terça-feira, 22 de agosto de 2017

Série: "Como ouvir a Deus" - MEDITAÇÃO


MEDITAÇÃO

Desde os anos 60 e 70 aqui no Brasil, (ou seja quando a maioria de nós era criança, ou não tinha nascido ainda, apenas alguns já eram jovens e adultos), surgiu a Yoga e com suas práticas de relaxamento e com programas de televisão onde se ensinavam práticas para se ESVAZIAR A MENTE, sob a famosa declaração: “Mente sã num corpo sadio”, fez com que nós todos quase que totalmente, quando pensamos na palavra “Meditar”, imaginemos alguém sentado em posição de lótus, com as mãos sobre as pernas, num absoluto silêncio, num lugar tranquilo, e por aí vai... ISSO É A FORMAÇÃO DE UMA CULTURA! (Não vamos perder o nosso tempo aqui, confrontando o que há de errado no mundo... Vamos falar no que Deus tem para nós!!!)

Quando o povo de Israel que tinha sido arrancado do Egito e da casa da servidão, estava para tomar a Terra Prometida, o novo líder do povo Josué, foi pessoalmente motivado por Deus a crer que eles teriam sucesso naquela empreitada. Os critérios e as promessas estavam diretamente ligadas à obediência da Lei (mandamentos, estatutos e ordenanças), que Deus lhes tinha dado por intermédio de Moisés. Vejam:

Js. 1: 6 a 8 – “Sê forte e corajoso, porque tu farás este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar a seus pais. Tão-somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares. Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido.”


Fazer segundo toda a Lei: Para ser tão criterioso assim, Josué, bem como todo o povo de Israel precisavam conhecer e entender para que pudessem agir segundo a ordem de Deus.
Para que isso se desse duas coisas eram necessárias:
a)    Não deixar de falar do Livro da Lei
b)   Meditar nele de dia e de noite

Imaginem alguém conversando com Josué e percebendo que o assunto era sempre o mesmo: “A Vontade de Deus”, talvez alguém dissesse: - “Você não tem outro assunto não?”

Você é mesmo um cristão? Você de fato decidiu ser... como mesmo as pessoas falam?... Crente?!

Então, para você PROSPERAR e SER BEM SUCEDIDO, (SEGUNDO A CULTURA DOS CÉUS), para você a maneira de conseguir isso é FALANDO desse assunto o tempo todo. Pensando como vai lidar com esta ou aquela situação segundo a decisão que tomou entregando-se a Jesus Cristo. Não dá pra ser de Deus, de domingo apenas (na verdade, alguém que vive assim, está se enganando, na perspectiva que um dia poderá ser salvo, porque conhece algumas músicas, ou porque era amigo do Evangelista.

Col. 3: 16 e 17 – “Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração. E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.”

Mas, o que é então MEDITAR se Deus manda Josué fazer isso o dia e a noite, sem parar? Não pode ser então esvaziar a mente como as religiões orientais em especial os praticantes de Yoga ensinam, pois se o que eles fazem é ESVAZIAR A MENTE... Deus manda que os que são Dele ENCHAM AS SUAS MENTES COM A PALAVRA... e a fiquem RUMINANDO de dia e de noite... ISSO É A FORMAÇÃO DE UMA CULTURA – A CULTURA DOS CÉUS. (Vamos nos dedicar profundamente a isso!!!)

Meditar na Palavra de Deus implica em algumas coisas:

1o Você perceber que quando falamos sobre a Palavra de Deus de uma forma geral, estamos falando de toda a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, e que é muito importante que a conheçamos, e que entendamos historicamente o que foi acontecendo, e que entendamos sobre as profecias que apontavam para o Ministério de Jesus que veio a este mundo para morrer por nós na Cruz e também as profecias que falam do retorno de Jesus para Reinar. Porém, Deus nos dá ensinamentos, nos consola, exorta, cura, motiva, incentiva, ama através de Sua Palavra, portanto, quando estamos lendo sobre David (por exemplo), um versículo que lemos além de nos instruir sobre a vida daquele homem de Deus, pode conter ali um segredo, uma direção, uma resposta que será fundamental para a nossa vida toda, ou talvez para aquele momento que estamos vivendo... Estas PALAVRAS, dentro da PALAVRA DE DEUS (A BÍBLIA), são chaves para a nossa história, e temos que MEDITAR SOBRE ELAS...

Um exemplo: Sal. 23: 1 – “O SENHOR é o meu Pastor e nada me faltará”.
a)    Ler a Palavra
b)   Perceber que uma Palavra específica, é algo que nos marca profundamente.
c)    Gastar um tempo pensando na Palavra, DECORANDO (A Palavra DECORAR vem de “DE CUORE” – De Coração), amando e trazendo para dentro da tua mente e do teu coração a Palavra que Deus “acendeu para você” enquanto você lia a Bíblia.
d)   Ficar ruminando a Palavra, como uma ovelhinha que tem três estômagos, que come a graminha (o seu Pasto, o seu alimento), e mastiga, mastiga, mastiga, e depois engole, algum tempo depois aquela massa já um pouco processada, volta e ela mastiga mais um pouco e depois engole, e novamente a massa mais processada ainda volta para a sua boca e ela mastiga para absorver, abstrair, receber o máximo de nutrientes que aquele alimento possuía e que lhe poderia fortalecer... Ovelhas, nós somos ovelhas de Cristo Jesus. (Quando você olha para uma ovelhinha sem dúvida alguma você a verá mastigando... ela está processando o Pasto, você MEDITANDO a Palavra de Deus).

Há na Biblia algumas palavras traduzidas pela palavra MEDITAÇÃO, a primeira é
שִׂיחַ – SIACH (se lê SIARR) – Palavra para meditação, queixa, reflexão, conversa. (Dá a entender que seriam os pensamentos que sendo observados por Deus, mostraria ao SENHOR, o quanto a Sua Palavra tem nos feito bem. É o ato de querer agradar a Deus, como se fosse uma conversa com Ele, o fato Dele nos ver pensando todo o tempo na Palavra que revelou a nós).

Encontramos esta Palavra nos seguintes textos:

Sl. 119: 97 – “Quanto amo a tua lei! É a minha meditação, todo o dia!”
Sl. 104: 33 e 34 – “Cantarei ao SENHOR enquanto eu viver; cantarei louvores ao meu Deus durante a minha vida. Seja-lhe agradável a minha meditação; eu me alegrarei no SENHOR.”
הָגָה HAGAH – Palavra que server para gemer, rosnar, proferir, cismar, resmungar, meditar, inventar, conspirar, falar. Percebemos que esta Palavra transmite a ideia de uma Ação de fazer da nossa vida algo agradável a Deus de forma positiva e dinâmica, sejam em nossos pensamentos (como se todo o tempo “Pensássemos alto” e Deus estivesse sempre nos ouvido (Ele está!), ou como numa resposta a alguém.

Salmo 1: 2 - Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.
Pv. 15: 28 – “O coração do justo medita o que há de responder, mas a boca dos perversos transborda maldades.”

הִגָּיוֹן HIGAYON – Palavra derivada de HAGAH - meditação, música solene, pensamento 1a) música solene 1b) meditação, conspiração. Esta Palavra expressa a ideia de que com nossas muitas meditações, podemos compor uma SINFONIA de amor, devoção, honra, temor, satisfação, alegria para Deus.

Sl. 19: 14 – “As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua presença, SENHOR, rocha minha e redentor meu!”

(SÓ PARA OS CHATOS QUE FICAM ACHANDO QUE DEUS MUDOU E QUE O ANTIGO TESTAMENTO É ALGO QUE NÃO IMPORTA MAIS)...

μελεταω  MELETAO 1) cuidar de, aplicar-se cuidadosamente a, praticar 2) meditar, imaginar, inventar.

I Tm. 4: 15 – “Medita estas coisas e nelas sê diligente, para que o teu progresso a todos seja manifesto. Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Continua nestes deveres; porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes.”

Todo ensino de Deus aos Pais (através dos Profetas), foi também ensinado agora a nós através do FILHO (Jesus Cristo e dos Evangelhos e das Cartas Apostólicas), a nós.

Paulo incentiva a Timóteo, uma figura da Igreja que nós hoje representamos. Ele filho de uma judia e de um não judeu, instruído na Palavra, aconselhado pelo seu Pai Ministerial, é orientado a MEDITAR na Palavra, nos ensinos, para que se torne visível o seu progresso (para que PROSPERE EM SEU CAMINHO). Não foi o que Deus disse a Josué?
Assim Salvarás a ti mesmo, e aos teus ouvintes. As Palavras que saírem da tua boca, fluirão daquilo que está cheio o teu coração, e assim como  Josué entrou e conquistou a Terra Prometida, além de você entrar e viver na Terra Prometida de Deus para você, através, da tua vida, incontáveis pessoas também entrarão e viverão esta nova realidade em Cristo Jesus.

Ministério Pastoral,

Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário