terça-feira, 17 de maio de 2016

Série: "O Reino de Deus"- SINAIS DOS TEMPOS




Luc. 21: 5 a 36 – “Falavam alguns a respeito do templo, como estava ornado de belas pedras e de dádivas; então, disse Jesus: Vedes estas coisas? Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra que não seja derribada.
 Perguntaram-lhe: Mestre, quando sucederá isto? E que sinal haverá de quando estas coisas estiverem para se cumprir? Respondeu ele: Vede que não sejais enganados; porque muitos virão em meu nome, dizendo: Sou eu! E também: Chegou a hora! Não os sigais. Quando ouvirdes falar de guerras e revoluções, não vos assusteis; pois é necessário que primeiro aconteçam estas coisas, mas o fim não será logo. Então, lhes disse: Levantar-se-á nação contra nação, e reino, contra reino; haverá grandes terremotos, epidemias e fome em vários lugares, coisas espantosas e também grandes sinais do céu. Antes, porém, de todas estas coisas, lançarão mão de vós e vos perseguirão, entregando-vos às sinagogas e aos cárceres, levando- vos à presença de reis e governadores, por causa do meu nome; e isto vos acontecerá para que deis testemunho. Assentai, pois, em vosso coração de não vos preocupardes com o que haveis de responder; porque eu vos darei boca e sabedoria a que não poderão resistir, nem contradizer todos quantos se vos opuserem. E sereis entregues até por vossos pais, irmãos, parentes e amigos; e matarão alguns dentre vós. De todos sereis odiados por causa do meu nome. Contudo, não se perderá um só fio de cabelo da vossa cabeça. É na vossa perseverança que ganhareis a vossa alma.
Quando, porém, virdes Jerusalém sitiada de exércitos, sabei que está próxima a sua devastação. Então, os que estiverem na Judéia, fujam para os montes; os que se encontrarem dentro da cidade, retirem- se; e os que estiverem nos campos, não entrem nela. Porque estes dias são de vingança, para se cumprir tudo o que está escrito. Ai das que estiverem grávidas e das que amamentarem naqueles dias! Porque haverá grande aflição na terra e ira contra este povo. Cairão a fio de espada e serão levados cativos para todas as nações; e, até que os tempos dos gentios se completem, Jerusalém será pisada por eles.
Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas; sobre a terra, angústia entre as nações em perplexidade por causa do bramido do mar e das ondas; haverá homens que desmaiarão de terror e pela expectativa das coisas que sobrevirão ao mundo; pois os poderes dos céus serão abalados. Então, se verá o Filho do Homem vindo numa nuvem, com poder e grande glória. Ora, ao começarem estas coisas a suceder, exultai e erguei a vossa cabeça; porque a vossa redenção se aproxima.
 Ainda lhes propôs uma parábola, dizendo: Vede a figueira e todas as árvores. Quando começam a brotar, vendo-o, sabeis, por vós mesmos, que o verão está próximo. Assim também, quando virdes acontecerem estas coisas, sabei que está próximo o reino de Deus. Em verdade vos digo que não passará esta geração, sem que tudo isto aconteça. Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão. Acautelai-vos por vós mesmos, para que nunca vos suceda que o vosso coração fique sobrecarregado com as consequências da orgia, da embriaguez e das preocupações deste mundo, e para que aquele dia não venha sobre vós repentinamente, como um laço. Pois há de sobrevir a todos os que vivem sobre a face de toda a terra. Vigiai, pois, a todo tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que têm de suceder e estar em pé na presença do Filho do Homem.


Mat. 24: 1 a 44 – “Tendo Jesus saído do templo, ia- se retirando, quando se aproximaram dele os seus discípulos para lhe mostrar as construções do templo. Ele, porém, lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derribada.
No monte das Oliveiras, achava- se Jesus assentado, quando se aproximaram dele os discípulos, em particular, e lhe pediram: Dize-nos quando sucederão estas coisas e que sinal haverá da tua vinda e da consumação do século. E ele lhes respondeu: Vede que ninguém vos engane. Porque virão muitos em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo, e enganarão a muitos. E, certamente, ouvireis falar de guerras e rumores de guerras; vede, não vos assusteis, porque é necessário assim acontecer, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, reino contra reino, e haverá fomes e terremotos em vários lugares; porém tudo isto é o princípio das dores. Então, sereis atribulados, e vos matarão. Sereis odiados de todas as nações, por causa do meu nome. Nesse tempo, muitos hão de se escandalizar, trair e odiar uns aos outros; levantar-se-ão muitos falsos profetas e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniquidade, o amor se esfriará de quase todos. Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo. E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim.
Quando, pois, virdes o abominável da desolação de que falou o profeta Daniel, no lugar santo (quem lê entenda), então, os que estiverem na Judéia fujam para os montes; quem estiver sobre o eirado não desça a tirar de casa alguma coisa; e quem estiver no campo não volte atrás para buscar a sua capa. Ai das que estiverem grávidas e das que amamentarem naqueles dias! Orai para que a vossa fuga não se dê no inverno, nem no sábado; porque nesse tempo haverá grande tribulação, como desde o princípio do mundo até agora não tem havido e nem haverá jamais. Não tivessem aqueles dias sido abreviados, ninguém seria salvo; mas, por causa dos escolhidos, tais dias serão abreviados. Então, se alguém vos disser: Eis aqui o Cristo! Ou: Ei-lo ali! Não acrediteis; porque surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios eleitos. Vede que vo-lo tenho predito. Portanto, se vos disserem: Eis que ele está no deserto!, não saiais. Ou: Ei-lo no interior da casa!, não acrediteis. Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até no ocidente, assim há de ser a vinda do Filho do Homem. Onde estiver o cadáver, aí se ajuntarão os abutres.
Logo em seguida à tribulação daqueles dias, o sol escurecerá, a lua não dará a sua claridade, as estrelas cairão do firmamento, e os poderes dos céus serão abalados. Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória. E ele enviará os seus anjos, com grande clangor de trombeta, os quais reunirão os seus escolhidos, dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus.
Aprendei, pois, a parábola da figueira: quando já os seus ramos se renovam e as folhas brotam, sabeis que está próximo o verão. Assim também vós: quando virdes todas estas coisas, sabei que está próximo, às portas. Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que tudo isto aconteça. Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão. Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai. Pois assim como foi nos dias de Noé, também será a vinda do Filho do Homem. Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio comiam e bebiam, casavam e davam- se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, senão quando veio o dilúvio e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem. Então, dois estarão no campo, um será tomado, e deixado o outro; duas estarão trabalhando num moinho, uma será tomada, e deixada a outra. Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor. Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que hora viria o ladrão, vigiaria e não deixaria que fosse arrombada a sua casa. Por isso, ficai também vós apercebidos; porque, à hora em que não cuidais, o Filho do Homem virá.”

Descrição de Mateus e a Descrição de Lucas e O MISTÉRIO OCULTO NO CORAÇÃO DO PAI.

Ef 3: 1 a 7 - Por esta causa eu, Paulo, sou o prisioneiro de Cristo Jesus, por amor de vós, gentios, se é que tendes ouvido a respeito da dispensação da graça de Deus a mim confiada para vós outros; pois, segundo uma revelação, me foi dado conhecer o mistério, conforme escrevi há pouco, resumidamente; pelo que, quando ledes, podeis compreender o meu discernimento do mistério de Cristo, o qual, em outras gerações, não foi dado a conhecer aos filhos dos homens, como, agora, foi revelado aos seus santos apóstolos e profetas, no Espírito, a saber, que os gentios (não judeus) são co-herdeiros, membros do mesmo corpo e co-participantes da promessa em Cristo Jesus por meio do evangelho; do qual fui constituído ministro conforme o dom da graça de Deus a mim concedida segundo a força operante do seu poder.

Nas descrições desta conversa de Jesus com seus discípulos dias antes da crucificação. Jesus é questionado logo depois de ter valorizado a entrega da viúva de duas moedinhas e por ter desprezado A Grandeza do Templo afirmando que não ficaria “pedra sobre pedra”.

Em Lucas o foco é: Quando estas coisas vão ocorrer? E quais os sinais que estas coisas estarão para acontecer?

Em Mateus além das mesmas ênfases também (MATEUS QUE ESTEVE PRESENTE NESTE DIA, NESTA CONVERSA), também fala sobre o que Jesus diz a respeito da Sua Volta e da Consumação do Século (O Fim destas coisas todas).

No texto de Lucas, há coisas narradas também por Mateus, que falam do que ainda nem se manifestou, e certamente ocorrerá, mas, O FOCO é o que estava para acontecer com eles (os discípulos), naqueles dias e com O Templo e com aquela geração.

Já em Mateus, o texto vai nos mostrar quase que exclusivamente o que ocorrerá pouco antes da Volta de Jesus para o ESTABELECIMENTO DO REINO DE CRISTO nesta Terra. De qualquer forma, nas duas narrativas, há situações, nas quais Jesus adverte que ao virem estes sinais (naquela geração e na futura), que todos deveriam fugir de Jerusalém e arredores, porque seriam momentos terríveis...

“Quando virdes Jerusalém sitiada” – Isso ocorreu no final do primeiro século, quando o General Tito, cerca Jerusalém e o fim disso é a destruição do Templo de Jerusalém e a quase extinção do povo judeu e de toda a tradição, e da Palavra e dos escritos... Se os cristãos e muitos judeus não tivessem fugido como Jesus predisse, teriam sido extirpados para sempre.

“Quando o abominável da desolação estiver no Lugar Santo” – Vemos aí, uma profecia que aponta para O Templo reconstruído em Jerusalém, coisa que a cada dia torna-se mais real, para qualquer pessoa que visita a Israel. Não sabemos se pelo Pacto que se fará dividindo-se Jerusalém como capital de duas nações, e para isso se permitindo que os judeus reconstruam O Templo, mas, O Mal, O Anticristo, O ABOMINÁVEL DA DESOLAÇÃO, entrará num lugar estabelecido por Deus, onde só Os Sacerdotes podiam entrar... Quando isso ocorrer, igualmente é tempo de fugir, porque a FÚRIA DO NOSSO DEUS SE DARÁ! E O JUÍZO COMO NUNCA NINGUÉM JAMAIS VIU SE MANIFESTARÁ!

Nas duas narrativas há um sinal CLARO!

A multiplicação da FALSIDADE, DO ENGANO, DA MENTIRA. Muitos dirão ser O CRISTO, O Unido. Muitos dirão Ele está aqui ou acolá! Muitos virão no Nome Dele... MUITOS FALSOS PROFETAS, MUITOS FALSOS CRISTOS (Ungidos). MUITOS...

Outros sinais: Guerras e rumores de guerras, perturbação nas nações; fome; terremotos; enfim: MORTE.

Ap. 6: 2 a 8 – “Vi, então, e eis um cavalo branco e o seu cavaleiro com um arco; e foi-lhe dada uma coroa; e ele saiu vencendo e para vencer. Quando abriu o segundo selo, ouvi o segundo ser vivente dizendo: Vem! E saiu outro cavalo, vermelho; e ao seu cavaleiro, foi-lhe dado tirar a paz da terra para que os homens se matassem uns aos outros; também lhe foi dada uma grande espada. Quando abriu o terceiro selo, ouvi o terceiro ser vivente dizendo: Vem! Então, vi, e eis um cavalo preto e o seu cavaleiro com uma balança na mão. E ouvi uma como que voz no meio dos quatro seres viventes dizendo: Uma medida de trigo por um denário; três medidas de cevada por um denário; e não danifiques o azeite e o vinho. Quando o Cordeiro abriu o quarto selo, ouvi a voz do quarto ser vivente dizendo: Vem! E olhei, e eis um cavalo amarelo e o seu cavaleiro, sendo este chamado Morte; e o Inferno o estava seguindo, e foi-lhes dada autoridade sobre a quarta parte da terra para matar à espada, pela fome, com a mortandade e por meio das feras da terra.”

Há muitos que confundem a visão deste texto acima, sobre quem é o que vem Montado no Cavalo Branco e que possui um arco nas mãos. ESTE É O ANTICRISTO! Parece com ele, mas, não é JESUS!

E depois vem a Guerra, a Fome e a Morte. (A mesma descrição de Jesus a seus discípulos sobre o que está por vir). – A MESMA DESCRIÇÃO DE MATEUS...

São as dores de parto, o Mundo as sente, e por isso cada vez mais terremotos, desastres ambientais, inversões climáticas...
As populações sentem, e por isso cada vez mais violência, pecados sexuais, desrespeito por valores sociais e familiares...
As nações sentem, e por isso há instabilidades politicas, econômicas e sociais em todo o mundo que achava que nesta época viveríamos em paz e harmonia, mas, tão calamitoso como foi no início do século XX, e em tantos outros momentos da história, nos vemos diante de crises terríveis (em proporção muito maior, já que somos quase 8 bilhões de pessoas), com ameaças de guerras por fins religiosos e uma fúria mundial contra os judeus, contra Israel e contra valores cristãos como a Família segundo O Padrão de Deus com pais, mães e filhos...

As dores estão aumentando... E o que toda mãe já sofreu e sofre e precisa nos ensinar é: As dores são consequência do nosso próprio pecado, mas, se permanecermos NELE, quando a Criança (O REINO DE DEUS, A RESTAURAÇÃO DE TODAS AS COISAS SE MANIFESTAR), nós todos (os que estamos firmados NELE), NÃO NOS LEMBRAREMOS MAIS DAS DORES...

Jo. 16: 21 – “A mulher, quando está para dar à luz, tem tristeza, porque a sua hora é chegada; mas, depois de nascido o menino, já não se lembra da aflição, pelo prazer que tem de ter nascido ao mundo um homem.”

É HORA DE SE FIRMAR EM JESUS, EM SUA PALAVRA, NA COMUNHÃO COM OS SANTOS E NOS VALORES ETERNOS, PORQUE QUEM NÃO ESTIVER NESTA ROCHA INABALÁVEL QUE É CRISTO, NÃO SUPORTARÁ E SUCUMBIRÁ ANTE AO QUE ESTÁ POR VIR.

VOLTEMOS PARA DEUS!!!!


Ministério Pastoral,

Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário