quarta-feira, 19 de junho de 2013

Série: "Do Egito para Jerusalém" - NOS LIVRA DE CAIR NA TENTAÇÃO


NOS LIVRA DE CAIR NA TENTAÇÃO

Ora, Israel demorava-se em Sitim, e o povo começou a prostituir-se com as filhas de Moabe, pois elas convidaram o povo aos sacrifícios dos seus deuses; e o povo comeu, e inclinou-se aos seus deuses. Porquanto Israel se juntou a Baal-Peor, a ira do Senhor acendeu-se contra ele. (Num 25:1-3)

Como o pássaro no seu vaguear, como a andorinha no seu voar, assim a maldição sem causa não encontra pouso (não prospera). (Pro 26:2)

Depois de Deus ter provado O Seu Amor para com o seu povo, impedindo que o Malígno Balaão o amaldiçoasse, aquele perverso, ou melhor, quem agia através dele, lança armadilhas para que o povo de Deus caísse. Que armadilhas? Tentações.

Os homens de Israel não obstante o óbvio: Suas mulheres eram lindas, e mais ainda: eram deles, e mais do que tudo eram mulheres de Deus, que serviam a Deus e cujos casamentos e relacionamentos eram abençoados pela Presença e Pela Santidade de Deus.
Os moabitas usaram a sedução de suas mulheres, talvez, a maneira de se vestirem; a maneira de se mostrarem diferentes das mulheres hebreias; a licenciosidade que aguça a imaginação, o desafio pelo proibido como levou Eva a cair, tem levado pessoas em todas as gerações, a serem roubados das coisas maravilhosas que Deus sonhou pra nós.

O que se manifestou em seguida é um dos exemplos mais transparentes da Bíblia, do que acontece quando cedemos às tentações sejam lá de que propensão para o pecado vierem: Logo depois do pecado consumado, os homens em pouco tempo estavam se prostrando diante dos ídolos dos Moabitas. Em outras palavras:

Não há como servir a dois senhores! Ou você vai agradar a um e desagradar ao outro, ou vice versa.

O ídolo não é nada! O que é um ídolo? Um boneco feito de barro, gesso, madeira? Uma árvore, uma montanha, uma estrela, um artista famoso, um religioso qualquer? O que é um ídolo?

Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos do homem. Têm boca, mas não falam; têm olhos, mas não vêem; têm ouvidos, mas não ouvem; têm nariz, mas não cheiram; têm mãos, mas não apalpam; têm pés, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta. Semelhantes a eles sejam os que fazem, e todos os que neles confiam. Confia, ó Israel, no Senhor; ele é seu auxílio e seu escudo. (Psa 115:4-9)

Os ídolos são criados pelos seres humanos. Dá-se à qualquer coisa a honra devida a Deus, se credita a um ídolo poderes para resolver problemas, para tirar agústias, para desfazer prisões, para alegrar o coração, para trazer paz interior...

Há pessoas que acham isso em remédios, drogas, no consumismo, no trabalho, num hobby, num vício qualquer, numa religião, num líder carismático... O ídolo é “OBRA DAS MÃSO DO HOMEM”, o ser humano mesmo arruma esta desgraça para a sua vida... porque DESGRAÇA? Porque o ídolo não é nada, o problema é o que está por trás do ídolo!

O começo usar drogas pode ser uma diversão, depois vira uma cadeia.
No começo o sexo fora do Casamento pode ser incrível, mas, trará consequências pra muitas pessoas direta ou indiretamente.
No começo trabalhar 14 horas por dia pode ser símbolo de esforço e dedicação, ainda mais recompensado por promoções e aumentos de recursos, mas, quando a família for destruída, quando a saúde for consumida, quando ídolo for quebrado (neste caso), por uma demissão, aposentadoria, etc.... Tudo na vida do adorador daquele ídolo estará em ruínas...

Porque “Semelhantes a eles sejam os que fazem, e todos os que neles confiam”. A identificação entre o ídolo e o adorador, vem da Identificação entre nós e O Deus Vivo!

Os que preferirem o pecado, em algum tempo estarão tão emaranhados nele, que não dará mais para se distinguir onde está o pecado e onde está o pecador... Que situação infeliz!

Por que tudo isso? Porque o Egito ainda estava no coração daquele povo. Depois de tantas experiências com Deus, depois de tanta coisa... Deus os amava, mas, eles caiam nas coisas mais baratas, porque o coração deles ainda estava preso ao passado! Agiam e pensavam ainda como escravos. Não se davam conta que eram o povo de Deus, e agora aquelas situações não faziam mais parte de suas vidas!

Você pode tirar um porco de um chiqueiro, lavá-lo, perfumá-lo, penteá-lo (se for possível), mas, quando você o soltar ele vai correndo novamente à lama...

Uma pessoa que viva presa na miséria, quando ganha uma casa boa, e uma condição melhor, se a miséria não sair de seu coração, em pouco tempo, o lugar estará sujo, destruído e arruinado, pior do que no passado.

Um pecador pode parecer santo, mas, quando ninguém estiver olhando ele vai voltar e praticar o pecado... Porque? Porque ele não nasceu de novo!

Porque ele não entendeu que foi livre do pecado, da escravidão, (DO EGITO). Ele não pensa como livre, ele não pensa que determinadas coisas o separarão de Deus, o separarão de suas promessas, o distanciarão de seu futuro de das conquistas que Deus sonhou para ele...
O Nascer de novo é algo sobrenatural; é mais do que frequentar uma igreja; é mais do que fazer uma oração de confissão; é mais do que fazer parte de um ministério; é mais do que ficar algum tempo lutando contra algo porque sabemos que é errado.... É odiar o que é errado, porque aquilo não faz mais parte da nossa vida...

É saber que o que pode ser prazeroso no começo, pode virar um vício em seguida, e converte-se num deus, numa fortaleza interna, num senhor que nos terá como seus escravos... Sempre por trás de um ídolo que em si não é nada, está um demônio que escraviza as pessoas que Deus ama...

Não eu não quero; não eu não vou; não isso não é mais pra mim; não importa o que pensem de mim, o que importa é que sou livre, sou filho de Deus, sou herdeiro da Terra Prometida, sou herdeiro de Deus, co-herdeiro com Cristo... Nada mais em minha vida, terá o status de me escravizar, porque DEUS, me fez livre! Sou livre! Livre para servir o Deus  Único e Verdadeiro!

Jesus nos ensina a orar

Quando Jesus nos ensina a orar através de seus discípulos, entre outras coisas Ele nos ensina a dependermos de Deus e clamarmos por sua ajuda, para que não venhamos cair em tentação.

É impossível que as tentações não venham. Elas virão porque vem da parte dos demônios, que em rebeldia contra Deus, tem a liberdade para nos tentar...
Deus não vai impedir que sejamos tentados, mas, Ele nos fortalecerá para que não caiámos nas tentações, se de fato este for um desejo do nosso coração, e se O Buscarmos pra isso!

Se entendermos que algo nos afastará de Deus deveríamos execrar tal coisa... Mas, as tentações se dão em áreas em que há uma propensão nossa para cair nela. O que fazer? Odiar o pecado, e por isso, quando formos tentados clamarmos a Deus, para que tais ciladas sejam destruídas.

Nós pecamos? Sim pecamos! “Se dissermos que não pecamos, nos enganamos a nós mesmo, a verdade não está em nós, mas, se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos limpar de toda a nossa iniquidade” (I Jo.1: 8 e 9)

A estratégia do SATANÁS (Acusador), sempre foi e sempre será a mesma: Ele nos incita a reagirmos (nos tenta)... Quando reagimos ao impulso da tentação, pecamos, e abrimos nossa vida para as maldições, para as prisões, etc...

Sim, todos os cristãos pecam, mas, nenhum cristão pode ser um pecador contumaz, alguém que sabe que está errado e que permanece no erro, porque não acredita que seja possível viver de outra maneira... Isto é ser escravo, a consequência: Vai morrer no deserto, porque O Egito, ainda está em seu coração.

Como Satanás tentou a Eva, em algo que parecia especial para ela (era bonito aos olhos, agradável ao paladar e podia dar entendimento), ela foi tentada no corpo, em sua alma e no espírito: Foi incitada para algo bonito, saboroso, e que tinha o poder de fazê-la superior ao que era e igual a Deus...

Pra que se prender? Pra que ser escravo? Porque não experimentar? Porque não ir além? O que há além? Vamos você pode? O prazer, você merece, você luta tanto, você trabalha tanto, você sofreu tanto... Vamos, pegue, tenha, toque, entre, tome, experimente, possua... O ídolo passa a ser você, satisfazer os teus desejos, mas, por trás deste ídolo, está sempre um demônio...

Ser escravo, não é estar privado de fazer o que bem lhe convier. É ser enganado para fazer aquilo que lhe será por destruição e depois não conseguir mais sair desta condição.
Ser livre não é viver sem regras, é submeter-se a elas, não por obrigação, mas, por amor.

Deus nos chamou à Liberdade!
Para o pecado? De maneira nenhuma!
Ele nos chamou à Liberdade da Santidade. Eu não vivo mais, Cristo vive em mim!

Eu sou dono da Terra Prometida, o deserto pouco me interessa... Não vou viver aqui pra sempre eu tenho um lugar lá!
Eu vou plantar e vou colher! Eu vou pra aquilo que é meu!

Você pode viver 40 anos num deserto, ou numa igreja, mas, se não nascer de novo, se não morrer para o mundo da escravidão e não nascer para a Nova Vida em Cristo... Areia será a tua possessão, e a tua morte, será o que de melhor vai te acontecer... Porque a Eternidade sem Deus, não pode ser descrita, porque nossa mente não pode compreendê-la...

Vamos ore! Deus me livra de cair na tentação e me livra do Mal!


Deus, eu pequei, me perdoa! As pessoas que pecaram contra mim: Eu perdoo, mas, Deus, não me deixe morrer neste deserto, não me deixe aqui neste lugar sem a Tua Presença!


Mas agora, libertos do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna. Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor. (Rom 6:22-23)
           
  
Paulo de Tarso, Apóstolo

Nenhum comentário:

Postar um comentário