terça-feira, 25 de setembro de 2012

Série: Uma Casa Grande e Maravilhosa - Espera em Deus





ESPERA EM DEUS

Sal. 42:1-11  Como o cervo anseia pelas correntes das águas, assim a minha alma anseia por ti, ó Deus!  (2)  A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e verei a face de Deus?  (3)  As minhas lágrimas têm sido o meu alimento de dia e de noite, porquanto se me diz constantemente: Onde está o teu Deus?  (4)  Dentro de mim derramo a minha alma ao lembrar-me de como eu ia com a multidão, guiando-a em procissão à casa de Deus, com brados de júbilo e louvor, uma multidão que festejava.  (5)  Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação que há na sua presença.  (6)  Ó Deus meu, dentro de mim a minha alma está abatida; porquanto me lembrarei de ti desde a terra do Jordão, e desde o Hermom, desde o monte Mizar.  (7)  Um abismo chama outro abismo ao ruído das tuas catadupas; todas as tuas tuas ondas e vagas têm passado sobre mim.  (8)  Contudo, de dia o Senhor ordena a sua bondade, e de noite a sua canção está comigo, uma oração ao Deus da minha vida.  (9)  A Deus, a minha rocha, digo: Por que te esqueceste de mim? por que ando em pranto por causa da opressão do inimigo?  (10)  Como com ferida mortal nos meus ossos me afrontam os meus adversários, dizendo-me continuamente: Onde está o teu Deus?  (11)  Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele que é o meu socorro, e o meu Deus.

Neste processo que estamos passando, não porque decidimos em nossa igreja falar sobre isso, mas, porque é o processo que todos nós que tendo ouvido a Voz de Deus, decidimos seguí-lo. Primeiro abrindo nosso coração pra Ele e depois permitindo (ou não), uma transformação que ACONTECE, ESTÁ ACONTECENDO, VAI ACONTECER em nossa Alma, para que um dia, toda a nossa vida possa manifestar a Glória de Deus.

O Salmista (do Salmo 42), descreve com a unção de Deus e a veia poética (e em alguns momentos como um cronista), nossos sentimentos,  e até nossas falas, frases feitas e repetidas à exaustão pelas gerações.

O salmista se compara a um Cervo, a uma Corça, que anseia pelas águas e que dispara em alta velocidade, como sendo as águas o lugar de escape contra todo predador, contra todo risco de morte.

Ele expõe seu coração, o coração de um adorador, o coração de alguém que de fato tem manifestado um Altar a Deus em seu coração. Isso não é sinônimo de que as coisas estão bem, ou se há paz. Pelo contrário, a posição de servir a Deus, vai deflagrar a maior guerra que qualquer um de nós jamais enfrentou, porque será a guerra para Vida ou para a Morte.

Quando Jesus nos diz: “Tende Bom ânimo (se anime!), Eu venci O Mundo”, Ele estava querendo nos mostrar que para poder Vencer O Mundo, O Pecado e o Diabo, ele teve que lutar, lutar até à morte. Ele foi tentado em todas as coisas, mas não pecou conta Deus.

O Salmista deixa escapar que ele não está suportando mais as lutas e prefere desistir de lutar aqui para ver-se Face a Face com O Senhor. Porém, Deus não quer sacrifícios mortos, mas,  sacrifícios vivos. Gente que vença Nele todos os obstáculos que  estiverem em nosso caminho. Não é pra desistir, não é pra se refugiar na Morte! É pra se refugiar Nele e enfrentar a Vida e vencer e ser feliz!

Lágrimas ocupam o espaço do alimento de dia e de noite. A angústia, o medo, a incerteza, as decepções, quantas vezes nos põe desta maneira. Qual de nós já não viveu épocas de sua vida semelhantes a estas, em que o primeiro pensamento quando acordávamos era aquela luta tão difícil e só pegávamos no sono quando nosso corpo não suportava mais e desligava, quase em estado de choque ante os problemas...

Há nesta luta o covarde do Satanás (O Acusador), que insta pessoas das mais improváveis possíveis pra nos perguntar: “Mas você não é crente”, “Você não é de Deus”, “Você não é dizimista”, “Você não foi abençoado em seu casamento”, “Você não vai na igreja todo domingo”... Em outras palavras: “Cadê o teu Deus!” Ele deve ter te abandonado; Ele deve ter coisas mais importantes pra fazer agora; Na verdade na verdade tudo é uma grande bobagem, você está sozinho é tudo por tua conta e risco...

CONTRA QUEM É ESTA LUTA? É contra o espírito de Rejeição, Maldito, que nas lutas que enfrentamos é um inimigo feroz, querendo nos afastar do Amor do Pai, com suas mentiras e maldades sórdidas.


OPA! PARECE QUE TUDO VAI MELHORAR!

O Salmista, de repente, começa trazer à memória, coisas que lhe dão esperança. Está acontecendo uma Batalha Espiritual dentro da sua alma, enquanto O Acusador usa pensamentos, e pessoas para que Ele se afaste de Deus, O Senhor o faz lembrar de momentos inesquecíveis:

Momentos de Adoração que participou, momentos em que dirigiu a Adoração, momentos em que recebeu coisas diretas do coração do Pai, momentos em que celebrava com grande alegria na Presença de Deus, e ante estas lembranças O Amor lança fora o medo e ele começa a tomar posição e a colocar sua Alma no seu lugar: Oh Alma, porque estás abatida! Aquieta-te! Cala-te! Espera no SENHOR!
O Deus que recebeu no passado minha adoração é o que me guarda e que me livrará e ainda me permitirá adorá-lo e servi-lo junto dos meus irmãos... ALELUIA! O ÂNIMO VOLTOU! A Batalha da Alma parece que está ganha!

Creio que todos percebem que este homem, o salmista, é alguém de Deus. Alguém como qualquer um de nós ministros do Senhor, adoradores do Seu Santo Nome, gente que crê e confia no seu Maravilhoso Amor, porém, é bom perceber que é uma GUERRA!

O  nosso inimigo não está brincando de Paintball (aquele esporte em que os competidores usam armas, com munição de tinta que apenas sujam os adversários quando são alvejados). Ele está atirando pra matar, e os alvos somos nós, nossas esposas, maridos, filhos, irmãos, amigos, familiares.... É uma guerra pra valer, e o primeiro que ele quer ferir de morte somos nós mesmos! A guerra está sendo travada dentro de você, na sua mente!

Infelizmente, o Salmista não percebe que tremenda vantagem ele obteve, quando tomou domínio de sua Alma, quando subjulgou o inimigo que lançou tantas setas em sua mente. Ele permite um contra ataque e no lugar de ESPERAR EM DEUS, ele volta a se abater....

O Contra-Ataque é ainda pior e sempre covarde!

De uma declaração de Fé e Esperança, a oração do Salmista novamente volta a ser uma lamúria. Não reclame para Deus! Não fique murmurando, não fique resmungando. O Salmista de novo diz como aquele antigo desenho animado: “Oh dia, Oh dor, Oh azar, tudo está ruim e vai ficar pior...” E num tom de piedade diz a Deus que se lembrará Dele e de tudo o que vivenciou no passado, e de todas as conquistas e sucessos que teve.

Deus tem tratado conosco de que no PASSADO não há CONSOLO pra nós. Quando o próprio Salmista lembra de momentos em que esteve adorando, e ministrando ao Senhor, não se lembrava de coisas passadas mas, de coisas ETERNAS!!!!!

A Eternidade, O Eterno, Deus nos anima! Nos põe em vitória em meio ao combate... Ficar lembrando de feitos do passado, não produz nada em nós a não ser uma brecha para o nosso inimigo voltar a nos ferir!

Como qualquer um de nós, o salmista lutava contra o pecado, e também já tinha percebido que quando ele peca, se abre uma grande brecha para que sem dó, o inimigo nos massacre. Um abismo chama outro abismo, um buraco chama outro, um pecado chama outro, um mal chama outro, um demônio chama outro, quando damos a brecha da INCREDULIDADE, da AUTOCOMISERAÇÃO (o ter dó da gente mesmo), a luta na Alma se intensifica, porque nós damos ao nosso inimigo, a chave da casa das armas....

O Salmista se vê como numa montanha russa, ou pior como se estivesse nas “Sete quedas”, e vai terminando uma e lá vem outra. Não tem nada mais terrível do que sentirmos pena de nós mesmos. Isto nos paralisa, isso nos impede de lutar...
Não sei quantos já tomaram um “Caldo”, geralmente no Mar, (embora tem gente que já tomou caldo até na banheira de casa). É o engolir muita água, é aquela sensação horrível de que você acaba de sair de uma onda que quase te afogou e você abre os olhos e PLAAAAAAA! Outra onda te acerta, e outra, e outra, e outra... Na verdade passamos por inúmeras situações assim. Coisas estão indo mal, e de repente outros problemas começam a surgir e você diz: Pera aí! Não aguento mais! Ei para um pouco!!!! Infelizmente o nosso inimigo não vai parar. A luta que ele está travando em nossa alma contra a soberania de Deus, quer realmente que fiquemos imóveis, tão perplexos pela quantidade e sequência de problemas, que não consigamos mais lutar e simplesmente morramos afogados nesse turbilhão de problemas!

Aleluia! Mais uma vez o Salmista recobra forças... É uma luta terrível! É o Hollyfield (um homem de Deus), lutando contra o Mike Tison (O mal! Cuidado hein! O Mal pode até querer morder sua orelha, ele não luta com regras, ele é um covarde!), bata e se proteja como puder dos golpes, porque a luta está cada vez mais terrível!

Novamente o salmista lembra do que é Eterno e que as Misericórdias de Deus se renovam à cada manhã, e que sempre na nossa vida quando vai escurecer devemos nos lembrar que na viração do Dia, no momento em que as trevas vão se manifestar é a hora que Deus chegava no Paraíso. Quando Deus está conosco, precisamos saber que Ele conhece as palavras antes de saírem de nossa boca. Ele conhece as lutas que temos enfrentado, e Ele espera de nós: FÉ!
O salmista novamente permite o abatimento de alma, e no lugar de continuar Adorando a Deus – SUA ROCHA – Ele se rende aos ataques, e questiona Deus ATACADO DE NOVO PELA REJEIÇÃO:

“POR QUE TE ESQUECESTE DE MIM?”

Não Deus não esqueceu de nós, jamais esquecerá! Pode uma mãe que amamenta, esquecer-se do filho que mama? Ainda que isso fosse possível eu não me esqueceria de ti, nos diz O Eterno! (segundo Isaías 49:15).

Quando permitimos que a Mentira do Diabo, a Mentira da Rejeição circule por nossas veias, por nossos pensamentos, somos cauterizados em nossa alma e nos abatemos, porque fomos criados a Imagem e Semelhança de Deus, somos obras das suas mãos, somos criados por Ele, somos Dele e existimos para a Glória Dele. A sensação de distância de Deus, e a coisa mais terrível que um ser humano pode passar. Muitos não se importam com Deus, mas, quando realmente se dão conta que Ele existe, não conseguem mais viver distantes de Seu Amor, e por isso, esta ferida causada pela Rejeição é tão terrível e maligna.
Quem é ferido pela rejeição, passa a escutar mais as afrontas A PERVERSÃO do Satanás, que nos questiona sempre: Se Deus te ama, porque você está passando por isso? Se Deus é bom, porque tudo está ocorrendo desta maneira em sua vida? Se Deus é tão bom, porque te abandonou nesta situação?
Maldito Satanás! Mentiroso!

A Nossa oração é para que você possa ainda recordar-se de tudo o que Deus tem falado conosco, e assim como o Salmista que tendo quase chegado perto da vitória e da superação e caiu de novo, mas, não ficou prostrado diante do mal. Levantou-se novamente e questionou sua própria alma:

Por que estás abatida oh minha alma? Em outras palavras: “Você ainda está falando? Cala-te!” “Por que estás angustiada? Chega!”


ESPERA EM DEUS!

O Esperar em Deus, é algo tão profundo, que poderia ter um capítulo à parte só por causa dele. O Esperar em Deus, não é algo passivo, porque a Fé sem obras é morta!

O Esperar em Deus é tomar atitudes segundo a Palavra de Deus a nosso respeito, que vão radicalmente contra tudo o que vem ocorrendo. É nadar contra a corrente! É agir contra todas as expectativas que são contrárias, porque Deus falou que está conosco, e que as coisas que estão difíceis hoje ficarão bem amanhã.

O Esperar em Deus requer uma postura, porque Ele que É O ETERNO, já nos deu resposta, mas, nós que estamos presos no tempo, não sabemos quando isso vai se manifestar. É o subir no Monte, na Torre de Vigia, até DEUS FALAR, porque quando O Nosso Deus fala, sabemos o que ocorrerá. Ele É O Eterno, quando Deus fala, é feito! Está consumado! Já sabemos o que de fato é! ELE FALOU! Vai acontecer... Esperamos, o tempo passar que parece ser absolutamente contra nós, mas, nós que temos O ETERNO, A ETERNIDADE, não podemos nos mover, ou nos abater por causa do tempo, pelo contrário, precisamos confiar que os dias do mal é que estão contados!


“Pelo que alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Mas ai da terra e do mar! porque o Diabo desceu a vós com grande ira, sabendo que pouco tempo lhe resta.” (Ap. 12:12)


O nosso inimigo tem lutado com grande fúria contra nós, porque sabe que seus dias estão contados, e como ele é O Mentiroso, o pai da mentira, ele consegue nos atormentar com o seu Tormento. Ele quer que nós achemos que porque o tempo está passando, não há mais esperança pra nós. NÃO HÁ MAIS ESPERANÇA PRA ELE!


ALEGRAI-VOS, Ó CÉUS, E VOCÊS QUE NELE HABITAM!


Nós estamos assentados à Destra do Pai, em Cristo Jesus, nas maiores alturas! MUITO ACIMA DE PRINCIPADOS E POTESTADES... Quem tem que se alegrar somos nós. Nós já somos cidadãos dos Céus! Nós já temos dentro de nós a Eternidade, porque O Eterno habita O Nosso Interior. Aleluia!!!! (Segundo Efésios 1:20 e 21 e 2:6)

EU AINDA O LOUVAREI! ELE É O MEU SOCORRO E O MEU DEUS!

A palavra meu socorro em hebraico é EZRI (palavra que vem de EZRA – Esdras que quer dizer Socorro). Esdras era um sacerdote, descendente de Pinchás, filho de Eleazar, filho de Arão e sua maior responsabilidade era ensinar a Palavra de Deus ao povo de Israel. Ele era uma figura de Jesus Cristo, a Palavra que se fez carne e habitou entre nós. Ele Jesus é o nosso EZRI – O Nosso Socorro. Ele, Jesus, o meu socorro e o meu Deus!

Elevos os meus olhos para os montes, de onde me virá o MEU SOCORRO (EZRI)? O Meu socorro, O Meu Jesus, o meu Alto refúgio, a Minha Rocha, o Meu Esconderijo, O Meu Pavilhão, A Minha Torre Elevada, vem do Eterno criador dos Céus e da Terra. (Segundo Salmo 121)

Ponto final!
Ponha um ponto final nesta batalha. Se você tivesse lá atrás, dito: Chega! Outros abismos não teriam se aberto para te atormentarem. Agora, ore, e tome uma decisão: Eu vou viver sob O Poder do Eterno, e já sei o que vai ocorrer: Eu vou adorá-lo e vou pagar os meus votos diante da Grande Congregação! Aleluia!

Que O Nosso Socorro e O Nosso Deus, te abençoem e te guardem!


Paulo de Tarso, Apóstolo
Igreja Apostólica Betlehem



HOMENAGEM

Quero honrar a memória do Pastor Marcos Sobral, que foi um dos pastores da igreja que me recebeu quando voltei pra Jesus no ano de 1997, e que sendo um mestre da Palavra de Deus, muito edificou minha vida e de minha esposa. Num retiro que fizemos talvez em 98 ou 99, ele pregou sobre o Salmo 42, e nunca mais eu pude ler este Salmo sem lembrar com que profundidade fomos abençoados por Deus através da vida deste querido, que foi Glorificado pelo Senhor Nosso Deus. Ao Nosso Deus toda a Glória!

Nenhum comentário:

Postar um comentário