quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Série: "O Fruto e os Dons do Espírito" - MANSIDÃO


“Mas, O Fruto do Espírito é... a mansidão,...”(Gal. 5:23)

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra. (Mat 5:5)
E os mansos terão cada vez mais gozo no Senhor,... (Isa 29:19)
Porque o Senhor se agrada do seu povo; ele adorna os mansos com a salvação. (Slm 149:4)

Ora, Moisés era homem mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra. (Núm 12:3)

Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. (Mat 11:29)
Dizei à filha de Sião: Eis que aí te vem o teu Rei, manso e montado em um jumento, em um jumentinho, cria de animal de carga. (Mat 21:5)

Com esta série de versículos sobre Mansidão, ser Manso; creio que já foram quebrados vários paradigmas, na mente de muitas pessoas, que por conta do nosso meio de vida, dos personagens criados em Hollywood, da nossa sociedade altamente competitiva e que valoriza o ter e não o ser, valorizaram sempre a figura do forte (no aspecto mudando desta expressão), do machão, do que bate a mão pra conseguir o que quer, do que vai ganhar de um jeito ou de outro. Daquele que sempre vai ter vantagem sobre os outros. Do que vai impor o seu jeito de ser e a sua maneira de pensar...

Ser Manso não é ser fraco, é ser forte!
Ser Manso não é ser influenciável, é ser seguro;
Ser Manso não é concordar com tudo, é se impor pelo caráter e atitudes.

Moisés, o homem mais manso do Mundo... Deveria ser mesmo! Há um ditado que diz que aonde estão dois judeus, há sempre 3 opiniões....rssss Como conduzir cerca de dois milhões de judeus pelo deserto? Como conduzir pessoas que vão duvidar de sua liderança; pôr à prova as suas atitudes; rebelar-se contra você; e ao mesmo tempo irão a você reivindicar seus direitos, cobrar pela situação que estão enfrentando, em comparação com a situação da qual foram tirados (não obstante, a antiga situação ser a da ESCRAVIDÃO)?

Como dizer: Pai perdoa os seus pecados, pois não sabem o que estão fazendo! Quando estas pessoas que foram curadas, libertas, comeram do Pão que você multiplicou e disseram: “Bendito é O que vem em Nome do Eterno!”, também são as mesmas pessoas que disseram: CRUCIFICA-O?

Percebemos que a Mansidão é algo que não vem da nossa natureza humana, corrompida pelo pecado, mas, da natureza divina. Presente do Espírito que habita, por causa de Cristo, o nosso ser. Este presente está em nós, por isso, mais uma vez: Não seja eu quem viva, mas, Cristo viva em mim.

O que parece impossível para pessoas que foram criados e viveram uma vida inteira, com valores tão distintos. Aprenderem agora a ganhar abrindo mão; considerar os outros mais importantes do que a si mesmos? Para quem aprendeu que se você não cuidar do que é seu, ninguém vai fazer por você... Isso parece uma aberração! Mas, estão nestas pequenas coisas, a marca do Novo Nascimento, a Vida de Cristo...

O Rei dos reis, que criou o Universo, que cavalga as nuvens, que é O Príncipe dos Exércitos do Senhor, submeter-se ao Juízo de Pilatos? A entrar na cidade onde um dia Ele há de reinar, montado num jumentinho? A ser preso numa cruz sangrenta, e ser ridicularizado pelos religiosos presentes e pelos demônios que caíram dos Céus como um relâmpago, diante dos seus olhos?

A firmeza de caráter, o entendimento de que as armas da nossa guerra não são carnais mas, poderosas em Deus; A Convicção que a Vontade do Pai pode muitas vezes nos fazer abrir mão de nossos direitos entre os homens, para que possamos adquirir autoridade provinda dos Céus; a certeza que O Reino do qual somos embaixadores, não é deste mundo; as leis, os valores, os prêmios, não são em nada comparáveis às coisas pelas quais os homens, guerreiam, matam e morrem; todas estas coisas são valores que vão acalmar o nosso coração, nos permitindo:

Dar a outra face; sorrir e perdoar quando percebemos que estamos sendo enganados, mostrando que não somos bobos, mas, nossas riquezas e a nossa paz, estão guardados onde as traças e a ferrugem não podem chegar... Dar outra oportunidade a quem nos feriu, nos enganou, mentiu para nós, achando que estava levando alguma vantagem, e que estava tirando algo de nós, com a convicção de que nada nem ninguém pode tocar naquilo que para nós foi proposto e está reservado.

A firmeza de caráter dos mansos vem talvez da capacidade de olhar um pouco mais além; ter um vislumbre da Eternidade; conhecer o Caráter do Juiz; Saber quem é que está no Trono; saber que embora esquecidos, somos MUITO BEM CONHECIDOS; não tendo nada POSSUÍMOS TUDO; às vezes parece que morremos, mas, EIS QUE VIVEMOS; entristecidos, MAS, SEMPRE ALEGRES; tendo às vezes pouco, MAS, ENRIQUECENDO A MUITOS; aparentemente enganados, MAS, DISCERNINDO TUDO; à vista de muitas situações muitas vezes perdemos, MAS, SOMOS MAIS QUE VENCEDORES; chamados de loucos, MAS, AMADOS PELO PAI.

Permita que O Espírito Santo flua toda a Mansidão de Cristo pra o teu viver, e viva mais e melhor! Seja fortalecido no SENHOR e na força do seu poder!

 Na expectativa de parecermos mais com Ele a cada dia,


MINISTÉRIO PASTORAL

IGREJA APOSTÓLICA BETLEHEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário