terça-feira, 28 de março de 2023

PESCA MARAVILHOSA

 



Se tá tudo dando errado
Ouça a Palavra de Jesus e lance as redes.

Lc. 5: 1 a 11 "Certo dia Jesus estava perto do lago de Genesaré, e uma multidão o comprimia de todos os lados para ouvir a palavra de Deus. Viu à beira do lago dois barcos, deixados ali pelos pescadores, que estavam lavando as suas redes. Entrou num dos barcos, o que pertencia a Simão, e pediu-lhe que o afastasse um pouco da praia. Então sentou-se, e do barco ensinava o povo. Tendo acabado de falar, disse a Simão: "Vá para onde as águas são mais fundas", e a todos: "Lancem as redes para a pesca". Simão respondeu: "Mestre, esforçamo-nos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, porque és tu quem está dizendo isto, vou lançar as redes". Quando o fizeram, pegaram tal quantidade de peixe que as redes começaram a rasgar-se. Então fizeram sinais a seus companheiros no outro barco, para que viessem ajudá-lo; e eles vieram e encheram ambos os barcos, a ponto de quase começarem a afundar. Quando Simão Pedro viu isso, prostrou-se aos pés de Jesus e disse: "Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador! " Pois ele e todos os seus companheiros estavam perplexos com a pesca que haviam feito, como também Tiago e João, os filhos de Zebedeu, sócios de Simão. Então Jesus disse a Simão: "Não tenha medo; de agora em diante você será pescador de homens". Eles então arrastaram seus barcos para a praia, deixaram tudo e o seguiram." (Lucas 5:1-11) 

Em certa ocasião, Jesus passava próximo ao Mar da Galiléia e avistou dois barcos, um pertencente a Pedro e seu irmão André, e outro pertencente aos também irmãos Tiago e João (vide Mt. 4:18-22 e Mc. 1:14-20). Ele se aproxima, entra no barco de Pedro e pede que lhe afastasse um pouco da praia, a fim de que pudesse ensinar o povo que o acompanhava. 

Pedro, que havia passado a noite inteira tentando pescar, sem obter qualquer sucesso em sua empreitada, atende ao pedido de Jesus e o acompanha naquilo que parecia ser apenas um momento de ensino. Pedro não imaginava que na sequência, não apenas Jesus interviria em seu problema, mas sua vida tomaria rumos inimagináveis. 

Aquele homem, pescador profissional, passou uma noite inteira no barco, mas nada conseguiu pescar. Parece um tanto improvável imaginar tal condição, de um homem, em sua profissão, apresentar resultados tão inexpressivos. ESTAVA DANDO TUDO ERRADO! 

Mas tudo mudou quando JESUS ENTROU NO BARCO. 
Após ensinar o povo, Jesus disse a Pedro que este fosse às águas profundas e novamente lançasse suas redes ao mar. Quem contou para Jesus que aqueles pescadores haviam tido uma noite frustrada em sua pescaria? quem falou a Cristo sobre a necessidade daqueles homens? 

Como foi dito no Partindo Pão da semana passada, DEUS não é pego de surpresa. Ele conhece todas as nossas necessidades. Ele sabe de todas as coisas, muito antes de nós. Ele não perdeu o controle! Deus continua usando caminhos que não entendemos para intervir em nossas histórias, manifestando seu eterno amor. 

Pedro não imaginava que, após aquele momento de ensino, ele, seu irmão e seus amigos pescadores seriam alvos do amor e cuidado de Deus. Além disso, que o chamado de Deus para eles ali seria revelado. 

Pedro, mesmo sabendo que naquela noite nada deu certo, abrindo mão de suas razões, simplesmente OUVIU e OBEDECEU ao comando de Jesus, mesmo diante das improbabilidades. A fé manifestada por Pedro acerca da Palavra liberada por Jesus o levou a viver um grande milagre. 

Ele OUVIU, pois a Fé vem pelo OUVIR, e então ele AGIU, porque a Fé sem obras é morta

O resultado foi uma pescaria extraordinária! As redes lançadas e o barco de Pedro quase não suportavam a quantidade de peixes, pelo que tiveram que pedir auxílio dos seus amigos pescadores. No final, encheram ambos os barcos! 

OUVIR a voz de Jesus e ATENDER ao seu comando, resultou numa mudança radical na situação! 

DEUS NÃO MUDOU! ELE AINDA MUDA HISTÓRIAS! BASTA APENAS UMA PALAVRA! 

A postura de Pedro diante da Palavra liberada demonstra a necessidade de entendermos o PODER que há na PALAVRA DE DEUS. Afinal, não apenas TODAS as coisas foram criadas pelo poder de Sua Palavra, mas todas as coisas continuam sendo sustentadas por tal poder. 

Portanto, tomados por tal compreensão, podemos nós, filhos de Deus, vivermos momentos de intervenção e alinhamento de Deus. 
Importante mencionar que as intervenções de Deus em nossas vidas, manifestas por meio de atos de fé, visam revelar a nós quem Ele é, bem como nos impulsionar para o nosso chamado em Cristo Jesus. 

O texto de Lucas nos revela o que poderíamos rotular como o início da “grande comissão” na vida daqueles que seriam chamados os primeiros quatro apóstolos do cordeiro (Pedro, André, Tiago e João). 

Jesus, após ensinar a multidão, ordenou que Pedro fosse até as ÁGUAS PROFUNDAS. Quando chegaram ao local, Jesus disse a todos os pescadores que lançassem suas redes, e o milagre aconteceu. 
Pedro ao ver tamanho milagre, prostrou-se imediatamente aos pés de Jesus, pois, como já dito anteriormente, as intervenções de Deus revelam a nós quem Ele é, nos mostram seu poder. 

Quando somos expostos à grandeza de Deus, não há outra conduta senão joelhos dobrados. 

Depois disso, Jesus usou a pescaria como uma analogia para falar de evangelismo, para revelar o chamado de Deus para aqueles simples pescadores. 

“Não tenha medo; de agora em diante você será pescador de homens". (Lucas 5:10) Em outras palavras, Jesus disse que eles deveriam continuar pescando, mas agora a pesca seria outra: o ganhar almas para o Reino de Deus. Em Mateus 13: 47, Jesus usa da mesma analogia ao tratar sobre evangelismo:

Jesus estava chamando aqueles homens para uma obra que mudaria completamente suas vidas e usou de figuras conhecidas por eles para que entendessem a vontade de Deus. 

Inicialmente, os chamou para as águas profundas, visto que águas rasas não seriam o ambiente adequado para a tamanha pescaria que seria proposta. 

Isso nos demonstra que, enquanto optarmos por permanecer na superficialidade do evangelho, jamais alcançaremos a plenitude do propósito de Deus para as nossas vidas, o que só é revelado para aqueles que escolhem as águas profundas, para aqueles que não se conformam com águas nos tornozelos. 

Quando escolhemos ir até lugares mais profundos em Deus, nossa audição é aguçada e podemos ouvir com maior clareza como, onde e quando devemos lançar as nossas redes. 

Quando falamos em pescaria, a semelhança do evangelismo, estamos falando de posturas ativas, visto que nenhum pescador aguarda que o peixe simplesmente pule em seu barco. Desse modo, o desejo pelas almas deve nos levar a tomar atitudes direcionadas por Deus para que, assim como fomos alcançados, outros também conheçam a Cristo e provem da alegria da salvação. 

O Reino dos céus é ainda como uma rede que é lançada ao mar e apanha toda sorte de peixes.” 

Pedro e André, ao recolherem as redes, percebem que estas estavam a ponto de se romperem, pois havia muitos peixes. A solução foi chamar Tiago e João para que JUNTOS recolhessem aquela gigantesca quantidade de peixes em seus barcos. 

Diante disso, somos ensinados que, além do evangelismo individual que exercitamos diariamente (como pescadores com anzol), Cristo almeja que nós, filhos de Deus, possamos juntos em unidade trabalhar no que poderíamos chamar de evangelismo coletivo. 

Tal entendimento é reforçado pelo uso das redes, o que nos fala sobre relacionamentos. A rede, comparada ao anzol, possui uma capacidade de pesca muito maior. A rede, nada mais é do que um conjunto de fios entrelaçados, aproximados e unidos, a fim de que façam juntos o que não poderiam fazer sozinhos. 

Quando decidimos viver em unidade no Corpo, manifestando o amor de Cristo, juntando forças, somos capazes de ir muito mais longe no cumprimento do chamado que Deus tem para nós, seja no âmbito individual, seja no âmbito coletivo. 

Quando nos relacionamos uns com os outros, e entendemos a importância de tais conexões, geramos um ambiente propício para salvação das almas. Isso porque, através deste testemunho (de amarmos uns aos outros), todos reconhecerão que somos discípulos de Jesus. 

Seja pelo entendimento da pesca conjunta entre os pescadores, seja pelo entendimento das redes como relacionamentos, fato é que muitas pessoas ainda precisam saber do que JESUS fez em nossas vidas. Há muitos perdidos para serem alcançados. O mar é grande, faltam pescadores com suas redes (parafraseando Mt 9:37). 

DEUS JÁ DEIXOU CLARO EM SUA PALAVRA DE QUE SEU DESEJO É QUE TODO O MUNDO SEJA SALVO! 

“Isso é bom e agradável perante Deus, nosso Salvador, que deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade.” (1 Timóteo 2:3-4) 

O PLANO DE REDENÇÃO DE DEUS É MASSIVO, GRANDIOSO, E ALCANÇA A TODAS AS PESSOAS QUE AMAMOS. POR ISSO NOSSA MENTALIDADE COMO CORPO DE CRISTO NÃO PODE SER DIFERENTE. 

JESUS quer entrar em nosso barco, não apenas para mudar nossas histórias, mas para nos convidar a viver o inimaginável, reservado somente para aqueles que aceitam segui-lo. 

Lembre-se que Jesus não comissionou apenas os seus apóstolos. 

Obviamente, a igreja também foi comissionada para continuar aquilo que Ele começou: 

“Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos". (Mateus 28:19-20) 

PERMITA HOJE QUE CRISTO ENTRE NO SEU BARCO, 
MUDE SUA HISTÓRIA, TE CONDUZA ÀS ÁGUAS PROFUNDAS, REVELE O CHAMADO DE DEUS PARA SUA VIDA E TE FAÇA PESCADOR DE HOMENS! 
É TEMPO DE VINHO NOVO e PORTAS ESTÃO SENDO ABERTAS PARA TOCARMOS UM POVO, UMA GERAÇÃO. 
TOMEM SUAS REDES! VAMOS PESCAR! 

Pastor Natan Vidori 
Igreja Betlehem 

Nenhum comentário:

Postar um comentário