segunda-feira, 6 de março de 2023

Odres Novos - A Luta contra o Medo e o Orgulho -


Lc. 5:37 e 38 - "E ninguém põe vinho novo em vasilha de couro velha; se o fizer, o vinho novo rebentará a vasilha, se derramará, e a vasilha se estragará. Ao contrário, vinho novo deve ser posto em vasilha de couro nova."

II Co. 5:17 - “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.”
Podemos fazer uma analogia entre estas duas passagens Bíblicas, pois ambas denotam o mesmo sentido, falam deste processo de transformação de CRISTO em nossas vidas.
Se estamos em Cristo, tudo se faz novo, ou seja, em Cristo há novidade de vida.

Em Cristo vislumbramos coisas que jamais havíamos imaginado antes de conhecê-lo.

“Tudo se fez novo”, é algo que deve ser diário em nós, deve ser renovado todo dia, deve ser trabalhado todo dia; é algo incessante.

Quando falamos de odres novos, estamos falando de nós mesmos: Nós precisamos nos deixar transformar, mudar, ser renovados, aperfeiçoados. Quando nascemos de novo e iniciamos a nossa jornada cristã, tudo é novidade e isso é maravilhoso. Temos que lançar fora as Coisas do Velho Homem, mas, em CRISTO tudo é Maravilhoso e é novidade.
Mas, com o passar do tempo acabamos nos acostumamos a coisas que experimentamos no passado (já em CRISTO), e que foram maravilhosas, e às vezes nos apegamos a isso, e deixamos de crer que Deus ainda tem mais.

De que maneira somos cheios?

Lembra o dia que alguém apresentou Jesus a você? 

Naquele instante o odre (você) foi cheio. Cheio da graça de Deus.

Você foi sendo cheio do conhecimento de Deus. Através da busca por uma vida em santidade; uma vida de oração, jejum e de um verdadeiro relacionamento com Deus.

O RELACIONAMENTO COM CRISTO, através do seu Espírito Santo, gerou tudo isso.

Em Rm. 12: 2 - “E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.”

Talvez essa primeira experiência com Cristo tenha acontecido há anos contigo você e você se considere um “crente velho”, mas, nem tudo que é antigo é ruim; pois tudo que é antigo já foi novo, certo? E se Deus fez algo maravilhoso contigo no Passado, Ele pode fazer coisas mais incríveis agora!

O que precisamos entender é que pra receber o novo (e nesse caso estamos falando de odres e vinho) precisamos ser renovados, o odre tem que ser sempre novo.

Lc. 5:37 e 38 - “E ninguém põe vinho novo em vasilha de couro velha; se o fizer, o vinho novo rebentará a vasilha, se derramará, e a vasilha se estragará. Ao contrário, vinho novo deve ser posto em vasilha de couro nova.”

Podemos tirar algumas  conclusões do que é ser um odre novo; e a primeira delas é: EU NÃO QUERO SER UM  ODRE VELHO!
Importante dizer que quando o odre ficava envelhecido, a forma de restaura-lo era deixá-lo mergulhado em água limpa.

Dessa forma os resquícios ou sujeira do vinho Velho eram removidos. 

Muitas coisas precisam ser removidas de nossas vidas para que o melhor de Deus possa nos preencher.

Depois de totalmente limpo, o Odre carecia ser ungido com azeite puro. A Restauração de nossas vidas é obra do Espírito Santo (simbolizado por este azeite).

Se quisermos o vinho novo, devemos nos render totalmente ao Espírito Santo.

Portanto, não devemos impedir a total transformação que Deus tem prometido para nós. Há muitas coisas ou situações que ainda nos prende e nos afastam de Deus.

Gostaria de citar duas delas que acredito ser relevantes, que são : O Medo e o Orgulho. O medo é a falta de confiança, covardia, desânimo, fraqueza. Tudo o que um cristão não deve ter.

Em I Jo. 4:18 diz: “…no amor não existe o medo, antes o perfeito amor lança fora o medo.”

O medo produz tormenta, logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor. Deus é o perfeito amor.

Portando, devemos extirpar o medo de nossas vidas e clamar a Deus por ânimo, intrepidez, coragem, força, fé.

O Orgulho : Vaidade, altivez, Soberba, amor próprio. Que inimigo terrível e que atraso de vida sofre um orgulhoso!

Pv. 21:4 - “A vida de pecado dos ímpios se vê no olhar orgulhoso e no coração arrogante.” (NVI)

Mt. 5:3 - “(Felizes) Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.”

Jesus nos ensina a sermos mansos e humildes, com os “nossos odres novos”, manifestar a sua Glória e sermos cada dia mais parecidos com Ele. Devemos deixar para trás tudo o que nos impede de estar mais próximos de Deus, pois o que Ele tem para nós é maravilhoso e perfeito.

Pastor Feliciano de Oliveira
Igreja Betlehem 

Nenhum comentário:

Postar um comentário