quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Série: O Poder de Deus - "O Poder sobre a Lepra (pecado)"







“Quando Jesus desceu do monte, grandes multidões o seguiam. E eis que veio um leproso e o adorava, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo. Jesus, pois, estendendo a mão, tocou-o, dizendo: Quero; sê limpo. No mesmo instante ficou purificado da sua lepra. Disse-lhe então Jesus: Olha, não contes isto a ninguém; mas vai, mostra-te ao sacerdote, e apresenta a oferta que Moisés determinou, para lhes servir de testemunho.(Mateus 8:1-4)”

A lepra é a figura do pecado. Mas primeiro vamos considerar a praga da lepra no ponto de vista físico.
a) Nada pode ser mais asqueroso: Tentem visualizar uma pessoa cuja carne está apodrecendo, seus membros se desfazendo. É uma visão horrível, mas real na vida de um leproso.
b) É degenerativa: A pessoa cada vez vai piorando mais, partes do corpo do leproso vão literalmente apodrecendo, caindo, orelhas, nariz, dedos, etc.
c) É altamente contagiosa: Uma pessoa com lepra pode contaminar outras pessoas sadias e por isso os leprosos tinham que viver separados de suas famílias e das pessoas comuns.
d) É incurável: Hoje existem tratamentos para alguns tipos de lepra (a Hanseníase), mas, ainda assim é um desafio para a medicina esta terrível doença. Nos dias de Jesus, era absolutamente incurável.

Vejamos agora do ponto de visto espiritual:
A lepra nos oferece um quadro vivo e aterrador do pecado, seja na nossa natureza humana, no nosso dia a dia ou no meio da congregação. É uma desgraça, tanto que uma das traduções para lepra é: “Pessoa ruim, imprestável”. Agora tente visualizar esta coisa asquerosa em nossas vidas apodrecendo nossas almas, nos matando, contaminando outros, cada vez degenerando mais nossa vida até o ponto de acabar com ela.

A lepra nos exclui da presença de Deus: 2CR 26:21 - Assim ficou leproso o rei Uzias até o dia da sua morte; e morou, por ser leproso, numa casa separada, porque foi excluído da casa do SENHOR. E Jotão, seu filho, tinha o encargo da casa do rei, julgando o povo da terra.
Nós enquanto estamos no pecado somos tirados da presença de Deus, pois a única coisa que pode nos separar do Senhor é a lepra (o pecado).
Até as vestes do leproso são tiradas: LV 13:45 - Também as vestes do leproso, em quem está a praga, serão rasgadas, e a sua cabeça será descoberta, e cobrirá o lábio superior, e clamará: Imundo, imundo.
Em outras palavras “a lepra”, o pecado nos faz perder tudo. Estar no pecado é viver um tempo de perdas. Será considerado imundo enquanto estiver leproso: LV 13:46 - Todos os dias em que a praga houver nele, será imundo; imundo está, habitará só; a sua habitação será fora do arraial.
O que será que pode ser considerado mais imundo mais podre que o pecado, ele nos corrói, nos destrói totalmente, é horrível, angustiante. Nos leva pra longe da presença de Deus.
A lepra é algo contagiante: DT 24:8 - Guarda-te da praga da lepra, e tenhas grande cuidado de fazer conforme a tudo o que te ensinarem os sacerdotes levitas; como lhes tenho ordenado, terás cuidado de fazê-lo.
É como um alerta: cuidado! Cuidado com o pecado, não se deixe contagiar por ele.
A lepra causa insensibilidade: Um leproso vai se desfazendo sem que o mesmo perceba isto. Assim é o pecado em nossas vidas, nos corrói, nos tornamos tão frios e insensíveis, incapazes de perceber que estamos morrendo ou até que estamos mortos.
A lepra nos faz pessoas solitárias: Um leproso tinha que se afastar das pessoas normais. Era muito comum que o leproso fosse mandado para bem longe, de preferência para o deserto. Assim é conosco quando estamos em pecado, nós nos afastamos de tudo inclusive da comunhão.

A BOA NOTÍCIA!!!! A LEPRA TEM CURA, ALELUIA!
2RS 5:14 - Então desceu, e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou-se como a carne de um menino, e ficou purificado.
Mt. 8:3 - E Jesus, estendendo a mão, tocou-o, dizendo: Quero; sê limpo. E logo ficou purificado da lepra.

É tempo de adorar
É interessante que ao lermos o texto de Mt.8:1-4, vemos que Jesus era seguido por uma multidão. A palavra diz que grandes multidões o seguiam. Os motivos que levavam aquela multidão a seguir Jesus deveriam ser os mais variados, alguns precisavam de um milagre, outros de cura, ou poderia até ser por mera curiosidade de ver o Senhor Jesus atuando.
A grande diferença entre a multidão e o leproso é que ele não estava ali simplesmente para seguir Jesus, mas ele se aproximou e adorou. Aquele leproso entendeu sua condição de “doente”, de pecador, dependente de Jesus. Ele entendeu que estava diante do Messias e que ali estava á possibilidade de ter toda sua vida mudada.
O que podemos aprender diante de tudo isto é que, nós não precisamos estar limpos para adorar a Jesus Cristo, Ele nos limpa enquanto O adoramos. Foi depois de adorar que ele olha para Jesus e diz: “Se quiseres pode me tornar limpo.”

Nossa vida fala mais que a nossa boca
Outro fato que nos chama a atenção é no momento em que Jesus diz ao leproso pra não falar nada, mas que ele fosse, se mostrasse ao sacerdote, fosse testemunho vivo. Em outras palavras Jesus nos ensina que não é tempo de dizer, sou crente, evangélico simplesmente, pois isto a multidão fazia. É tempo de adorar ao Senhor, reconhecer Seu poder, e seremos livres do pecado. Por conta da vida com Jesus, não será necessário muitas vezes "palavras", mas por causa da vida, do testemunho, haverá "evangelismo", haverá salvação, pois os religiosos, aqueles que apenas observavam terão que se dobrar diante do Poder de Jesus Cristo. É tempo de “ir” nos mostrar e “apresentar nossa oferta, nossa gratidão.”
Existe um poder para cura da lepra (pecado), o nome deste poder, o nome que cura é JESUS CRISTO DE NAZARÉ. Este nome tem poder!
Jesus Cristo veio para trazer vida àquele que está morto! Assim fez com Lázaro, trouxe-o de volta a vida. Diziam que Lázaro já cheirava mal, mas JESUS CRISTO “O VERBO VIVO” DIZ: “LÁZARO SAI PARA FORA”, e Lázaro se levanta. Assim estamos nós muitas vezes, dados como mortos, distantes de tudo e de todos, longe da comunhão, excluídos, totalmente solitários, cheirando mal, mas basta chamar por Jesus, “nome sobre todo nome” e ele dirá: “Sê limpo!”
Não importa como estava Lázaro, a mulher do fluxo de sangue, a filho do Jairo, ou o maior leproso do mundo (maior pecador), suas vidas mudaram completamente porque tiveram um encontro com Jesus. Nenhum outro podia curá-los, mas Cristo podia. Ele foi, é e sempre será a única esperança para o homem. Os sacerdotes, os líderes religiosos da época estavam em plena atividade, cumprindo rigorosamente seus rituais, mas não podiam curar ninguém. Jesus cura, pois ele tem todo poder sobre todos os males. O que as religiões não podem fazer, Jesus Cristo faz.
O poder sobre a lepra está no nome poderoso de Yeshua HaMashiah; Na Sua morte e ressurreição, no Seu sangue poderoso que limpa toda lepra do nosso corpo. Este é o poder sobre a lepra.


Pr. Antonio Baia
Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário