terça-feira, 15 de agosto de 2017

Série: "Como ouvir a Deus" - DEUS FALA



Deus fala

De muitas maneiras:

Heb 1: 1 e 2 “Havendo Deus, outrora (no passado), falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas,  nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo.

No passado, Deus falou conosco, sua mensagem chegou até nós através dos profetas.
Ultimamemente sua mensagem no entanto veio através de seu Filho (Jesus). Se Jesus não deixou nada escrito, se não temos nenhuma gravação de suas pregações, coisas assim, percebemos que o que foi manifestado (A Mensagem de Deus), através de Jesus, chegou até nós através dos Evangelhos que nos contaram como foi a Vida de Jesus, seu Ministério, seu Ensino, suas Palavras.

Como então Deus falou com os profetas, de que maneiras?

Face a face:
“PANIM BEPANIM” A palavra Face em hebraico é “Paneh”, palavra usada também para Presença. Estar na Presença de alguém é estar face a face com ela. Falar "face a face' com Deus, é ter tido a honra, a oportunidade de estar Diante da Majestade, O Criador do Universo, absolutamente incompreensível e inalcançável para a nossa limitação de tempo e espaço, mas, que pela Vontade Dele, O Criador permite que alguns o conheçam, e Ele lhes fale "face a face".

Deu 34:10 – “Nunca mais se levantou em Israel profeta algum como Moisés, com quem o SENHOR houvesse tratado face a face,...”

Em Visões: VER E OUVIR
Hab. 2: 1 e 2 – “Por-me-ei na minha torre de vigia, colocar-me-ei sobre a fortaleza e vigiarei para ver o que Deus me dirá e que resposta eu teri à minha queixa. O SENHOR me respondeu e me disse: - “Escreve a visão, grava-a sobre tábuas, para que a possa ler até quem passa correndo.”

O profeta Habacuque estava vivendo um tempo muito difícil, estava vendo muitos problemas que os cercavam e decidiu tomar uma posição de observação, ele subiu na Torre de Vigília para Ver (Ele buscava uma visão). Uma visão nos remete ao sentido da Visão (claro!), algo que discernimos através de nossos olhos, ou que entendemos através das formas, cores, enfim, das informações que colhemos através deste sentido do corpo humano. É curioso que Deus, parece ter mostrado alguma coisa para este profeta, mas, Deus também lhe FALA, para que Habacuque escreva a visão, (registre para compartilhar com outros), aquilo que ele viu, entendeu, percebeu, compreendeu, do que Deus lhe mostrou, já que ele tinha se esforçado para ter uma resposta ou direção de Deus. É curioso então que a angústia de Habacuque o leva a buscar algo que não era apenas uma resposta para ele e para as suas angústias, mas, algo que tocaria muitas pessoas depois dele.

Is. 6: 1 e 8 – “No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo.
Isa 6:8 - Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim.

Outro profeta que recebe uma revelação de Deus impressionante é Isaias. Também num período conturbado de Israel, quando morreu o famoso rei Uzias, ele tem uma VISÃO. Ele vê o Senhor e nesta visão a orla (as extremidades das Vestes de Deus) enchiam o Templo. Em outras palavras, havia um caos na nação toda, mas, Deus, estava no Local de Encontro, Reinando, assentado em seu Trono, Senhor absoluto de toda aquela situação.

Mais à frente, Isaías que havia tido tal visão, também OUVE – Deus lhe fala de forma audível. Deus lhe faz uma Pergunta, lhe apresenta uma necessidade, na verdade uma vontade, a Sua Vontade, e conhecendo então o desejo, a Vontade de Deus, Isaías lhe responde dizendo que ele poderia ser a resposta para a Pergunta de Deus, para a Sua Vontade manifesta... Ele estava disposto a fazer algo como o que Deus lhe dissera.

Sonhos:
Jer.: 23: 28 e 29 – “O profeta que tem sonho conte-o como apenas sonho; mas, aquele em quem está a minha palavra fale a minha palavra com verdade. Quem tem a palha com o trigo? Diz o Senhor. Não é a minha palavra fogo, diz o ETERNO, e martelo que esmiúça a penha?

Todos nós sabemos o que são sonhos. São cenas, conversas, situações que surgem em nossa mente quando dormimos. Algumas são tão confusas, misturando imagens de coisas que vimos durante o dia, conversas que tivemos, preocupações que temos, e que não representam coisa alguma a não ser a confusão mental numa noite intranquila. Tais sonhos são comuns como a palha, não representam coisa alguma, não tem substância alguma nelas.  Há sonhos que infelizmente são ataques em nossas mentes do Mal, das trevas, com ameaças, sonhos perturbadores, que poderiam simplesmente desaparecer de nossa história de adquiríssemos o hábito de orar e entregar o tempo que vamos descansar aos cuidados do Nosso Deus e Pai, que tem poder para nos fazer “REPOUSAR EM SEGURANÇA”.

Há porém os sonhos vindos de Deus, geralmente em linguagem figurada, que nos instigará a buscar entendimento e revelação, como numa parábola, que nos foi compartilhada pelo Espírito Santo, enquanto dormíamos.

Esta Palavra não é Palha. É semente, tem poder para gerar, para se multiplicar. É fogo, tem poder para queimar para abrasar para se espalhar. E é um Martelo que esmiúça a penha (a rocha), tem poder para quebrar mentiras, falsas impressões, mostrar caminhos anteriormente encobertos... Estas três expressões se referem a Palavra de Deus que pode ser compartilhada através de sonhos com seus servos.

Mat 2:13 – “Tendo eles partido, eis que apareceu um anjo do Senhor a José, em sonho, e disse: Dispõe-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egito e permanece lá até que eu te avise; porque Herodes há de procurar o menino para o matar.”

José, pai de Jesus, não teve um sonho qualquer, porque estava pensativo acerca de tudo o que lhe estava ocorrendo desde que ficara noivo de Maria. Ele entendeu claramente a Mensagem de Deus, que lhe foi revelada através de um anjo que lhe apareceu em sonho.

Ouvindo ou lendo a Palavra de Deus (A Bíbla):

II Re. 22:11 a 16 – “Tendo o rei ouvido as palavras do Livro da Lei, rasgou as suas vestes... Ide e consultai o SENHOR por mim, pelo povo e por todo o Judá, acerca das palavras deste livro que se achou; porque grande é o furor do SENHOR que se acendeu contra nós, porquanto nossos pais não deram ouvidos às palavras deste livro, para fazerem segundo tudo quanto de nós está escrito... Então, o sacerdote Hilquias, Aicam, ..., foram ter com a profetiza Hulda,... e lhe falaram. Ela habitava na cidade baixa de Jerusalém. Ela lhes disse: Assim diz o SENHOR, O Deus de Israel: Dizei ao homem que vos enviou a mim: “Assim diz o SENHOR:...”

O Rei Josias, personagem principal desta história, tinha mandado reabrir a Casa de Deus, que esteve fechada nos dias de seu pai, que era um homem que não temia a Deus. Os sacerdotes descobrem dentro da quarto dos tesouros, onde se guardavam todas as ofertas que se traziam ao Templo, os rolos da Lei (A Palavra de Deus), os escritos de Moisés e de alguns outros profetas até então, e ao ouvir (porque leram para ele), as Palavras escritas na Bíblia, o rei Josias ficou transtornado percebendo que todos estavam cometendo grandes pecados contra Deus, e ele então manda algumas pessoas procurarem uma profeta chamada Hulda, para que através desta Profeta ele tivesse uma Palavra, uma direção de Deus... E ela recebe uma Palavra de Deus, para que fosse levada ao rei que lhe consultara. Ou seja, Deus fala conosco através da Bíblia, quando a lemos e/ ou quando a ouvimos. E Deus fala conosco através de pessoas que servem a ele, e que falam em Seu Nome, que profetizam, compartilhando mensagens vindas da parte de Deus diretamente a nós.

Através do Filho (Jesus):
I Jo 1:1 a 5 – “O que era desde o princípio, o que temos ouvido, o que temos visto com os nossos próprios olhos, o que contemplamos, e as nossas mãos apalparam, com respeito ao Verbo da vida, (e a vida se manifestou, e nós a temos visto, e dela damos testemunho, e vo-la anunciamos, a vida eterna, a qual estava com o Pai e nos foi manifestada), o que temos visto e ouvido anunciamos também a vós outros, para que vós, igualmente, mantenhais comunhão conosco. Ora, a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo. Estas coisas, pois, vos escrevemos para que a nossa alegria seja completa. Ora, a mensagem que, da parte dele, temos ouvido e vos anunciamos é esta: que Deus é luz, e não há nele treva nenhuma.”

Da mesma maneira que Deus, antes de Jesus ter vindo a este mundo como homem, em carne, manifestou-se tantas vezes e de diversas formas como vimos aos profetas, quando o Filho de Deus, veio a este Mundo, disse coisas, fez coisas, mostrou coisas, ensinou coisas para a geração em que viveu, e em especial diante daqueles que Ele escolheu, chamou e designou para serem Apóstolos, os Apóstolos (dele), do Cordeiro, que contariam para todas as nações, em todas as línguas, o que viram, ouviram, o que suas mãos apalparam, o que puderam CONTEMPLAR, a respeito de Deus. Sobre estas coisas escreveram, anunciaram, e assim como a revelação de Deus através dos profetas chegou até nós, muito mais agora o próprio Filho de Deus e toda a sua Vida, Ministério e Revelação, que foi o cumprimento de toda a Profecia que Deus deu aos santos Profetas. Eles falaram de Jesus antes Dele vir a este Mundo para estabelecer O Reino de Deus entre os homens, entregando-se sem pecado, por amor de nós.

Se Deus falou com os profetas e apóstolos que nos deixaram escrita a Biblia, Deus não fala mais conosco hoje? Ou não precisaria falar, já que deixou tudo escrito?

Deus fala sim, conosco hoje, fala conosco como falava aos profetas e como falou aos apóstolos, nos dando visões, sonhos, de forma audível, através da Palavra Escrita, através de experiências pessoas com Jesus, e com a Presença de Deus. Todas estas formas de Deus nos falar hoje, JAMAIS, serão contrárias, conflitantes, ou irão além da Revelação que Deus já nos deu em sua Palavra através dos santos Apóstolos e Profetas.

Deus na Rocha inabalável que é a Sua Palavra, há de continuar nos falando de forma individual, ou para grupos e congregações, a respeito de coisas específicas que Ele quer nos revelar, direcionar, corrigir, exortar, coisas que nos trarão consolo e ânimo em momentos difíceis, e estas coisas todas estarão firmemente respaldadas pela Palavra Escrita do Nosso Deus, que é uma pessoa, a saber: JESUS CRISTO DE NAZARÉ.

II Tm 3:16 e 17 – Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.


Ministério Pastoral,

Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário