terça-feira, 4 de agosto de 2015

PARÁBOLAS


Os materiais escolares estavam preocupados, pois um por um estavam desaparecendo.
A Senhora Caneta disse:
- Vamos orar para que Deus nos ajude nisso!
- Para isso temos que ter fé!
E cada vez que eles oravam aparecia um material.
E a Borracha perguntou:
- Onde vocês estavam?
- Estávamos no fundo da Mochila, respondeu feliz.
E todos agradeceram a Deus. Fim.

Moral da estória: Os Materiais somos nós; A Mochila é o Mundo; A dona Caneta uma cristã fiel, e os materiais perdidos: pessoas que Deus pela nossa oração vai alcançar e salvar. 

Tikva Tanaka Fernandes,
Fábula escrita para a Noite de Talentos 
Igreja Betlehem - 25 de Julho de 2015 


Parábolas são pequenas narrativas que usam alegorias para transmitir uma lição moral. Uma estória que trás em sua essência uma Verdade que pode ser mais facilmente entendida, se captada. Ou pode passar desapercebida se vista meramente como uma... estória.

Na Bíblia a Palavra usada originalmente para Parábolas é a Palavra hebraica MASHAL (hebraico: משל ), traduzida como Parábola mesmo, ou como PROVÉRBIOS, de onde vem O MASHLEI SHLOMO - PROVÉRBIOS DE SALOMÃO, a quem se credita ser o Inventor dos Provérbios (Parábolas, MASHLEI).

As Parábolas ou Provérbios tornaram-se uma condição absolutamente fundamental em toda literatura judaica, em toda a tradição do escritos Talmúdicos, e a forma mais comum de todo ensino de YESHUA HAMASHIACH, (Jesus, O Ungido de Deus).

Além das Fábulas, estórias em que animais ou objetos vivem situações similares aos seres humanos, e que sempre são marcadas por uma lição moral, as Parábolas e Provérbios ainda hoje são um meio de inspiração para muitas formas de narrativas. Até na Música Moderna conhecida como HIP HOP, onde há geralmente um SAMPLER, uma base, um trecho de uma música mais antiga e conhecida, que serve de espinha dorsal, como um fundamento para novas músicas, há uma memória inconsciente que surgiu nas narrativas das Parábolas.

Em toda a Bíblia o expediente de revelar coisas sobrenaturais usando elementos do cotidiano dos seres humanos. Ordenando que os homens que serviam a Deus edificassem coisas tendo como exemplo Coisas Celestiais que o próprio Deus lhes revelou, como foi o Santuário que Deus ordenou que fosse construído no deserto, O MISHKAN, O Tabernáculo de Moisés. Cada tecido, coluna, móvel, prego, corda, até as cores e roupas das pessoas que ali serviam, apontavam para uma PESSOA: Jesus.
O desejo de Deus, era que Ele pudesse habitar no Meio de seu povo, ser O Vizinho deles, e este desejo tornou-se carne e habitou entre nós: Jesus, O EMANUEL.
Assim é ainda hoje O SHABAT, um tempo, um dia, um período, onde as pessoas se perdem fazendo, ou deixando de fazer, ou pior, nem se importando com O SHABAT, pois, não perceberam a ESSÊNCIA DO SHABAT, que é uma PESSOA... YESHUA, O Senhor do Shabat...

Aquele Santuário apontava para Aquele que haveria de vir. Quem olhava para Ele, servia, entrava e saía, talvez não percebesse um sentido muito mais profundo, algo muito maior que Deus em sua Infinita Sabedoria queria lhes mostrar...
Só perceberá, no entanto que há algo muito mais extraordinário, quem buscar em Deus, SABEDORIA, ENTENDIMENTO, REVELAÇÃO, INTERPRETAÇÃO... estas coisas são para os FILHOS, para os que estão perto, para os discípulos verdadeiros...

Jesus e as parábolas

"E chegando-se a ele os discípulos, perguntaram-lhe: Por que lhes falas por parábolas? Respondeu-lhes Jesus: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado; pois ao que tem, dar-se-lhe-á, e terá em abundância; mas ao que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado. Por isso lhes falo por parábolas; porque eles, vendo, não vêem; e ouvindo, não ouvem nem entendem. E neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz: Ouvindo, ouvireis, e de maneira alguma entendereis; e, vendo, vereis, e de maneira alguma percebereis. Porque o coração deste povo se endureceu, e com os ouvidos ouviram tardiamente, e fecharam os olhos, para que não vejam com os olhos, nem ouçam com os ouvidos, nem entendam com o coração, nem se convertam, e eu os cure. Mas bem-aventurados os vossos olhos, porque vêem, e os vossos ouvidos, porque ouvem. Pois, em verdade vos digo que muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não o viram; e ouvir o que ouvis, e não o ouviram." (Mat 13:10-17)

"No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as orlas do seu manto enchiam o templo. Ao seu redor havia serafins; cada um tinha seis asas; com duas cobria o rosto, e com duas cobria os pés e com duas voava. E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o Senhor dos exércitos; a terra toda está cheia da sua glória. E as bases dos limiares moveram-se à voz do que clamava, e a casa se enchia de fumaça. Então disse eu: Ai de mim! pois estou perdido; porque sou homem de lábios impuros, e habito no meio dum povo de impuros lábios; e os meus olhos viram o rei, o Senhor dos exércitos! Então voou para mim um dos serafins, trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; e com a brasa tocou-me a boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada, e perdoado o teu pecado. Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem irá por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim. Disse, pois, ele: Vai, e dize a este povo: Ouvis, de fato, e não entendeis, e vedes, em verdade, mas não percebeis. Engorda o coração deste povo, e endurece-lhe os ouvidos, e fecha-lhe os olhos; para que ele não veja com os olhos, e ouça com os ouvidos, e entenda com o coração, e se converta, e seja sarado. Então disse eu: Até quando, Senhor? E respondeu: Até que sejam assoladas as cidades, e fiquem sem habitantes, e as casas sem moradores, e a terra seja de todo assolada," (Isa 6:1-11)

Jesus questionado por seus discípulos, porque falava às multidões apenas por Parábolas, ele cita A Maldição contida no livro de Isaías de que para aqueles que desprezaram os profetas, aqueles que deram as costas para Deus que de tantas formas tentou levar de volta à TORAH, aqueles que Ele arrancou do Egito e da Casa da Servidão e que deram as costas para Ele, indo atrás de ídolos mudos e da cultura dos povos da Terra, e por isso, foram desarraigados da Terra da Promessa e mesmo depois de parte ser trazida de volta, nunca mais tiveram a honra e a glória do passado, até que voltassem verdadeiramente a Deus. Por isso O Pai enviou Jesus, para alguns, como seus discípulos e muitíssimos que se converteram: O Messias, para outros tantos, alguém que contava estórias e que fazia alguns sinais...

Vão ver e não vão enchergar;
Vão escutar e não vão ouvir;
Para que não se convertam e sejam salvos...

Se isso aconteceu com O Seu povo, não achamos nós, que seria diferente agora. Quando desprezamos a exortação de nossos pastores, quando deixamos de dar ouvidos aos profetas que Deus levanta em nosso meio, não para o engano e para o escárnio, mas, para dizer apontando para A PALAVRA: "Este é O Caminho, andai por ele!". Quando ouvimos que pecado é pecado, mas, queremos entender: "Não é bem assim!" ou "Você acha que Deus se importa com isso?", A Palavra de Deus, passa ser estórias pra nós, porque um tampão é posto em nossos ouvidos, e um véu em nossos olhos, porque desprezamos O CONSELHO DO SENHOR...

Mas, para aqueles que se achegam com amor, com fé, com desejo ardente de conhecer O Senhor e saber qual é a Sua Vontade, as PARÁBOLAS são uma Bênção dada pelo Senhor para O Seu povo... VEJA O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE A RAZÃO DAS PARÁBOLAS

"Escutai o meu ensino, povo meu; inclinai os vossos ouvidos às palavras da minha boca. Abrirei a minha boca numa parábola; proporei enigmas da antigüidade, coisas que temos ouvido e sabido, e que nossos pais nos têm contado. Não os encobriremos aos seus filhos, cantaremos às gerações vindouras os louvores do Senhor, assim como a sua força e as maravilhas que tem feito. Porque ele estabeleceu um testemunho em Jacó, e instituiu uma lei em Israel, as quais coisas ordenou aos nossos pais que as ensinassem a seus filhos; para que as soubesse a geração vindoura, os filhos que houvesse de nascer, os quais se levantassem e as contassem a seus filhos, a fim de que pusessem em Deus a sua esperança, e não se esquecessem das obras de Deus, mas guardassem os seus mandamentos;" (Slm 78:1-7)


"Todas estas coisas falou Jesus às multidões por parábolas, e sem parábolas nada lhes falava; para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta: Abrirei em parábolas a minha boca; publicarei coisas ocultas desde a fundação do mundo." 
(Mat 13:34-35)


Quando Asafe profetiza sobre O Ministério de Jesus, ele Anuncia que O Messias falaria por Parábolas, por Provérbios aos seus, e os Enigmas, os Grandes Mistérios de da parte de Deus, os Grandes Segredos do Criador do Universo, seriam revelados de uma forma simples, para que qualquer um pudesse entender. 
Jesus, citando esta profecia, proclama que bênção é A Revelação do Deus Invisível, Infinito, Incompreensível a nós seres humanos limitados, através, da SABEDORIA DE DEUS, expressa a nós, de uma forma tão simples, maneira pela qual poderemos entender e contar aos nossos filhos, e eles aos seus filhos e assim em cada geração...

Para os que se perdem... Parábolas, estórias..
Para os que se achegam a Deus... Parábolas, REVELAÇÕES!

Como entender Parábolas e Provérbios?

"Ouça também, o sábio e cresça em ciência, e o entendido adquira habilidade, para entender provérbios e parábolas, as palavras dos sábios, e seus enigmas. O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; mas os insensatos desprezam a sabedoria e a instrução." (Prv 1:5-7)

O grande Rei Salomão, Cheio de Sabedoria da parte de Deus, nos ensina que para se adquirir SABEDORIA e Habilidade para ENTENDER, DISCERNIR, COMPREENDER, INTERPRETAR, o caminho é O TEMOR DO SENHOR!

Quando Isaías viu O Trono de Deus, e A SUA SANTIDADE, cantada pelos Serafins por toda a Eternidade e viu a sua condição pecaminosa, mesma situação que estava sobre todo o povo de Israel, ele TEMEU O SENHOR e teve certeza de que iria morrer!
Ao declarar isso, Deus ordena que um anjo tomasse um brasa viva do Altar de Deus e tocasse a boca do profeta. Porque você confessou o teu pecado, porque você temeu diante da Minha Presença, porque você entendeu que longe da Minha Santidade está a morte! O Teu pecado é perdoado, a tua iniquidade removida...

Deus não tem problemas com o pecado! Ele enviou Jesus Cristo, para todo aquele que Nele crer, não pereça, mas, tenha Vida Eterna... No meio de uma geração corrupta e perversa, Isaías, temeu O SENHOR, e ele foi purificado de seu pecado. Mas, e aquela geração: Olhos cegados; ouvidos tapados!

Para os que temem AO SENHOR, para os que buscam a Face do Deus de Jacó, aquele que transformou um homem enganador, num príncipe de Deus (Sl. 24), são os que serão chamados limpos de mãos e puros de coração, não porque nunca pecaram, mas, porque encontraram em Deus redenção, libertação, transformação.

"E disse-lhes: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça. Quando se achou só, os que estavam ao redor dele, com os doze, interrogaram-no acerca da parábola. E ele lhes disse: A vós é confiado o mistério do reino de Deus, mas aos de fora tudo se lhes diz por parábolas; para que vendo, vejam, e não percebam; e ouvindo, ouçam, e não entendam; para que não se convertam e sejam perdoados."
(Mar 4:9-12)

"O céu e a terra tomo hoje por testemunhas contra ti de que te pus diante de ti a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência,..."  (Deu 30:19)


Para você é uma simples estória, ou O Mistério do Reino de Deus?

Escolha a Vida e Viva!
O TEMOR DO ETERNO 
É O PRINCÍPIO DA SABEDORIA!!!


Paulo de Tarso, apóstolo
Igreja Apostólica Betlehem













Nenhum comentário:

Postar um comentário