terça-feira, 18 de agosto de 2015

Série: Parábolas - "Luz do Mundo"



LUZ DO MUNDO

Vós sois o sal da terra; mas se o sal se tornar insípido, com que se há de restaurar-lhe o sabor? para nada mais presta, senão para ser lançado fora, e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte; nem os que acendem uma candeia a colocam debaixo do alqueire, mas no velador, e assim ilumina a todos que estão na casa. (Mat 5:13-15)

Porque cada um será salgado com fogo. Bom é o sal; mas, se o sal se tornar insípido, com que o haveis de temperar? Tende sal em vós mesmos, e guardai a paz uns com os outros. (Mar 9:49-50)

Disse-lhes mais: Vem porventura a candeia para se meter debaixo do alqueire, ou debaixo da cama? não é antes para se colocar no velador? (Mar 4:21)

Ninguém, pois, acende uma candeia e a cobre com algum vaso, ou a põe debaixo da cama; mas põe-na no velador, para que os que entram vejam a luz. (Luc 8:16)

Quem não leva a sua cruz e não me segue, não pode ser meu discípulo. Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se senta primeiro a calcular as despesas, para ver se tem com que a acabar? Para não acontecer que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a zombar dele, dizendo: Este homem começou a edificar e não pode acabar. Ou qual é o rei que, indo entrar em guerra contra outro rei, não se senta primeiro a consultar se com dez mil pode sair ao encontro do que vem contra ele com vinte mil? No caso contrário, enquanto o outro ainda está longe, manda embaixadores, e pede condições de paz. Assim, pois, todo aquele dentre vós que não renuncia a tudo quanto possui, não pode ser meu discípulo. Bom é o sal; mas se o sal se tornar insípido, com que se há de restaurar-lhe o sabor? Não presta nem para terra, nem para adubo; lançam-no fora. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça. (Luc 14:27-35)

Então Jesus tornou a falar-lhes, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue de modo algum andará em trevas, mas terá a luz da vida. (Jo 8:12)

Há um claro chamado de Jesus para que cada servo seu, possa influenciar o Mundo, possa manifestar O Reino de Deus, aonde tal pessoa está, e algumas figuras para exemplificar isso foram usadas por Jesus.

Ser Sal; Ser Luz; Ser como uma Cidade edificada sobre um Monte; Ser como uma Candeia acesa.

Trazer Sabor, fazer a diferença, manifestar algo especial entre as pessoas; dissipar as trevas, permitir mesmo durante um tempo de trevas que se continue produzindo, que haja segurança e paz; tornar-se facilmente conhecido, destacando-se entre os demais e com esta honra cumprir uma função social, por exemplo de vigiar (pela posição destacada de uma cidade edificada sobre um monte). Todas estas são características que conseguimos entender sobre este assunto citado por Jesus em algumas de suas parábolas.

Quando porém ligamos o que Jesus disse, aos fariseus: “Eu Sou a Luz do Mundo”, logo percebemos que entre Jesus e nós há uma grande diferença!

Quando Jesus é citado como a RESPLANDESCENTE ESTRELA DA MANHÃ, logo pensamos no Sol, estrela que nos dá a Luz, que traz o dia, onde trabalhamos, vivemos, produzimos. O Salmo 22, que fala de todo o sofrimento de Jesus na Cruz do Calvário, é escrito para O AYELET HASHACHAR, expressão em hebraico, que lembra os chifres de um Veado, quando O Sol está para nascer, e os primeiros raios de Luz, cortam as trevas. Pois, Jesus é A LUZ DO MUNDO!

A comparação de Jesus ser a Luz do Mundo e nós sermos a Luz do Mundo, é que enquanto Ele é O Sol, que traz o dia, nós somos como candeias, que acesas durante o período de trevas, podemos também anular, destruir, fazer retroceder todo tipo de trevas que nos cercam.

Nós somos Luz para este momento de trevas, mas, se Deus acende alguém e tal pessoa no momento de maior escuridão, não manifestar a Luz, ficar escondido, ou não revelar esta Luz, para que serve?

Para que servimos se ficamos apenas nas nossas reuniões, falando de teorias para nós mesmos, e não manifestamos Luz, para quem está em trevas, buscando uma saída, procurando o interruptor? Há talvez quem caia no Poder do Espírito Santo, cante no louvor, sirva como diácono na igreja, mas, que no dia a dia, em sua casa e família, entre seus amigos, no seu local de trabalho ou de estudos, não faz nada para que pessoas possam saber que a solução que buscam, o desespero que tem, as dores que sofrem tem como solução um Nome: JESUS! Esta é a Luz que portamos em nossas candeias: JESUS!
É esta luz que precisamos manifestar no Mundo!

O Sal, sem o qual jamais cozinhamos, no passado por seu poder de conservação, foi tratado como Moeda. É por exemplo do Sal, de onde se provém a expressão: SALÁRIO.
No Império Romano o Sal era usado para pagamentos, para compras... Há cidades muradas que foram edificadas para se proteger as Minas de Sal que lá haviam.

Para que Sal, se perder o poder de salgar?

É pregado um evangelho nos nossos dias, que você precisa vir à igreja, cultuar com músicas, ouvir a Palavra para sentir-se bem e para ter direção para seu dia a dia; você deve entregar seus dízimos e ofertas e depois voltar para a sua vida, para o seu trabalho, para seus estudos e para seus objetivos a logo prazo de sucesso e crescimento.


Que Evangelho é esse? Somos O Sal da Terra, somos as Candeias a levar Luz neste Mundo coberto pelas Trevas. Há um Propósito de Cristo nos estar deixando aqui por estes dois mil anos. Nós precisamos cumprir nossa Missão: “FAZER DEUS O CABEÇA DE TODAS AS COISAS”, através da Visão que Cristo nos deu: “Pregar O Evangelho a toda criatura”, e baixo os Valores do Reino de Deus: “Amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a nós mesmos”.

UMA VERDADE

Deus já venceu! Jesus na Cruz do Calvário expôs Satanás e os demônios à vergonha. Toda a Palavra se cumprirá, e Jesus reinará neste mundo por Mil anos. A questão é quem estará do lado de Cristo?
A decisão é agora! É necessário abrir mão de tudo! Tomar a sua Cruz e seguir a Jesus!

Não há outro caminho a não ser dizer não pra nossa vida, para vivermos a Vida de Cristo. Muitos não ouvem esta VERDADE quando dizem aceitar a Jesus como Senhor de suas vidas ou na preparação para O Batismo nas águas. Muitos não calculam o quanto custa entregar a Vida para Jesus...

Muitos vendo as dificuldades, a terrível oposição das trevas, correm o risco de tentar fazer um acordo com as trevas: Eu não vou contra você, e você me deixa em paz.... Não há paz sem Deus! Não há acordo com as trevas! Não há paz com o Diabo!

O que leva uma pessoa a deixar de ser Sal, esconder-se debaixo de um móvel, depois de ter sido iluminado é não seguir Jesus até a morte para a vida sem Deus.

Pessoas podem ser chamadas de cristãs, mas, se não influenciam ninguém, se não vivem para A Glória de Deus, se estão apenas edificando sua pobre vida de 70 ou 80 anos, elas não são discípulas de Jesus, e estão próximas de serem lançadas fora, ou de serem apagadas, porque não estão dispostas a iluminar onde há trevas.

“quem dentre vocês não renuncia a tudo quanto possui, NÃO PODE SER MEU DISCÍPULO”, é Bom que todos leiam e saibam que foi Jesus quem disse isso!

Jesus entregou-se por nós. Ele foi até O Monte do Calvário e lá morreu por nós. É preciso que vivamos o Evangelho do Reino de Deus, e não consideremos nossos trabalhos, salários, família, conforto, segurança, diversão, descanso, saúde, sonhos, projetos, inclinações, hobbys, nossas vidas... por preciosos...

Vamos seguir a Cristo, que em Sua Morte trouxe Vida.
Há um grande valor em nossas vidas, há nelas o preço da Vida de Jesus Cristo.
Vamos nesta hora de trevas que o Mundo está vivendo brilhar cada dia mais, mais intensamente, porque basta um fósforo para dissipar grande treva, e quanto mais Cristo brilhar em nossas vidas, mais as trevas serão dissipadas...

O Precioso não é a candeia em si, que é de barro...
Valiosa é a Luz que é acesa nela, 
com Azeite e com Fogo...

(Mais uma parábola... Estamos gostando disto!)



Ministério Pastoral,

Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário