quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Série: "Como ouvir a Deus" - ENTENDIMENTO


ENTENDIMENTO

Is. 5: 13 – “Portanto, o meu povo será levado cativo, por falta de entendimento; os seus nobres terão fome, e a sua multidão se secará de sede.”

Os. 4: 6 – “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porque tu, sacerdote, rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.”

Toda a Palavra de Deus é para nós, não há coisa que Deus tenha tratado com Israel que não nos sirva de exemplo, de advertência, de direção, de ensino. Houve um momento na História da Nação, depois que além de rejeitarem os avisos de todos os profetas de que um juízo viria sobre toda a nação, o povo de Israel que desde sua mocidade, ou seja, que desde que Deus os tirou do Egito, infelizmente sempre tiveram inúmeros exemplos de rebeldia contra Deus, de ingratidão, deixando o ETERNO que os tirou do cativeiro, fazendo para si deuses de metal, de barro, cultuando os deuses da nações canaanitas que habitavam a Terra Prometida e dando as costas para toda a Instrução de Deus, para que pudessem reinar nesta Terra em Nome do Todo Poderoso.

Da mesma maneira, quando vamos estudar a história da Igreja, vemos desvios já nos tempos bíblicos, nos quais os apóstolos se esforçaram para confrontar pessoas que queriam enriquecer através do Poder de Deus, pessoas que queriam manipular o Poder do Espírito Santo e pessoas que queriam ser famosas aos olhos das seus irmãos, mentindo para O Espírito de Deus.


Nestes dois mil anos, A Palavra de Deus que nos foi deixada pelos Santos Apóstolos e Profetas, como que sozinha enfrentou e venceu a impérios, conquistas, ameaças, se preservando à destruição de Jerusalém, aos espetáculos nas Arenas Romanas, quando os cristãos eram mortos por animais ferozes, queimados, crucificados, decapitados... Resistiu escondida à Idade das Trevas, nos Mosteiros para reaparecer viva e poderosa através dos Reformadores e da invenção da Imprensa. Se popularizou de tal maneira que em praticamente todas as línguas do Mundo já foi traduzida e trechos como João 3: 16, em quase todos os dialetos do Mundo.
Hoje em dia com a tecnologia a temos em muitas versões, todas juntas em nossos computadores, tablets, smartphones, etc... Mas, como está o SEU INTERESSE PELA PALAVRA DE DEUS?

Nos dois textos acima, as Palavras “CONHECIMENTO” e “ENTENDIMENTO”, são no original a mesma Palavra – “DAAT” em hebraico.
דַּעַת  - DAAT – conhecimento, entendimento, percepção, habilidade, discernimento, compreensão, sabedoria.

Cativeiro (prisões, escravidão, dependência), Fome e Sede. Mas, porque tudo isso? Porque o povo há de sofrer tanto? Quem são os responsáveis por esta falta de ENTENDIMENTO?

OS SACERDOTES! Os responsáveis por conhecer, viver e ensinar a Palavra de Deus. Quem são então estes Sacerdotes para que possamos cobrar deles esta posição? TODOS NÓS! TODOS SOMOS SACERDOTES. A Responsabilidade é de todos.

II Cr. 15: 2 a 4 – “...O SENHOR está convosco, enquanto vós estais com ele; se o buscardes, ele se deixará achar; porém, se o deixardes, vos deixará. Israel esteve por muito tempo sem o verdadeiro Deus, sem sacerdote que o ensinasse e sem lei. Mas, quando, na sua angústia, eles voltaram ao SENHOR, Deus de Israel, e o buscaram, foi por eles achado.”

Segundo este texto do período do rei Asa, descendente de David, sobre Israel, a Palavra de Deus confrontou o povo de que eles estavam servindo um FALSO DEUS, porque não havia Sacerdote que os ensinasse e não havia a LEI (A Palavra de Deus). Quando não há Ensino, não há zelo pela Palavra, as pessoas podem achar que são de Deus por serem chamadas de judeus, israelitas, crentes, cristãos, apostólicos, ou qualquer outro nome, mas, podem estar servindo às riquezas (MAMOM), ao orgulho (LEVIATAN), à feitiçaria e engano (RAINHA DOS CÉUS), achando que estão servindo O Criador dos Céus e da Terra.

A responsabilidade é de todos, de alguns chamados ao Ministério (por ensinar à congregação dos santos), mas, também cada pai e mãe, cada irmão, por não ensinar a seus filhos e amigos. A Rejeição de se ver como Sacerdote, não querendo se envolver com os trabalhos da Igreja, com as responsabilidades pelos cultos e com os cuidados com os irmãos, não exime nenhum cristão da responsabilidade de ser um SACERDOTE diante de Deus. Há talvez alguém que não ache justo tal coisa, e diga que não pediu para ter toda esta responsabilidade... O Fogo do Inferno é então a única outra opção a esta que lhe parece tão difícil.

Lá nos tempos bíblicos as pessoas eram levadas escravas, suas mulheres e filhas violadas, seus filhos mortos ou escravizados, a fome, a violência, a dor, a escassez de tudo e principalmente de esperança era a nova realidade daqueles que abandonaram a Deus e a Sua Palavra... E hoje, alguns que não querem Deus, rejeitam a disciplina, a instrução do Senhor, veem seus filhos desviados, presos nos vícios, escravizados pelo pecado. Muitos trabalham arduamente mas, não usufruem da vida, porque não tem paz em seus lares, nos seus casamentos. Muitos desviando-se da Palavra de Deus deixam a mulher de sua mocidade e a veem pular de cama em cama, ou ficar sozinha e amargurada, esquecendo-se que só a Morte os podia separar... Há uma terrível horda de mortos vivos, inclusive frequentando igrejas..

Todo este quadro tão sombrio, é uma CONSEQUÊNCIA. Uma Consequência de não se importar com a Palavra de Deus. É MUITO IMPORTANTE AQUI lembrar que Deus fala conosco de diversas maneiras. Através da Palavra Escrita, a Bíblia Sagrada (maior e mais direta maneira de Deus se comunicar conosco), mas, O Nosso Pai Eterno, também fala conosco, como vimos através dos sonhos, visões, através da Pregação ou de uma Palavra Profética.

TÃO IMPORANTE QUANTO OUVIR O QUE DEUS ESTÁ FALANDO É ENTENDER O QUE ELE ESTÁ DIZENDO, PORQUE SE NÃO ENTENDERMOS COM CLAREZA VAMOS FAZER ALGO FORA DA VONTADE DE DEUS E SERIA MELHOR QUE ELE NÃO NOS FALASSE, DO QUE NOS FALANDO O SENHOR NÃO O ENTENDESSEMOS!!!!!

DEUS TEM MAIS INTERESSE QUE FAÇAMOS A SUA VONTADE, PARA QUE ELE NOS ABENÇOE COM SUAS PROMESSAS DO QUE NÓS TEMOS DESEJO DE LHE OBEDECER

Deus nos deixou a Palavra escrita, e Ele quer que a conheçamos e precisamos ler a Bíblia para saber de forma geral o que Ele nos disse. Quando um trecho que lemos nos chama a atenção, ou quando sonhamos com algum lugar, ou vemos alguma coisa, ou recebemos alguma palavra, precisamos nos INTERESSAR POR ISSO, porque Deus, não é qualquer um, ELE É O CRIADOR DO UNIVERSO, e fez todas as coisas que existem, as que vemos e as que não vemos pelo Poder da Sua PALAVRA... ou seja, se Deus fala contigo, sua Palavra, sua Direção, a Visão que Ele lhe deu é a Força Motriz, há nela um PODER SOBRENATURAL, para realizar, trazer à existência, fazer visível o que Ele te disse.

Portanto, uma mensagem, uma Palavra de Deus, deve nos despertar para querermos entender com clareza. Devemos ler e reler e reler. Devemos pensar, meditar, orar, perguntar a Deus, buscar respostas na Bíblia, consultar pessoas mais maduras e conselheiros idôneos, devemos demonstrar interesse pelo que Deus nos disse, ou nos está dizendo!

Precisamos perceber se o que Deus nos disse hoje, não é mais uma peça de um quebra-cabeças que Ele nos está ajudando a montar, para que vejamos com clareza o Propósito Eterno que Ele sonhou para nós. Mais do que tudo, precisamos perguntar para Deus, o que foi mesmo que Ele quis dizer. Anotar, MEDITAR, DECORAR (De Cuore), pesquisar, consultar... todas estas coisas vão leva-lo a um maior Relacionamento com Deus e com a Sua Palavra.

Desde sempre, o que O Criador desejou foi RELACIONAMENTO! Ele saia do Céu dos céus, lugar da Sua Habitação, para visitar o homem, no Jardim onde o pusera... Deus tem prazer em relacionar-se conosco... Vamos perguntar para Ele o que foi mesmo que Ele nos disse, o que fazer sobre isso. Vamos dizer que o que já fizemos acerca do que nos falou e demonstrar que estamos prontos e esperando o próximo passo. Vamos demonstrar para Deus, que se Ele não falar com clareza, nós não nos moveremos porque confiamos Nele, e queremos apenas a Sua Vontade...

Há muitas pessoas reclamando, mas, precisamos subir na Nossa Torre de Vigia e permanecer lá até que Ele nos fale, e então, poderemos com segurança, compartilhar com todos o que Ele nos disse, porque o que Deus fala para nós SEMPRE será uma bênção para muitas pessoas...
Para encerrar há uma Palavra para Conhecimento também que é: ידע   - YADA conhecer, aprender, perceber, ver, descobrir e discernir, saber por experiência, compreender, estar familiarizado com, ser revelado, ser percebido.  

Esta Palavra YADA – é a Palavra que origina DAAT, e Deus fala com o Profeta Habacuque, um destes que via os problemas e só reclamava, mas, decidiu buscar a Palavra de Deus, e O ETERNO se revelou a ele dizendo:

Hb. 2: 14 – “Pois a terra se encherá do conhecimento da glória do SENHOR, como as águas cobrem o mar.”

Como Deus vai fazer isso? Vamos buscar juntos saber?

...Certamente através da Sua Palavra, do Seu Espírito que se derramará sobre toda a carne, mas, lembre-se também através dos sacerdotes que ensinarão o povo, e então haverá provisão, e haverá saciedade, e haverão bênçãos sobre todos os filhos... Faça parte disso!



Ministério Pastoral,

Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário