quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Série - As cartas de Amor de Jesus - "Contaminação e Imoralidade"


“Ao anjo da igreja de Pérgamo escreva o seguinte: “Esta é a mensagem daquele que tem a espada afiada dos dois lados. Eu sei que vocês moram aí onde está o trono de Satanás. Vocês são fiéis e não abandonaram a fé que têm em mim, até mesmo quando Antipas, minha testemunha fiel, foi morto aí em Pérgamo, onde Satanás mora. Mas tenho algumas coisas contra vocês: há entre vocês alguns que seguem o ensinamento de Balaão, que mostrou a Balaque como fazer com que o povo de Israel pecasse, dizendo que os israelitas deviam comer alimentos oferecidos aos ídolos e cometer imoralidades. Assim também estão entre vocês alguns que seguem os ensinamentos dos nicolaítas. Arrependam-se! Se não, eu logo irei até aí e, com a espada que sai da minha boca, lutarei contra essa gente. “Portanto, se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam o que o Espírito de Deus diz às igrejas. “Aos que conseguirem a vitória eu darei do maná escondido. E a cada um deles darei uma pedra branca, na qual está escrito um nome novo que ninguém conhece, a não ser quem o recebe.” (Ap. 2:12-17)

Qual pessoa apaixonada não daria importância às declarações escritas por seu amado?
Ao darmos a devida importância à mais uma “carta de amor” de Jesus à Sua amada Igreja, estamos declarando que não apenas somos parte desta Igreja, mas que também desejamos corresponder à Sua expectativa com relação a nós, Sua noiva.

Agora Jesus se identifica como aquele que tem a espada afiada dos dois lados, e em Hb 4:12 diz : ¨”Pois a palavra de Deus é viva e poderosa e corta mais do que qualquer espada afiada dos dois lados. Ela vai até o lugar mais fundo da alma e do espírito, vai até o íntimo das pessoas e julga os desejos e pensamentos do coração delas”.

E como aquele que tem a espada afiada capaz de discernir pensamentos e intenções, Ele passa a dizer que conhece todo o contexto onde os moradores daquela cidade estavam inseridos, mas Ele não estava atrás de DESCULPAS, mas de mudanças como resposta à tudo que iria apontar em seguida.

Há poucos dias atrás, ouvimos esta frase do Apóstolo Paulo: “Sei que todos vocês tem excelentes desculpas, como tempo, trabalho, etc, mas nada disto tira nossa responsabilidade diante daquilo que Deus espera de nós”
Então hoje a primeira coisa que faremos é nos livrar de todas as nossas desculpas para nossos erros e pecados, e vamos decidir ouvir o que Jesus está dizendo! Não nos resta outra coisa a fazer!
Pérgamo era uma cidade muito próspera e culta (veio de lá o pergaminho que substituiu o papiro), mas também extremamente idólatra, pois era um importante centro de adoração a falsos deuses. Onde há adoração há um trono, e neste caso de satanás.
A perseguição sofrida pela igreja até então não havia sortido o efeito que satanás desejava de acabar de vez com o avanço do Evangelho do Reino, então numa manobra já conhecida, porém infelizmente eficaz, há neste momento um “casamento” entre a igreja cristã e o Estado. Com isso a perseguição cessa, e aqueles que antes eram perseguidores, passam agora a financiar a igreja e isto parece bom aos olhos da igreja que passa a abrir mão da fé genuína e bíblica, para parecer mais acessível, simpática às outras religiões, abrindo portas para a imoralidade e a inevitável contaminação pela influência das práticas pagãs. Foi isto que Balaão instruiu a Balaque, não podendo amaldiçoar àqueles a quem Deus abençoou, ele ensinou como fazer com que o povo se contaminasse comendo comidas oferecidas a ídolos e casando-se com as mulheres de outros povos e aderindo ao estilo de vida dos povos pagãos. Afastando-os assim do Único e Verdadeiro Deus e seu protetor, facilmente seriam destruídos.
Quantos “nada a ver!”, Quantos “radical demais!” Quantos “assim não agradamos as pessoas e elas não vêm à igreja!” Quanta associação temos feito e permitido que se faça para parecermos “normais” aos olhos do mundo? Quanto que por “um pouco de dinheiro” por mês, abrimos mão da santidade que o Senhor requer de nós? E por aí vai...
Porque na verdade com tantas “DESCULPAS” admitimos ou suportamos a contaminação e imoralidade que nos separam de Deus, mas Aquele que discerni a intenção de nossos corações nos chama à VERDADE, de que não queremos muitas vezes é abrir mão do “mundo” e o que ele oferece, mas isto trará destruição para nossa vida mais cedo ou mais tarde.
Isto só você pode fazer: abrir seu coração e deixar o Espírito Santo te convencer de toda contaminação e imoralidade que ainda estão agindo na sua vida.
Esta é a hora Dele nos purificar, limpar, é a hora de desfazermos as associações e despedirmos seus frutos, como fizeram os israelitas no dia em que decidiram firmar uma aliança verdadeira com Deus.
Por fim é importante notar que a Advertência de Jesus é para alguns e não para todos. Porque há aqueles que são fiéis e têm mantido sua fé inabalável em Jesus... Mas, o desafio para todos é observar que Jesus está olhando para nós. Está olhando para a nossa igreja, para o grupo do qual fazemos parte (nossa igreja local, ou a igreja em nossa nação – não importa), e Ele está dizendo que este mal está no nosso meio. O que fazemos a respeito disso? Os que estão sendo fiéis dormem em paz, com este carinho de Jesus, ou se despertam por amor de nossos irmãos e então vamos dizer: É errado o que estão fazendo e isso trará conseqüências graves pra vocês!
No deserto quando Balaão colocou armadilhas para que o povo caísse em prostituição, 24 mil homens do povo que tinham se prostituído foram mortos, e naquele dia um homem fiel chamado Finéias (Pinchás), recebeu uma promessa de Deus, que o seu sacerdócio seria mantido para sempre numa Aliança de Paz, porque ele destruiu no meio do seu povo o pecado contra Deus.
Deus não quer que matemos nossos irmãos hoje que estão presos pelos laços do Diabo, mas, que com as nossas espadas nas mãos lutemos contra todo engano do diabo, toda desculpa para nos conformarmos com este mundo, todo engano, com o qual temos permitido a prostituição no nosso meio, para que Jesus não tenha que desembanhar a Sua Espada para Lutar contra estas pessoas.

Rosilene e Ester, pastoras
Igreja Apostólica Betlehem






Nenhum comentário:

Postar um comentário