segunda-feira, 20 de março de 2023

Servir


 (O Círculo menor nesta foto mostra uma construção do 1º século, aonde há registro de peregrinações, e futuramente foi construída uma igreja bizantina onde tradicionalmente se reconhece como a casa de Pedro, aonde Jesus curou sua sogra. Esta construção está há pouco mais de 100 metros da Sinagoga em que Jesus esteve com os seus discípulos naquele Sábado pela manhã).

“Entrando Jesus na casa de Pedro, viu a sogra deste de cama, com febre. Tomando-a pela mão, a febre a deixou, e ela se levantou e começou a servi-lo. Ao anoitecer foram trazidos a ele muitos endemoninhados, e ele expulsou os espíritos com uma palavra e curou todos os doentes. E assim se cumpriu o que fora dito pelo profeta Isaías: ‘Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças" (Mateus 8:14-17)

“Jesus saiu da sinagoga e foi à casa de Simão. A sogra de Simão estava com febre alta, e pediram a Jesus que fizesse algo por ela. Estando ele em pé junto dela, inclinou-se e repreendeu a febre, que a deixou. Ela se levantou imediatamente e passou a servi-los. Ao pôr-do-sol, o povo trouxe a Jesus todos os que tinham vários tipos de doenças; e ele os curou, impondo as mãos sobre cada um deles.” (Lucas 4:38-40)

Nos textos acima, aprendemos sobre uma mulher da qual a bíblia não cita o nome, sogra de Pedro, a qual, pelos relatos, estava muito enferma, pois algo acometia seu corpo, a ponto dela manifestar febre alta e estar acamada.

A Bíblia nos conta que Jesus, após sair da sinagoga, foi a casa do Apóstolo Pedro e, ao chegar, pediram que Ele fizesse algo por ela. Jesus repreendeu a febre e imediatamente a febre passou, cessou.

Neste contexto é importante ressaltar alguns pontos:
- Falaram a respeito dela para Jesus;
- Pediram a Ele que fizesse algo por ela;
- Jesus aproximou-se dela e a curou;
- Ato contínuo, ela se levantou e passou a servir.

Diante de tal milagre, poderíamos questionar: será que Deus não sabia do estado de saúde dela, pelo fato de ninguém ter contado? Será que Jesus foi pego de surpresa?

A resposta é, não. Deus sabe de todas as coisas!! Deus sabe das nossas necessidades!! Tampouco há algum pensamento que lhe passe despercebido: “SENHOR, tu me sondas, e me conheces. Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos. Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó Senhor, tudo conheces.” (Salmos 139:1-4)

OU SEJA, DEUS SABIA DA CONDIÇÃO DA SOGRA DE PEDRO!!

Contudo, Ele preparou o momento e a pessoa certa para manifestar seu amor sobre ela e a curar.

Mas alguém levou Jesus até ela.

O milagre da cura da sogra de Pedro nos ensina que Deus usa pessoas simples, como eu e você, simples odres, para levar Cristo (vinho novo) aos necessitados. Assim como, em outrora, o Senhor usou de seus servos para nos alcançar.

E, uma vez alcançados, não há outro caminho senão nos tornarmos odres em Suas mãos para sermos cheios e apresentar o vinho novo aqueles que ainda precisam ser alcançados.

Jesus espera que levemos a Ele as petições a respeito dos enfermos e necessitados que conhecemos. Muitas pessoas, assim como a sogra de Pedro, não conseguem ir até Jesus, mas podemos ser usados como canais e falar a Ele sobre tais pessoas (orar, interceder), levar Jesus até essas vidas (falar Dele), pois independente da enfermidade/necessidade, ela pode ser instantaneamente sanada.

Importante ressaltar que, após curada, a sogra de Pedro imediatamente começou a servi-lo. Ela não permaneceu inerte, pois é impossível ser tocado pelo amor de Deus e não se render a Ele. O amor derramado sobre nós nos leva a servir por amor.

Que demais essa sequência:
  1. Alguém falar sobre nós para Jesus;
  2. Alguém levar Jesus até nós; 
  3. Aprender e passar a servi-lo; 
  4. Passar a falar para Jesus sobre alguém;
  5. Levar Jesus a essa pessoa;
  6. Poder ensiná-la a servir.
Filhos com coração de servos ganharão o mundo para Jesus!
Em um tempo em que muitos querem ser servidos, precisamos manifestar a Cristo, sermos odres novos, servir a todos quanto necessitarem, sem preferências, sem favoritismo. Servir, assim como Jesus fez em toda a sua vida.

Mas observando esses detalhes e olhando para nós, será que estamos prontos ou dispostos para tanto? Estamos dispostos a falar para Jesus sobre alguém?

Olhamos para as pessoas com olhos de amor ou estamos olhando como Jonas olhou para Nínive (certo de que não tinha jeito para aquele povo)?

Nossas palavras diante de Deus sobre alguém são palavras de condenação ou palavras de misericórdia?

Orar faz parte da vida de todo cristão, faz parte do se manter constante diante de Deus. Como foi falado na ministração do Partindo o pão anterior, precisamos nos manter como odres novos e isso só é possível se nos esforçarmos para sermos renovados todos os dias, através da leitura da palavra, da oração e da comunhão com Deus.

Em qual momento falaremos a Deus sobre alguém se não tivermos tempo com Ele?

Além disso, para apresentar/levar Jesus a alguém, precisamos ter Ele conosco, ter a Sua palavra viva em nós. Precisamos do vinho novo.

É possível ver Jesus em nós no nosso dia a dia?

Estamos, em nossas atitudes, manifestando Cristo?

Há fé em nós, suficiente para sermos extensão de Cristo na terra, orando por alguém e a pessoa ser curada?

Meus irmãos, fomos alcançados para alcançar, amados para amar..
O amor de Cristo revelado a nós necessita gerar intensa gratidão em nossos corações. E, uma das faces da gratidão, é o serviço.

Precisamos servir, assim como Cristo serviu: “Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens.” (Filipenses 2:5-7)

Além de servir, ensine a servir.

Perdemos quando oramos por alguém, levamos essa pessoa a Jesus, mas não discipulamos, não ensinamos a servir. Alguém que não sabe servir, que não compreende a importância do servir, não alcançará a plenitude do seu chamado em Deus.

Quem me serve precisa seguir-me; e, onde estou, o meu servo também estará. Aquele que me serve, meu Pai o honrará.” (João 12:26)

É importante ressaltar que o servir a Deus não está relacionado a receber retribuições. Talvez precisamos nos examinar, examinar nossos corações e ver se o nosso servir está sendo associado receber algo em troca da parte de Deus ou das pessoas, pois assim fazem os religiosos pagando promessas, favores, penitências. Esse tipo de servir leva a decepções, rejeições, acusações e cobranças. Nisso precisamos vigiar.

Dentre muitas coisas que podemos aprender com o milagre da cura da sogra de Pedro é que, além de sermos alvos do cuidado, do amor e dos milagres de Jesus, assim como ela foi, quando Jesus, o vinho novo, é derramado sobre nós, somos automaticamente ativados para servi-lo!

ela se levantou imediatamente e passou a servi-los."

Aleluia, quando recebemos de Jesus, imediatamente nossos corações se enchem de gratidão e desejamos servir.

Hoje te convido a servir, a apresentar uma reação diante da ação de Jesus para contigo.

Encha teu coração de gratidão e vamos juntos servir ao Senhor.

IMEDIATAMENTE!

Pastora Gilma Pacheco Vidori
Igreja Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário