quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Série: PLANTIO & COLHEITA - Tema: "Espinhos"



TEMA: Espinhos

Mt. 13: 22 – “O que foi semeado entre os espinhos é o que ouve a palavra, porém os cuidados do mundo e a fascinação das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera.” 

Gn. 3: 17 e 18 – “E a Adão disse: Visto que atendeste a voz de tua mulher e comeste da árvore que eu te ordenara não comesses, maldita é a terra por tua causa; em fadigas obterás dela o sustento durante os dias de tua vida. Ela produzirá também espinhos e abrolhos, e tu comerás a erva do campo.”

Mc. 14: 15 a 24 – “Ora, ouvindo tais palavras, um dos que estavam com ele à mesa, disse-lhe: Bem-aventurado aquele que comer pão no reino de Deus. Ele, porém, respondeu: Certo homem deu uma grande ceia e convidou muitos. À hora da ceia, enviou o seu servo para avisar aos convidados: Vinde, porque tudo já está preparado. Não obstante, todos, à uma, começaram a escusar-se. Disse o primeiro: Comprei um campo e preciso ir vê-lo; rogo-te que me tenhas por escusado. Outro disse: Comprei cinco juntas de bois e vou experimentá-las; rogo-te que me tenhas por escusado. E outro disse: Casei-me e, por isso, não posso ir. Voltando o servo, tudo contou ao seu senhor. Então, irado, o dono da casa disse ao seu servo: Sai depressa para as ruas e becos da cidade e traze para aqui os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos. Depois, lhe disse o servo: Senhor, feito está como mandaste, e ainda há lugar. Respondeu-lhe o senhor: Sai pelos caminhos e atalhos e obriga a todos a entrar, para que fique cheia a minha casa. Porque vos declaro que nenhum daqueles homens que foram convidados provará a minha ceia..”

O Problema não é a Terra, tão pouco a Semente que é preciosa!
O Problema é o Semeador.

Foi por causa do PECADO, que a Terra passou a produzir espinhos. Plantas que ferem, que não produzem frutos, que se são típicas de desertos aonde não chove, como se pudessem resistir à Falta de Chuvas, também sinal da Ausência do favor de Deus e da Sua Bênção. Quem pecou foi o Homem. O Homem da Terra vai comer o seu sustento e por isso, ele terá de lidar com os Espinhos se ele quiser ter alimento. 

Na Parábola do Semeador, Jesus explica que as Sementes semeadas entre os espinhos, são as pessoas que recebem a Palavra de Deus em seus corações, mas, o Amor pelas coisas do Mundo, a “FASCINAÇÃO” pelas riquezas acabam as afastando de Deus.

Uma das curiosidades desta Parábola do Semeador é que Jesus, nos adverte de que ela é como uma “chave” para todas as outras Parábolas. Jesus disse: “Se não entenderem esta Parábola, como entenderão todas as outras Parábolas?”

Pois numa das Parábolas que Jesus conta sobre um homem que mandou preparar uma grande Ceia, mas, que ouviu muitas desculpas de seus convidados, ficou irado e ordenou que os coxos, cegos, pobres e aleijados para o banquete fossem convidados e por fim, ele ordenou que as pessoas fossem obrigadas a virem para a Festa, pois a Casa não ficaria vazia no dia marcado, porém, aqueles que rejeitaram o Convite DE MODO NENHUM experimentariam da mesa daquele senhor.

Que honra ser convidado por Cristo à Sua Mesa!
Como alguém pode recusar?
O que faz uma pessoa desviar os olhos disso? Por qual brilho? 
Por quais oportunidades? 

Um jovem rico um dia perguntou a Jesus, o que deveria fazer para herdar a Vida Eterna. Aquele jovem expressa uma preocupação: Ele tinha medo de morrer e ir para o Inferno, ou sofria com a ideia de não saber o que pode acontecer com as pessoas quando pecam e não se arrependem.

Jesus amou aquele moço e lhe fez um convite: “Vende todas as tuas riquezas, dê aos pobres e depois venha e me siga!”

Jesus fez um convite a ele.
Ele rejeitou o convite, porque era um homem de muitas posses. O dinheiro, a posição social, as riquezas materiais eram a Riqueza daquele homem miserável. Ele desculpou-se com Jesus por não segui-lo. 

Claro que Jesus entendeu isso. Deus sempre entende quando alguém, convidado para a mesa, possui coisas mais importantes para viver ou para fazer, mas, O Filho de Deus deu a vida para comprar estes lugares à mesa e desprezo não pode ser tolerado!

Jesus adverte que quem vive esta situação fica infrutífero. E a Maldição da Terra é justamente PRODUZIR ESPINHOS E ABROLHOS.

Parece que quem se deixa contaminar com as coisas desta vida, deixando a Vida Eterna a nós proposta por Deus através de Jesus, é contaminado por esta Maldição, tornando-se INFRUTÍFERO.

Seria este um bom termômetro?
Alguém que parou de produzir, só lhe restam espinhos?
Talvez por isso sejam tão críticos, talvez por isso saibam tudo, entendam de tudo, mas, não conseguem FAZER NADA, pois achando que podem dominar as Paixões desta Vida e o Amor às Riquezas, achando que conseguem dominar estes sentimentos e ainda servirem ao SENHOR, mas, a Bíblia é clara em demonstrar: NINGUÉM PODE SERVIR A DOIS SENHORES, POIS, INVARIAVELMENTE VAI AGRADAR A UM E DESAGRADAR O OUTRO.

O QUE FAZER?

As Pedras podem ser retiradas, o cuidado com as vidas pode ajuda-las a conseguir superar situações do passado e livrá-las de tropeçar em coisas que possam aparecer diante delas.

Se buscarmos ser mais claros e dependendo absolutamente do Espírito Santo, podemos confiar que a Mensagem do Evangelho chegará aos corações, pois o Diabo deixará de roubar as sementes lançadas. Mas, o que fazer com o Amor pelas coisas do Mundo? O Fascínio decorrente das riquezas?

Advertir?
Será que as pessoas presas nisso, ouvirão?
Confrontar? 
Será que não nos tornaremos objetos de escárnio?
Será que não seremos vistos como invejosos ou pessoas que não entendem este tipo de vida ou de situação tão almejada por todos?
Será que não há pessoas que fazem de suas esposas, filhos, maridos, clubes de futebol, casas, carros, trabalho, profissão, algum esporte ou hobby a Sua Riqueza? Como lidar com isso?

Jesus não foi atrás do Jovem Rico. 
Ele não insistiu para que ele ficasse.
Na Parábola, o Dono da Casa declara que os convidados que rejeitaram o convite jamais terão de novo, acesso à Mesa.
      
CERTAMENTE ISSO GERA TEMOR EM NÓS!
Certamente isso não diz nada para alguém sufocado e infrutífero...

Só nos resta orar, chorar e clamar: MISERICÓRDIA DEUS!

Creio que brigar não adianta mais;
Creio que ficar falando mais não vai produzir efeito;
Creio que chegou a hora de chorar!

Vamos chorar por estas vidas!
A sua raiva, pena ou desprezo por elas, através do Espírito Santo, pode ser convertido em AMOR. 


Ore por você SEMEADOR!
Que Deus faça da gente pessoas indignadas contra o deus das riquezas que promove Fascínio em tantas vidas!

Nossas lágrimas podem se transformar no COMBUSTÍVEL para Deus queimar tais espinhos!

DEUS, POR FAVOR QUEIMA ESTES ESPINHOS!


Paulo de Tarso, apóstolo 
Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário