quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Série: Uma Casa Grande e Maravilhosa - Morte, Medo e Depressão




MORTE, MEDO E DEPRESSÃO

Gen 2:16-17  Ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim podes comer livremente;  (17)  mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás (MUT TAMUT – Morrendo Morrerás).

Gen 3:10  Respondeu-lhe o homem: Ouvi a tua voz no jardim e tive medo, porque estava nu; e escondi-me.


Eu havia chamado esta ministração de “Medo, Depressão e Morte”, como algo ruim que vai crescendo até chegar ao fim. Mas, a Bíblia nos ensina que é o contrário, e tudo isso que tem afetado tantas vidas é uma das consequências do homem ter pecado contra Deus. 

Abriu-se para o mal, e desde então tem sido atacado impiedosamente, e covardemente, mas, na Cruz do Calvário, temos resposta, solução, cura, e vitória contra tudo isso!

“O Salário do pecado é a Morte” (Rom.6:23). O Homem que foi criado à Imagem e conforme a Semelhança de Deus, conheceu a Bondade de Deus, e no dia que pecou comendo do Fruto proibido, não conheceu “o bem e o mal”, conheceu o Mal. Conheceu a Rebeldia, o Pecado, “o não se importar com a Vontade de Deus”, pois abriu-se para Satanás e para toda sua perversidade. Deus o havia advertido, não coma do Fruto da Rebeldia, porque você se abrirá para a morte, e uma vez dominado por ela... Estarás morto!

O homem não se importando com a Vontade de Deus, abriu-se para a Morte, deu espaço para este inimigo tão terrível e cruel. Ele abriu-se e começou a ser dominado por ela, até que completamente ela pudesse obter domínio, sobre o homem, que sem reconciliação com Deus, estaria em seus braços para sempre!

Este mal é tão terrível que imediatamente, quando o homem pecou, e deu liberdade à Morte, ele sentiu MEDO.
O Medo, é um espírito (ou um tipo de sensação causada por espíritos) que foram habilitados a atacar tão terrivelmente o homem, por causa da Morte que opera nele desde que este se rebelou contra Deus.

O medo do escuro, o medo de morrer, o medo de não ser bem sucedido, o medo de enfrentar situações na vida, o medo do desconhecido, o medo de altura, o medo de barata, o medo de receber um não, o medo de se afogar, O MEDO, tem uma única origem A MORTE!

Isto foi gravado no ser humano em seu espírito, porque não fomos feitos para morrer, mas, para vivermos eternamente, porém afastados de Deus, “estando mortos nos nossos delitos e pecados” (Ef. 2:1), a nossa alma passou a sofrer com o MEDO, com as constantes e cada vez maiores ameaças da MORTE, porque a cada dia desde o nascimento, o homem, caminha para a Morte e a cada dia desde o início, desde que o homem começa a se perceber e sente medo pela distância do colo ou do calor da Mãe, e se sente ameaçado porque tem fome, ou sede, ou frio ou simplesmente quer aconchego (que por alguma razão demora para vir), o ser humano, se sente absolutamente igual ao dia em que pecou contra Deus no Éden. Sente-se Nu. Desprotegido, descoberto, não auto-suficiente, incapaz, impotente.

No Jardim, onde Deus colocou o homem havia para ele, alimento, segurança, companhia (depois que Deus criou a mulher para ser a companheira do homem e com ele gerar uma família), enfim, Deus deu para o homem um lugar para habitação. Estas coisas que Deus liberalmente deu ao homem quando o criou, são as coisas que todo ser humano luta para obter, desde que foi expulso do Éden, porque viu-se Nu.

O Medo de estar sendo dominado pela MORTE a cada dia leva o homem a angustiar-se mais, porque sem alimento, sem proteção contra as intempéries, sem segurança contra todo tipo de mal que pode surgir (agora que o homem está sozinho, por sua própria vontade, está lutando sozinho contra tudo e contra todos). O Medo de não conseguir encontrar uma companhia idônea com quem possa gerar uma família, tentando escapar da INEXORÁVEL MORTE, faz com que a Alma desligada de tudo o que se relaciona com Deus, cada vez mais tenha um instinto de auto-preservação, fazendo o homem tão escravo da realidade onde a Morte o está dominando, e então ele pode acabar sendo paralisado por ela ainda antes da hora.

A Bíblia relata que os primeiros homens que viveram no primeiro e parte do segundo milênio do nosso mundo, viveram por séculos. O primeiro homem, viveu mais de novecentos anos (quase um milênio inteiro), pouco menos que Matusalém, o homem que mais viveu e que chegou a 969 anos. Pois bem, desde o dilúvio, época que o homem desenfreadamente fez coisas absurdas contra Deus, se entregando a todo tipo de contaminação com os demônios, o homem recebeu um limite de vida de no máximo 120 anos. Percebam! A coisa está ficando cada vez pior!

Antes o homem lutava contra a Morte, e ia sendo subjugado por ela, mas, agora, cada vez mais longe de Deus, como consequência de uma vida cada vez mais envolvida no pecado, o homem, sabe que tem um limite, e isso é terrível.
Pior ainda, percebemos que cada vez mais a estimativa de vida do ser humano é menor. Há regiões do mundo que a estimativa de vida é de vinte e poucos anos. Em lugares mais desenvolvidos, onde estão vivendo uma época de relativa paz e prosperidade chegam a 70 ou 80 anos. Mas, a Bíblia garante: “quando disserem que há paz e segurança, lhes sobrevirá repentina destruição” (I Ts. 5:3).

Sabemos que pessoas que aceleram o seu metabolismo (com drogas por exemplo), ou se arriscam com uma vida sedentária, e maus hábitos, cada vez vivem menos. E por que isso? Porque quanto mais somos negligentes com a Palavra de Deus, deixando princípios do padrão de vida de Deus para o ser humano, mais estamos longe da sua Vontade e nos dobramos mais ainda para este inimigo tão terrível: A MORTE!

Percebemos que a Depressão, este Mal, que foi diagnosticado como uma PATOLOGIA, uma doença no Século XX, é meramente um sintoma coletivo, de que a Humanidade está longe demais de Deus. O ser humano está pela vida que decidiu viver longe de Deus está cada vez mais próximo do destino que escolheu, quando rebelou-se contra Deus.

A humanidade está sentindo que está nua. DESPROTEGIDA, e a DEPRESSÃO, este Mal, que tem abatido homens e mulheres ao redor do mundo, dentro das igrejas, em todas as classes sociais, é o grito da Alma das Pessoas, que estão com MEDO, porque PECARAM CONTRA DEUS.

Hoje o homem comum não sabe mais o que é o pecado. É ensinado que isso não existe, é coisa dos religiosos e o ser humano têm direito de ser feliz, e é bombardeado com encontros de alto-impacto, 7 passos para vencer nisto ou naquilo, e vive para tentar convencer a alma que ela precisa reagir e precisa ser positiva...rsss.

Que tolice! O homem continua se escondendo de Deus, quando Este o está procurando!

CALMA! TUDO VAI FICAR BEM...


1Co 15:55-57  Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão?  (56)  O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei.  (57)  Mas graça a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo.


Rom 4:24-25  ..., a nós os que cremos naquele que dos mortos ressuscitou a Jesus nosso Senhor;  (25)  o qual foi entregue por causa das nossas transgressões, e ressuscitado para a nossa justificação.



Rom 8:11  E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo Jesus há de vivificar também os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.

A morte foi vencida por Jesus Cristo, nosso Senhor, e Nele a vencemos todos os dias! O aguilhão (o que fere, o poder para nos intimidar, para nos provocar O MEDO, a insegurança) É O PECADO – (Satanás tendo perdido e sido derrotado na Cruz, vai continuar nos atacando e nos acusando pela Lei, de que pecamos e somos destinados à MORTE, mas, “pela GRAÇA, SOMOS SALVOS,  POR MEIO DA FÉ, E ISSO NÃO VEM DE NÓS É UM DOM (PRESENTE) de Deus!” (Ef. 2:8) ALELUIA!!!!

Rom 8:11  E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo Jesus há de vivificar também os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.

OPA! A situação se inverteu! Antes a morte corria atrás de mim, mas, agora, O Espírito Santo que ressuscitou Jesus Cristo, vai me vivificar em minha própria vida?

(Isso quer dizer que eu vá viver mais anos de vida? Talvez sim e talvez não. A vida segundo o padrão de Deus, que requer uma luta constante contra o pecado e cuidados com o Templo do Espírito Santo que é o nosso corpo, pode sim prolongar a vida dos cristãos, porém, a vida que temos em Cristo, passa a não ser mais esta, neste corpo ainda com marcas do pecado, mas, a Vida Eterna, que já estamos vivendo em Cristo!)

Por isso o morrer é lucro,
quando O Viver for Cristo! (Fil. 1:21)

A situação toda se inverteu, Aleluia! Agora, nós, porque fomos reenxertados em Deus através de Jesus Cristo e então podemos confiar no seu Amor e no seu cuidado para com as nossas vidas!

Mat 6:25-29  Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário?  (26)  Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem colhem, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Vocês não valem muito mais do que elas?  (27)  Ora, qual de vocês, por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um (côvado), “centímetro” à sua estatura?  (28)  E pelo que haveis de vestir, por que andais ansiosos? Olhai para os lírios do campo, como crescem; não trabalham nem fiam;  (29)  contudo vos digo que nem mesmo Salomão em toda a sua glória se vestiu como um deles.

Fil. 4:6-7  Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças;  (7)  e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.

AGORA CHEGA NÉ! CANSEI! VAMOS DAR UM PAU NO MEDO, ESTE COVARDE QUE VEM NOS ATERRORIZANDO HÁ TANTO TEMPO! VAMOS LÁ!

1Jo. 4:15-18  Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele em Deus.  (16)  E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem permanece em amor, permanece em Deus, e Deus nele.  (17)  Nisto é aperfeiçoado em nós o amor, para que no dia do juízo tenhamos confiança; porque, qual ele é, somos também nós neste mundo.  (18)  No amor não há medo antes o perfeito amor lança fora o medo; porque o medo envolve castigo; e quem tem medo não está aperfeiçoado no amor.

Dia do Juízo? A MORTE DA MORTE!

Cadê oh morte o teu aguilhão? Cada cristão num sepultamento de um ente querido (que viveu Cristo), sofrendo pela separação, poderia dizer isso! Mas, além da vitória que individualmente obtivemos na Cruz e na Ressurreição de Jesus Cristo, contra a Morte, haverá o dia da nossa vingança. E a Morte é que precisa ser aterrorizada com esta verdade!

1Co 15:21-26  Porque, assim como por um homem veio a morte, também por um homem veio a ressurreição dos mortos.  (22)  Pois como em Adão todos morrem, do mesmo modo em Cristo todos serão vivificados.  (23)  Cada um, porém, na sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda.  (24)  Então virá o fim quando ele entregar o reino a Deus o Pai, quando houver destruído todo domínio, e toda autoridade e todo poder.  (25)  Pois é necessário que ele reine até que haja posto todos os inimigos debaixo de seus pés.  (26)  Ora, o último inimigo a ser destruído é a morte.

Creio que a maioria das pessoas são tão atacadas quanto nós, porém, sem a oportunidade de conhecer a Palavra de Deus, que liberta. Hoje temos uma grande oportunidade: Se permitirmos por fé que o que Deus tratou conosco, entre em nosso coração, podermos viver uma vida diferente do que temos vivido até hoje.

Eu creio que pessoas totalmente presas e travadas por medo, depressão, pela revelação da Palavra e pela Fé em Cristo, podem abrir seus corações, para viverem de verdade, cheias do Amor e da Suficiência de Deus.

Talvez o entendimento do processo que nos prende nunca tenha passado por nossa cabeça, e muitos tenham acreditado e se conformado viver, tomando remédios antidepressivos, calmantes, remédios que vão atuar diretamente na alma, porque vão relaxar ou tensionar nossas emoções. Mas, aí nunca haverá cura!

Ore e peça para que O Amor do Pai encha o teu coração! Não tenha medo! Deus não vai te decepcionar! Chame por Ele, peça colo é teu direito, Ele jamais vai te negar, de maneira nenhuma te lançará fora. Se você não se sente bem pra fazer uma oração agora, faça em sua casa, debaixo do chuveiro, quietinho em sua cama, mas, saiba, O TEU CORAÇÃO VAI TRANSBORDAR DO AMOR DO PAI!

Que O Amor do Nosso Pai Eterno e de Jesus Cristo, nosso Rei, te envolva de tal maneira, que a você perceba O Poder da Vida de Deus em tua vida, e então todo o medo, e todo ataque em tua alma  (nas tuas emoções) cesse, e você, com a Paz que este mundo não conhece (a Paz que excede todo o entendimento), você viva e viva muito, viva a Vida que é Cristo.



Como dizem os judeus ao brindar: LE CHAIM! (À VIDA!)


Paulo de Tarso,
Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário