quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Série: "Cristo em nós" - Princípio do Evangelho



Cl. 1: 26 a 28 – “... o mistério que estivera oculto dos séculos e das gerações; agora, todavia, se manifestou aos seus santos; aos quais Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da Glória deste mistério entre as nações, isto é, Cristo (O MASHIACH) em vós, A Esperança da Glória; o qual nós anunciamos, advertindo a todo homem e ensinando a todo homem em toda a sabedoria, a fim de que apresentemos todo homem perfeito em Cristo;...”

Há algumas realidades nas quais precisamos refletir:

- Deus existe!
- O que sabemos sobre Deus veio até nós através da Bíblia Sagrada que foi organizada através de escritos oriundos do povo judeu, que há 4.000 aproximadamente foi gerado através de um homem, Abraão e sua mulher Sara.
- A Bíblia nos revela a origem do homem; que fomos criados por Deus, O Único Deus, Criador dos Céus e da Terra; Infinito; Invisível; Eterno; todos conceitos difíceis para entendermos em nossa humanidade, confinados ao tempo e espaço de uma vida de poucas décadas.
- O homem foi criado por Deus diferente do que ele é hoje. O homem como Deus era Eterno; e não estava sujeito aos problemas de enfermidades; necessidades de alimentação, habitação, proteção, companhia, pois todas estas coisas, Deus, O Criador, deu ao homem, quando o criou.
- O homem no entanto rebelou-se contra Deus, cedendo a um estímulo do seu maior inimigo, que o enganando o levou a Pecar contra Deus, não se importando com A Vontade de Deus e seguindo a própria inclinação de sua vontade agora contaminada e tendenciosa.
- Esta Rebeldia chama-se PECADO que é viver sem se importar com a Vontade de Deus, e esta rebeldia desencadeia consequências terríveis e a principal delas é a Morte... O Estar separado de Deus para sempre.

Deus que tinha criado o ser humano para viver em relacionamento com Ele, sendo O próprio Deus seu refúgio, abrigo, provisão e segurança, agora por causa do PECADO, precisou iniciar o que chamamos de O PLANO DA REDENÇÃO uma maneira na qual o homem novamente volte para o Relacionamento que jamais ele deveria ter deixado.

Toda a Bíblia aponta então para O Plano de Deus que é trazer a este mundo O Seu próprio filho Jesus, para que como homem, sujeito às mesmas tentações, lutas e dificuldades que todos os homens passam, como consequência do PECADO, pudesse mostrar com uma vida absolutamente submissa à Vontade de Deus, que é possível, viver totalmente para Deus numa vida Plena que só Ele pode nos dar.

Só mostrar que isso era possível, não era o suficiente, porque seria isso justamente a nossa condenação. Não termos permanecido firmes em nossa posição para com Deus, que Jesus Cristo, teve.

Bem, a GRANDE NOVIDADE, e isso é O EVANGELHO (As Boas Novas da Salvação), é que Jesus, mesmo sendo Santo e Irrepreensível por todos os dias de sua vida, mesmo assim se entregou à Morte, para que nós, condenados à morte, por conta de nossos pecados, fossemos justificados, pela VIDA de Cristo e por sua morte expiatória...

Os Evangelhos falam disso, apresentam a Conclusão do PLANO DE REDENÇÃO ATRAVÉS DA VIDA DE CRISTO, DO UNGIDO DE DEUS, e este é O Nosso foco: entender o que é ser um CRISTÃO DE VERDADE... O QUE É TER CRISTO EM NÓS?

Princípio do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus.

Mc.1: 1 a 4 – “Princípio do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus. Conforme está escrito na profecia de Isaías: Eis aí envio diante da tua face o meu mensageiro, o qual preparará o teu caminho; voz do que clama no deserto: Preparai O Caminho do Senhor, endireitai as suas veredas; apareceu João Batista no deserto, pregando BATISTMO DE ARREPENDIMENTO para Remissão de pecados.”

Toda a Palavra de Deus é inspirada por Deus, e este Evangelho, o Evangelho de Marcos, foi o primeiro a ser escrito. Marcos, chamado na Bíblia de João Marcos, sobrinho de Barnabé, é provável que fosse o filho da dona da casa onde aconteceram alguns fatos como O Pêssach de Jesus com seus discípulos e a instituição da Ceia do Senhor; mesmo lugar de Pentecoste, além de talvez ter sido a casa que tremeu, quando os santos oraram fervorosamente contra a violência que se deu contra a pregação do Evangelho nos primeiros dias da Igreja de Cristo. Marcos, é apontado como um discípulo de Pedro e talvez por conta disto, seu Evangelho reflita algumas características até da personalidade do Apóstolo que três vezes ouviu de Jesus: “Pastoreia as minhas ovelhas!”.

O primeiro Evangelho a ser escrito, curiosamente, e entendemos que cuidadosamente dirigido pelo Espírito Santo começa a ser escrito com a mesma Palavra usada em GÊNESIS: PRINCÍPIO!

A Expressão Cristo, não refere-se ao Sobrenome de Jesus, como se seus pais fossem: “José Cristo e Maria Cristo”, YESHUA (Nome que quer dizer Salvação, e que foi dado por Deus a José e a Maria através do anjo que lhes anunciou o nascimento do Emanuel), era o Seu Nome, e a expressão CRISTO, MESSIAS, MASHIACH, UNGIDO, fala da Presença do Espírito Santo sobre Ele, representado pelo Azeite que era derramando na cabeça de Reis e Sacerdotes para que fossem reconhecidos em suas funções, no reconhecimento que a Autoridade que estava sobre eles era proveniente de Deus.

Pois, Jesus é O Cristo, O Filho do Deus Vivo, pois Ele sendo igual a Deus, não se apegou a isso, mas, despojou-se de Sua Glória, para vir a este mundo, mostrar que é possível ao homem viver para Deus; que pelo Amor de Deus por este Mundo, Ele, Jesus, se entregaria à morte injusta, pois era Santo, e que o príncipe deste século que cegou o entendimento dos incrédulos, está condenado, não porque Deus o derrotou de forma covarde e injusta, mas, porque Jesus Cristo, veio a este mundo em carne, para provar que é possível viver para Deus como homem, apenas por Amor ao Criador do Universo.

Antes do Evangelho se iniciar; antes das Boas Novas serem conhecidas, Deus envia um mensageiro, que anunciaria antes DO CRISTO VIR, a razão da sua vinda, e qual a forma de melhor aproveitá-la:

Esta figura apontada nas profecias era João, Batista, um sacerdote que passou pelo Espirito Santo a pregar que os ritos religiosos não possuem sentido algum se não houver CONSCIÊNCIA DO PECADO E SE NÃO HOUVER ARREPENDIMENTO, para que os pecados possam ser APAGADOS - REMIDOS (A DÍVIDA CAUSADAS POR ELES – PAGA!!!).

Muitas vezes queremos mostrar a pessoas que amamos, que seria bom para elas servirem a Jesus, porque Deus é bom, porque Ele cuida dos seus, porque Ele cura enfermos, porque Ele dá alimento aos necessitados e se preocupa especialmente com os fracos e indefesos... E tudo isso é a mais clara verdade, porém, O PECADO, nos afastou de Deus, e enquanto não lidarmos com este problema, podemos até ter uma vida de práticas religiosas, mas, absolutamente inútil diante de Deus.

Vemos hoje num falso Evangelho pessoas chamando outras para as suas igrejas com exemplos de sucesso financeiro, de milagres operados por Deus em questões de saúde, para que relacionamentos sejam restaurados, como se isso fosse o máximo que Jesus pode fazer por alguém, e vemos Jesus, pelo contrário tantas vezes dizendo à pessoas que Ele curou: “Não diga a ninguém que isso aconteceu!”.

O Evangelho não é solução para alguém que não acredita que está errado! Pode ser um boa coisa frequentar uma igreja de pessoas descentes, idôneas, de boa índole; mas, num clube qualquer você pode ter a mesma coisa...

Talvez João pregasse nos desertos, pois tais palavras não são muito populares nas cidades, ou na mídia?!

“Endireitai as veredas”, nos parece uma bom expressão para “por os pingos nos ‘is’”; trazer a Luz A Verdade. Nos parece que há muitas pessoas que acham que são elevadas montanhas e precisam ser quebradas em seu orgulho e soberba, enquanto existem outras que acham que não há mais saída para a sua vida, e Cristo veio justamente para salvar todo aquele que Nele crer!

Tudo começa de dentro para fora... Saber que Jesus é Deus, num país como O Brasil, cristão, é quase “chover no molhado”. Saber que Ele veio para que esta vida possa ser redimida de seus pecados, de suas angústias, dores, traumas, medos, é A MAIOR DE TODAS AS VERDADES, e para isso, tal pessoa, qualquer pessoa, rica, pobre, homem, mulher, jovem, idoso, culto, ignorante, heterossexual ou homossexual, gordo ou magro, feio ou bonito, americano ou brasileiro... E ISSO SE DÁ ATRAVÉS DO ARREPENDIMENTO!

Dar as costas para o caminho que seguíamos em nossas vidas, para nos voltarmos para Deus; não considerar que qualquer coisa em nossas vidas, qualquer prática que descobrirmos pecaminosa, longe da Vontade de Deus e da Pureza e Santidade de Deus, possa ser abandonada, pela Vida que Jesus Cristo nos conquistou com sua Morte.

Arrepender-se é voltar-se para Deus... Antes vivíamos como se Deus não existisse, e só lembrávamos Dele em momentos de apuros, de medos e angústias, mas, agora, decidimos nos voltar para Ele, e nos interessamos pelo O Que Ele pensa a nosso respeito; o que Ele quer que façamos e principalmente O QUANTO ELE NOS AMA.

João levava pessoas até os Banhos de Purificação, nas águas correntes do Rio Jordão, prática bem conhecida da Lei dos Judeus, porém, João os incitava a CONFESSAREM SEUS PECADOS A DEUS, reconhecendo com O Poder da Palavra, O Poder do Fôlego de Vida que nos foi dado na Criação, que nós PECAMOS, que nós nos desviamos da Vontade de Deus para as nossas vidas e que queremos voltar de onde o homem nunca deveria ter saído.

Nenhuma destas coisas pode ser reproduzida em Laboratório, porque estamos falando de vidas, de Relacionamento com Deus, de PAI e filhos... Talvez algum super artista plástico pudesse fazer de barro um homem tão perfeito aos nossos olhos, que poderíamos até duvidar que não fosse uma pessoa de verdade, mas, FÔLEGO DE VIDA, só Deus pode dar.

Podemos levar pessoas para ritos religiosos, que alguém que olhe possa dizer: QUE MARAVILHA SE CONVERTEU! Mas, só DEUS pode de fato conhecer o coração de uma pessoa quando esta realmente quer viver para Ele. Ouviu que é hora de voltar-se para Deus; que precisa arrepender-se e então para Deus, tal pessoa CONFESSA SEUS PECADOS e os deixa... Só Deus pode auferir, só Deus pode realizar esta obra... O que nos cabe: FALAR A VERDADE!

Estamos atrás de números? Estamos atrás de resultados? Estamos atrás de parabéns por batermos alguma cota? Estamos buscando algum benefício pessoal? Se for diante dos homens até algumas destas coisas poderíamos conseguir falando meias-verdades às pessoas, mas, se de fato queremos AMAR A DEUS, e fazer o que JESUS pediu a PEDRO: “Você me ama? Pastoreie as minhas ovelhas!”

Zc.: 11:7 – “Apascentai, pois, as ovelhas destinadas para a matança, as pobres ovelhas do rebanho...”

Ministério Pastoral,

Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário