quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Série: Poder de Deus - "Poder sobre os demônios"


“Entraram em Cafarnaum; e, logo no sábado, indo ele à sinagoga, pôs-se a ensinar. E maravilhavam-se da sua doutrina, porque os ensinava como tendo autoridade, e não como os escribas. Ora, estava na sinagoga um homem possesso dum espírito imundo, o qual gritou: Que temos nós contigo, Jesus, nazareno? Vieste destruir-nos? Bem sei quem és: o Santo de Deus. Mas Jesus o repreendeu, dizendo: Cala-te, e sai dele. Então o espírito imundo, convulsionando-o e clamando com grande voz, saiu dele. E todos se maravilharam a ponto de perguntarem entre si, dizendo: Que é isto? Uma nova doutrina com autoridade! Pois ele ordena aos espíritos imundos, e eles lhe obedecem! E logo correu a sua fama por toda a região da Galiléia”. Mc 1:21-28


O primeiro confronto de Jesus com demônios, depois de sua estupenda vitória contra Satanás no deserto através do Poder da Palavra de Deus. Jesus Cristo ensinava, e Ele o fazia com autoridade, com vida, pois era o filho do Deus Vivo. Quando a multidão O ouvia, ficavam maravilhados pela sabedoria e autoridade.
É curioso notar que Jesus começa a ensinar numa Sinagoga e a maneira com que Ele ensina, faz com que um demônio se manifeste. Parece que aqueles dias, as Sinagogas eram lugares muito freqüentados por demônios, porém até então, nenhum demônio se viu em apuros com aquele. Nunca na história da humanidade até aquele dia, um demônio fora expulso de alguém. Talvez alguém se lembre de Saul e de David tocando harpa, porém os demônios não eram expulsos, ficavam quietos e Saul calmo, mas, os demônios continuavam lá... Agora, Jesus começa a ensinar... e boom! Uma explosão um demônio desesperado pergunta: Jesus você veio nos destruir?
Jesus repreende o demônio dizendo: “Cala-te, e sai dele, o espírito imundo, convulsionando-o e clamando com grande voz, saiu dele.” Todos ficaram maravilhados, pensaram até numa nova doutrina, já que jamais alguém tivera autoridade para dizer “sai” a um demônio e este obedecer. A notícia se espalhou, pois tal acontecimento nunca antes fora visto.
Dá até para imaginar a Chamada do “Jornal Nacional” da época – “E hoje na sinagoga um homem que estava possuído por demônios, foi liberto pelo Rabino Jesus de Nazaré, que ensinava por lá. Testemunhas dizem que Este ensina com tamanha Autoridade que até os demônios lhe obedecem!”...

Podemos questionar algumas coisas:
1 - Porque ninguém, antes, expulsou o demônio daquele homem?
2 - Porque diziam que Jesus ensinava como quem tem autoridade? Ou porque ele tinha essa autoridade?
3 – O demônio parecia até pregador do Evangelho chamando Jesus de Santo de Deus, porque Jesus o repreendeu?



1 – Quando Jesus enviou seus discípulos para anunciarem o Reino de Deus, ordenou que eles curassem os enfermos e anunciassem que O Reino de Deus estava próximo, porém, Jesus mesmo declarou, que se Ele expulsa demônios pelo Dedo de Deus, CERTAMENTE O Reino de Deus tinha chegado naquele lugar! O Reino de Luz faz todas as trevas manifestarem-se, e as trevas são dissipadas pela Luz. Jesus era O Rei, deste Reino, ali falando às pessoas, manifestando A Luz de Deus na Galiléia ENTENEBRECIDA, como dizia a profecia de Isaias (9:1 e Mat. 4: 15 e 16), ele era o Cumprimento desta profecia, e não expulsou demônios, porque havia uma profecia a seu respeito, mas, porque tinha A Autoridade para fazê-lo, fato predito pelos santos profetas.

2 – Os escribas e fariseus conheciam as leis, sabiam o que podiam e o que não podiam fazer, mas quando faziam as coisas faziam pelo rito, faziam para mostrar para os outros, viviam a aparência da religião da época, mas Jesus, que é a PALAVRA, ensinava com vida, essa era a diferença e o que o habilitava. Jesus tinha essa autoridade por que além de ser o próprio Deus, veio cumprir tudo o que estava escrito a respeito Dele como em Is 61:1 - O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos... Colocar pessoas em liberdade também se refere às prisões que os demônios colocavam sobre as pessoas para prendê-las, como aquele homem na sinagoga.
Outro detalhe importante, não adianta saber o que esta escrito na bíblia é preciso ter vida com Deus, não adianta ir à igreja aos domingos, cantar algumas músicas e ouvir uma pregação, é preciso ser filho de Deus ser como Jesus, ter o Espírito Santo atuando em nós como Ele atuava em Jesus, 1 Jo 3:8b “Para isto o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do Diabo”.
Ao nos tornarmos filhos de Deus, somos habilitados a fazer o mesmo que Jesus fazia Jo 14:12 “Em verdade, em verdade vos digo: Aquele que crê em mim, esse também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas; porque eu vou para o Pai...”

3 – Uma das áreas de maior ataque das trevas na vida das pessoas que são de Deus, é no ORGULHO, no desejo MALIGNO de aparecer e de se tornar conhecido, e Jesus, sabia quem Ele era e qual era o seu chamado e para onde estava indo (para a Cruz do Calvário). Um dos ditados que servem bem para este momento é que: “Se o Diabo não puder te parar ele vai te empurrar”, e muitas vezes as pessoas caem nisto, nos elogios, nas declarações de o quanto são ungidos, são especiais, são usados por Deus. Este desejo é exatamente o oposto, ao de Jesus que veio para este mundo se esvaziando de Sua Glória. Jesus desceu e por isso subiu. Satanás quis subir e por isso caiu.

Uma observação muito importante!

Alguém pode dizer: “Mas Jesus disse uma vez que tem demônios que só saem com jejum e oração...!”, como no texto de Mt 17:14-21. Por que será que Jesus disse isso? Será que tivemos uma “revelação” de uma nova doutrina? NÃO!!! O que Jesus esta explicando é que quanto mais você jejua e ora, mais seu espírito se fortalece. Por conseqüência, sua carne, suas vontades próprias diminuem e a Vontade de Deus na sua vida toma a dimensão necessária para que Ele possa agir através de você. Notem isso no versículo 20 deste texto: “E Jesus lhes disse: Por causa de vossa pouca fé; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível”.
O interessante é que quanto mais andamos com Deus e mais nos aproximamos Dele, mais viveremos novidades de Vida e mais autoridade recebemos. Temos como exemplo os discípulos que foram enviados, primeiro os 12 (Mt 10:1), depois os 70, que puderam ter essa experiência. (Lc 10:1 e 10:17)
A autoridade já foi liberada a nós Lc 10:19 “Eis que vos dei autoridade para pisar serpentes e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo; e nada vos fará dano algum”
Mc 16:17b “em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas;”
Como te pegando no colo para te fazer sentir seguro gostaria de te dizer: Conheça a Palavra de Deus, e faça o exercício, de por em prática seus ensinamentos em Sua Vida. Busque a Deus, melhore sua vida de oração, não permita que qualquer coisa ainda que seja uma palavra elogiosa, venha te desviar do propósito de Deus para a tua vida. É natural, que muitas trevas vão se manifestar por conta do teu comportamento, mas, permaneça em Cristo, e realize através do Espírito Santo, as mesmas obras que Jesus realizava e outras maiores ainda..., Se necessário lembre o diabo o lugar dele: “debaixo dos teus pés!”
E o Deus de paz em breve esmagará a Satanás debaixo dos vossos pés. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco. (Rom 16:20)


Então meu querido esteja seguro, debaixo da Potente Mão de Deus e seja muito usado por Nosso Pai!


Pr. Daniel Damásio
IGREJA APOSTÓLICA BETLEHEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário