terça-feira, 3 de maio de 2016

Série: "O Reino de Deus" - GRANDES E PEQUENAS COISAS NO REINO



Grandes coisas e pequenas coisas no Reino

Mar. 12:41 a 13: 5 – “Assentado diante do gazofilácio, observava Jesus como o povo lançava ali o dinheiro. Ora, muitos ricos depositavam grandes quantias. Vindo, porém, uma viúva pobre, depositou duas pequenas moedas correspondentes a um quadrante. E, chamando os seus discípulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que esta viúva pobre depositou no gazofilácio mais do que o fizeram todos os ofertantes. Porque todos eles ofertaram do que lhes sobrava; ela, porém, da sua pobreza deu tudo quanto possuía, todo o seu sustento. Ao sair Jesus do templo, disse-lhe um de seus discípulos: Mestre! Que pedras, que construções! Mas Jesus lhe disse: Vês estas grandes construções? Não ficará pedra sobre pedra, que não seja derribada. No monte das Oliveiras, defronte do templo, achava-se Jesus assentado, quando Pedro, Tiago, João e André lhe perguntaram em particular: Dize-nos quando sucederão estas coisas, e que sinal haverá quando todas elas estiverem para cumprir-se. Então, Jesus passou a dizer-lhes: Vede que ninguém vos engane.”

Aqueles tinham sido dias muito marcantes para Jesus. Jesus depois do último Shabat na casa de Lázaro, Marta e Maria, viera a Jerusalém onde foi aclamado Messias, por toda a multidão que tirou suas vestes para que o jumentinho que trazia Jesus pudesse pisar.
Jesus indo até o Templo vê a corja de ladrões e vendilhões na Casa de Deus, visando o grande lucro que se aproximava com a Páscoa que encheria toda a cidade.
Jesus tinha amaldiçoado a Figueira que não tinha frutos, embora estivesse cheia de folhas, e Jesus usa esta situação para falar de coisas do Reino dos Céus com vários de seus discípulos.
Jesus é provado por vários grupos, pelos fariseus, pelos saduceus e pelos herodianos, e cheio de Sabedoria e Graça, falando por parábolas deixava a todos perplexos.

No meio de tudo isso, Jesus para e observa uma viúva. A Bíblia não cita seu nome. Jesus não falou com ela, apenas a observou... Ela foi entregar uma oferta!

Uma viúva, entregando ofertas? Ela não deveria estar recebendo TSEDAKÁ? (Não deveria estar sendo sustentada?). Sim, é provável que sim, ela vivesse de donativos humanos, mas, naquele momento em que muitos estavam entregando suas ofertas, seus dízimos aos Tesouros da Casa de Deus, esta mulher veio também... Não é importante como aqueles recursos dos quais ela deu a Deus, lhe chegaram às mãos. Ela foi dar a Deus, porque sabia que Ele era o seu Sustento e o seu Sustentador.
O Valor entregue se sabe: Duas Leptas – (Plural de Lepto – em português algumas traduções chamam Tostões). Duas moedinhas cunhadas na região, que equivaliam a Um Quandrante (Kodrantes), que era a moeda romana de menor valor, cunhada em bronze, equivalia a 6 minutos do trabalho diário de um trabalhador comum.

Enquanto muitas pessoas ricas e de muitas posses traziam grandes quantidades de recursos e dinheiro, aquela mulher viúva, deposita ali, no gazofilácio, as únicas duas moedas que possuía. Jesus chama seus discípulos ADMIRADO! Ele lhes quer mostrar que DE TODOS OS OFERTANTES, aquela mulher foi a que mais deu, foi quem mais doou!

Ora, Deus não ordenou que se entregassem os dízimos e ofertas em sua Casa? O que as pessoas entregavam e entregam não é para Deus? Todos os sacrifícios e entregas, muitas delas eram destinadas para os sacerdotes, e levitas, outras eram inteiramente queimadas, mas, tudo o que se ofertava não era para Deus? SIM, É PARA DEUS!

Mas, Jesus não é DEUS? Sim, Jesus é Deus!!!

Mas, Jesus nunca se apropriou dos recursos destinados ao Templo, Ele nunca foi até lá e reivindicou que se dessem a Ele todos aqueles recursos, pois Ele tinha o direito de usar deles, pois era Deus.
Deus não precisa dos recursos humanos, mas, isso não quer dizer que Ele não se importe com e como as ofertas são entregues.

Com os seus recursos, a pessoas que adorou a Deus com mais intensidade foi aquela pobre mulher, pois ela tendo duas moedinhas, poderia ter dado uma e guardado a outra. Na verdade muitas pessoas diriam: Ela devia ter guardado aquelas moedinhas, porque não vão ajudar em nada e pelo menos ela teria algum recurso para comprar alguma coisa...

Jesus mostra a seus discípulos que verdadeiramente não é no dinheiro que estão os Olhos de Deus, mas, no coração. Jesus reconhece e declara que de todos os que deram, alguns talvez entregaram pequenas furtunas ali, mas, ninguém como aquela mulher deu TUDO O QUE TINHA. Fez uma declaração tão contundente diante de Deus. Ela não disse, mas, demonstrou, que Deus é O SEU SUSTENTO, e que VERDADEIRAMENTE Não só de pão viverá o homem, mas, de toda a Palavra que procede da Boca de Deus.

Jesus tinha dito a um Jovem rico: “Vá e vende tudo o que possuis, dê aos pobres e depois venha e me siga”, mas, aquele jovem não ouviu a Jesus, visto ser ele um homem de muitas posses, entristeceu-se e desapareceu... Nunca saberemos quem foi aquele jovem e que vida miserável teve depois de recusar tão grande oportunidade, mas, da mesma forma não sabemos o nome desta mulher que surpreendeu a Jesus por sua entrega e devoção. Ela fez o que o rapaz rico não quis fazer! Ela não deu aos pobres, ela era a Pobre Viúva, e talvez o que entregou, foi fruto de algum donativo que recebeu, mas, aquela mulher foi absolutamente fiel, e mostrou a Deus entregando tudo, que dependia Dele totalmente! ADORAÇÃO... ISSO É ADORAÇÃO...

Tão simples, tão insignificante aos olhos humanos...
Aqueles homens ricos que vinham e colocavam importantes quantidades de recursos, não foram desprezados por Deus, estavam sendo obedientes, não sabemos o que passa dentro do coração humano, só Deus sabe! Mas, todos aqueles homens, dentre os quais alguns talvez queriam só ser vistos e aparecer para as multidões, com suas ofertas. Outros, faziam como obediência e gratidão a Deus, mas, mesmo assim, nenhum conseguiu chegar mais perto da adoração verdadeira, pois só aquela mulher deu tudo o que tinha. NÃO FOI IRRESPONSÁVEL, foi cheia de Fé e de Certeza que ela dependia de Deus e que tudo o que precisava viriam de suas Mãos.

Saindo do Templo, os discípulos admiravam-se da Beleza e da Grandiosidade do Templo, e de toda a sua estrutura. Jesus observando as mesmas coisas lhes disse: “Não ficará pedra sobre pedra!”

Descendo pelo valo do Kidron e subindo ao Monte das Oliveiras, de onde tinham uma visão privilegiada do Templo, os discípulos preocupados com o que Jesus lhes tinha dito, de que a coisa mais estável de suas vidas (que era o Templo), seria totalmente destruído. “Quando estas coisas vão ocorrer?”

Estamos agora num dos momentos chaves de todo o nosso estudo sobre as Parábolas de Jesus, desde o início de nossas ministrações, e agora, Jesus passará a falar coisas dos Tempos que vão anteceder a Sua Vinda Gloriosa para Reinar. O Rei do Reino virá e reinará sobre todas as nações da Terra.

Vamos precisar de toda a nossa atenção e precisaremos totalmente do Espírito Santo para podermos compreender que as Parábolas, não falarão do que foi nos dias de Jesus, mas, do que virá e já está diante dos nossos olhos... Lembremo-nos aos seus discípulos Ele falará tudo claramente...

Jesus diz a seus discípulos: “CUIDE, que ninguém vos engane!”

Se há um assunto em que há enganos é esse! Jesus acaba de demonstrar aos seus discípulos que Deus não vê ou faz contas como os homens fazem. Que o que é estável e inabalável para os homens, para Deus está com os dias contados, e será absolutamente destruído.

Talvez a estrutura familiar, financeira, empresarial, social, política, cultural, de alguém ou algum povo, pode ser visto hoje como inabalável para nós... Já viram assim a Antiga União Soviética, O Muro de Berlim; O Império Romano; O Reino dos Faraós; Napoleão Bonaparte; O Império Britânico; A Grande Cidade da Babilônia; O Governo do PT, e tantos outros que acharam que eram intocáveis e que perdurariam para sempre... NÃO FICARÁ PEDRA SOBRE PEDRA...

Alguns davam importantes quantias de dinheiro e com isso achavam que impressionavam a Deus, O Criador dos Céus e da Terra? O que impressionou a Deus foi uma Viúva, que deu tudo o que tinha, porque confiava TOTALMENTE EM DEUS!

Não seja enganado!
Não se engane!
Não perca o foco!
Não se distraia!


Ministério Pastoral,
Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário