quarta-feira, 5 de junho de 2013

Série do Egito para Jerusalém: "O EFEITO EMANUEL"



O EFEITO EMANUEL

E me farão um santuário, para que eu habite no meio deles. (Exo 25:8)

Todavia, digo-vos a verdade, convém-vos que eu vá; pois se eu não for, o Ajudador não virá a vós; mas, se eu for, vo-lo enviarei. E quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: do pecado, porque não crêem em mim; da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais, e do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado. (Joh 16:7-11)

A Palavra EMANUEL literalmente quer dizer: Deus em nós; Deus conosco; Deus dentro de nós; Deus unido a nós. Este foi sempre o maior anseio de Deus para seu povo.
Quando Deus nos criou, seu plano original era de que pudéssemos nos multiplicar e Reinar nesta Terra, neste Mundo Natural, criado por Ele, e que através disto, Ele pudesse se manifestar em nós e através de nós.
O pecado nos separou de Deus, mas, jamais O Eterno deixou de trabalhar para que seu Sonho viesse a cumprir-se.

No Egito, o povo escravo, sofrendo terrivelmente começou a Clamar a Deus, por Liberdade, para serem livres da terrível opressão por que passavam, mas, jamais podiam imaginar, o que Deus estava reservando para eles. Talvez o anseio de ser livres, para um povo escravo, sequer tocava ir para uma Terra onde se manava leite e mel. Talvez, para eles qualquer pedaço de Terra mesmo servisse.... Qualquer coisa que fosse deles e onde eles pudessem ser donos de seus destinos já estaria bem... Mas, O SENHOR, sempre faz infinitamente mais do que podemos pedir ou pensar...

 O PECADO, A JUSTIÇA E O JUÍZO

PECADO

Não é assim conosco? Antes distantes de Deus, por quantas vezes choramos, nos desesperamos, achamos que era o fim, e em nosso clamor, no nosso choro desesperado, queríamos apenas que as lutas dentro de casa acabassem; ou que neessidade tal fosse diminuída; ou que a dor de uma enfermidade dilacerante fosse aliviada; ou ainda que a solidão e a tristeza por poucos momentos fosse dar uma volta... Mas, de repente... DEUS!

O Espírito Santo, alguém ainda muito difícil de entender, mas, se pensarmos bem, alguém que sempre esteve por perto, se realmente pararmos para pensar um pouco...

Aquela Voz Interior; Aquela Luzinha Vermelha; Aquele tal de Grilo Falante; Aquele “Anjinho lutando contra o Diabinho”, quantas imagens nos vêm à mente, de alguém, que realmente sempre esteve por perto, sempre realmente falou no mais profundo do nosso ser: No nosso espírito.

Ele falava de fora, e geralmente nos mostrando que “Burrada fizemos”, ou Disparando um Alarme que parece que só nós ouvíamos... Era Ele!

Fazendo o que? Nos convencendo do Pecado. Porque? Porque não conhecíamos a Deus!

Se alguém não acha que está errado, quem o convencerá que precisa de Deus? É muito comum ao falarmos de Jesus pra alguém, tal pessoa dizer: Não preciso! Já tenho religião, sou bem financeiramente, tenho família, pago meus impostos, pratico esportes, me divirto com meus amigos, até faço caridade....rssss MISERÁVEL!

“...Portanto diz: Deus resiste aos soberbos; dá, porém, graça aos humildes.”
(Tiago  4:6)

Agora a alguém desesperado, porque sabe que fez bobagens; para alguém que pensa: Meu Deus, como eu cheguei a este fundo de poço; Eu me arrependo do que fiz! Para estes O Espírito vai apresentar a Jesus Cristo... Como? Primeiro mostrando que a vida que temos levado sem Deus, é uma prisão, que como um labirinto, nós mesmos nos metemos, e não conseguimos achar saída. A SAÍDA? Uma pessoa, um Nome: JESUS.

JUSTIÇA

Pensamos num ideal sobre Justiça, que são atos que nos devolvam o equilíbrio. Que imponham a alguém o ressarcimento de um prejuízo a outrem; que suavize ou retire o sofrimento causado; baseados em que? No que? Jesus, quando viveu nesse mundo jamais pecou! O pecado é pago por Deus como um salário de um trabalhador com a MORTE! E Jesus não fez juz a tal salário! Sua morte foi INJUSTA! Tal injustiça, abriu uma possibilidade; quebrou definitivamente a ENGRENAGEM DA LEI, que dizia: Quem pecar terá de morrer!
Está aí o Ápice do Plano da Redenção de Deus para os seres humanos, destinados todos à morte e à condenação Eterna, por conta do pecado que todos praticamos: Jesus Morreu!
É isso que anunciamos na CEIA DO SENHOR, a Sua Morte, até que Ele venha!

Por que? Porque a Morte não foi O Seu Fim! Ele por nunca ter pecado, e por ter levado sobre si os nossos pecados e mais do que tudo, por te PERDOADO OS NOSSOS PECADOS! Ele não ficou preso, na condenação da Morte que lhe foi Injusta, Ele ressuscitou! Verdadeiramente Jesus Cristo Ressuscitou dentre os mortos! Onde está Morte o teu aguilhão? O Aguilhão da Morte é O PECADO!

A Injustiça feita a Jesus Cristo, redundou em Justiça feita em nós, que não merecíamos! Jesus voltou ao Pai, este é o Caminho para os que Nele estão! Nosso Destino, é maior, do que viveu O Homem em toda a sua história, desde sua Criação... Antes o homem vinha visitar a Deus.... Por Jesus, que Voltou para O Pai, nosso Destino será estar com ELE, O Eterno para sempre! Ele nosso Deus, e nós seu povo!

JUÍZO

Não vai acontecer! Já aconteceu... Satanás, já perdeu! A Bíblia diz que quando Satanás caia do Céu, Jesus o via, e ali Ele nos deu autoridade contra as trevas.
A Bíblia também diz que: Quem crê em Jesus, não será julgado, quem não crê Nele já está condenado! Porque?

Porque já foi feito, já está consumado!

“e, tendo despojado os principados e potestades, os exibiu publicamente e deles triunfou na mesma cruz.” (Col 2:15)

Jesus recebeu o Juízo que nos devia ser imposto, por conta dos pecados que praticamos. A Rebeldia, a Iniquidade que Satanás com terrível persuasão enganou o homem, e o tem feito em todas as gerações, foi definitivamente cravado naquela Cruz sanguinolenta, em Jesus, que também foi para O Hades, o Lugar de Sofrimento em nosso Lugar. Um Justo, padecendo pelos Injustos.
Quando os Injustos, lhe invocarem O Nome, clamarem por Seu Perdão, saberão: Também O Perdão, já lhes foi dado... Onde? Quando? No mesmo lugar! Na Cruz.

Todo O Juízo que com nosso pecado atraímos sobre nós, Jesus sofreu, em nosso lugar, e tendo feito isso, destruiu o plano infernal de nós para sempre estarmos distantes de Deus! Quem poderia pensar em algo tão tremendo? Quem poderia ir tão profundo para salvar INJUSTOS? QUE AMOR É ESSE?

EMANUEL DEUS CONOSCO – DEUS EM NÓS

Todas estas coisas são, ou eram um processo, que na verdade passamos, sem dar conta de tantos detalhes, sem conhecer nem de longe a PROFUNDIDADE DO AMOR DE DEUS... Mas, há um dia que dizemos: ENTRA EM MEU CORAÇÃO!

ALELUIA!

Num dia, saímos do Egito; num dia recebemos as Leis de Deus que dizem todas uma só coisa: EU AMO VOCÊS, e pra sempre vocês serão O meu povo e Eu serei O Deus de vocês, e DE REPENTE... Ele entra! Faz morada! Habita em nós...

Ah! Fico imaginando aquela estrebaria onde Jesus nasceu, um lugar sujo, fétido.... Tão mais limpo no entanto do que O Meu Coração, quando Ele entrou!

Façam um Santuário para que Eu possa habitar no meio de vós... Abram a porta pra que eu possa morar nos vossos corações... Tá eu faço! Tá eu abro!

Ele vai dizer quais materiais serão usados; Ele vai dizer como serão os móveis; Ele vai levantar os melhores artificies para fazer tal obra; Ele vai por nossa casa em ordem.... Lá no deserto havia um lugar chamado Santo dos santos, O Lugar da Presença de Deus, na gente, este lugar é o nosso espírito.

Entra Jesus, Entra Emanuel... “Deus pertinho”, Como eu poderia imaginar, que Deus me ama tanto assim, a ponto de querer vir morar dentro de mim....

Uma canção que marcou a vida de muitas pessoas dizia: “Edifica em mim, uma morada para Ti; Um lugar onde O Teu Espírito possa sempre estar...”

Ele O Espírito Santo, O Consolador, que antes falava sempre com sua Voz marcante: VOCÊ PRECISA DE DEUS! Quando abrimos a Porta de nosso Coração, Ele entra e faz morada em nós...

É muito mais do que deixar de ser escravo; muito mais do que ter “paz interior”; muito mais do que morar em sua própria terra; muito mais do que ter sua vida financeira, emocional resolvida, ou a sua saúde restaurada... DEUS EM NÓS!

Antes só queríamos melhorar de vida; Antes o povo hebreu só queria sair do Egito, mas, agora??? DEUS EM NÓS! Deus habitando em nosso meio; Deus habitando dentro de nós.
Muito mais do que frequentar uma Igreja de domingo; Muito mais do que entrar num tanque pecador seco e sair dele pecador molhado. Muito mais do que simplesmente ter uma Religião... TER ELE!

MUITO MAIS DO QUE PODÍAMOS PEDIR OU PENSAR...

CRISTO EM NÓS!
ESPERANÇA DE GLÓRIA!



Paulo de Tarso, Apóstolo

Nenhum comentário:

Postar um comentário