terça-feira, 2 de agosto de 2016

Série: "O Reino de Deus" - Como agir daqui para frente?



COMO AGIR DAQUI PARA FRENTE?

Mateus 25: 1 a 46 – (AS 10 VIRGENS) - “Então, o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram a encontrar- se com o noivo. Cinco dentre elas eram néscias, e cinco, prudentes. As néscias, ao tomarem as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo; no entanto, as prudentes, além das lâmpadas, levaram azeite nas vasilhas. E, tardando o noivo, foram todas tomadas de sono e adormeceram. Mas, à meia- noite, ouviu- se um grito: Eis o noivo! Saí ao seu encontro! Então, se levantaram todas aquelas virgens e prepararam as suas lâmpadas. E as néscias disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas estão-se apagando. Mas as prudentes responderam: Não, para que não nos falte a nós e a vós outras! Ide, antes, aos que o vendem e comprai- o. E, saindo elas para comprar, chegou o noivo, e as que estavam apercebidas entraram com ele para as bodas; e fechou- se a porta. Mais tarde, chegaram as virgens néscias, clamando: Senhor, senhor, abre- nos a porta! Mas ele respondeu: Em verdade vos digo que não vos conheço. Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora.

(OS TALENTOS) Pois será como um homem que, ausentando-se do país, chamou os seus servos e lhes confiou os seus bens. A um deu cinco talentos, a outro, dois e a outro, um, a cada um segundo a sua própria capacidade; e, então, partiu. O que recebera cinco talentos saiu imediatamente a negociar com eles e ganhou outros cinco. Do mesmo modo, o que recebera dois ganhou outros dois. Mas o que recebera um, saindo, abriu uma cova e escondeu o dinheiro do seu senhor. Depois de muito tempo, voltou o senhor daqueles servos e ajustou contas com eles. Então, aproximando- se o que recebera cinco talentos, entregou outros cinco, dizendo: Senhor, confiaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco talentos que ganhei. Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. E, aproximando- se também o que recebera dois talentos, disse: Senhor, dois talentos me confiaste; aqui tens outros dois que ganhei. Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. Chegando, por fim, o que recebera um talento, disse: Senhor, sabendo que és homem severo, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste, receoso, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu. Respondeu-lhe, porém, o senhor: Servo mau e negligente, sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei? Cumpria, portanto, que entregasses o meu dinheiro aos banqueiros, e eu, ao voltar, receberia com juros o que é meu. Tirai-lhe, pois, o talento e dai-o ao que tem dez. Porque a todo o que tem se lhe dará, e terá em abundância; mas ao que não tem, até o que tem lhe será tirado. E o servo inútil, lançai- o para fora, nas trevas. Ali haverá choro e ranger de dentes.

(AS OVELHAS E OS BODES) - Quando vier o Filho do Homem na sua majestade e todos os anjos com ele, então, se assentará no trono da sua glória; e todas as nações serão reunidas em sua presença, e ele separará uns dos outros, como o pastor separa dos cabritos as ovelhas; e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos, à esquerda; então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo. Porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me hospedastes; estava nu, e me vestistes; enfermo, e me visitastes; preso, e fostes ver- me. Então, perguntarão os justos: Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Ou com sede e te demos de beber? E quando te vimos forasteiro e te hospedamos? Ou nu e te vestimos? E quando te vimos enfermo ou preso e te fomos visitar? O Rei, respondendo, lhes dirá: Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes. Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos. Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; sendo forasteiro, não me hospedastes; estando nu, não me vestistes; achando-me enfermo e preso, não fostes ver- me. E eles lhe perguntarão: Senhor, quando foi que te vimos com fome, com sede, forasteiro, nu, enfermo ou preso e não te assistimos? Então, lhes responderá: Em verdade vos digo que, sempre que o deixastes de fazer a um destes mais pequeninos, a mim o deixastes de fazer. E irão estes para o castigo eterno, porém os justos, para a vida eterna.”

É certo que há mistérios que ainda estão escondidos em Deus acerca do que está por vir. O dia e a hora, que Pertencem ao Pai, não pegará de surpresa os que estiverem vigiando, aqueles que são do dia, e são da Luz e por isso não serão pegos de surpresa, não por saberem o dia e a hora, mas, por estarem em todos os dias de sua vida, vivendo como se Aquele Dia tivesse chegado.

Depois de pela última vez Jesus ter deixado O Templo e tudo o que representava a Religião que não permitiu que Israel conhecesse O TEMPO DA SUA VISITAÇÃO, Jesus encerra seu ensino, suas orientações sobre os tempos em que Ele virá pra Estabelecer O Reino de Deus nesta Terra, momento que virá como Rei e como Juiz, e vai reger as nações e nós os que estivermos Nele, reinaremos com O Nosso Rei.

Não há na Bíblia orientação alguma para as pessoas estocarem comida e água; fugirem para algum lugar de refúgio, construírem bunkers, mas, viverem para Deus, confiando Nele e sabendo que O Dia do Senhor, não será contra os que são Dele, mas, À FAVOR dos que Nele esperam.

Os extremos sempre são ruins, e neste assunto bastante prejudiciais, porque enquanto alguns acham e sempre há grupos que vão querer se precaver contra o AntiCristo e a Grande Tribulação com a força de seus braços e com alguns recursos como já citamos, há outros que vão tocando a sua vida, como se Jesus nunca de fato fosse voltar, ou pensando: “- Tantos esperaram até aqui, não vai ser bem agora que ele virá”, e... não serão achados Dignos!

O Que efetivamente Jesus ensinou aos seus discípulos para que estes ensinassem a todas as gerações depois deles, já chegando há dois milênios em que esta mensagem tem sido conhecida, e que geração após geração tem morrido esperando a volta de Jesus e O Reino de Deus?

Mantenham Suas lâmpadas acesas e não falte azeite em sua botija!

Tardou o noivo! Vemos isso, falamos sobre isso, percebemos isso, mas, dormimos todos!
É verdade! Jesus está demorando... Meu avô esperavo por Ele; meu pai esperava por Ele... Há quanto tempo eu espero por Ele? Quando tiramos os nossos olhos do Oriente, de Onde virá Jesus pra Reinar neste mundo, colocamos os nossos olhos, no nosso futuro como será a nossa aposentadoria? Precisamos de uma casa na praia, o nosso pé de meia, a herança e os nossos sucessores... Não há nada de errado em pensar nestas coisas e cuidar de nossa família, mas, é bastante comum olhar para estas coisas e tirar os olhos de Jesus.

Tardou O Noivo e todas as virgens dormiram! Mas algumas tinham reserva de azeite. O Espírito Santo, O Penhor da nossa Salvação, simbolizado pelo Azeite, é Deus em nós. Isso fala do relacionamento com Deus, da Santidade trazida pelo Espírito que a cada dia vai nos transformando até que cheguemos à Estatura do Varão Perfeito... Enquanto outras não se importaram com isso, apenas dormiram...

À Meia Noite, se ouviu um grito! Na hora de maior treva deste Mundo, se ouvirá que O Noivo vêm! Todas despertarão! Será que o que está para ocorrer neste Mundo, vai agitar tanto a ordem natural das coisas que todos vão se despertar? Não sabemos com clareza! O que sabemos, pois Jesus nos adverte, é de que em tal hora, talvez não seja mais possível adquirir RELACIONAMENTO COM DEUS. O Azeite pasra a lâmpada... O TEMPO É HOJE! AGORA! Mas, quando Ele virá?

Não sabemos! Vocë tem que ter sua botija cheia de azeite e sua lâmpada acesa pelo menos na véspera do Noivo chegar. OK? Mas, quando Ele chegará? Ninguém sabe, só O Pai! Portanto encha tua botija hoje!

SAIA IMEDIATAMENTE! Quando Jesus conta a Parábola dos Talentos, mostra que o que recebeu 5 talentos, alguém em quem O Seu Senhor confiou uma grande responsabilidade. Este demonstrou realmente que era alguém confiável, porque IMEDIATAMENTE foi negociar, investir, aplicar os talentos que tinha recebido, para que pudesse lucrar com o que lhe fora confiado...

Os talentos são para AGORA! Não para quando você se aposentar; não para quando sua vida estiver mais estável; não para quando você estiver mais tranquilo; não venha com desculpas que está dando lugar aos outros e que é importante todos terem espaço – NÃO É O MELHOR HOJE! O que tem muito é DILIGENTE! Ele quer e tem capacidade para administrar isso e mais que lhe for confiado, enquanto há outro que vai Enterrar O Seu Talento... Quando O Senhor voltar Ele vai nos cobrar! Mas, quando Ele virá?

Não sabemos! Você tem que usar os teus talentos agora, investi-los todos em vidas, na comunicação das verdades do Reino, na pregação do Evangelho do Reino, na igreja e na Comunidade dos Santos. Você tem que ter multiplicado o que Deus te deu pelo menos até a Véspera Dele voltar! Mas, quando Ele chegará? Ninguém sabe, só O Pai! Portanto use os teus talentos todos hoje!

SE IMPORTE E CUIDE! A diferença entre as ovelhas dos bodes é que as Ovelhas, vão dar de beber, de comer, vão vestir, hospedar e visitar OS PEQUENINOS IRMÃOS...

Jesus ama os pequeninos. Os indefesos, os marginalizados, os pobres, os doentes, os fracos, as crianças, os idosos, as viúvas, os deficientes... Jesus orientou que as Ovelhas vão fazer isso! Os bodes não. O que há de errado conosco? NÃO ESTAMOS FAZENDO!

Se não temos reserva de Azeite; Se temos enterrado nossos talentos; se não temos cuidado de ninguém, Aquele Dia virá contra nós como LADRÃO!

O Termômetro marca a temperatura; uma balança o peso; uma régua a medida; A PRESENÇA DE DEUS EM NOSSAS VIDAS; NOSSO ENVOLVIMENTO COM TUDO O QUE SOMOS E TEMOS NO SERVIÇO DO REINO E O NOSSO CUIDADO COM OS PEQUENINOS, diz se somos Dele ou não.

Se naquele dia seremos chamados Benditos ou Malditos; se em nossa morte iremos para O Céu ou para o inferno. Nenhuma destas coisas Salva, mas, os Verdadeiramente Salvos vão demonstrá-las todas... MUITOS SÃO CHAMADOS E POUCOS ESCOLHIDOS...

NÃO SE DESESPERE, POR OBSERVAR QUE VOCÊ HOJE NÃO MANIFESTA SINAIS DE ALGUÉM QUE É SALVO EM CRISTO JESUS! Ainda hoje há tempo para arrependimento! Amanhã eu não sei! Agora há!

Como diz um ditado judaico – “Você só precisa se arrepender dos seus pecados um dia antes de morrer!” – Se você não sabe quando vai morrer, arrependa-se hoje!

ATENÇÃO! MUITOS VÃO OUVIR A MESMA PALAVRA QUE VOCË; MUITOS VÃO SE CHOCAR COM O QUE VÃO OUVIR COMO VOCË; ALGUNS VÃO ORAR, SE ARREPENDER E MUDAR DE VIDA! OUTROS VÃO CONTINUAR EXATAMENTE IGUAIS EM SUAS ATIVIDADES; EM SUA RELIGIÃO; NO TIPO DE RELACIONAMENTO COM DEUS E NO CUIDADO (OU DESCASO) COM AS PESSOAS...

Só há dois caminhos!
Lembre-se alguém te avisou!


Ministério Pastoral,

Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário