quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Série: PLANTIO E COLHEITA - Tema: Cuidados



TEMA: CUIDADOS 

Mc. 4: 26 a 29 – “Disse ainda: O reino de Deus é assim como se um homem lançasse a semente à terra; depois, dormisse e se levantasse, de noite e de dia, e a semente germinasse e crescesse, não sabendo ele como. A terra por si mesma frutifica: primeiro a erva, depois, a espiga, e, por fim, o grão cheio na espiga. E, quando o fruto já está maduro, logo se lhe mete a foice, porque é chegada a ceifa.”

Para pessoas como a maioria de nós que vivemos em cidades e pensamos em sementes, apenas como as que damos aos nossos passarinhos, ao tratarmos deste assunto com o qual Jesus deu tanto exemplos sobre as coisas do Reino dos Céus, muitas vezes pensamos apenas: Nas sementes e na Colheita. Dois estágios.

Mas, certamente quem lida mesmo, com o dia a dia dos campos entre o Plantio e a Colheita existe um Processo que nós precisamos discernir já que Deus nos chama para trabalhar em Sua Lavoura, sendo nós, honrosamente chamados de os “Trabalhadores da Última Hora”. Precisamos discernir e nos aplicar totalmente e profundamente a este trabalho que vai honrar ao SENHOR DE TODA A TERRA.

      Nesta Parábola contada por Jesus, vemos novamente 4 tipos de pessoas (coisa que já exploramos bastante até agora), ou 4 momentos de nossa caminhada e em cada uma delas vai se requer cuidados específicos: 1º A Semente; 2º A Erva; 3º A Espiga e 4º Os Grãos na Espiga.

Sementes ou Grãos?

Grãos é o que comemos. Os grãos podem ser comidos como são; podem ser quebrados, feitos farinha com a qual se poderá fazer uma infinidade de produtos.

Sementes possuem um embrião que quando lançado na Terra vai brotar.

Nós falamos milhares de Palavras por dia. Quiça que a maioria delas sejam produtivas, construtivas, positivas, ainda que para trazer correção, ajustes, mas, que sejam palavras que edificam. Porém, quando em nossa boca está a PALAVRA DE DEUS, tais Palavras têm O Poder de Gerar FÉ no coração das Pessoas. A Palavra de Deus é a SEMENTE que tem o Poder de Brotar ao contato com um Coração sedento.

Neste sentido entra todo o processo que temos tratado de LANÇAR A SEMENTE numa Terra já preparada para que a Semente brote e a Terra AUTOMATICAMENTE produza.

A ERVA (BROTINHO)

Quando a Semente brota, surge uma pequena plantinha. Um brotinho, uma ou outra folhinhas, tão delicadas, tão sensíveis, tão frágeis. Ainda que seja o brotinho de um Cedro do Líbano, quando apenas um pequeno broto é muito frágil. 

A fragilidade não é um defeito. É um estado, ou um estágio. Isso nos mostra a necessidade do CUIDADO. Se um animal qualquer pisar num brotinho deste... PRONTO! Destruiu o que poderia ser uma planta extremamente frutífera.

Os primeiros passos no Evangelho são momentos muito delicados. Há uma força, uma Alegria, uma sensação boa de pertencer, mas, ao mesmo tempo uma fragilidade tão grande pelo absoluto desconhecimento das coisas espirituais, da Nova Vida que nos está propondo Jesus e ser cuidados nesta fase de nossa vida cristã é FUNDAMENTAL. 

Jesus chama isso de Discipulado. O cuidado com pessoas que acabaram de se converter. Sementes que acabaram de brotar em corações e que precisam conhecer quem Deus é, o que Cristo realmente fez por elas e que O Espírito Santo já está atuando em suas vidas.

Jesus nos ordenou fazer discípulos de todas as nações. Não só entre os africanos, europeus, asiáticos, americanos, índios, etc... Mas, também entre os skatistas, surfistas, médicos, advogados, donas de casa, homens de negócios, homens do comércio, moradores de rua, estudantes de universidades... EM TODAS AS NAÇÕES DA TERRA.

Os cuidados não são feitos por alguém que prega num domingo à noite, mas, com quem vai andar com estas pessoas cujos corações acabaram de brotar a Semente da Palavra de Deus que lhes foi lançada. ISSO NÃO É TEÓRICO! É PRÁTICO!

Poderíamos comparar o lançar a Semente com o trabalho EVANGELÍSTICO, que todo cristão deve se envolver, sendo que para isso, Deus nos deu Evangelistas cujos dons nos inspiram e ensinam a como participar desta obra tão linda.
Já o cuidado com a Plantinha, indubitavelmente nos remete aos cuidados pastorais, que todo cristão (cada um de nós), deve ter com pessoas que caminham perto de nós e que recentemente se converteram a Jesus. Deus tem nos dado excelentes Pastores para cuidar de nós, mas, também para nos ensinar a cuidar de muitos, pois esta obra não é de homem algum, mas, de Cristo através de nós. 

A ESPIGA

Nesta fase da Planta, já vemos potencial para uma grande frutificação. Os cuidados nesta fase naturalmente são outros, já que a plantinha cresceu com vigor, e agora está prestes a produzir. Talvez o adubo certo, alguma poda necessária, sejam os cuidados que se devam ter com esta ou aquela espécie, mas, quando pensamos no Reino de Deus, entendemos que quando o Cristão está firmado em Deus, tendo já sido discipulado, sabendo quem é em Cristo Jesus. É fundamental que ele cresça em conhecimento da Palavra de Deus. Que se aprofunde criando raízes sólidas absorvendo todos os elementos que vão lhe permitir produzir muito na hora certa. Comparamos esta fase da vida da planta com o Ministério de Ensino, tão necessário para que possamos ser muito frutíferos. 

Há pessoas que pensam que porque Deus usa a todas as pessoas, desde as mais simples. Pessoas iletradas (alguns totalmente analfabetos), alguns que parecem ser tão ignorantes, mas, que creem em Jesus e falam do Amor de Deus e desta forma tocam outras vidas, que o Padrão é ser ignorante e desprovido de conhecimento, quando é o contrário!

Deus usa e quer e vai usar todo mundo, mas, quanto mais tivermos condições para Deus nos usar em situações inusitadas, para tipos de pessoas que parecem mais difíceis, nós seremos mais frutíferos.

Conhecer a Palavra de Deus é OBRIGAÇÃO DE TODOS NÓS. Procurar entender o Mundo em que vivemos pela ÓTICA DA PALAVRA DE DEUS é FUNDAMENTAL. Conheço muitas pessoas que amo e que servem a Deus com sinceridade, mas, que pregam um evangelho com uma ótica humana, procurando justificar as ações das pessoas, ou orientá-las, de forma psicológica, humanista, condescendente, mas, que não buscam crescer no CONHECIMENTO DE DEUS, para que os frutos não sejam pessoas que as achem “pessoas legais”, mas, pessoas que vão ter Cristo muito bem firmado em seus corações e então... Tais pessoas terão condições de dar muito fruto. Espigas prontas para dar muitas sementes!

Sim, Deus nos tem dado Mestres que nos ensinam coisas profundas de Deus, mas, tais pessoas são uma inspiração e uma fonte para que possamos cada um de nós aprendermos mais a ponto de nos tornarmos aptos para uma GRANDE FRUTIFICAÇÃO.

OS GRÃOS CHEIOS NA ESPIGA

Antes uma Semente que morreu. Agora uma Espiga cheia de muitíssimas sementes. Uma plantinha com várias espigas... QUE SOBRENATURAL É VER ISSO!

Tive (Ap. Paulo de Tarso falando), a honra de conhecer um jovem quando sonhava namorar uma moça com a qual ele se casou. Este jovenzinho me pediu que orasse por ele para que pudesse ser batizado no Espírito Santo. Oramos e o Poder do Espírito Santo encheu sua vida. Este jovem cresceu em Cristo, se casou, mergulhou na Palavra, estudou muito a Bíblia, e se dedicou em especial em conhecer a Deus através do Espírito Santo, buscando através da oração e da comunhão com Deus experiências que marcaram sua vida de forma muito especial. Aquele jovem hoje é um Profeta tão cheio de sementes, tão cheio da Vida de Deus, pronto a ser um instrumento de Deus para através do Sobrenatural do Senhor fazer com que cidades e nações sejam cheias de Frutos para o Nosso Deus. 
Ele não apenas tem incontáveis sementes em sua espiga, ele é um dos exemplos que temos do Ministério Profético para que todos nós, TODOS NÓS, busquemos a Deus e possamos sair do Natural pra o SOBRENATURAL. De uma semente que morreu para uma espiga cheia de grãos... pronto a Semear. Este é o Profeta Roger Anderson dos Santos, casado com sua amada Pastora Fernanda e pai de três lindos filhos: Amanda Hadassa, Leonardo Tzfat e Manuella.

Deus nos tem dado profetas e o Ministério Profético, não apenas para que sementes sejam lançadas em nós (Palavras e Profecias), mas, para que nós todos pelo SOBRENATURAL DE DEUS, possamos nos transformar em ESPIGAS CHEIAS DE GRÃOS.

Onde está o Apostólico?

No envio. Na prática. No realizar. No manifestar.
Uma espiga cheia de grãos pode dar uma linda foto. Mas, a espiga colhida, debulhada, pode conter incontáveis sementes, que vão produzir numa proporção celestial.

Encerro com a lembrança do nosso Pai Abraão. Que aos seus olhos era apenas uma sementinha, mas, que ante o Sobrenatural de Deus viu como poderia ser sua descendência...

Gn. 15: 5 e 6 – “Então, conduziu-o até fora e disse: Olha para os céus e conta as estrelas, se é que o podes. E lhe disse: Será assim a tua posteridade. Ele creu no SENHOR, e isso lhe foi imputado para justiça.”

Tal qual a semente assim serão os frutos. Toda semente vai gerar segundo à sua espécie. Assim como filhos de Abraão, nosso Pai, somos nós hoje frutíferos... Conte as estrelas! Rsss (Se é que podes...) 

Abraão creu e isso lhe foi imputado por Justiça...
O que você vai fazer, BEN AVRAHAM (filho de Abraão)?


Paulo de Tarso, apóstolo 
Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário