quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Série: "Parábolas de Jesus" - A parábola do semeador


“Ouvi, pois, vós a parábola do semeador. A todo o que ouve a palavra do reino e não a entende, vem o Maligno e arrebata o que lhe foi semeado no coração; este é o que foi semeado à beira do caminho. E o que foi semeado nos lugares pedregosos, este é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria; mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e sobrevindo a angústia e a perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza. E o que foi semeado entre os espinhos, este é o que ouve a palavra; mas os cuidados deste mundo e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e ela fica infrutífera. Mas o que foi semeado em boa terra, este é o que ouve a palavra, e a entende; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta.” (Mateus 13:18-23)

A palavra de Deus é a semente!
Essa semente é boa, trás vida. É aquilo que Deus nos entregou, o verbo, a palavra, vida, Jesus.
Os tipos de solos são os nossos corações ou a disposição do nosso coração em receber a palavra de Deus.
Devemos preparar a terra do nosso coração para receber a palavra de Deus, que por muitas vezes vem para nos confrontar e nos mostrar onde estamos errando, para que alcancemos a estatura do Varão Perfeito, tenhamos vida em abundância e estejamos preparados como noiva do cordeiro, sem macula e prudente, esperando por Jesus.

Se você é aquele que não entende nada do que esta sendo falado e por isso acha que a palavra não deve ser para você, entenda; é pra você!!! Você esta a beira do caminho, o inimigo está roubando de você aquilo que Deus está te dando. Se você está à beira do caminho então chegue mais perto. Abra seu coração para Deus, creia na palavra de Deus e nas promessas. Para entender a palavra de Deus, a palavra de vida eterna, tem que ser discípulo, tem que estar perto, andar junto de Deus.
Mat. 13: 10 e 11 –“E, acercando-se dele os discípulos, disseram-lhe: Por que lhes falas por parábolas? Ele, respondendo, disse-lhes: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado;”

Pedras nos falam de superficialidade e inconstância. Se no seu coração ainda existem pedras, esta faltando raiz, profundidade na palavra. Deus nos deu coração de carne e não de pedra.
Ez. 26 e 27 “Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne. Porei o Meu Espírito em vocês e os levarei a agirem segundo os meus decretos e a obedecerem fielmente às minhas leis.”
Há quem ainda não deixou o Senhor transformar o seu coração e quando vive angustia, aflições, dificuldades, decepções com irmãos e até perseguições (você é crente?/ você dá seu dizimo pro pastor ficar rico?/você é daquela igreja lá que o pastor fez isso ou aquilo? /entre outras) é melindroso, fica triste, abatido, duvidando das promessas do Senhor, falando mal e se escandalizando com o que os outros fazem e acaba se desviando.
Não podemos ser assim. Deixe o Senhor colocar dentro de você um novo coração. Coração igual ao DELE. (MUSICA... dá-me um coração igual ao Teu, meu mestre.... coração disposto a obedecer, cumprir todo o Teu querer...)
Jesus disse que teríamos aflições, mas disse também para termos bom ânimo.
Jo 16.33 "Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo".

Os que têm espinhos no coração são aqueles que estão na igreja, ouvem a palavra, mas sempre acha radical demais. Pois as coisas do mundo ainda não saíram do seu coração. Gostam de Deus, da igreja, dos irmãos e de algumas coisas do mundo, querem ter uma “vida social” e não percebem que este tipo de vida, em cima do muro, os afastam de Deus, da Sua vontade. Estão sufocados por desejos carnais, por sede de riquezas, querem ser iguais aos outros, no vestir, no falar, no andar, não andam como servos de Deus, mas como as pessoas que não conhecem a Deus.
Deus nos ensina que luz não se mistura com trevas, nós não podemos nos misturar com os filhos das trevas, devemos estar com nossos irmãos em Cristo, pessoas que professam a mesma fé. Mas nós não somos amigos de verdade dos irmãos da igreja, nossas verdadeiras amizades estão no mundo. Não é isso que Deus quer pra nós. Ele quer que vivamos em união. Salmo 133.1 “Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união!”
Deus diz Vivam e não, se encontrem uma vez por semana. Não estamos falando que não podemos mais ir na festa na casa de um amigo ou parente, mas o nosso prazer, a nossa alegria deve estar nas coisas de Deus.

O que foi semeado em terra boa, ouve, compreende e dá fruto. Quando ouvimos a palavra de Deus deveríamos pensar:
No que preciso mudar?
O que Deus quer falar comigo nessa palavra?
Como cuidar da sua terra, do seu coração?


Terra boa é terra adubada, sem pedras, arada, curada (com nutrientes).

Não endurecendo o coração Hebreus 3.12 a 15 “Cuidado, irmãos, para que nenhum de vocês tenha coração perverso e incrédulo, que se afaste do Deus vivo. Pelo contrário, encorajem-se uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama "hoje", de modo que nenhum de vocês seja endurecido pelo engano do pecado, pois passamos a ser participantes de Cristo, desde que, de fato, nos apeguemos até o fim à confiança que tivemos no princípio. Por isso é que se diz: "Se hoje vocês ouvirem a sua voz, não endureçam o coração, como na rebelião".
Tirando as pedras, o coração de pedra - Ezequiel 11:19 “E lhes darei um só coração, e um espírito novo porei dentro deles; e tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne;
Desejando estar com Deus - Deuteronômio 4.29 “E lá procurarão o Senhor, o seu Deus, e o acharão, se o procurarem de todo o seu coração e de toda a sua alma”
Desejando a palavra e o conhecimento de Deus – Salmo 119.72 “Para mim vale mais a lei que decretaste do que milhares de peças de prata e ouro.”
Buscando Deus - Jeremias 29:13 “E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. “
Meditando na palavra - Salmo 119.97 “Como eu amo a tua lei! Medito nela o dia inteiro”
Jejuando - Daniel 9:3 “E eu dirigi o meu rosto ao Senhor Deus, para o buscar com oração e súplicas, com jejum, e saco e cinza. “ - Joel 2:12 “Ainda assim, agora mesmo diz o SENHOR: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto."
Para dar fruto:
Deve ter contato com a água, água cristalina, pura, viva - João 4.10 – “Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.”
A terra tem que estar boa - Salmo 57.7 – “Preparado está o meu coração, ó Deus, preparado está o meu coração; cantarei, e darei louvores.”
Plantado na casa do Senhor. Salmo 92.13 e 14 “Os justos florescerão como a palmeira, crescerão como o cedro do Líbano; plantados na casa do Senhor, florescerão nos átrios do nosso Deus. Mesmo na velhice darão fruto, permanecerão viçosos e verdejantes;”
Morrer para o mundo - João 12:24 “Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto.”
Permanecer na videira, em Jesus – João 15.5 – “Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.”

Diga sim para Deus!
Pra. Valdirene R. Burry
Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário