terça-feira, 2 de agosto de 2016

Série: "O Reino de Deus" - Os Atalaias



ATALAIAS

Lc. 12: 41 a 48 - Então, Pedro perguntou: Senhor, proferes esta parábola para nós ou também para todos? Disse o Senhor: Quem é, pois, o mordomo fiel e prudente, a quem o senhor confiará os seus conservos para dar-lhes o sustento a seu tempo? Bem-aventurado aquele servo a quem seu senhor, quando vier, achar fazendo assim. Verdadeiramente, vos digo que lhe confiará todos os seus bens. Mas, se aquele servo disser consigo mesmo: Meu senhor tarda em vir, e passar a espancar os criados e as criadas, a comer, a beber e a embriagar-se, virá o senhor daquele servo, em dia em que não o espera e em hora que não sabe, e castigá-lo-á, lançando-lhe a sorte com os infiéis. Aquele servo, porém, que conheceu a vontade de seu senhor e não se aprontou, nem fez segundo a sua vontade será punido com muitos açoites. Aquele, porém, que não soube a vontade do seu senhor e fez coisas dignas de reprovação levará poucos açoites. Mas àquele a quem muito foi dado, muito lhe será exigido; e àquele a quem muito se confia, muito mais lhe pedirão.

Mt. 24: 43 a 51 – “Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que hora viria o ladrão, vigiaria e não deixaria que fosse arrombada a sua casa. Por isso, ficai também vós apercebidos; porque, à hora em que não cuidais, o Filho do Homem virá. Quem é, pois, o servo fiel e prudente, a quem o senhor confiou os seus conservos para dar-lhes o sustento a seu tempo?  Bem-aventurado aquele servo a quem seu senhor, quando vier, achar fazendo assim. Em verdade vos digo que lhe confiará todos os seus bens.  Mas, se aquele servo, sendo mau, disser consigo mesmo: Meu senhor demora-se, e passar a espancar os seus companheiros e a comer e beber com ébrios, virá o senhor daquele servo em dia em que não o espera e em hora que não sabe e castigá-lo-á, lançando-lhe a sorte com os hipócritas; ali haverá choro e ranger de dentes.”

Ez. 33:1 a 9 – “ Veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Filho do homem, fala aos filhos de teu povo e dize-lhes: Quando eu fizer vir a espada sobre a terra, e o povo da terra tomar um homem dos seus limites, e o constituir por seu atalaia; e, vendo ele que a espada vem sobre a terra, tocar a trombeta e avisar o povo; se aquele que ouvir o som da trombeta não se der por avisado, e vier a espada e o abater, o seu sangue será sobre a sua cabeça. Ele ouviu o som da trombeta e não se deu por avisado; o seu sangue será sobre ele; mas o que se dá por avisado salvará a sua vida. Mas, se o atalaia vir que vem a espada e não tocar a trombeta, e não for avisado o povo; se a espada vier e abater uma vida dentre eles, este foi abatido na sua iniquidade, mas o seu sangue demandarei do atalaia. A ti, pois, ó filho do homem, te constituí por atalaia sobre a casa de Israel; tu, pois, ouvirás a palavra da minha boca e lhe darás aviso da minha parte. Se eu disser ao perverso: Ó perverso, certamente, morrerás; e tu não falares, para avisar o perverso do seu caminho, morrerá esse perverso na sua iniquidade, mas o seu sangue eu o demandarei de ti. Mas, se falares ao perverso, para o avisar do seu caminho, para que dele se converta, e ele não se converter do seu caminho, morrerá ele na sua iniquidade, mas tu livraste a tua alma.

Talvez alguém se pergunte: Porque temos gastado tanto tempo estudando sobre estas coisa, enquanto outros grupos de cristãos talvez, estão ouvindo sobre a graça de Deus, sobre os benefícios de servir ao Senhor, sobre prosperar, parece que temos nos últimos tempos olhado para um futuro sombrio e deixado de aproveitar o presente com tantas oportunidades.

É FUNDMENTAL perceber que não olhamos para o que a Bíblia chama de A GRANDE TRIBULAÇÃO que sucederá neste mundo, como algo para o qual nós estamos nos preparando. Pelo contrário. Jamais A Palavra nos orienta a estocar água ou comida, ou preparar abrigos anti-atômicos, etc. Pelo contrário, A Palavra de Deus nos incita a pregarmos ainda mais O Evangelho, e estarmos firmes e confiantes, firmados que O Nosso Deus nos guardará de todo o mal que há de suceder neste mundo.

Nosso foco é nos prepararmos pra O Encontro com O Noivo e nos prepararmos para Reinar com Ele em Seu Reino Eterno!

“A quem muito é dado, muito lhe será cobrado”, e talvez alguém possa pensar: Então é melhor eu não saber de muita coisa para não me comprometer muito... BOBAGEM!

O Nosso Deus Bendito, que está nos chamando e dando condições de sermos coparticipantes de Seu Reino, e da preparação necessária à Igreja para este Tempo. Esta foi uma decisão de Deus, a nosso respeito. Isso é uma honra!!!

A Honra que Deus põe sobre algumas pessoas, sempre vem correspondendo a uma RESPONSABILIDADE. Deus levanta alguém, edifica uma pessoa, para que ela através desta visibilidade e honra, possa ser útil ao Reino de Deus, servindo seus irmãos, e cumprindo uma função que certamente se encaixa com muitos outros e muitas outras, numa complexa organização, que aos nossos olhos parece algo caótico, pois muitas vezes parece que estamos jogados à nossa própria sorte... Parece que às vezes Deus não está nos vendo, ou não está percebendo situações pelas quais temos passado, mas, Ele não mudou! “E todas as coisas cooperam para O Bem daqueles que amam a Deus e que foram chamados segundo O Seu Propósoito”.

A Função de um Atalaia, era ficar sobre as muralhas de uma cidade, ou sobre uma Torre de Vigia, para observar a movimentação ao redor de uma cidade, ou num acampamento quando o povo era como nômade no deserto. E ao menor sinal de risco, ou de ataque, era a função do Atalaia, tocar o shofar, despertar a atenção dos moradores das cidades, para que todos se protegessem, ou que se preparassem para enfrentar um inimigo.

Jesus usando a figura de um Mordomo, aquele que administrava as coisas de seu senhor; como a figura Bíblica de Eliaquim, que substitui a Sebna, que havia sido um Mordomo infiel em Isaias 22, O Mestre destaca que assim como O Atalaia, é da Vontade do Seu Senhor, a HONRA E A RESPONSABILIDADE. O Mordomo, vai possuir, gerir, administrar TODOS OS BENS DO SEU SENHOR. E esta possibilidade e oportunidade, não é para que ele considere suas as coisas do seu Senhor, mas, para que ele as administre da melhor forma possível, cuidando em especial dos seus conservos, tratando com descência e dignidade, todos a quem o seu Senhor lhe confiou.

Se este disser: “Ah vou usufruir dos benefícios que estão em minhas mãos, pois meu Senhor demora em vir”, a prestação de contas pode chegar antes que tal pessoa possa esperar...

O Juízo será menos duro com aqueles que são parte das estatísticas, aqueles a quem pouco sabiam e que não foram informados e que não foram cuidados, e a quem não se lhe deu conhecer os mistérios do Reino de Deus. Talvez por serem desprezados, ou porque acharam-se aos olhos dos homens indignos de saber. Mesmo assim, estarão destinados ao Juízo de Deus.

Aqueles porém que tendo a honra e a oportunidade de serem ensinados sobre as grandezas de Deus e sobre os Mistérios do Senhor, e se preocuparem mais com suas próprias vidas e desperdiçarem os bens (o conhecimento, a revelação) do Senhor, estes sofrerão publicamente e com a mesma intensidade que foi a honra que lhes foi confiada e que desprezaram.

Deus nos tem escolhido a nós! Ele podia ter escolhido a outros. Ele podia ter chamado outros. Ele podia nos contar entre a maioria que conhece as coisas simples, e se satisfazem com elas, e são gratos por elas, mas, vem DO SENHOR O CHAMADO!

Ele nos tem chamado, quem pode dizer ao Seu Senhor e ter argumentos para convencê-lo, como tentou Moisés que não era a pessoa certa e que Deus deveria chamar outro? Você acha que há alguém que com palavras cheias de desculpas e permeadas de intenções ocultas possa alegar a Deus acerca de seu trabalho, condições familiares, de saúde, de tempo, ou qualquer outra coisa, a impossibilidade de servir? JAMAIS!!!

A recusa, não é uma demonstração de humildade e de que há melhores escolhas, pelo contrário, é a manifestação do Orgulho e uma demonstração clara de que tal pessoa entende que Deus errou em chama-lo e de que as coisas que tal pessoa tem para fazer e realizar são mais importantes do que a Vontade de Deus para a sua vida.... ISSO NÃO VAI DAR CERTO!

Como Maria declarou ao Senhor: Faça de suas palavras a Sua canção de Vida:

“A minh’alma engrandece ao Senhor,
meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador,
pois com poder tem feito grandes coisas, e
com misericórdia demonstrado amor...”

Faça de nós Deus nosso e redentor nosso o que está em teu coração, queremos a Tua Vontade e não a nossa!

Ministério Pastoral,

Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário