quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Série: PLANTIO & COLHEITA - Tema: "Pedras no Caminho"



TEMA: Pedras no Caminho

Mt. 13: 20 e 21 – “O que foi semeado em solo rochoso, esse é o que ouve a palavra e a recebe logo, com alegria; mas não tem raiz em si mesmo, sendo, antes, de pouca duração; em lhe chegando a angústia ou a perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza.” 

Mc. 14: 27 a 31 – “Então, lhes disse Jesus: Todos vós vos escandalizareis, porque está escrito: Ferirei o pastor, e as ovelhas ficarão dispersas". Mas, depois da minha ressurreição, irei adiante de vós para a Galiléia. Disse-lhe Pedro: Ainda que todos se escandalizem, eu, jamais! Respondeu-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje, nesta noite, antes que duas vezes cante o galo, tu me negarás três vezes. Mas ele insistia com mais veemência: Ainda que me seja necessário morrer contigo, de nenhum modo te negarei. Assim disseram todos.”

Na antiga Roma, as “Vias” – Estradas abertas pelos escravos romanos por todo o império, calçadas com pedras, permitiam que facilmente se pudesse percorrer grandes distâncias.
A Palavra “Escândalo”"***, se deriva de Pedras que não bem assentadas, eram motivo de acidentes, quando os viajantes tropeçavam nelas e se feriam, perdiam bens, ou se destruíam os meios de transporte, por causa das avarias. Daí, desta mesma expressão surgem as palavras “Pedras de Tropeço”.

Na noite em que Jesus foi traído Ele disse categoricamente que todos os seus discípulos, se escandalizariam NELE, por tudo o que estava para ocorrer. Disse que eles tropeçariam, que não iam conseguir suportar...

Mesmo avisados, como um viajante que foi noticiado que haveria em seu caminho um lugar perigoso em que ele teria grandes chances de tropeçar, mas, mesmo avisado percorre o seu caminho, não dando ouvidos às advertências até que tropeça, se fere e cai.

Os problemas são as Pedras, ou não saber evita-las, ou suportá-las, ou compreender como se desviar delas?

Como disse Jesus na Parábola do Semeador, uma parte das sementes é lançada no meio de um terreno aonde há pedras. A Palavra neste tipo de situação é RECEBIDA COM ALEGRIA, mas, POR NÃO HAVER RAIZ EM SI MESMA, ela não dura e logo se escandaliza.

Jo. 16: 32 e 33 – “Eis que vem a hora e já é chegada, em que sereis dispersos, cada um para sua casa, e me deixareis só; contudo, não estou só, porque o Pai está comigo. Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.”

O Sentido que Jesus dá à esta expressão: “vocês todos se escandalizarão”, tem o sentido de que o impacto do que eles veriam ocorrer com Jesus seria tão devastador que todos iriam abandoná-lo. Em suas últimas palavras na noite em que Ele foi traído, depois de haver ceado com os seus discípulos Jesus disse: “e (vocês) me deixareis só”.

Quando lançamos a Palavra, a Semente de Deus em vidas, certamente vamos fazê-lo em realidades aonde há problemas conjugais, problemas de saúde, problemas financeiros de toda sorte, traumas e lembranças dolorosas do passado, todas situações com as quais o nosso Inimigo Satanás, quer continuar fazendo as pessoas tropeçarem, se ferirem e jamais continuarem a caminhar.

É muito comum ver pessoas que se convertem e até então tinham uma vida equilibrada segundo os padrões do mundo, de repente se vêm em terríveis perdas financeiras. Os bens mal adquiridos simplesmente desaparecem pelo vão dos dedos. Problemas que eram tolerados entre casais de repente parecem insolucionáveis e muitos dizem: “agora que você começou frequentar igreja, parece que tudo ficou pior em nossa vida!”

Sim, foi isso mesmo que aconteceu... O Mal está levantando todas as pedras que ele puder para que possamos tropeçar e ficar prostrados, nos esquecendo com que Alegria entregamos nossos caminhos a Jesus.

Parece que o Nosso Bom Pastor Jesus nos advertiu que se lançarmos a Preciosa Semente do Evangelho e não cuidarmos de tirar as Pedras, a inexperiência de quem se converte, a fé ainda pouco desenvolvida serão sufocadas pelo nível das lutas que certamente virão, pois há pouco tempo servíamos às Trevas, mas, hoje decidimos servir a Cristo.

O Pior que pode acontecer e Jesus nos disse que isso é comum, frequente e provável, é que uma pessoa que Ouvir as Boas Novas do Evangelho e não for ajudada a tirar as “PEDRAS DE TROPEÇO” de sua vida, pode não suportar e REALMENTE SE ESCANDALIZAR COM O EVANGELHO – Deixar de seguir a Cristo, ir embora, mesmo depois de ter experimentado a Alegria da Palavra de Deus ministrada em seu coração.



II Cr. 15: 1 a 4 - Veio o Espírito de Deus sobre Azarias, filho de Odede. Este saiu ao encontro de Asa e lhe disse: Ouvi-me, Asa, e todo o Judá, e Benjamim. O SENHOR está convosco, enquanto vós estais com ele; se o buscardes, ele se deixará achar; porém, se o deixardes, vos deixará. Israel esteve por muito tempo sem o verdadeiro Deus, sem sacerdote que o ensinasse e sem lei. Mas, quando, na sua angústia, eles voltaram ao SENHOR, Deus de Israel, e o buscaram, foi por eles achado.”

Da mesma maneira que o Ministério Evangelístico foi dado por Cristo a todos nós cristãos, sacerdotes deste Reino, para que as Boas Novas de Salvação alcancem a todos, e precisamos aprender e devemos cuidar (como fomos ministrados na última palavra), de fazer com que a Palavra de Deus seja semeada de uma forma simples, para que as pessoas a possam entender e não mais serem roubadas.

O Ministério Pastoral, que também foi dado à Igreja, ou seja, a todos nós, não apenas a um grupo de “celebridades”, mas, a todos nós, que aprendendo com os que foram chamados para exercer este Dom, possamos manifestá-lo aonde quer que Deus quiser nos usar.

Cabe ao cuidado com as vidas, ajuda-las a perceber que há muitas situações emocionais, muitas vezes por gerações, prisões familiares, geracionais que parecem impedir que as pessoas rompam para viver uma verdadeira vida de liberdade, paz e alegria no Espírito Santo.

Há tantos problemas conjugais, com as famílias hoje em dia cada vez mais degeneradas pelos costumes e padrões deste mundo. Há tanta, tanta gente ferida pela falta da Paternidade ou por pais violentos, abusadores, ausentes, ou presos em vícios e no pecado, e estas coisas que aparentemente as pessoas conseguiam conviver, quando elas ouvem falar de Cristo e acreditam que podem ter um novo Padrão de Vida, a fúria do Mal se levanta para que todas aquelas situações possam voltar à tona, afogando tais vidas, que não conseguiram desenvolver fé e compreensão de que tais situações se não enfrentadas e tratadas nós nunca seremos libertos.

Aprender a lidar com Finanças segundo o Padrão de Deus, se apropriar do Direito de sermos Livres de assolações espirituais de pactos que fizemos conscientes ou inconscientes com as trevas, que hoje podem estar sendo cobrados pelo Mal. Conhecer o Poder da Cura, (falamos de cura física também), em que O Sobrenatural de Deus se manifesta e situações pelas quais muitos se veem terrivelmente angustiados, passam a ser vencidos pelo Poder de Deus, como resposta às nossas orações.

Um dos grandes avanços no Reino de Deus nas últimas décadas, foi as experiências de muitos ministérios ao redor do Mundo com libertação, Cura Interior, Cuidados Pastorais, auxiliando os novos convertidos a conhecerem seus direitos em Cristo e exercerem a Autoridade de viver uma nova vida.

Muitos equívocos foram cometidos e várias coisas que reprovamos podem ter ofuscado o CUIDADO EM REMOVER AS PEDRAS DO CAMINHO DOS CRISTÃOS, e isso tem de ser novamente revisto por todos nós, pois ao compreender que é conhecer a Cristo, que vai fazer com que as pessoas sejam libertas e curadas, pode estar nos fazendo esquecer que aquelas “MULTIDÕES”, ouviram o próprio Jesus falar a elas, porém, Ele só falava a elas por Parábolas.

Foi para os seus discípulos – SEMEADORES – Que Ele ensinou que a Semente semeada num terreno Pedregoso é recebida com Alegria, mas, não se consegue desenvolver raízes, por causa das Pedras, das angústias, das lutas, das dores... A culpa é das pessoas não terem conseguido desenvolver raízes, ou dos SEMEADORES que não removeram as PEDRAS?

O Ministério de Cristo não foi dado para um ou outro apóstolo, e nem para ser exercido por este ou aquele pastor mais dedicado... Foi dado para ser exercido por TODOS OS SANTOS... Nos cabe aprender isso, viver isso e aplicar isso a outros...

HÁ CURA PARA O FERIDO;
HÁ ESPERANÇA PARA O CANSADO;
HÁ LIBERTAÇÃO PARA O CATIVO;
HÁ FRUTIFICAÇÃO PARA TODOS NÓS!!!!

CRISTO EM NÓS ESPERANÇA DE GLÓRIA!


Paulo de Tarso, apóstolo 
Igreja Apostólica Betlehem


*** CURIOSIDADE: 

σκανδαλίζω - skandalizo("escandalizar") - colocar uma pedra de tropeço ou obstáculo no caminho, sobre o qual outro pode tropeçar e cair, metáf. Ofender, seduzir ao pecado, fazer uma pessoa começar a desconfiar e abandonar alguém em quem deveria confiar e obedecer, provocar abandono, estar ofendido com alguém, ver no outro o que eu desaprovo e me impede de reconhecer sua autoridade, fazer alguém julgar desfavoravelmente ou injustamente a outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário