quarta-feira, 3 de maio de 2023

O Homem da mão ressequida

Marcos 3: 1  a 6 - "E outra vez entrou na sinagoga, e estava ali um homem que tinha uma das mãos mirrada. 2. E estavam observando-o se curaria no sábado, para o acusarem. 3. E disse ao homem que tinha a mão mirrada: Levanta-te e vem para o meio. 4. E perguntou-lhes: É lícito no sábado fazer bem, ou fazer mal? Salvar a vida, ou matar? E eles calaram-se. 5. E, olhando para eles em redor com indignação, condoendo-se da dureza do seu coração, disse ao homem: Estende a tua mão. E ele a estendeu, e foi-lhe restituída a sua mão, sã como a outra. 6. E, tendo saído os fariseus, tomaram logo conselho com os herodianos contra ele, procurando ver como o matariam." 

Mateus 12: 9 a 14 -  "E, partindo dali, chegou à sinagoga deles. 10. E, estava ali um homem que tinha uma das mãos mirrada; e eles, para o acusarem, o interrogaram, dizendo: É lícito curar nos sábados? 11. E ele lhes disse: Qual dentre vós será o homem que tendo uma ovelha, se num sábado ela cair numa cova, não lançará mão dela, e a levantará? 12. Pois, quanto mais vale um homem do que uma ovelha? É, por consequência, lícito fazer bem nos sábados. 13. Então disse àquele homem: Estende a tua mão. E ele a estendeu, e ficou sã como a outra. 14. E os fariseus, tendo saído, formaram conselho contra ele, para o matarem. "

Lucas 6: 6 a 11 -  "E aconteceu também noutro sábado, que entrou na sinagoga, e estava ensinando; e havia ali um homem que tinha a mão direita mirrada. 7. E os escribas e fariseus observavam-no, se o curaria no sábado, para acharem de que o acusar. 8. Mas ele bem conhecia os seus pensamentos; e disse ao homem que tinha a mão mirrada: Levanta-te, e fica em pé no meio. E, levantando-se ele, ficou em pé. 9. Então Jesus lhes disse: Uma coisa vos hei de perguntar: É lícito nos sábados fazer bem, ou fazer mal? Salvar a vida, ou matar? 10. E, olhando para todos em redor, disse ao homem: Estende a tua mão. E ele assim o fez, e a mão lhe foi restituída sã como a outra. 11. E ficaram cheios de furor, uns com os outros conferenciavam sobre o que fariam a Jesus." 

Ressequida quer dizer: Sem movimento, mirrada, sem forças
Vemos nessas três passagens, o mesmo assunto, as mesmas pessoas, o mesmo milagre visto e presenciado pelos discípulos de Jesus, que relataram à sua maneira e visão esse milagre e outros tantos que Jesus realizou. 
Interessante dizer que esse milagre realizado por Jesus, aconteceu num dia de sábado, dia esse que é sagrado para os judeus. 

Não é permitido que se faça qualquer tipo de trabalho, pois é um dia de descanso e santificação para o povo. 

Importante enfatizar que os escribas e fariseus doutores e conhecedores da Lei, procuravam acompanhar de perto as atitudes de Jesus para encontrar brechas e incrimina-lo, até cuidados com a saúde de alguém poderia ser considerado uma quebra na ordenamento do descanso a não ser que houvesse perigo eminente de vida. 
Jesus porém, se opõe a isso afirmando que é lícito fazer o bem no sábado. 

No versículo 9 diz que Jesus entrou na sinagoga deles para ensinar sobre a Lei, mostrando ou ensinando pra nós que precisamos aproveitar toda e qualquer oportunidade para pregar o evangelho, sem se importar com dia, com hora e nem lugar. 

Voltando para Marcos 3 percebemos que Jesus pede para que o homem venha para o meio, vamos refletir um pouco sobre esse versículo :

Marcos 3: 3 - "E disse ao homem que tinha a mão mirrada: Levanta-te e vem para o meio."

O ir para o meio desse homem significa que ele estava um tanto quanto afastado das pessoas naquela reunião. Alguém ali com um problema sério, aparentemente estava deslocado, como se aquele problema dele os desqualificasse diante dos demais. Jesus traz aquela situação para o Centro, aonde a atenção de todos estavam voltadas. Que lição pra nós!

Muitos de nós, diante das adversidades, dos problemas, nos afastamos das pessoas muitas vezes por vergonha, por medo, por não acreditar mais em nós mesmos. Ou somos empurrados para algum canto e ficamos muito tristes achando que ninguém se importa conosco mesmo e ficamos na penumbra da vida, com pena de nós mesmos e da situação na qual nos encontramos.

Por outro lado, isso acontece também com pessoas que estão ao nosso lado, que fazem vistas grossas para aquilo que estamos passando e ainda argumentam o porque dessa situação. 

Seria por que tomamos decisões erradas ? Demos passos que não eram para serem dados? Por outro lado, ao receber a ordem de Jesus de ir para o meio, ele demonstrou coragem e fé e foi! 

CORAGEM porque sabia que não era bem vindo naquele lugar e as pessoas não se importavam com ele, e FÉ porque creu que Jesus o poderia curar. 

Com certeza, pela sua deficiência aquele homem não produzia o suficiente para sustentar a sua casa, sua família.  Imaginem o tamanho da sua frustração, da sua dor. 

Mas quando ele se posiciona e toma atitude para ir aquele local onde ninguém lhe dava importância, ele teve um encontro com Jesus e foi curado. 

Pense sobre isso: Imagine quantas mãos ressequidas Jesus já curou, quantos paralíticos, cegos, surdos Jesus curou.

Imaginemos se não o tivéssemos conhecido, se não tivéssemos tido a oportunidade de servi-lo, aonde estaríamos nós ou com quais situações teríamos de lidar? 

Tudo o que você tem, que nós temos é pela Graça de Deus e por sua Bondade e Misericórdia. 

De que forma podemos retribuir isso ao Senhor?

Certamente temos conhecido pessoas passando por situações difíceis até pensando em desistir de tudo. Ore, profetize, pense no que o Senhor fez por você e também em tantas outras pessoas que se encontraram com Jesus e foram transformadas. A conclusão certamente será:  Com Certeza esta pessoa aqui, também receberá O Poder de Deus e a Cura do Senhor, para as dores que enfrenta em sua vida. Você estará lá em Nome de Jesus para ajudar tal pessoa!

Que área de nossa vida ainda está ressequida? Área familiar? Profissional? Ministerial? Física? 

Vamos orar por isso AGORA! (mas, tome atitudes e se posicione!)
Você aí... se levante e venha aqui para o Meio! Vamos! 
O que você não podia fazer... FAÇA AGORA!
EM NOME DE JESUS!

Pastor Feliciano de Oliveira,
IGREJA BETLEHEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário