segunda-feira, 24 de junho de 2013

Série: "Do Egito para Jeruslém" - O FIM DA VERGONHA DO EGITO

Visão do Altar de Pedras feito por Josué em forma de Círculo, 
com as pedras que foram tiradas de dentro do Rio Jordão a 3.300 antos atrás
Gilgal - Circunferência - Circuncisão

O FIM DA VERGONHA DO EGITO

DEUS FALA 7 VEZES A MESMA COISA:

1 - Sede fortes e corajosos; não temais, nem vos atemorizeis diante deles; porque o Senhor vosso Deus é quem vai convosco. Não vos deixará, nem vos desamparará. (Deu 31:6)

2 - Então chamou Moisés a Josué, e lhe disse à vista de todo o Israel: Sê forte e corajoso, porque tu entrarás com este povo na terra que o Senhor, com juramento, prometeu a teus pais lhes daria; e tu os farás herdá-la. (Deu 31:7)

3 - E ordenou o Senhor a Josué, filho de Num, dizendo: sê forte e corajoso, porque tu introduzirás os filhos de Israel na terra que, com juramento, lhes prometi; e eu serei contigo. (Deu 31:23)

4 - Moisés, meu servo, é morto; levanta-te pois agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, para a terra que eu dou aos filhos de Israel. Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo dei, como eu disse a Moisés. Desde o deserto e este Líbano, até o grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente do sol, será o vosso termo. Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida. Como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei. Se forte e corajoso, porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria. (Jos 1:2-6)

5 - Tão-somente sê forte e mui corajoso, cuidando de fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; não te desvies dela, nem para a direita nem para a esquerda, a fim de que sejas bem sucedido por onde quer que andares. Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido. (Jos 1:7-8)

6 - Não to mandei eu? Se forte e corajoso? Não te atemorizes, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus está contigo, por onde quer que andares. (Jos 1:9)

7 - Então responderam a Josué, dizendo: Tudo quanto nos ordenaste faremos, e aonde quer que nos enviares iremos. Como em tudo ouvimos a Moisés, assim te ouviremos a ti; tão-somente seja o Senhor teu Deus contigo, como foi com Moisés. Quem quer que se rebelar contra as tuas ordens, e não ouvir as tuas palavras em tudo quanto lhe mandares, será morto. Tão-somente Sê forte e corajoso! (Jos 1:16-18)

Quando alguém diz pra você: Olha, eu preciso te contar algo e você agora precisa ser forte! Sente-se... Quer um copo de água com açúcar? Olha você vai precisar ser muito forte agora, por que o que tenho pra te falar é muito sério... O que passaria na cabeça de qualquer pessoa?

- Pelo amor de Deus fala logo! Quem morreu, o que aconteceu, o que eu vou ter de enfrentar... fala logo!!!!

A mesma frase foi repetida 7 vezes pra todo mundo entender que teriam de passar por algo realmente difícil... 1º Fala com o povo: Sede fortes e corajosos. Depois Moisés fala pra Josué: Sê forte e corajoso (e todo o povo estava olhando e ouviu isto!); Em seguida Josué, ouve da Boca do próprio Deus quatro vezes a mesma coisa.... Sê forte e corajoso! E por fim a nação toda diz pra Josué: “Se Deus for contigo, como foi com Moisés, tudo o que você nos falar faremos. Tão somente... SÊ FORTE E CORAJOSO!

Uau! Ser tão forte e corajoso pra que? Que inimigo será enfrentado? Qual o grande desafio que está diante de todos?

O POVO ATRAVESSA O RIO JORDÃO!

O rio Jordão se abre e o povo todo passa pelo leito seco do Rio, quando toda a nação passa, eles olham pra trás, e o rio volta a correr novamente! Em outras palavras a Porta para voltarmos para trás se fechou... Agora, ou a gente prospera nesta Terra, ou aqui será o nosso fim! NÃO HÁ MAIS PARA ONDE VOLTAR!
Quando olham pra frente, o que veem? JERICÓ! A MAIOR FORTALEZA DA TERRA PROMETIDA.... Ah bom!!!! Agora eu entendi porque Deus falou tantas vezes, que precisamos ser fortes e corajosos... Vamos enfrentar um inimigo terrível... Será que é isso?


O MAIOR INIMIGO SERÁ VENCIDO AGORA!

O que esperar? Deus fez o povo ficar 40 anos no deserto, e agora estamos aqui na Terra Prometida, o Rio Jordão fechou-se atrás de nós... Vamos! Vamos conquistar, vamos vencer, Deus vai nos dar vitória.... O que você faria se você fosse Josué, nesta hora? Mandaria que as pessoas pegassem as espadas e escalaria as Muralhas de Jericó, à unha, e tomaria a cidade? O maior inimigo é Jericó mesmo?
Porque Deus, não foi comendo pelas beiradas? Porque Tendo tantos lugares por onde poderia fazer o povo entrar, os fez passar, bem na frente do pior inimigo, e da cidade mais forte de toda a Terra Prometida? O que fazer agora???

O NOSSO MAIOR INIMIGO NÃO ESTÁ NA TERRA PROMETIDA!
O NOSSO MAIOR INIMIGO NÓS TROUXEMOS DENTRO DE NÓS... O EGITO!

Quando, pois, todos os reis dos amorreus que estavam ao oeste do Jordão, e todos os reis dos cananeus que estavam ao lado do mar, ouviram que o Senhor tinha secado as águas do Jordão de diante dos filhos de Israel, até que passassem, derreteu-se-lhes o coração, e não houve mais ânimo neles, por causa dos filhos de Israel. (Jos 5:1)
(O INFERNO ESTÁ APAVORADO POR DEUS TER TE TRAZIDO ATÉ AQUI! AGORA VAI!!!!!)

Naquele tempo disse o Senhor a Josué: Faze facas de pederneira, e circuncida segunda vez aos filhos de Israel. Então Josué fez facas de pederneira, e circuncidou aos filhos de Israel em Gibeate-Haaralote. Esta é a razão por que Josué os circuncidou: todo o povo que tinha saído do Egito, os homens, todos os homens de guerra, já haviam morrido no deserto, pelo caminho, depois que saíram do Egito. Todos estes que saíram estavam circuncidados, mas nenhum dos que nasceram no deserto, pelo caminho, depois de terem saído do Egito, havia sido circuncidado. Pois quarenta anos andaram os filhos de Israel pelo deserto, até se acabar toda a nação, isto é, todos os homens de guerra que saíram do Egito, e isso porque não obedeceram à voz do Senhor; aos quais o Senhor tinha jurado que não lhes havia de deixar ver a terra que, com juramento, prometera a seus pais nos daria, terra que mana leite e mel. Mas em lugar deles levantou seus filhos; a estes Josué circuncidou, porquanto estavam incircuncisos, porque não os haviam circuncidado pelo caminho. (Jos 5:2-7)

Quem for homem diga AI! Facas de Pedra? Sem anestesia? AI, AI, AI, AI...rsssss

O MAIOR INIMIGO A SER DERROTADO NA TERRA PROMETIDA É O EGITO!

O Rio Jordão fechou-se atrás de nós. Na nossa frente a maior fortaleza da Terra Prometida, Será que é Deus mesmo que falou tal coisa?
Há uma passagem no Livro de Gênesis, que dois homens apenas (Levi e Simeão, filhos de Jácó), que dizimaram todo um povo pois fizeram um pacto com Jacó de que circuncidariam todos seus homens, para que pudessem casar-se com as mulheres das filhas de Jacó, e para que os filhos de Jacó, também pudessem tomar suas filhas em matrimônio... Pensem um pouco! O nosso inimigo ali na frente, vai acabar conosco!!!! Eles poderão vir em poucos homens, e vão trucidar todos os filhos de Israel, porque ninguém terá condições de se defender com tanta dor...

É arrancar o Egito da gente não é fácil! Nós teremos todas desculpas possíveis para não fazê-lo. Poderemos usar todos os argumentos lógicos e cabíveis do tipo:

Olha este Apóstolo tá louco! Ele não trabalha, ele não sabe como são as coisas aqui no meu trabalho... Eu não posso deixar de fazer tal coisa, porque se não como eu vou prosperar? Eu não posso deixar de ter tal atitude; eu não posso deixar de ter tal comportamento social, porque os meus amigos não entenderiam, eles não são cristãos; eu não posso deixar de abrir o meu comércio para ter tempo com minha família e tempo para Deus, porque se não os meus concorrentes vão ganhar a freguesia de mim; eu não posso deixar de ter esta prática porque não consigo mais viver sem isso... CIRCUNCIDEM OS VOSSOS CORAÇÕES! ARRENQUEM FORA A VERGONHA DO EGITO DE DENTRO DE VOCÊS!

É UMA ORDEM!

Circuncisão é o corte de um anel de pele que recobre o Pênis dos homens. Este anel (símbolo de Aliança com Deus), foi ordenado ser cortado no oitavo dia do nascimento de um menino do povo de Israel, e isto é um símbolo que Deus deixou de que nós, deveríamos arrancar do nosso coração – CIRCUNCIDAR – o que do nosso coração nos prende ao pecado e ao mundo, para termos o SINAL da Aliança com Deus, não na carne, não externamente, mas, no nosso coração! Mulheres e Homens, circuncidem o vosso coração e lancem fora de vocês O Egito que está em vocês ainda!

Também o Senhor teu Deus circuncidará o teu coração, e o coração de tua descendência, a fim de que ames ao Senhor teu Deus de todo o teu coração e de toda a tua alma, para que vivas. E o Senhor teu Deus porá todas estas maldições sobre os teus inimigos, sobre aqueles que te tiverem odiado e perseguido. Tu te tornarás, pois, e obedecerás à voz do Senhor, e observarás todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno. Então o Senhor teu Deus te fará prosperar grandemente em todas as obras das tuas mãos, no fruto do teu ventre, e no fruto dos teus animais, e no fruto do teu solo; porquanto o Senhor tornará a alegrar-se em ti para te fazer bem, como se alegrou em teus pais; (Deu 30:6-9)

DÓI MAIS SARA!

E depois que foram todos circuncidados, permaneceram no seu lugar no arraial, até que sararam. Disse então o Senhor a Josué: Hoje revolvi de sobre vós o opróbrio do Egito; pelo que se chama aquele lugar: Gilgal, até o dia de hoje. (Jos 5:8-9)

Parece impossível a gente conseguir arrancar de nós algo arraigado há tanto tempo. Algo com o qual a gente se habituou e acha que não consegue mais viver sem como algum vício, alguma prática moral condenável; alguma atitude comercial desonesta; coisas que há tanto tempo praticamos que parece impossível mudar. É assim mesmo... Parece impossível! Mas, não é não. Dói muito mesmo arrancar os pecados (circuncidar o nosso coração). Dói, mas, sara! É uma promessa de Deus. Há certas horas que temos que obedecer e dizer: Amém! Seja feita a Tua Vontade Senhor! O passo de fé de dizer não quero mais em minha vida coisas que eu sei que ferem a Deus, serão poderosamente recompensadas por Deus, porque a fé não é uma declaração é uma atitude! E O Nosso Deus honrará a fé daqueles que Nele esperam!

AGORA PODE FAZER FESTA!

Estando, pois, os filhos de Israel acampados em Gilgal, celebraram a páscoa no dia catorze do mês, à tarde, nas planícies de Jericó. (Jos 5:10)

Todo mundo sabe que celebrar vitória antes da hora é a maior roubada! A não ser que você esteja do lado de Deus sabe??? Houve um momento que Jericó deixou de ser o foco das preocupações... O foco era obedecer a Deus, os nossos inimigos... Deus dará conta deles!
Não sei se o Brasil vai ser campeão do Mundo de Futebol, mas, eu sei que Deus vai fazer maravilhas conosco se obedecermos o que Ele está falando para nós AGORA!
Se você está disposto a obedecer! Pode fazer festa! Celebre! Porque a Palavra de Vitória já foi liberada a nós!

COMA DO FRUTO DA TERRA, O TEMPO DO MANÁ ACABOU!

E, ao outro dia depois da páscoa, nesse mesmo dia, comeram, do produto da terra, pães ázimos e espigas tostadas. E no dia depois de terem comido do produto da terra, cessou o maná, e os filhos de Israel não o tiveram mais; porém nesse ano comeram dos produtos da terra de Canaã. (Jos 5:11-12)

Muitos querem viver do Pão que cai do Céu, mas, tais pessoas não tem idéia, do que é poder plantar e ele mesmo colher; poder projetar coisas e realizar... Deus está nos dizendo, porque vocês arrancaram O Egito de dentro de vocês, a partir de agora eu Abençoarei todas as obras das mãos de vocês! Experimentem o novo, o fresco.... Experimentem o fruto desta Terra Boa que Eu dou a vocês!!!

AH É JERICÓ! LEMBREI!

Ora, estando Josué perto de Jericó, levantou os olhos, e olhou; e eis que estava em pé diante dele um homem que tinha na mão uma espada nua. Chegou-se Josué a ele, e perguntou-lhe: És tu por nós, ou pelos nossos adversários? Respondeu ele: Não; mas venho agora como príncipe do exército do Senhor. Então Josué, prostrando-se com o rosto em terra, o adorou e perguntou-lhe: Que diz meu Senhor ao seu servo? Então respondeu o príncipe do exército do Senhor a Josué: Tira os sapatos dos pés, porque o lugar em que estás é santo. E Josué assim fez: (Jos 5:13-15)

Enquanto todo o povo celebrava Festa, comia das novidades da Terra, Josué, o líder do povo voltou os olhos para o seu problema... mas, de repente ele LEVANTA OS SEUS OLHOS. (Na Bíblia, todas as vezes que esta expressão é usada, simboliza o tirar os olhos das circunstancias que nos cercam para colocarmos os olhos em Deus – Tiramos os olhos do Natural, para pormos nossos olhos no SOBRENATURAL).

Josué tira os olhos do tamanho da Muralha e levanta os olhos e quem Ele vê? JESUS!

Josué se embanana todo! Toma um baita susto! És tu dos nossos, ou dos nossos adversários?

Não Josué, não sou dos teus, nem dos teus adversários! Você é meu! Tire as sandálias dos teus pés, porque O Lugar onde está é Santo! Josué, Adora O Único que é Digno de ser Adorado, Josué se prostra não diante do General dos Exércitos de Deus, mas, do PRÍNCIPE DOS EXÉRCITOS DO SENHOR, que no futuro nasceria no ventre de uma das virgens de Israel, e que se chamaria Jesus Cristo de Nazaré, O Príncipe da Paz, O SENHOR DOS EXÉRCITOS! ALELUIA!

Ali, Jesus, tem uma espada desembainhada, uma espada nua. O que isso significa? A Palavra Revelada! De repente, ali Diante de Josué, está aquele que foi entregue para Moisés, em Tábuas de Pedra no Monte Sinai, mas, agora, está diante dele para lhe revelar o específico, a estratégia exata, o como iria acabar com os seus inimigos...

Josué lembra que falei ao povo: Sê forte e corajoso?
Pois então Josué, o que pedi, não foi para serem fortes diante dos homens, mas, para obedecerem a minha Voz! Porque vocês tiraram a Vergonha do Egito da vida de vocês... Porque vocês circuncidaram O Coração de vocês! Porque vocês arrancaram um anel de carne, simbolizando uma aliança comigo... Eu vou circuncidar esta Terra! Eu vou arrancar o maior inimigo de vocês deste Lugar, para que saibam agora, no início desta conquista, que aonde vocês forem Eu irei com vocês, se obedecerem a Minha Voz e atentarem às Minhas Palavra, o que faço neste dia farei sempre, Eu irei adiante de vocês, eu abrirei portas aonde não houver portas, eu arrancarei as portas de bronze e despedaçarei os ferrolhos de ferro...

Josué, deem uma volta em torno de Jericó...
Amanhã, deem mais uma volta...
Depois, mais uma...
Lembre (7 vezes.... SÊ FORTE E CORAJOSO),
No Sétimo dia.... Dê 7 voltas!

(Todas as vezes na Bíblia, que Deus manda repetir algo, está dizendo: “Certamente eu farei isso e tenho pressa em realiza-lo)
Pois no sétimo dia, quando Josué e toda a nação deram a última das 7 voltas, eles tocaram O SHOFAR... E GRITARAM em alta voz... E DEUS CIRCUNCIDOU ISRAEL, para que hoje nós tivéssemos um testemunho de que a Maior fortaleza, O Nosso maior inimigo.... Ele vai arrancar de diante dos nossos olhos, se nós arrancarmos de Diante dos Olhos Dele O Egito de dentro de nós!

GILGAL

Esta palavra quer dizer circunferência, e foi ali, que Josué fez com que toda a nação de Israel, arrancasse a vergonha do Egito de dentro deles... Neste lugar foi feito um Memorial, com doze pedras, que foram colocadas numa circunferência, para que por todas as gerações se soubesse que Deus tem uma Aliança com o seu povo, e quando esta Aliança for honrada, a bênção de Deus estará sobre o seu povo.

CIRCUNCIDEMOS OS NOSSOS CORAÇÕES!




Paulo de Tarso, Apóstolo

2 comentários:

  1. Aprendi muito com este artigo. Como são as coisas de Deus, um texto publicado em 2013 vem me abençoar 4 anos depois.

    ResponderExcluir
  2. Gosto demais de ler sobre Josue e achei de muita sabedoria a forma didatica e ilustrativa que o autor do artigo colocou no subtitulo como: Deus fala 7 vezes a mesma coisa. Maravilhoso como Deus faz tudo calculado, perfeito...

    ResponderExcluir