quarta-feira, 12 de junho de 2013

Série: "Do Egito para Jerusalém" - Não se pode amaldiçoar quem é bendito


NÃO SE PODE AMALDIÇOAR QUEM É BENDITO

E Deus disse a Balaão: Não irás com eles; não amaldiçoarás a este povo, porquanto é bendito. (Num 22:12)

Primeiro a história sobre Balaão (Bilam)...

Balaão é uma figura muito enigmática do Antigo Testamento, porque ele conhecia a Deus, falava com Ele, e também ouvia a Sua Voz e a discernia...
No entanto este profeta, não tinha caráter. Ele se vendia e conhecendo a Voz de Deus, profetizava para as pessoas aquilo que elas queriam ouvir, ou profetizava aquilo que elas quisessem, desde que alguém pagasse por isso.
No final da história, impossibilitado por Deus, de amaldiçoar o povo de Deus, ele ensina o rei dos Moabitas, Balaque, como destruir o povo de Deus, que é lançando no caminho do povo armadilhas, para que o povo peque e então se torne presa fácil do Mal.
Balaão também fica conhecido, porque quando ele estava no caminho para fazer o que era mal aos olhos de Deus, sua Mula, vendo a Jesus (O Anjo do Senhor), deteve-se e quando apanhava do cego profeta Balaão, a Mula lhe retruca: Porque você me bateu três vezes?

Moral da história: É melhor ser uma Mula e ver a Deus, e não andar nos caminhos que Deus não nos mandou andar... Do que ser um profeta, um pastor, um apóstolo, ungidão, conhecido e midiático, e se vender pelo dinheiro, e profetizar mentiras, e levar o povo à prostituição e a comer da mesa dos demônios (carnalidade, uma vida de pecados e ligada ao mundo), e ao mesmo tempo, estar comendo da Mesa do SENHOR (vir à igreja, participar da Comunhão dos Santos, ser de alguma forma ministro do evangelho)...

Veja o que Jesus fala acerca de Balaão à Igreja de Pérgamo, e ainda o que dizem Pedro e Judas, a respeito deste profeta corrompido:

“entretanto, algumas coisas tenho contra ti; porque tens aí os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, introduzindo-os a comerem das coisas sacrificadas a ídolos e a se prostituírem.” (Ap. 2:14)

“Mas estes, como criaturas irracionais, por natureza feitas para serem presas e mortas, blasfemando do que não entendem, perecerão na sua corrupção, recebendo a paga da sua injustiça; pois que tais homens têm prazer em deleites à luz do dia; nódoas são eles e máculas, deleitando-se em suas dissimulações, quando se banqueteiam convosco; tendo os olhos cheios de adultério e insaciáveis no pecar; engodando as almas inconstantes, tendo um coração exercitado na ganância, filhos de maldição; os quais, deixando o caminho direito, desviaram-se, tendo seguido o caminho de Balaão, filho de Beor, que amou o prêmio da injustiça,” (2Pe 2:12-15)

“Ai deles! porque foram pelo caminho de Caim, e por amor do lucro se atiraram ao erro de Balaão, e pereceram na rebelião de Coré. Estes são manchas nas vossas reuniões de Amor e Comunhão, quando se banqueteiam convosco, pastores que se apascentam a si mesmos sem temor; são nuvens sem água, levadas pelos ventos; são árvores sem folhas nem fruto, duas vezes mortas, desarraigadas; (Jud 1:11-12)


Em outras palavras, se conhecerem algum Balaão, ou se perceberem que alguém se comporta desta maneira... Saiam fora!

Voltando ao nosso tema...

Deus ama o seu povo. Povo que tem defeitos, povo que o desonrou, quando não acreditou que Ele era capaz de conduzi-los à Conquista da Terra Prometida, mas, é o povo de propriedade exclusiva de Deus. Aquela geração infelizmente morreria no deserto, mas, sempre haverá um REMANESCENTE FIEL, dentro de um povo de dura cerviz, que não se dobra à vontade de Deus, um grupo de pessoas que amam o Eterno, e estão prontos a andar quantos quilômetros a mais forem necessários, e também esperar o tempo que for preciso, mas, vão atrás de Deus, não se desviando nem para a esquerda e nem para a direita, do propósito que Deus sonhou para as suas vidas... Deste remanescente e por causa deste remanescente, Deus tem zelo e impede que qualquer palavra maligna venha prender-lhes, feri-los, ou ser tropeço em seu caminho.

É muito emocionante ver na boca de alguém pago para amaldiçoar, vendido ao Diabo, a impossibilidade de pronunciar maldição contra o povo de Deus, porque Deus transforma as Maldições em Bênçãos, na própria boca do profeta vendido.

Ser amado por Deus é a coisa mais maravilhosa do Universo:

E Deus disse a Balaão: Não irás com eles; não amaldiçoarás a este povo, porquanto é bendito. (Num 22:12)

Como amaldiçoarei a quem Deus não amaldiçoou? e como denunciarei a quem o Senhor não denunciou? Pois do cume das penhas o vejo, e dos outeiros o contemplo; eis que é um povo que habita só, e entre as nações não será contado. Quem poderá contar o pó de Jacó e o número da quarta parte de Israel? Que eu morra a morte dos justos, e seja o meu fim como o deles. Então disse Balaque a Balaão: Que me fizeste? Chamei-te para amaldiçoares os meus inimigos, e eis que inteiramente os abençoaste. (Num 23:8-11)
  
Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele dito, não o fará? ou, havendo falado, não o cumprirá? Eis que recebi mandado de abençoar; pois ele tem abençoado, e eu não o posso revogar. Não se observa iniqüidade em Jacó, nem se vê maldade em Israel; o senhor seu Deus é com ele, no meio dele se ouve a aclamação dum rei; É Deus que os vem tirando do Egito; as suas forças são como as do boi selvagem. Contra Jacó, pois, não há encantamento, nem adivinhação contra Israel. Agora se dirá de Jacó e de Israel: Que coisas Deus tem feito! Eis que o povo se levanta como leoa, e se ergue como leão; não se deitará até que devore a presa, e beba o sangue dos que foram mortos: Então Balaque disse a Balaão: Nem o amaldiçoes, nem tampouco o abençoes:
(Num 23:19-25)

Quão formosas são as tuas tendas, ó Jacó! as tuas moradas, ó Israel! Como vales, elas se estendem; são como jardins à beira dos rios, como árvores de aloés que o Senhor plantou, como cedros junto às águas. De seus baldes manarão águas, e a sua semente estará em muitas águas; o seu rei se exalçará mais do que Agague, e o seu reino será exaltado. É Deus que os vem tirando do Egito; as suas forças são como as do boi selvagem; ele devorará as nações, seus adversários, lhes quebrará os ossos, e com as suas setas os atravessará. Agachou-se, deitou-se como leão, e como leoa; quem o despertará? Benditos os que te abençoarem, e malditos os que te amaldiçoarem. Pelo que a ira de Balaque se acendeu contra Balaão, e batendo ele as palmas, disse a Balaão: Para amaldiçoares os meus inimigos é que te chamei; e eis que já três vezes os abençoaste. (Num 24:5-10)

A Igreja, O Corpo de Cristo, hoje pode estar tão terrivelmente ferida, como Jesus Cristo, na Cruz do Calvário. Qualquer que olhar para o povo de Deus, talvez não consiga ver beleza nem formosura... Mas, está escrito: “Nem um de seus ossos foi quebrado!”
Há e sempre haverá uma estrutura que não foi e nunca será tocada. E portanto, o melhor lugar do mundo onde se pode estar é na Igreja de Jesus Cristo! Há um movimento por aí de pessoas que acham que não precisam frequentar igrejas e que podem fazer suas orações e cultuar a Deus livres, mas, um dia ouvi o Apóstolo Francisco Nicolau dizer: “ É melhor estar na pior igreja do mundo do que fora da Igreja do Senhor...”

Anos atrás, convidei um Pastor muito maduro e experiente para falar para os pastores de nossa igreja e para pessoas que almejavam este ministério. Este irmão por mais de duas horas falou sobre as dificuldades, as desventuras, as dores, as traições, a solidão dos que exercem este chamado, e eu percebia que aquele grupo ia cada vez mais, afundando nas cadeiras, e lá pelas tantas, aquele amado irmão disse: “É... tudo isso é o que tenho visto nos dias do meu ministério, mas, cada vez que eu olho pra o povo de Deus, eu me lembro do que Deus falou a respeito dos seu filhos quando estavam no deserto: “Quão formosas são tuas tendas Oh Jacó e as tuas Moradas Oh Israel!”, e então eu me alegro de novo, porque problemas realmente existem, mas, amar e cuidar do povo de Deus é a coisa mais preciosa do Mundo, e O Eterno me deu a honra de fazê-lo.


Paulo de Tarso, Apóstolo

Nenhum comentário:

Postar um comentário