu: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te admires de eu te haver dito: Necessário vos é nascer de novo. O vento sopra onde quer, e ouves a sua voz; mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito. Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode ser isto? Respondeu-lhe Jesus: Tu és mestre em Israel, e não entendes estas coisas? Em verdade, em verdade te digo que nós dizemos o que sabemos e testemunhamos o que temos visto; e não aceitais o nosso testemunho! Se vos falei de coisas terrestres, e não credes, como crereis, se vos falar das celestiais? Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem. E como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; para que todo aquele que nele crê tenha a vida eterna. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é julgado; mas quem não crê, já está julgado; porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. (Jo 3:1-18)

Curiosamente Nicodemos vai à noite, momento que as pessoas talvez não pudessem vê-lo procurando por Jesus. Isso demonstra que ele tinha vergonha do que as pessoas diriam a seu respeito se o vissem reconhecendo que Jesus era O Messias.

Nicodemos começa “bajulando” a Jesus – Declarando que via seu poder e que pelos sinais vistos ninguém poderia ter dúvidas de que Ele era de Deus...
Jesus o contesta, não considera aquelas palavras lisonjeiras, para lhe dar uma das mais importantes revelações da Palavra de Deus:

QUEM NÃO NASCER DE NOVO NÃO PODE VER O REINO DE DEUS

Nós sabemos o que é nascer. Já vimos tantos bebês, serem gerados por cerca de 9 meses nos ventres de suas mães, e num determinado momento a Bolsa de líquidos que protege a criança se rompe e a criança vêm à vida, respirando pela primeira vez nesta vida natural, limitada e infelizmente marcada pelo pecado que é transmitido de pai para filhos desde o primeiro homem que pecou contra Deus.
E o que é nascer de novo? Nicodemos não entendeu sobre o que Jesus falava e Jesus lhe contesta, porque enquanto Jesus falava de coisas espirituais, Nicodemos não saia do que era natural.
Jesus demonstra que sem O NOVO NASCIMENTO, não se pode VER O REINO DOS CÉUS. E se alguém não pode sequer ver, como entrar nele?

Jesus leva Nicodemos a algo mais profundo explicando que NASCER DE NOVO é NASCER DA ÁGUA E DO ESPÍRITO.

O nascer da água fala do Batismo do Arrependimento, nos leva a sermos totalmente envoltos, pelas águas, que simbolizam a morte para a velha vida e assim como uma criança que rompe a bolsa de líquidos no interior da barriga de sua mãe para a vida, aqueles que são batizados, que buscam mergulhar no ARREPENDIMENTO também rompem a barreira, para ter uma vida segundo a Vontade e Direção do Senhor nosso Deus. É como que mergulhando nas águas estivessem como que rejeitando a Vida sem a Direção de Deus, vindo a morrer para esta vida pecaminosa, assim como Cristo, SEM PECADO ALGUM, entregou-se à morte por amor de nós.
Jesus porém haveria de nos batizar, no Seu Espírito, ou seja, também nos imergir dentro do Seu Espírito, para conhecermos também uma vida espiritual, que até então não possuíamos.
Uma coisa leva a outra. O ARREPENDIMENTO de viver uma vida sem se importar com A Vontade de Deus e atitudes que sabemos dentro dos nossos corações que estão erradas, porque dentro de nós passa a haver um testemunho de que há coisas que não deveríamos ter feito, nos envolvido, etc, abre a PORTA para que O Espírito Santo se derrame sobre nós.
Assim como no Batismo de Jesus, os Céus se abriram e O Pai disse: “Este é o meu filho amado, e Eu estou muito feliz com ele”, O Espírito Santo veio sobre Jesus em sua Plenitude. Quando nos arrependemos de verdade, com verdade dentro dos nossos corações, O Pai, se identifica conosco e O Espirito de Deus pode então se derramar sobre as nossas vidas nos mergulhando numa dimensão espiritual e do Reino dos Céus.
As portas do Reino estão abertas para que entremos. Sem arrependimento ninguém sequer pode ver O Reino de Deus, quanto mais entrar nele, mas, quando cremos com todo o coração, no que Cristo fez por nós, vemos e podemos entrar!
Nicodemos pergunta ainda para Jesus: Como pode ser isso? Jesus, se surpreende com a pergunta, porque são coisas tão simples, do nosso dia a dia, que são reflexos de coisas espirituais, mas, por fim Ele revela, que a dificuldade das pessoas é justamente esta.
JESUS ELE É A CHAVE! Jesus disse que quando Ele fosse levantado (falava aí da Cruz), todos seriam atraídos a Ele. E que todo aquele que Nele crer, não vai perecer, mas, viverá a Vida Eterna, entrará no Reino.

Jesus, O Autor e Consumador da Nossa FÉ, é a Chave para que possamos entrar no Reino. Nosso Arrependimento, nos leva a ver isso, nossa Fé, a entrar nesta nova dimensão. Para os homens é impossível, para quem crê em Jesus a Porta para a Vida Eterna está aberta... ATRAVESSE! 

Jesus é a Porta, O Espírito Santo é O Selo

Ef.: 1: 12 a 14 – “a fim de sermos para louvor da Sua Glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo; em quem também vós, depois que ouvistes a Palavra da Verdade, O Evangelho da vossa salvação, tendo Nele também crido, fostes SELADOS com O Santo Espírito da promessa; o qual é O PENHOR da nossa herança, até ao resgate da sua propriedade, em Louvor da Sua Glória.”

Nascer da Água, do Arrependimento é o Caminho que nos permite Ver e então entrar no Reino através de Jesus, nascer do Espírito Santo é viver uma nova dimensão, já que O Espirito é O PENHOR da nossa herança. Penhor é a Garantia que é dada de que uma promessa será cumprida. A Palavra Penhor vem de “Pugnus”- Punho, e tem o sentido de que quem recebe um Penhor toma na mão, leva consigo tal garantia até o Cumprimento da Promessa.

Lembramos da Parábola das Virgens sábias que tinham azeite em suas botijas, que era o que mantinha suas lâmpadas acesas. Pois o Noivo veio levar as que tinham as lâmpadas acesas, e que possuíam azeite em suas botijas. Há um SELO, nós que estamos em Cristo fomos selados, e este Selo é a Presença do Espírito Santo em nós. Vocë pode sentí-lo? Você O Tem? Mas, ser Batizado NO ESPÍRITO é mais do que Tê-lo, é ESTAR NELE, É ELE TE TER...

“Os que estão em Cristo não serão julgados, o que não estão já estão julgados”- Não será lá na frente. Está sendo agora! O Juizo final, entendam é depois de toda a catástrofe, e destruição e juízo de Deus que virá sobre este mundo... O Juízo Final, quando todo O Ser do Universo, todos os que foram criados por Deus, espirituais como os anjos e naturais como os seres humanos. Todos se apresentarão diante de Deus naquele dia.

Ou você será Juiz, juntamente com Cristo neste dia; ou invariavelmente você será Réu.

Naquele dia nós julgaremos os anjos; nós veremos o próprio Satanás, entrar acorrentado Diante do Trono do Nosso Deus. Nós o veremos prostrar-se e confessar diante do UNIVERSO, diante de todos os anjos que caíram com ele, por conta da rebelião que ele levantou, querendo que seu trono fosse levantado acima do Trono do Nosso Deus. E todos verão ele dizer: SÓ O ETERNO É DEUS!!!!!!!!!

As parábolas, os provérbios, são estórias que permitem revelar aos mais simples os segredos mais profundos de Deus, e ao mesmo tempo, podem ser considerados por alguns como estórias vazias, coisas de criança, e para outros a maneira mais pura de Deus nos revelar coisas espirituais, de uma forma que pudéssemos entender.

Desde os sacrifícios do Antigo Testamento, as roupas que os sacerdotes usavam, os móveis e utensílios do Tabernáculo e do Templo, as vidas de muitas pessoas que serviram a Deus, coisas que conhecemos do nosso dia a dia, como as plantações, os alimentos, as colheitas, o casamento, o relacionamento de pais e filhos, todas estas variadas coisas, apontam para o que Amam a Deus, figuras que levam todo ser humano à conclusão mais óbvia de todos: Somos criados todos pelo Deus Único e Verdadeiro... Reconhecer isso, e entender que todos nós falhamos, pecamos, nos desviamos do Propósito Eterno de Deus para nós todos e então este reconhecimento, nos levará de volta ao trilho, através do Arrependimento, da nossa confissão de pecados, do nosso desejo sincero de nunca mais praticar o que sabemos que nos afasta de Deus, nossa luta contra nós mesmos para viver isso e a TOTAL dependência de Deus, que através do Seu Espírito nos levará para outra dimensão, onde poderemos de fato viver Nele, por Ele e para a Sua Glória. Até aquele dia, em que habitaremos na Nova Jerusalém, em meio a Novos Céus e Nova Terra... Viveremos com Ele para sempre...

Ah você acha que isso é uma parábola? Não isso é literal!

           

Esse é O nosso Destino! 


Ministério Pastoral,

Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário