domingo, 3 de outubro de 2010

Série: "Parábolas de Jesus" - O Mistério do Reino de Deus e as parábolas





“E ele lhes disse: A vós é confiado o mistério do reino de Deus, mas aos de fora tudo se lhes diz por parábolas; para que vendo, vejam, e não percebam; e ouvindo, ouçam, e não entendam; para que não se convertam e sejam perdoados. Disse-lhes ainda: Não percebeis esta parábola? como pois entendereis todas as parábolas? O semeador semeia a palavra.” (Mar 4:11-14)

Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem irá por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim. Disse, pois, ele: Vai, e dize a este povo: Ouvis, de fato, e não entendeis, e vedes, em verdade, mas não percebeis. Engorda o coração deste povo, e endurece-lhe os ouvidos, e fecha-lhe os olhos; para que ele não veja com os olhos, e ouça com os ouvidos, e entenda com o coração, e se converta, e seja salvo. (Isa 6:8-10)

O Mistério do Reino de Deus não é para qualquer um! Parece que esta declaração confronta tudo o que cremos, mas, foi dita pelo próprio Senhor Jesus. Jesus é Aquele que na Eternidade respondeu ao Pai: “Eis-me aqui, envia-me a mim!” Esta Palavra envia-me é a Palavra usada para Apóstolo, aquele que é enviado! E a ordem de Deus foi: que eles não vejam, não ouçam, para que não se convertam e sejam salvos. Porque isto? Mas, e o Amor de Deus por seu povo?


Deus deu ao seu povo a Palavra, e mesmo quando seu povo desviou-se servindo a outros deuses, O Todo-Poderoso enviou por muitas gerações os profetas, que diziam ao povo e aos governantes para voltarem-se para Deus. Mas, o povo continuou com seu coração duro e obstinado e decidiu não ouvir a Deus. Qual a punição para quem ouve a Palavra de Deus e não muda?


VAI CHEGAR UM DIA, EM QUE NÃO CONSIGUIRÁ MAIS CRER. A PALAVRA SERÁ COMO UMA ESTÓRIA DE CRIANÇAS, O SEU ORGULHO TERÁ ENCHIDO O TEU CORAÇÃO E NEM SE O PRÓPRIO DEUS VIR ATÉ ESTA PESSOA, ELA CRERÁ NELE!


Pode um absurdo tão grande? Tanto pode, como já ocorreu! Quando Jesus disse, depois de ter lido o Livro do Profeta Isaias: “Hoje cumpriu-se a Palavra que acabais de ouvir!”


Um dia um homem da Lei, importante em Israel chamado Nicodemos foi até Jesus, percebendo os Milagres que Ele realizava, para saber se era por Jesus que o povo esperava e Jesus deu a Nicodemos e a nós a chave para a cura e para que a Palavra de Deus deixe de ser Parábolas para nós e possamos ouvir do Senhor com clareza as coisas concernentes ao Reino de Deus;


Quem não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus!
Quem não nascer da Água e do Espírito não poderão entrar Nele.



Nascer da Água, é nascer do Arrependimento de uma vida sem Deus, representado no Batismo nas Águas. Quem não nascer do Arrependimento não pode sequer ver O Reino!


E se não o vir, como desejará entrar?




O Orgulho do povo gerou uma maldição: De receberem a Palavra de Deus, mas, de acharem que isso é uma coisa sem valor, é só uma bonita estória e mais nada!


O Arrependimento por ter abandonado Deus e a Sua Palavra e o desejo de seguir uma vida totalmente diferente, agora segundo O Padrão de Deus, é o que faz a diferença entre OUVINTES DA PALAVRA e FILHOS DE DEUS (DISCÍPULOS DE CRISTO)!

Quantas vezes você perdeu o que o Senhor tinha para entregar por não ter dado ouvidos à Sua Palavra? Qual foi a Palavra que o Senhor nos entregou no último culto? Qual foi o último sonho que o Senhor te deu?



As pessoas novamente se aglomeravam em volta de Jesus. Para quê? Por quê? Várias coisas levam alguém a procurar por Cristo. Que bom! Que bom que a cada dia há pessoas procurando por Cristo. Que o número aumente mais e mais e junto com essas pessoas que se chegam a Cristo, aumente também nosso entendimento pelo que diz respeito ao Reino de Deus.


O propósito das parábolas era revelar as verdades ocultas do reino de Deus mas, só às pessoas que realmente queriam seguí-lo!.


“Porque lhes falas por parábolas?“ perguntaram os discípulos de Jesus.



Puxa, Jesus falava de uma maneira mais simples e agora começa a falar desta forma, as pessoas não estão entendendo (PARECE QUE ÀS VEZES NÓS AMAMOS MAIS AS PESSOAS DO QUE DEUS). Os discípulos não estavam entendendo e foram questioná-lo. Mas Jesus disse: “ Pra vocês eu conto! "Porque a vós outros é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas àqueles não lhes é isso concedido" Mt.13:11. Este privilégio e para nós. Ouvir e entender, ver e enxergar. NÃO PODEMOS PERMITIR QUE ESTE PRIVILÉGIO PASSE DE NÓS! Porque se passou dos judeus, poderá certamente passar de nós também.
O Senhor diz que a Palavra é lançada, mas, não germina em todos os corações a ponto de produzir fruto. Em alguns casos a semente é lançada e nada acontece. Em outros casos parece que algo vai acontecer, há uma expectativa, mas,... nada acontece! Em outros casos a opinião dos outros prevalece à Palavra porém, sempre haverá “A terra boa” que dará fruto. Fruto bom e com fartura.



"... mas o homem para quem olharei é este: o aflito e abatido de espírito e que treme da minha palavra" (Isaías 66:2), mas, "Os olhos altivos dos homens serão abatidos, e a sua altivez será humilhada..." (Isaías 2:11).


Algo que sempre me tranqüiliza e ao mesmo tempo me atemoriza é o fato de saber que Deus conhece o meu coração. É lá, no meu coração que tudo acontece. Pelo que passa lá, posso ser justificada ou condenada.


Como a Palavra é recebida? Com amor e humildade para que haja uma mudança? Ou com arrogância e desprezo, ainda que eu tenha aparência de piedade e de ser um bom cristão?
Não será por isso que Jesus teve que mudar seu jeito de ensinar? É, foi. "o coração deste povo está endurecido, de mau grado ouviram com os ouvidos, e fecharam os olhos;" (Mateus 13:15).


As parábolas conseguiam traduzir o coração de seus ouvintes. Se há humildade e contrição as parábolas nos são explicadas com clareza e entendemos coisas EXTRAORDINÁRIAS DO REINO DE DEUS, porém se há orgulho e desprezo pelas coisas de Deus, até o pouco entendimento que havia lhe será tirado.


Ainda assim, mesmo o coração mais quebrantado, muitas vezes não entendeu, mas, havia a INTIMIDADE COM DEUS, que é para aqueles que a buscam, e assim como seus discípulos foram até Jesus para lhe perguntar podemos hoje dizer a Deus: Eu quero entender. Se não estou percebendo, se não estou enxergando, eu quero perceber e ver. Me explique o que está errado. Mas o orgulhoso vai embora com aparência de que sabe tudo e que a Palavra foi para o irmão ao lado, vai embora pensando em outras coisas, e talvez no que perdeu durante o tempo em que a Palavra de Deus lhe era manifestada. POBRES MISERÁVEIS QUE SOMOS NÓS SE ESTAMOS AGINDO ASSIM!


Ainda há pessoas que acham que a parábola do semeador, por exemplo, é para os pecadores que ouvem a Palavra pela primeira vez e por serem tão horríveis pecadores, talvez nada aconteça ou se acontecer não vai durar muito tempo. Mas não podemos esquecer que há pecadores que tem um coração onde a terra é boa e estes darão muitos frutos e que orgulhosos (talvez pessoas que até receberam unção como ministros de Deus) ficarão para trás.


Quando somos confrontados podemos ir para casa angustiados e com medo ou achando que não foi conosco, ou ainda, podemos aguardar a vez e dizer: Por favor, me explique um pouco mais, quero entender com clareza, porque eu quero mudar!


Para os que estão se perdendo, são só estorinhas, tudo perda de tempo...


Para os discípulos e filhos de Deus, os que nasceram da Água e do Espírito é PÃO DO CÉU, ÁGUA DA VIDA, SABEDORIA DE DEUS, PODER DE DEUS, MISTÉRIOS ANTERIORMENTE OCULTOS NO CORAÇÃO DO PAI, HOJE REVELADOS A NÓS PELOS SANTOS APÓSTOLOS E PROFETAS. Aleluia!




Pra. Ester Fernandes


Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário