terça-feira, 2 de agosto de 2011

Série - As cartas de Amor de Jesus - Às 7 igrejas


E te tomarei para mim e casarei contigo para sempre; sim, te tomarei para mim e casarei contigo em justiça, e em juízo, e em misericórdia, e em compaixão; te tomarei para mim e casarei contigo em fidelidade, e você conhecerá o ETERNO. (Os. 2:19-20 – tradução Ap. Paulo de Tarso Fernandes)

Duvido que alguém que seja casado, não tenha escrito alguma carta de amor, falando dos sonhos, dos projetos, exaltando as qualidades da amada, ou não tenha sido correspondido por uma doce cartinha de sua querida... Duvido que hoje os noivos, não façam isso, talvez através dos e-mails, facebooks, etc...
Somos a Imagem e Semelhança de Deus, e Jesus, o nosso Amado Noivo, fez isso, escreveu Cartas de Amor para todos nós, manifestando o quanto nos ama, o quanto nos valoriza, porém, como é Deus, e Justo e Maravilhoso, e só poderá nos tomar para Si, em Santidade e em Justiça, em Misericórdia e Compaixão, em Fidelidade e para Sempre, nos escreve também advertindo-nos acerca de várias áreas de nossas vidas, em que precisamos ser melhores, em que precisamos nos corrigir, em que precisamos, tomar o padrão de uma Rainha, porque o nosso Noivo é O Rei dos reis e O Senhor dos senhores.
Assim como há na Bíblia a descrição de uma judia chamada Ester, que se preparou durante meses para casar-se com o Rei, nós precisamos nos valorizar, porque para receber a Coroa que nos está proposta, e para sermos apresentados, ao Criador dos Céus e da Terra, precisamos estar à altura, do nosso amado Jesus, e por isso, Ele escreve cartas: 7 cartas, 7 cartas de amor, 7 cartas de amor verdadeiras, 7 cartas de amor que expressam nossas qualidades, 7 cartas de amor que expressam nossos defeitos, 7 cartas de amor que nos dá orientações através das quais podemos nos corrigir, 7 cartas de amor com promessas para aqueles, dentre nós que forem fiéis, (fiéis até o fim), os que vencerem, os que por Amor se esforçarem, que por Amor se submeterem e se corrigirem, 7 cartas de amor para aqueles que O amarem verdadeiramente até o fim...
Estas Cartas de Amor, não demonstram que Aquele que vai se casar conosco, é um alienado e não imagina as dificuldades que teria se casasse conosco da maneira que nos encontramos hoje... Demonstra que Ele nos conhece tão a fundo e mesmo assim, (com tantos problemas), não desiste de nós. Como não se APAIXONAR PERDIDADEMENTE, por alguém que mesmo nos conhecendo tão profundamente, continua nos amando e nos quer para si?
É necessário porém, que sejamos mudados, transformados, curados, sarados, santificados... E, Ele mesmo se empenha em nos ajudar a fazer isso... Ao Nosso Amado Noivo, honra, glória, majestade, louvor, e a nossa mais completa fidelidade e Amor Eterno... É o que eu gostaria de juntamente com vocês, responder ao nosso Amado, nas páginas que estão sendo escritas nestes dois mil anos, e que agora chegou a nossa vez, de acrescentar algumas frases.

Quem é o Autor das Cartas?

Jesus, Ele aparece para João, que estava preso numa ilha, e em visão se mostra a João como Ele é, e como O Veremos na Eternidade: Glorioso! Seus olhos como labaredas de fogo; sua voz como a voz de muitas águas, seus cabelos: brancos como a neve branquinha e como um novelo de lã (ah! Ele é O Cordeiro!), os seus pés descalços revelam Todo domínio e autoridade nos Céus, na Terra e embaixo da Terra... Este é Jesus, O Nosso Noivo, O Nosso Amado... No dia do casamento nós O Veremos Assim... Glorioso!

Quem é que escreve as Cartas?

João, chamado de O discípulo Amado, o Único dos Apóstolos do Cordeiro, que não foi morto violentamente, que morreu de morte natural; também ele foi o único, que teve coragem de subir até o Monte da Caveira, quando e onde Jesus foi crucificado, e ficar com Ele ali até o fim... Até o brado: “Está Consumado! Aba, a Ti, entrego O Meu Espírito”. É importante lembrar que O Autor, nosso Amado, é O Rei dos reis e Senhor dos senhores, e Ele quis se utilizar de seu amigo e servo João, para que suas Cartas de Amor chegassem até nós.

Para quem realmente foram escritas estas Cartas e porque 7 Cartas?

As 7 cartas foram escritas às 7 Igrejas. Havia nos dias de João, cristãos em 7 cidades da Ásia. As ruínas destas cidades todas estão hoje na Turquia, país que está tanto na Ásia, quanto na Europa, pois os dois continentes são divididos pelo Mar de Mármara, que está dentro do território Turco.
Estes grupos de cristãos em cada uma das cidades, embora façam parte do Corpo de Cristo, tem características diferentes; têm qualidades, dons, talentos, defeitos, peculiares e particulares, e Jesus trata com cada um deles diferentemente, com um Amor Especial por cada um. Exatamente como trata conosco hoje. As 7 igrejas coexistiam naquela época em que João escreveu as cartas, e naturalmente as coisas que Jesus escreve apontavam para problemas, virtudes, correções, admoestações que Jesus queria manifestar, àquelas pessoas, nossos irmãos, membros do Corpo de Cristo como nós e Noiva do Cordeiro também, porém que viveram naquela época e naquelas cidades.

Há um livro muito interessante do pastor Cho da Coréia, chamado Apocalipse, em que ele descreve situações vividas pela Igreja de Cristo nestes quase dois mil anos de história, e curiosamente, ele demonstra que cronologicamente as 7 igrejas, apontam para períodos dentro desta história da Igreja de Cristo. Haveria então, orientações de Jesus para seu povo em todo este tempo para que pudessem estar sendo preparados para O Encontro com Ele, O Noivo.

O Número 7, na Bíblia, é um número representativo da Plenitude de Deus: “6 dias o homem trabalhará mas, no sétimo descansará”; “seis anos a terra será cultivada mas, no sétimo a Terra descansará”; “Deus criou os céus e a terra em 6 dias e no sétimo dia descansou e santificou o 7º dia”; “durante 6 mil anos (quase) o homem entregou o domínio desta Terra para Satanás, porém a partir do 7º Milênio Cristo governará este mundo e a Noiva do Cordeiro, governará juntamente com seu Amado.

Quando 7 cartas são escritas, às 7 igrejas, Jesus está apontando para o fato que estas 7 igrejas são representativas de Toda a Igreja de Cristo, naqueles dias (havia muitas outras cidades onde haviam cristãos – Jerusalém, por exemplo), mas, Jesus escreveu apenas para aquelas, porque as situações que ali estavam acontecendo representavam toda a Igreja de Cristo, que havia no mundo naqueles dias.
Da mesma forma (durante estes dois mil anos quase), a Igreja de Cristo espalhou-se sobre todo o mundo, mas, as 7 cartas, falam de situações, vividas pelas Igreja de Cristo em todo este período!

A PARTE MAIS IMPORTANTE E QUE NOS TOCA!

As 7 Cartas escritas às 7 Igrejas, falam da Igreja de Cristo hoje. Somos milhões e milhões de cristãos no mundo inteiro agora no século XXI, porém, o que Jesus escreveu, de uma forma atual, totalmente contemporânea, nos adverte, inspira, corrige, motiva e orienta para que possamos ser vencedores contra todo mal e para estarmos santos e imaculados, no dia em que nos encontrarmos com o Nosso Amado Jesus.
Agora bem pessoal... Cremos que as 7 cartas podem estar falando hoje, de características de pessoas que são cristãos hoje, que freqüentam os nossos prédios de domingo, ou que estão sendo pastoreados no Partindo O Pão de casa e que são amados de Jesus, e para quem Jesus escreveu Cartas de Amor. Para mim pouco importa, ficar tentando dizer se aquela denominação se parece mais com uma ou com outra igreja, ou se aquele irmão se parece mais com as pessoas corrigidas deste ou daquele modo por Jesus... Importa para nós, que possamos ler as Cartas de Amor do nosso Noivo, para podermos responder a Ele com atitudes de Amor: Submissão, arrependimento e Santificação. Talvez em nossa congregação, existam pessoas que vivam situações descritas nas 7 cartas, e que Jesus ama profundamente, e para quem Ele diz: “Ao vencedor!”

Quem são os anjos das 7 Igrejas?

Na visão de João, ele vê que nas mãos de Jesus havia 7 estrelas, que depois ele explica serem representações destes 7 anjos, enquanto os 7 candeeiros são as 7 igrejas. Ou seja, um anjo para cada uma das 7 igrejas. A palavra para Anjo em hebraico é “Málach” (Mál-Arr) e em grego é “Anggelos”, e as duas palavras significam Mensageiros, mas, também podem ser usadas para designar Embaixadores, profetas, sacerdotes, mestres, enviados (que seriam apóstolos). Na tradição da Igreja durante estes quase dois mil anos, convencionou-se chamar os pastores das Igrejas de os “anjos das igrejas”, e indubitavelmente os pastores, fazem parte deste grupo que intitula-se como os “Anjos das Igrejas”, porém creio eu, não são os únicos! O governo de Cristo dado à Igreja são os Apóstolos, Profetas, Evangelistas, Pastores e Mestres, e sendo assim, cada um destes ministérios, independentemente de quem ocupa estas funções, são os responsáveis, por tendo recebido uma Carta de Amor do Noivo, para sua Amada (de quem eles todos fazem parte), fazer esta Carta conhecida por todos aqueles que são parte da Igreja, afim de que todos possam saber como O Noivo está nos vendo, quais características, precisamos buscar. O que estamos fazendo de errado, de que maneira, podemos estar prontos para o Dia do Encontro... “O dia e a hora ninguém sabe só O Pai que está nos Céus!”

Como caminharemos nestes próximos tempos?

Os Anjos (mensageiros), que Cristo levantou sobre as nossas vidas (nós aqui da Igreja Betlehem, e quem mais quiser nos ouvir), ouviremos, as Palavra de Amor de Jesus, nos corrigindo, advertindo, nos elogiando muitas vezes, e nos inspirando a permanecer no que é bom, mas, sobretudo, enfrentando o mal, com a absoluta certeza que o nosso esforço em nos manter puros para Ele será recompensado de maneira absolutamente extraordinária.
O Partindo O Pão de casa em casa, é um ministério de cunho pastoral, que objetiva, que possamos cuidar bem das ovelhas de Cristo, que nos foram confiadas, com amor e responsabilidade.
Não nos interessa entrar em discussões teológicas, e escatológicas, mas, se for nossa geração que viverá as coisas descritas para os tempos do fim, ou não; se a Igreja será arrebatada antes da Tribulação, no meio ou no fim... Nada disso, nos interessa agora... O que nos interessa é que... Recebemos lindas cartas de Amor do Nosso Amado... Que ninguém nos leve a mal, mas, COM LICENÇA! POR FAVOR, VAMOS LÊ-LAS, E ENCHER O NOSSO CORAÇÃO DE AMOR E DE ESPERANÇA... Porque Aquele que prometeu, é Fiel para cumprir!

“O Espírito e a Noiva dizem vem!” Maranatá! Vem O REI!

Paulo de Tarso, Apóstolo
Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário