quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Série: "O Fruto & os Dons do Espírito" - DOMÍNIO PRÓPRIO



“Mas, O Fruto do Espírito é... o domínio próprio; contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito.  (Gál 5:23-25)

“Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não vem do Pai, mas sim do mundo. Ora, o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre.” (1Jo 2:15-17)

Uma palavra difícil de entender e muita usada na Bíblia é: CONCUPISCÊNCIA, que é o desejo ardente, desejo incontrolável da carne, desejo pelas coisas terrenas, podemos dizer pelas coisas naturais, pelas coisas deste mundo.
O desejo em si surge em nossa alma (o processador de todas as informações naturais e espirituais), e é uma motivação que se direciona a um determinado objeto, pessoa, atividade que está associado ao prazer ou ao alívio do desprazer, do desconforto, etc.

Rodamos, rodamos, falamos sobre tantas coisas e voltamos no início de tudo: Deus nos criou: espírito, alma e corpo. Por conta do pecado houve uma separação entre o nosso espírito e nossa alma, e somos tendenciosos em obedecer os impulsos naturais, mundanos, pois o tempo todo nossa alma recebe informações de nosso corpo carnal, e enquanto recebemos pouquíssimos impulsos do nosso espírito, que ainda pode ser cauterizado, quando alguém, cala a voz de sua consciência.

Nós estamos em Cristo, Aleluia! Esta barreira, foi superada, pelo Espírito de Deus, que foi até a divisão da alma e do espírito e ali, fez uma ligação, que nos permite agora ter acesso ao Coração do Pai, a discernir as coisas espirituais, e a sermos governados, não mais por nossa alma tendenciosa ao pecado e aos desejos ardentes da carne, mas, à Vontade do Nosso Deus que agora vive e reina em nossos corações...

Está aí o campo de batalha! Dois impulsos. Um espiritual, outro terrenal. Um vindo de Deus, outro, de nosso corpo marcado, preso pelo pecadoem ... E a nossa alma (para aqueles que estão em Cristo Jesus hoje), embora ouçamos O Espírito Santo, ainda somos muito suscetíveis aos desejos ardentes de nossa carne... que é a CONCUPISCÊNCIA: “A CONCUPISCÊNCIA DA CARNE, A CONCUPISCÊNCIA DOS OLHOS E À SOBERBA DA VIDA”.

Como vencer esta guerra? Já foi vencida!

Na Cruz Jesus venceu a morte e o pecado, fazendo-se pecado em nosso lugar, mas, Ele não teria condições de obter vitória ali por nós, se pessoalmente Ele não vencesse em sua vida terrenal esta guerra. Onde se travou então este embate? No deserto, logo depois que foi CHEIO DA PLENITUDE DO ESPÍRITO SANTO...

(SIM É UMA RECAPITULAÇÃO DE TUDO O QUE DEUS FALOU CONOSCO ATÉ AQUI...)

“Jesus, pois, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão; e era levado pelo Espírito no deserto, durante quarenta dias, sendo tentado pelo Diabo. E naqueles dias não comeu coisa alguma; e terminados eles, teve fome. Disse-lhe então o Diabo: Se tu és Filho de Deus, manda a esta pedra que se torne em pão. Jesus, porém, lhe respondeu: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem. Então o Diabo, levando-o a um lugar elevado, mostrou-lhe num relance todos os reinos do mundo. E disse-lhe: Dar-te-ei toda a autoridade e glória destes reinos, porque me foi entregue, e a dou a quem eu quiser; se tu, me adorares, será toda tua. Respondeu-lhe Jesus: Está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás. Então o levou a Jerusalém e o colocou sobre o pináculo do templo e lhe disse: Se tu és Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito, que te guardem; e: eles te susterão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra. Respondeu-lhe Jesus: Dito está: Não tentarás o Senhor teu Deus. Assim, tendo o Diabo acabado toda sorte de tentação, retirou-se dele até ocasião oportuna. Então voltou Jesus para a Galiléia no poder do Espírito; e a sua fama correu por toda a circunvizinhança.” (Luc 4:1-14)

Jesus, Cheio do Espírito Santo foi levado ao deserto, e depois de jejuar e estar em comunhão com O Pai, por 40 dias e 40 noites, sentiu fome... (O que você acha? Pouca fome, ou muita fome?) DESEJO ARDENTE DA CARNE...

Satanás aparece para O tentar, e lhe diz: - “Porque não transforma estas pedras em pães e come?” – É curioso, que esta história me faz lembrar outra:

“Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais do campo, que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? Respondeu a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais. Disse a serpente à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que comerdes desse fruto, vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal. Então, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, comeu, e deu a seu marido, e ele também comeu.” (Gên 3:1-6)

1 – Satanás chega sorrateiro, mostrando interesse pelas coisas de Deus, pelo relacionamento com a mulher...
2 – A Mulher dá ouvidos à Satanás, e começa a relacionar-se com ele, e se deixa levar pela maldade não percebendo que o bote começa a ser armado...
3 – A Mulher não conhecia bem a Palavra de Deus, não foi isso o que Deus disse: É por isso que ela caiu e é por isso que ainda hoje tantos caem, por desconhecerem o que DEUS DISSE.
4 – Satanás dá o bote: O que Deus falou não é bem assim, e vocês serão como Deus... Ele consegue INOCULAR O SEU VENENO, SUA PEÇONHA MORTAL na mulher.
5 – Onde a mulher é tentada? NA CARNE – a árvore é boa para se comer; NOS OLHOS – é agradável aos olhos; NA SOBERBA DA VIDA – é desejável para dar entendimento.

Jesus responde a Satanás, quando é tentado na Concupiscência da Carne, no desejo ardente de satisfazer um desejo carnal, uma necessidade física...

“Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas, de toda a Palavra que procede da Boca de Deus” – Jesus não falava de pão francês, italiano, de forma, mas, de necessidades supridas. Ele nos ensina orar diariamente: “Pai, nos dá o Pão nosso de cada dia hoje!” – Mas, diz a Satanás nesta hora: “Não só de necessidades supridas viverá o homem, mas, de toda a PALAVRA que procede da Boca de DEUS.
O que Jesus está fazendo, o que Ele está dizendo? Que o desejo de sua carne, não é mais forte, do que O DESEJO DE FAZER A VONTADE DO PAI QUE ESTÁ NOS CÉUS. Ele Cheio do Espírito, Venceu em Sua Vida, e com Sua Morte na Cruz, venceu por nós, e quando nos deu O Seu Espírito Santo, nos deu condições de vencermos também... Porque o DOMÍNIO PRÓPRIO É PARTE DO FRUTO DO ESPÍRITO!

Satanás, mostra para Jesus, todos os reinos deste mundo e diz que lhe pertencem e que ele os dá a quem quiser. Disse pra Jesus que se prostrado o adorasse, tudo seria dele... Assim como a Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal, pareceu “agradável aos olhos” de Eva, Satanás tenta Jesus com a Concupiscência dos Olhos, mostrando os Reinos deste Mundo, os bilhões de habitantes desta Terra, mas, Jesus lhe diz: “que Só ao Eterno O Teu Deus adorarás e só a Ele prestarás culto.” Os olhos de Jesus estão no Pai, Ele não permite que algo deste mundo seja colocado entre Ele e O Pai. “Não terá outros deuses diante de mim”, quando colocamos qualquer coisa diante dos nossos olhos, que possa ofuscar, ou nos desviar da Presença do Pai, pecamos. Mas, Jesus, Cheio do Espírito Santo, manteve-se firme,q nos ensinando que é possível, vencermos a CONCUPISCÊNCIA DOS OLHOS.

Por fim, Satanás levou Jesus até o Pináculo do Templo, o lugar mais alto de toda a construção, e lá ele tenta Jesus, com a Soberba da Vida lhe perguntando: “Você não é O Filho de Deus? Da mesma maneira que tentou Eva, dizendo que ela seria como Deus, ele sempre vai tentar que o seu veneno entre em nossa vida, para nos destruir para sempre...

Jesus lhe responde: - “Está escrito: Não tentarás, O Eterno teu Deus”.

 “A soberba precede a destruição, e a altivez do espírito precede a queda.” (Prv 16:18)

“O temor do Senhor é a instrução da sabedoria; e adiante da honra vai a humildade.” (Prv 15:33)

“O galardão da humildade e do temor do Senhor é riquezas, e honra e vida.” (Prv 22:4)

Em outras palavras: A Soberba e o Orgulho precedem a ruína, enquanto a Humildade e O Temor do Eterno, precedem a Honra.

Portanto: “Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus, o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu o nome que é sobre todo nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.” (Flp 2:5-11)

Então, Jesus voltou para a Galiléia, NO PODER DO ESPÍRITO SANTO.

O Domínio Próprio, a Liberdade de fazer o que é o Certo, o que é a Vontade de Deus, está em nossas vidas hoje. Jesus nos mostrou como fazer: Fazer o que ESTÁ ESCRITO. É possível não olhar; não abrir; desligar; é possível não falar o que não edifica; é possível não tomar o que não é nosso; é possível... É possível fazer o que é bom; o que constrói, o que edifica; é possível usar nossas línguas para o bem; para abençoar para gerar vida... É possível!

Amados, O Espírito Santo está em nossas vidas, habita nossos corações. Todos os dons lhe pertencem e estão à disposição daqueles que desejam fazer a Vontade do Nosso Pai Celestial...

O Fruto do Espírito Santo em nossas vidas, O Caráter de Cristo, está no crucificarmos a nossa carne, a não darmos mais ouvidos ao Diabo, a não mais cedermos aos desejos ardentes de nossa carne... Esta constituição não virá sobre a nossa vida com o passar dos anos, já está! Vencermos nestas coisas, vencermos os desejos ardentes de nossa carne nos dará AUTORIDADE.

Se vivemos no Espírito, andemos também pelo Espírito.

O próprio Deus tem permitido situações em nossas vidas para nos dar experiências de vitória contra o Mal. Encha-se da Palavra da Verdade; Encha-se do Espírito Santo. Encha sua lâmpada do Azeite, da Unção da Presença do Espírito de Deus, e brilhe no meio das trevas, e faça a Luz de Deus resplandecer em tua vida... As trevas vão dar lugar à Luz de Deus que há em ti!

Aquele que prometeu é Fiel para cumprir, em breve Jesus Voltará!

O ESPÍRITO E A IGREJA DIZEM: VEM!
MARANATA! 
ORA VEM SENHOR JESUS!


MINISTÉRIO PASTORAL

IGREJA APOSTÓLICA BETLEHEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário