terça-feira, 23 de outubro de 2012

Série: Uma Casa Grande e Maravilhosa - Ouvidos - SHEMAH ISRAEL



OUVIDOS – SHEMAH ISRAEL

“... Assim como oferecestes os vossos membros para a escravidão da impureza e da maldade para a maldade, assim oferecei, agora, os vossos membros para servirem à justiça para a santificação.” (Rm. 6:19)

Os ouvidos além de se referirem ao nosso órgão de audição, que faz parte de nosso corpo, e que está envolvido com a nossa orelha, diferentes tamanhos e formatos, e cavidades, além do tímpano, etc, é uma das mais importantes portas de entrada para a nossa Alma, assemelhando-se a isso com os Olhos. Fala então neste sentido de Receptividade e Compreensão. Na Bíblia no entanto muitas vezes que os ouvidos, ou o sentido da audição são mencionados está se falando acerca da Obediência e Atenção, ou Reação. Como se ouvir fosse um sinônimo de Obedecer, ou de Dar Atenção àquilo que esta sendo dito.

OUVIR É MAIS DO QUE ESCUTAR!

Os ouvidos de Deus:

Deus ouve o seu povo - Quando o povo estava cativo no Egito e começou a clamar a Deus por conta dos sofrimentos da escravidão, Deus OUVIU o seu povo, e isso quer dizer que Deus tomou uma atitude para que aquele Clamor tivesse uma Resposta.

“ Deus continuou: Não te chegues para cá; tira as sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é terra santa.  Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. Moisés escondeu o rosto, porque temeu olhar para Deus.  Disse ainda o SENHOR: Certamente, vi a aflição do meu povo, que está no Egito, e ouvi o seu clamor por causa dos seus exatores. Conheço-lhe o sofrimento;  por isso, desci a fim de livrá-lo da mão dos egípcios e para fazê-lo subir daquela terra a uma terra boa e ampla, terra que mana leite e mel; o lugar do cananeu, do heteu, do amorreu, do ferezeu, do heveu e do jebuseu.  Pois o clamor dos filhos de Israel chegou até mim, e também vejo a opressão com que os egípcios os estão oprimindo.” (Êxodo 3:5-9 RA)

Deus ouve o seu povo quando este O agrada:
“ Agora, pois, ó meu Deus, estejam os teus olhos abertos, e os teus ouvidos atentos à oração que se fizer deste lugar.” (2 Crônicas 6:40 RA)
“ se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.” (2 Crônicas 7:14 RA)

Deus não ouve o seu povo por causa do pecado:
“ Tornastes-vos, pois, e chorastes perante o SENHOR, porém o SENHOR não vos ouviu, não inclinou os ouvidos a vós outros.” (Deuteronômio 1:45 RA)
“ Porém Samuel disse: Tem, porventura, o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros.  Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e a obstinação é como a idolatria e culto a ídolos do lar. Visto que rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.” (1 Samuel 15:22-23 RA)
“ Tu, pois, não intercedas por este povo, nem levantes por ele clamor ou oração, nem me importunes, porque eu não te ouvirei.  Acaso, não vês tu o que andam fazendo nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusalém?  Os filhos apanham a lenha, os pais acendem o fogo, e as mulheres amassam a farinha, para se fazerem bolos à Rainha dos Céus; e oferecem libações a outros deuses, para me provocarem à ira.” (Jeremias 7:16-18)


Marcas e figuras dos ouvidos na Bíblia

O Escravo do amor: “ Então, o seu senhor o levará aos juízes, e o fará chegar à porta ou à ombreira, e o seu senhor lhe furará a orelha com uma sovela; e ele o servirá para sempre.” (Êxodo 21:6)
Quando uma pessoa tinha uma dívida para com outra e não tinha como pagar, tinha de tornar-se escravo da credora até pagar com seu trabalho toda a dívida. Quando a dívida estava paga, acontecia do devedor, perceber que o credor o tratou com tanto respeito e cuidado, que aquele homem que podia ser livre, dizia para o seu senhor: “eu não quero ser mais livre, mas, quero poder ser teu servo pra sempre, porque me trataste com respeito e cuidado, eu quero ser teu servo, SERVO DO AMOR. O senhor daquele servo, o levava diante dos anciãos do povo, e furava a orelha daquele servo, como sinal de que ele era um Servo, o Servo do Amor. Neste caso ter as orelhas furadas, falam de consagração à um senhorio, e as orelhas fazem parte do que nós chamamos de ouvidos, poderíamos entender, que Aquele que Consagrar seus ouvidos, para ouvir O Senhor, e estar pronto a obedecê-lo, não por obrigação, mas, por Amor, é O Servo do Amor, O Servo da Orelha furada, que é exemplificado nesta figura social do povo hebreu.
O Salmo 40 fala a respeito do Servo do Amor, e de como o Salmista usava esta figura, para expressar o compromisso dele para com Deus: “ Sacrifícios e ofertas não quiseste; abriste os meus ouvidos; holocaustos e ofertas pelo pecado não requeres.  Então, eu disse: eis aqui estou, no rolo do livro está escrito a meu respeito;” (Salmos 40:6-7)

A unção com sangue e azeite (sacerdote e leproso):
O sacerdote tomará do sangue da oferta pela culpa e o porá sobre a ponta da orelha direita daquele que tem de purificar-se, e sobre o polegar da sua mão direita, e sobre o polegar do seu pé direito.  Também tomará do sextário de azeite e o derramará na palma da própria mão esquerda.  Molhará o dedo direito no azeite que está na mão esquerda e daquele azeite aspergirá, com o dedo, sete vezes perante o SENHOR;  do restante do azeite que está na mão, o sacerdote porá sobre a ponta da orelha direita daquele que tem de purificar-se, e sobre o polegar da sua mão direita, e sobre o polegar do seu pé direito, em cima do sangue da oferta pela culpa;” (Levítico 14:14-17)
Quando uma pessoa era curada de lepra (uma doença terrível que faz alusão ao pecado), esta pessoa deveria apresentar-se aos sacerdotes para ser examinada, e desde que constatada realmente a cura por um milagre de Deus, deveria haver um ritual de purificação e no final deste ritual, havia uma unção com sangue e depois com azeite. Curiosamente da mesma maneira quando uma pessoa era ungida para ser um sacerdote o ritual era o mesmo. Uma das partes do corpo que eram ungidas primeiro com sangue e depois com o azeite era a ponta da orelha direita, numa alusão também ao SERVO DO AMOR. Isso era uma marca para que a partir daquele dia aquela pessoa limpa de tão terrível doença (símbolo do pecado), ou aquela pessoa consagrada como um Sacerdote para servir a Deus e ao povo de Deus, apenas tivesse seus OUVIDOS ATENTOS À VOZ DE DEUS, O SEU SENHOR.

Brincos nas orelhas idolatria:
“ Então, disse Jacó à sua família e a todos os que com ele estavam: Lançai fora os deuses estranhos que há no vosso meio, purificai-vos e mudai as vossas vestes;  levantemo-nos e subamos a Betel. Farei ali um altar ao Deus que me respondeu no dia da minha angústia e me acompanhou no caminho por onde andei.  Então, deram a Jacó todos os deuses estrangeiros que tinham em mãos e as argolas que lhes pendiam das orelhas; e Jacó os escondeu debaixo do carvalho que está junto a Siquém.” (Gênesis 35:2-4 RA)
Brincos usados para o bezerro de ouro: “ Disse-lhes Arão: Tirai as argolas de ouro das orelhas de vossas mulheres, vossos filhos e vossas filhas e trazei-mas.  Então, todo o povo tirou das orelhas as argolas e as trouxe a Arão.” (Êxodo 32:2-3 RA)

Assim como o furo na orelha era um símbolo de servidão, pessoas usavam símbolos nas orelhas de consagrações a falsos deuses. A Bíblia diz que foi com os argolas das orelhas do povo que saiu do Egito, que foi feito o Bezerro de Ouro, algo abominável que afrontou a Deus no deserto, porque diziam: “Este é o deus que vos tirou do Egito”.

Pessoas que usavam tais símbolos, estavam como que servindo à estas entidades. E isso porque? Porque uma das mais importantes portas da nossa alma são os nossos OUVIDOS. Aquilo que ouvimos, que damos atenção fica gravado e pode ser acessado a qualquer momento por nossa mente, e realmente nos direciona em nossa maneira de agir.


Compreensão (Alma – porta da alma) ligada aos ouvidos:
“ Eis que tudo isso viram os meus olhos, e os meus ouvidos o ouviram e entenderam.” (Jó 13:1)
Neste versículo, o Ver e o Ouvir, estão colocados de uma maneira diferente de apenas captarem imagens e sons, mas, de Realmente ENCHERGAREM ALGO, OU OUVIREM ALGO, diferente de apenas ver ou escutar. Tem haver com PERCEPÇÃO, ENTENDIMENTO REAL DAS COISAS.
“ Em sonho ou em visão de noite, quando cai sono profundo sobre os homens, quando adormecem na cama,  então, lhes abre os ouvidos e lhes sela a sua instrução,” (Jó 33:15-16)
Uma Clara Alusão aos nossos ouvidos espirituais, que estão abertos quando os nossos sentidos naturais estão inativos. Percebemos aí com clareza a diferença que há em se ver e se ouvir de forma natural, da PERCEPÇÃO do OUVIR E VER do nosso espírito.

“ Inclina o ouvido, e ouve as palavras dos sábios, e aplica o coração ao meu conhecimento.” (Provérbios 22:17 RA)

Este importante conselho, nos remete a não apenas escutar coisas, mas, aplicar, manifestar, obedecer por em prática, as palavras de sabedoria que escutamos. O Ouvir é tornar aquilo que escutamos algo ativo dentro de nós.

PORQUE OUVIR A DEUS É TÃO IMPORTANTE ?

SHEMÁ YISRAEL: Deut. 6: 4 e 5

Quando perguntaram para Jesus, qual era o maior de todos os mandamentos, o primeiro que deve ser cumprido, Jesus respondeu de pronto que é o mandamento escrito no Livro de Deuteronômio, capítulo 6    a partir do versículo 4 que começa assim: “OUVI, Israel, O Senhor nosso Deus é Um”. Logo em seguida está escrito: “E amarás O Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e com toda a tua força...”, e os seguintes versículos, falam de amar o próximo como amamos a nós mesmos; fala de não tentar O Senhor nosso Deus; fala que só ao Senhor Nosso Deus daremos Culto e só a Ele adoraremos... Deste texto tão importante, Jesus saca as palavras com as quais golpeia Satanás, quando este vai tentá-lo depois dos 40 dias de Jejum.


O PROCESSO DE SALVAÇÃO COMEÇA COM O OUVIR:

“ E, assim, a fé vem pelo ouvir, e o ouvir, pela palavra de Cristo.” (Romanos 10:17)

Fica bem claro neste que é um dos textos mais importantes da Bíblia, que o Ouvir, está diretamente ligado, com O Obedecer, com o Tomar uma Posição, que é o Crer. O Crer, A Fé, por sua vez, não são uma repetição do que foi Ouvido, mas, uma Atitude, que demonstre que realmente algo mudou dentro da pessoa.
Voltamos então para a Verdade de que O OUVIR tem o sentido de OBEDECER A Deus.

Desde A Criação do ser humano, sempre que o Homem, conhece a Palavra de Deus, ele  pode ouvir ou não ouvir. Em outras palavras, quando o homem, escuta a Palavra de  Deus, ele pode Ouvir ou Não Ouvir. Obedecer, ou não obedecer. Desde os primórdios também, está muito claro, que a Fé, vem pelo Ouvir. Este Ouvir é um sinônimo de Obedecer, e esta Obediência trás sobre a nossa vida as Bênçãos de Deus, e nos mantém Vivos, ligados em Deus.
Já o Escutar e não Ouvir, não obedecer está ligado à Rebeldia, que é O Pecado Original, e isso trás sobre nós Maldição (SURDEZ, entre tantas outras coisas), e isso vai nos levar à Morte, À Morte Eterna.

A CONSEQÜÊNCIA DE ESCUTAR E ESCUTAR A PALAVRA DE DEUS E NÃO OUVI-LA

“ Porém o SENHOR lhes enviou profetas para os reconduzir a si; estes profetas testemunharam contra eles, mas eles não deram ouvidos.” (2 Crônicas 24:19)
“ No entanto, os aturaste por muitos anos e testemunhaste contra eles pelo teu Espírito, por intermédio dos teus profetas; porém eles não deram ouvidos; pelo que os entregaste nas mãos dos povos de outras terras.” (Ne. 9:30)
“ Então, disse ele: Vai e dize a este povo: Ouvi, ouvi e não entendais; vede, vede, mas não percebais.  Torna insensível o coração deste povo, endurece-lhe os ouvidos e fecha-lhe os olhos, para que não venha ele a ver com os olhos, a ouvir com os ouvidos e a entender com o coração, e se converta, e seja salvo.” (Isaías 6:9-10)
“ A quem falarei e testemunharei, para que ouçam? Eis que os seus ouvidos estão incircuncisos e não podem ouvir; eis que a palavra do SENHOR é para eles coisa vergonhosa; não gostam dela.” (Jeremias 6:10)
“ Tornem-se semelhantes a eles (ídolos mudos e surdos), os que os fazem e quantos neles confiam.” (Sl. 115:8)

CUIDADO COM OUTRAS VOZES!

“ E a Adão disse: Visto que atendeste a voz de tua mulher e comeste da árvore que eu te ordenara não comesses, maldita é a terra por tua causa; em fadigas obterás dela o sustento durante os dias de tua vida.” (Gênesis 3:17)
“ O que anda em justiça e fala o que é reto; o que despreza o ganho de opressão; o que, com um gesto de mãos, recusa aceitar suborno; o que tapa os ouvidos, para não ouvir falar de homicídios, e fecha os olhos, para não ver o mal,  este habitará nas alturas; as fortalezas das rochas serão o seu alto refúgio, o seu pão lhe será dado, as suas águas serão certas.” (Isaías 33:15-16)

Músicas, Más notícias, fofocas, palavrões, piadas sujas.

Raça de víboras, como podeis falar coisas boas, sendo maus? Porque a boca fala do que está cheio o coração.” (Mateus 12:34)


Como o seu coração se encheu deste lixo?

Os ouvidos e os olhos são Portas importantíssimas para nossa Alma, e infelizmente todo este lixo entrou por aí. Agora temos, se queremos ter uma vida restaurada por Deus, colocar todo este lixo pra fora, e fechar as portas, para o que é vil, sujo, perverso, maligno, contaminado, para que possamos depois de limpa a nossa alma, enchê-la do que é bom, puro, santo, verdadeiro, honrado, digno... Aleluia!

Sl. 89:15 – ASHRÊ HAAM IODÊ TERUÁ – Feliz é o povo que ouve o Teruá!

Em nossa igreja por conta da Celebração das Festas do Cordeiro e dos dias que apontam para estas Festas, ouvimos bastante sobre estar atento ao SOM DO SHOFAR. Aquele instrumento de som agressivo, que nos chama atenção para que possamos VOLTAR PARA DEUS.
Sempre que a Nuvem da Presença de Deus estava se movendo os Sacerdotes tocavam os Shofares, para advertir o povo que deveriam continuar a seguindo O Senhor. FELIZ É O POVO QUE OUVE, QUE TEM OS OUVIDOS ATENTOS E ABERTOS PARA OS COMANDOS E AS DIREÇÕES DO NOSSO DEUS...

SENHOR ABRE OS MEUS OUVIDOS, POIS EU QUERO OUVIR!


Paulo de Tarso,
Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário