terça-feira, 15 de agosto de 2017

Série: "O Ministério da Cruz" - UMA NOITE DIFERENTE DE TODAS AS OUTRAS NOITES



UMA NOITE DIFERENTE DE TODAS AS OUTRAS NOITES

João 13:1 a 17: 26 – “Ora, antes da Festa da Páscoa, sabendo Jesus que era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim... 17: 26 – Eu lhes fiz conhecer o teu nome e ainda o farei conhecer, a fim de que o amor com que me amaste esteja neles, e eu neles esteja.”

João que foi usado pelo Espírito Santo de uma forma especial para mostrar alguns encontros que Jesus teve com pessoas, que na verdade representam ou mostram o Encontro de Jesus conosco mesmo. Como se a Mulher Samaritana, Nicodemos, a Mulher pecadora, Maria, irmã de Lázaro, fossem expressões do nosso coração em busca Dele, e do Dele buscando pelo nosso.

Assim, não há outro relato da Noite em que Jesus foi traído, com mais detalhes, com mais textos que são usados em inúmeras pregações, textos que muitos conhecem “de cor”, e que às vezes não se dão conta, que todos foram proferidos, naquela noite... Na noite em que Jesus fez Aliança conosco, noite em que Ele ficou Noivo da gente; noite em que Ele prometeu que voltaria para casar conosco; noite em que Ele nos dá um NOVO MANDAMENTO, de que nós: “a Noiva”, nos amássemos uns aos outros.

Quantos sentimentos, quantos pensamentos, percorreram a mente e os corações daqueles doze homens e do próprio Jesus.

Todos acharam de si mais do que deviam. Todos rejeitaram a ideia de que trairiam Jesus poucas horas depois; enquanto Jesus lavava os pés de seus discípulos, alguns pensavam quem deles (dos discípulos era o maior); outros estavam curiosos sobre quem trairia Jesus. Judas, ali, no meio de todos eles tinha em seu coração a firme convicção de trair a Jesus. Ele já tinha acertado a traição com os sacerdotes.

O Nosso Deus e Pai, olhava para aquele Cenáculo (aposento alto, parte superior de uma casa, segundo andar). O próprio Satanás estava ali naquele lugar em Judas. Todos os trilhões de anjos de Deus estavam olhando para aquele lugar com asas abertas e com suas mãos nas espadas, esperando um só comando de Deus. Os demônios todos do inferno estavam ali tentando achar uma brecha para trazerem confusão, discórdia e para precipitarem o que Judas estava por fazer... No meio disso tudo Jesus aparece com uma bacia de água e uma toalha sobre os ombros e então o Mestre passou a lavar os pés de seus discípulos; passou a responder as perguntas deles, ainda que eles não entendessem, pois falava de coisas espirituais e eles só se davam conta das naturais... Jesus nos dá alguns dos segredos mais profundos da parte de Deus em coisas que disse naquela noite.

A palavra através da qual eu (Paulo de Tarso), me converti, foi dita por Jesus ali, naquela noite. Naquela noite Jesus orou por nós.

Ele não orou apenas por aqueles que estavam ali, e que o amavam e que dariam no futuro as suas vidas para que O Evangelho do Reino fosse pregado até aqui nos confins da Terra, mas, Jesus naquela noite orou por mim e por você, aqueles que seriam alcançados por Sua Salvação.

É comum muitas vezes esperamos que alguém ore por nós no final de um culto (não há nada errado nisso), mas, você já parou para pensar e meditar na oração que Jesus fez por você? Fez por nós? Já parou para ver aonde estava o coração de Jesus quando intercedia por nós... “Que eles sejam um Pai, como o Senhor e eu somos um... O Senhor em mim, Eu neles...”

Leia, ouça, pense, repita, decore, releia, receba, viva.


Ministério Pastoral,

Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário