Iniciamos o ano de 2015 com uma Palavra, um Chamado, uma Oportunidade, uma Direção: RESTAURAÇÃO.
Quando nascemos como igreja, uma das características que entendemos de Deus de nosso chamado era ser um Ministério de Restauração: restauração de princípios, de valores, de pessoas, de famílias, de casamentos, de ministros.
Nascemos acreditando que diferente de uma REFORMA, em que você pinta uma parede, construi uma cobertura, troca uma janela, numa RESTAURAÇÃO, você objetiva, entender qual era o PROPÓSITO do Arquiteto, do Construtor, do que idealizou o projeto... Numa Restauração, você não encobre com pinturas, revestimentos, ornamentos... Você descobre, busca as cores originais, arranca o que foi feito apenas para uma necessidade temporal, mas, que não fazia parte da PLANTA ORIGINAL.
A Igreja de Cristo certamente tem passado por Reformas, como ocorreu com Marinho Lutero, que foi algo absolutamente maravilhoso, mas, que não conseguiu restaurar o projeto de Deus para a Igreja.
Vemos a cada dia isso se acelerar, e a impressão que temos é que verdadeiramente Jesus está à Porta, e a Igreja, através do Espírito Santo, está colocando-se em Ordem para aquele Glorioso Dia, em que Cristo dirá: Formosa Minha, Amada Minha, VEM!
O "sem ruga, nem mácula", neste momento só será alcançado por esta obra de Restauração, que Deus tem feito com cada um de nós. Com cada cristão que verdadeiramente nasceu de novo.
De dentro para fora, do nosso espírito que por Deus foi vivificado até a nossa vida natural ser uma manifestação do caráter de Cristo nesta Terra. Parece impossível, mas, está escrito: IRREPREENSÍVEL, espírito, alma e corpo... Nesta ordem, de dentro para fora... Começando no nosso interior, no nosso coração, passando pela restauração de nossa alma, emoções, cura de lembranas dolorosas, submissão da nossa vontade à Vontade de Deus... Enfim. A obra completa da Salvação, que se iniciou quando dissemos: Sim! Jesus, entra no meu coração, pois eu te recebo como meu Único e Suficiente Salvador e SENHOR da minha vida!
A Guerra da Restauração
A Bíblia nos deixa o exemplo da Restauração do povo de Israel, que depois de ter sido sacado do Egito (símbolo do que ocorreu conosco quando entregamos nossas vidas a Jesus), e ter edificado Israel e o Reino, e O Templo, foi desviando-se de Deus, até que seus filhos foram levados cativos para a Babilônia (símbolo do desvio que ocorreu e ocorre com tantos cristãos, que tendo conhecido a Deus e a Salvação, foram se desviando, esfriando até que se vêem novamente longe de Deus e presos em situações terríveis).
Quando Deus trás seu povo de volta para a Terra Prometida, você pode muito bem se aprofundar sobre isso, lendo os livros de Esdras e Neemias, ao mesmo tempo que Deus realizou muitos milagres para que o povo pudesse voltar e ser totalmente restaurado, as lutas para que esta obra não se complete são gitantes!
Sempre edificar, construir é muito mais fácil do que RESTAURAR....
É realmente difícil a Restauração. Se saber que é mais difícil, impedisse alguém de desviar-se, muitos poderiam ter sido livres de consequências terríveis, mas, infelizmente não pensamos, deixamos de temer a Deus, quando vamos aos poucos, nos afastando Dele, até que percebemos que precisamos voltar, se não tudo para sempre estará perdido.... Esta convicção é O próprio Deus que lança em nosso coração através do Espírito Santo que nos convence: do pecado, da justiça e do juízo.
Como foi com o povo de Israel
1 - Sairam com grande alegria do cativeiro, mas, quando chegaram de volta à Terra Prometida, só havia desolação
O Salmo 126 - "Grandes coisas fez O SENHOR por nós, por isso estamos alegres", fala do momento em que o povo foi livre do cativeiro Babilônico, através do rei chamado de Ciro.
A alegria é tão contagiante, mas, é interrompida, quando eles vêem a realidade de Israel, 70 anos depois que foram levados cativos. Era uma desolação... Haviam sementes, mas, a terra tinha se transformado num deserto, e a única água para regarem as sementes eram as suas lágrimas.... MAS, DEUS! Realizou um milagre e o deserto floresceu e Israel, começou o Processo de RESTAURAÇÃO, entendendo que "se semeamos com lágrimas, com júbilo colheremos feixes e feixes da Bondade de Deus", Esta é a realidade da Restauração. Vai ser difícil, mas, Deus nos ajudará!
2 - Restauraram o Altar e a Adoração a Deus.
O início da nossa ruína é deixarmos Deus de lado... O iníco da RESTAURAÇÃO é colocarmos novamente Deus no Centro do Nosso Coração. Algums pessoas ainda pensam: Eu estou tão longe de Deus, que vou primeiro acertar coisas da minha vida e depois eu vou buscá-lo. Esta pessoa nunca será restaurada... Porque O RESTAURADOR, tem um Nome, e este nome é: JESUS CRISTO DE NAZARÉ! Quando Ele é entronizado em nossos corações, a obra se inicia ELE É O AUTOR E O CONSUMADOR DA NOSSA FÉ!
3 - Lançam os fundamentos para a Reconstrução do Templo e há ao mesmo tempo choro de tristeza e gritos de alegria.
RESTAURAÇÃO nos remete ao projeto inicial. E este projeto não está no passado no que foi feito, mas, está na ETERNIDADE, em Deus, que nos criou e estabeleceu um propósito para nossas vidas.
Quando lembramos de coisas boas do passado, tempos de glória, de prosperidade, de muitos amigos, de família reunida, e vemos muitas vezes que a situação que vivemos hoje é tão diferente daquelas, sentimos vontade de chorar, e não damos valor, ao que está ocorrendo, pensando que para sermos felizes deveríamos ter de volta aquelas situações de nosso passado. ESTE É UM GRANDE ERRO!
Deus não está no passado! Nem no futuro... Ele está na ETERNIDADE, e Ele nunca desejou que nos desviássemos, que pecássemos, que tendo oportunidade tão tremendas, perdéssemos, mas, como infelizmente isso aconteceu, na RESTAURAÇÃO, Ele, nos faz enxergar que o que importa não é a APARÊNCIA, e sim O CORAÇÃO... Que infelizmente muitos perdaram tudo, porque deram mais valor ao que pode ser contado, guardado, à pessoas e momentos que são passageiros, do que ao PAI ETERNO que nos abençoou com tudo isso e muito mais...
Esta luta é interna em nosso coração, mas, também pode ser travada com pessoas que nos amam e estão próximas, que vão chorar do seu lado dizendo: Não acredito que estamos nesta situação, pois no passado era tão bom, tivemos tantas coisas, éramos tão felizes... Não ouça estas vozes... Ajude as pessoas que pensam assim, cale o teu choro e esta voz dentro de você que grita deste jeito...
O QUE ESTÁ SENDO RESTAURADO AGORA, NÃO SERÁ PERDIDO! O Temor e zelo que agora está em teu coração, nunca houve antes... Talvez você teve de perder tudo, para dar valor, não às coisas que vem e vão mesmo, mas, ao Deus, que é o teu provedor... AME OS HUMILDES COMEÇOS (ou recomeços); alegre-se que os fundamentos estão sendo colocados no lugar... Não tenha vergonha que alguém te veja tão embaixo... Na verdade, nenhuma pessoa que te conheceu sabe de fato, o quão baixo você chegou, até o momento em que você aceitou segurar nas Mãos de Jesus.... Portanto, o que importa é ELE, O TEU SALVADOR, que transformou-se no SENHOR da tua vida!
4 - Os inimigos vão querer ajudar
Na história da Restauração do povo de Israel, vemos que algumas pessoas que eram inimigas, vendo o que estava ocorrendo, vieram dizer que queriam ajudar... O povo de Deus não permitiu. Entenda! Não queira ser simpático a todo mundo. O que está ocorrendo com você é algo espiritual, está ocorrendo primeito em teu coração, no teu espírito, as pessoas que não são de Deus, não conseguem entender isso. Portanto, não tenha pressa, não queira ajuda que não for de Deus que não for de quem realmente tem os mesmos valores e anseios que você.... É tempo de você conhecer e confiar na tua nova família, a família de Deus. O Tempo de Restauração é um tempo de muita luta cuidado!
5 - Vão mentir contra você, talvez tentem te matar, e talvez você não suporte a pressão e a obra pare
Talvez isso seja mais frequente do que pensamos no nosso meio, porque quando decidimos que vamos acertar a nossa vida com Deus, parece que todo o inferno se levanta contra nós... E é isso mesmo! Se não estamos nem aí, para Deus, somos apenas um joguete nas mãos de Satanás, mas, quando decidimos RESTAURAR NOSSA VIDA... Aí a sua fúria virá contra nós.
Com o povo de Israel neste tempo de Restauração, houve um decreto para que todos fossem mortos, como descrito no Livro da Rainha Ester.
Veio uma ordem superior, do Rei para que a obra da Restauração e reedificação do Templo parasse... e... PAROU. Por décadas, a obra ficou paralisada...
Talvez neste momento importante, um chefe em teu trabalho te troque de turno, e te impeça de ir aos cultos; talvez um problema de saúde, um diagnóstico médico, te diz. que você ou alguém que você ama, está muito mal e talvez venha a morrer, e estas coisas, nos ferem demais, nos abatem demais.... Esquecemos que Deus não nos trouxe de volta para a Terra da Promessa (A PRESENÇA DELE), para nos envergonhar e fazer perecer aqui... mas, muitas, muitas vezes nos submetemos à estas "ORDENS", e paramos o processo da RESTAURAÇÃO...
6 - Deus vai levantar os seus profetas e eles vão te motivar a continuar!
Muitos julgam mau os profetas, por serem pessoas que trazem palavras de peso e correção, mas, são justamente estas palavras que nos colocam no trilho de Deus, na direção certa... Deus usou profetas como Ageu e Zacarias, para animarem os RESTAURADORES, e todo o povo. Confrontando no início, mas, apontando para a REALIDADE GLORIOSA que é: A GLÓRIA DA SEGUNDA CASA, SERÁ MAIOR DO QUE DA PRIMEIRA...
A obra que foi iniciada precisa ser concluída, e uma coisa que vai ter que ocorrer é que você terá que quebrar, suplantar, romper com algumas coisas que até agora foram desculpas, para que você não vivesse verdadeiramente o que Deus tem para a tua vida.... como:
A desculpa do teu trabalho; a desculpa da tua família; a desculpa da distância; a desculpa do cansaço; a desculpa de que você tem direito de descansar e usufruir um pouco do fruto do teu trabalho; a desculpa de algum problema de saúde; a desculpa de que está magoado com alguém, a desculpa que ninguém se importa contigo e ninguém te compreende.... PARE COM AS DESCULPAS. Ninguém está interessado nelas, porque são desculpas pra você mesmo... Cada um de nós, precisa buscar a Deus e permitir uma VERDADEIRA RESTAURAÇÃO, e não há tempo para gastarmos com as desculpas dos outros...
7 - Deus enviará pessoas que vão te orientar, te motivar, te ensinar, te confrontar, mas, a obra quem tem que fazer é você!
A Bíblia conta que quando o Templo terminou de ser restaurado, pois o povo decidiu parar de dar e aceitar desculpas e terminar a obra de Restauração, que pessoas como Neemias e Esdras, foram despertados e enviados para ajudar aqueles que estavam no processo de Restauração.
Neemias, vem com Autoridade, como Governador, para que os Muros de Jerusalém fossem restaurados e as portas que estavam derrubadas e queimadas, fossem novamente colocadas em seus lugares. Isso fala de pessoas usadas por Deus, com autoridade, com Poder de Deus, para nos mostrar que em áreas de nossas vidas ainda podem haver brechas, buracos, por onde o inimigo ainda pode entrar. Eles vão nos desafiar e nos motivar a tampar estas brechas. É lindo perceber que a força e o incentivo vem de pessoas assim, que são os ministros de Deus levantados em nossas vidas, mas, quem vai reconstruir os muros, somos nós... Cada um de nós, é responsável para acertar sua vida, cuidar de restaurar valores e posicionamentos.
Esdras, é o homem que tem consigo a Palavra de Deus. O que Esdras faz: ENSINAR, REVELAR, MOSTRAR na Bíblia para todas as pessoas, o que Deus disse; O que Deus quer; o que Deus gosta; o que Deus não gosta e PRINCIPALMENTE.... O QUANTO DEUS NOS AMA....
Quando o povo de Israel ouviu a Palavra de Deus (algo lindo ocorreu), porque eles não apenas escutaram, eles ouviram; Eles tiveram a disposição de por em prática as coisas que Deus, através de sua Palavra estava mostrando a eles.
O povo ficou muito triste (o tipo de tristeza, que vem de Deus, pois gera ARREPENDIMENTO), e entenderam que coisas muito importantes para eles, na vida deles, coisas que eles cultivaram durante anos, era contrário à Vontade de Deus, e por isso, embora doesse muito, embora paracesse ser impossível viver sem tais coisas, eles deveriam obedecer,
Na história bíblica, muitos homens e dentre eles, muitos sacerdotes e levitas tomaram para si mulheres da Babilônia e geraram nelas filhos. E estava escrito na Palavra de Deus que o Seu povo não deveria se contaminar com pessoas de outros povos, que trouxessem para o meio deles os seus falsos deuses e os seus ídolos.... Assim como deve ter sido doloroso demais, para aqueles homens, mandarem embora suas mulheres e filhos, Deus está nos mostrando algo muito sério aí, pois há coisas em nossas vidas, das quais não estamos dispostos a nos desfazer.
Há situações das quais podemos dizer: "Eu sei que está errado, mas, agora não há mais jeito... HÁ JEITO SIM! Mande embora, arranque da tua vida; é doloroso, talvez seja um hábito que virou um vício; talvez uma situação que faz tão parte da tua vida, como alguém que tem uma aliança com uma mulher de quem gerou filhos, mas, arranque da tua vida.... Saia do emprego se nele você está pecando; arranque teu olho se através dele você está pecando; não vá mais nos aniversáros dos teus parentes se lá você se põe no meio da roda dos escarnecedores; rompa com o MAL!
A RESTAURAÇÃO NÃO ESTÁ NO PASSADO. NÃO ESTÁ ATRÁS, ESTÁ ACIMA... NA ETERNIDADE, NO ETERNO!
ESTAMOS EM OBRAS!
ALELUIA!
Paulo de Tarso, Apóstolo
Igreja Apostólica Betlehem
Nenhum comentário:
Postar um comentário