segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Série: Parábolas: "O Tesouro"


Não ajunteis para vós tesouros na terra; onde a traça e a ferrugem os consomem, e onde os ladrões minam e roubam; mas ajuntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem os consumem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração. (Mat 6:19-21)

O reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido no campo, que um homem, ao descobrí-lo, esconde; então, movido de gozo, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo. Outrossim, o reino dos céus é semelhante a um negociante que buscava boas pérolas; e encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo quanto tinha, e a comprou. (Mat 13:44-46)

Não temas, ó pequeno rebanho! porque a vosso Pai agradou dar-vos o reino. Vendei o que possuís, e dai esmolas. Fazei para vós bolsas que não envelheçam; tesouro nos céus que jamais acabe, aonde não chega ladrão e a traça não rói. Porque, onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. Estejam cingidos os vossos lombos e acesas as vossas candeias; e sede semelhantes a homens que esperam o seu senhor, quando houver de voltar das bodas, para que, quando vier e bater, logo possam abrir-lhe. Bem-aventurados aqueles servos, aos quais o senhor, quando vier, achar vigiando! Em verdade vos digo que se cingirá, e os fará reclinar-se à mesa e, chegando-se, os servirá. Quer venha na segunda vigília, quer na terceira, bem-aventurados serão eles, se assim os achar. (Luc 12:32-38)

Ora, ao sair para se pôr a caminho, correu para ele um homem, o qual se ajoelhou diante dele e lhe perguntou: Bom Mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna? Respondeu-lhe Jesus: Por que me chamas bom? ninguém é bom, senão um que é Deus. Sabes os mandamentos: Não matarás; não adulterarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; a ninguém defraudarás; honra a teu pai e a tua mãe. Ele, porém, lhe replicou: Mestre, tudo isso tenho guardado desde a minha juventude. E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Uma coisa te falta; vai vende tudo quanto tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, segue-me. Mas ele, pesaroso desta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitos bens. Então Jesus, olhando em redor, disse aos seus discípulos: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas! E os discípulos se maravilharam destas suas palavras; mas Jesus, tornando a falar, disse-lhes: Filhos, quão difícil é [para os que confiam nas riquezas] entrar no reino de Deus! É mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus. Com isso eles ficaram sobremaneira maravilhados, dizendo entre si: Quem pode, então, ser salvo? Jesus, fixando os olhos neles, respondeu: Para os homens é impossível, mas não para Deus; porque para Deus tudo é possível. Pedro começou a dizer-lhe: Eis que nós deixamos tudo e te seguimos. Respondeu Jesus: Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou mãe, ou pai, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho, que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições; e no mundo vindouro a vida eterna. (Mar 10:17-30)

Tanto no Novo quanto no velho Testamento as palavras que são traduzidas para o português como Tesouro significam a mesma coisa: OTZAR (Hebraico) – Thesauros (Grego) – O lugar onde são guardadas coisas valiosas, um Cofre, um esconderijo, um depósito, etc. Não são propriamente coisas de valor, mas, o lugar onde as coisas de valor são guardadas, protegidas, escondidas, juntadas.

Recentemente foi revelado um dos assaltos mais extraordinários da história brasileira que ocorreu anos atrás na cidade de São Paulo. Num banco da avenida Paulista onde se guardavam jóias de altíssimo valor, quantidades de moedas estrangeiras (não declaradas), pois neste Banco, as pessoas alugavam cofres e podiam guardar sob sigilo bancário o que quisessem, e portanto haviam coisas lícitas e ilícitas ali armazenados.
O crime demorou anos para ser revelado à sociedade, pois as pessoas que foram vítimas do famoso assalto, não tinham (em sua maioria), condições de provar o que tinham perdido, pois como disse, havia muitas coisas que não eram declaradas às autoridades brasileiras. Haviam muitas jóias não catalogadas, e por fim se entende que os valores pelos quais o banco está sendo processado, para que possa indenizar os proprietários dos cofres é cerca de apenas 5 a 10% dos valores que foram furtados.

Estas pessoas tinham UM TESOURO, na Avenida Paulista, e a instituição onde tais TESOUROS eram depositados, não foi responsável suficiente para proteger aquele patrimônio... É DISSO QUE JESUS ESTÁ FALANDO... EM QUE BANCO VOCÊ QUER GUARDAR AS COISAS QUE SÃO VALIOSAS PARA VOCÊ? Um dos bancos da Avenida Paulista, ou no Banco do Reino dos Céus?

Um dos desenhos mais conhecidos da Disney é o Tio Patinhas, um personagem absolutamente preso por MAMOM, o demônio que controla as riquezas, e o personagem passa a maior parte do tempo, contando suas riquezas, e evitando que os irmãos Metralha lhe roubem qualquer coisa. Que vida miserável não é?

Historicamente se sabe que os judeus na Europa e principalmente na Alemanha e Polônia antes da II Guerra Mundial, tinha um altíssimo poder econômico e riquezas em ouro, jóias, obras de arte de valores inextimáveis, propriedades, mas, quando Hitler e o III Reich se levantaram, os judeus foram roubados e mortos e muito destes valores foram depositados em Bancos da Suíça, e até hoje são alvo de ações dos remanescentes dos campos de extermínio e de seus descendentes.

As riquezas deste mundo são efêmeras. As pessoas as podem possuir por pouco tempo....
O faraó, mais famoso que se tem notícias é TUTANCAMOM, um faraó que morreu jovem, e cujo túmulo foi achado intacto (os ladrões de túmulos não furtaram primeiro o ouro, jóias que eram colocados nos túmulos dos faraós, para a sua vida pós-morte). Este faraó ficou famoso não por seus feitos, mas, porque foi achado intacto o seu TESOURO. E descobriu-se que ele não aproveitou nada daquilo na vida após morte, porque todo o TESOURO está hoje exposto em Museus pelo Mundo.

Onde estiver os depósitos de coisas valiosas de alguém, O TESOURO de alguém, ali estará o coração, os pensamentos, as coisas que uma pessoa vai considerar valiosa... Coisas efêmeras e que podem até ser juntadas por uma vida de poucas décadas neste mundo e depois perdidas ou legadas aos descendentes que provavelmente brigarão na partilha, ou COISAS VALIOSAS, aonde que você poderá de fato possuir, na VIDA após esta vida...

O Jeito dos Faraós não deu certo! PERCEBA!!!

Jesus, O REI DO REINO, veio a este mundo para te ensinar, que vale à pena, quando você descobrir um TESOURO (Um depósito de riquezas), onde ninguém sabe que há. Num campo, por onde talvez muitas pessoas passem e ninguém dê valor para aquele lugar, pois O TESOURO está escondido...

VENDA TUDO, deixe de considerar outras coisas como valiosas para adquirir aquele CAMPO, onde há tamanho TESOURO. É uma troca... O Natural, pelo SOBRENATURA; O Passageiro pelo Eterno; sua Vida, pela Vida Eterna; VIVER CRISTO, O MORRER ser para você LUCRO!

É curiosa a Parábola que Jesus conta sobre o comerciante de pérolas, pois ele vive do lucro da venda das pérolas. Mas, ao descobrir uma Pérola de Grande Valor, ele vende tudo quanto possuía para adquiri-la. Ele se desfaz de tudo o que ele tinha, para obter lucro e com isso viver, para POSSUIR, TER, SER DELE aquela pérola tão valiosa. Ele troca os benefícios do que ele tinha do seu trabalho, pois achou algo para ele que era inestimável... Ele trocou sua profissão, por algo que ele entendia ser precioso demais.

Enquanto Mateus, um levita discípulo de Jesus, escreveu seu evangelho em hebraico, com o alvo de falar em especial aos judeus, e cita tantas parábolas de Jesus, Lucas, um gentio (o único dos autores dos evangelhos que não era um judeu), escreve em grego, e revela para nós coisas tão profundas que Jesus compartilha através de parábolas para uma geração que não conheceu o tempo de sua visitação.

Lucas cita que Jesus ensina a fazer e possuir uma Bolsa que não envelheça. Como O TESOURO, que pode ser PORTADO, TRANSPORTADO, MANTIDO COM VOCÊ, AO ALCANCE DA SUA MÃO E DOS SEUS OLHOS, ALI COLADO EM TEU CORPO...
Porque estar assim (lombos cingidos e candeias acesas?), porque assim como o povo hebreu da noite para o dia, estava escravo e foi liberto; celebraram a Páscoa no Egito, vestidos, de sapatos nos pés, bolsas ao redor de seus corpos e cajados nas mãos e na manhã do dia seguinte saíram do Egito, pois Deus os libertou... Não sabemos a hora em que O Noivo vem! A hora em que O Senhor chegará.
Temos que estar prontos, sem nada onde nos prendermos neste mundo... O que há de valor pra você, leve contigo, para A VIDA ETERNA; não ENTESOURE, neste mundo, pois você não poderá levar. NINGUÉM PODERÁ LEVAR... As pessoas morrem pobres, todas! As grandes fortunas que alguns manipularam, usufruíram, esbanjaram ou entesouraram, continuará neste mundo, e será disputado, dividido, ajuntado, espalhado, por outros homens em outras gerações...
VENDE TUDO E FAÇA TSEDAKÁ, ajude a alguns que neste mundo tem tantas necessidades, porque também o tempo de tais dificuldades para estes acabará. Deus quer que nos ajudemos neste mundo, a passar por esta jornada que não é nada longa, de maneira que a possamos suportar, pois tudo passará! O Senhor voltará à noite! Quando este mundo estiver envolto na maior escuridão de que se tenha notícias, nesta hora, no meio da madrugada O SENHOR CHEGARÁ!
Os servos que forem vigilantes; os servos que estiverem prontos pra ir; os servos que não está apegados às coisas desta vida... OS SERVOS QUE AMAM A VOLTA DO SENHOR...Abrirão a Porta quando O SEU SENHOR BATER...
Nos primeiros anos da Igreja, a expectativa pela Volta de Jesus, era o que movia o coração de todos, a vender os seus bens e dividir entre todos os irmãos, para que não houvesse UM SÓ NECESSITADO NO MEIO DELES... Paulo dizia para aquela geração, que ele cria, que eles não conheceriam a morte antes da Vinda do Nosso Senhor Jesus Cristo... VIVERAM POR ISSO. Não entesouraram aqui neste mundo, viram, descobriram, e então adquiriram, UM TESOURO nos Céus...
A Bendita Esperança da Volta de Jesus é o fogo que arde dentro de nós hoje! Ao mesmo tempo em que lutamos para trabalhar, ganhar, ter, possuir, ajuntar, desfrutando assim do conforto, tecnologias, experiências que os recursos podem permitir, lutamos contra nós mesmos, para não considerarmos tais coisas O NOSSO TESOURO, porque o nosso coração é terrivelmente doente, e se não vigiarmos perdemos o que é Eterno, por aquilo que não podemos proteger e apenas possuímos por curto espaço de tempo...
A Bíblia então nos conta a história de um jovem religioso, um moço rico, inteligente, zeloso pelas coisas de Deus, alguém que vendo a descrição de seu comportamento, nos faz lembrar muito a Saulo, a quem Jesus chama para ser seu apóstolo no futuro.
A Palavra diz que Jesus amou aquele moço, que tinha um problema terrível: Não tinha certeza sobre a Vida Eterna. Não tinha convicção sobre como seria sua vida após a morte. Jesus, fala a ele por parábolas, lhe dizendo: “Vai, vende tudo o que possuis, dá aos pobres e depois vem e me segue!”, Aquele moço tão brilhante, tão querido, entristeceu-se, pois era uma pessoa de muitas posses.
Ele tinha um tesouro neste mundo, e não considerava possível abrir mão daquilo...
Não sabemos o seu nome; não sabemos o que ocorreu com ele; não sabemos como morreu e nem como viveu... ele não foi achado digno... ele era rico! MISERÁVEL...
Há na Bíblia a descrição da eleição de Matias, para o lugar de Judas Iscariotes, que havia se suicidado. Havia dois nomes para a lugar de Apóstolo do Cordeiro. Os candidatos eram: JOSÉ (IOSSEF em hebraico que quer dizer: Deus ainda lhe acrescentará), COGNOMINADO (apelidado de, conhecido como – UAU que expressão incrível – COGNOMINADO): JUSTO – Me parece que não se precisa buscar a Deus para uma decisão destas.... JOSÉ COGNOMINADO, O JUSTO... Pronto! É ELE... e o Matias. Deus escolheu Matias. O que Matias fez?

Não sei!
Só sei que Matias, abriu mão de sua vida, de seus interesses, de seus afazeres, para ser um dos que iam viver para Cristo, um dos APÓSTOLOS O CORDEIRO, que seriam martirizados, e por isso, a NOVA JERUSALÉM, num de seus doze FUNDAMENTOS terá o seu Nome: MATIAS!
“A muralha da cidade tinha doze fundamentos, e estavam sobre estes os doze nomes dos doze apóstolos do Cordeiro.” (Mt. 21:14)
Diferente daquele moço que Jesus amou, e que a Bíblia não cita seu nome, o de MATIAS, que adquiriu UM TESOURO NOS CÉUS... será honrado eternamente, porque entesourou, onde O TESOURO está de fato protegido, e cujas riquezas são segundo Deus e não segundo os homens...
Pedro ouvindo e vendo tudo isso, logo falou pra Jesus: “Mestre, e a gente??? Nós, se é que O Senhor não percebeu, largamos tudo viu, pra segui-lo.... Pra estar contigo aqui, pra o que der e vier, VIU!!!!
Jesus lhe respondeu: “Calma Pedro! Não há quem tenha deixado coisas e pessoas por amor de mim, que não receba cem vezes mais, já agora!!! (COM PERSEGUIÇÕES), e depois A VIDA ETERNA...
Se você está agora pegando a sua calculadora e seu bloquinho de anotações, como parece que Pedro estava fazendo, pense de novo em tudo o que O SENHOR nos falou até agora, sobre um TESOURO NOS CÉUS e pense no Tesouro que aqueles pobres ricos tinham na Avenida Paulista....

Aonde estiver O TEU TESOURO, ali estará também o teu coração.


Ministério Pastoral,
Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário