quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Série: PLANTIO & COLHEITA - Tema: "Plantio e Colheita


Plantio & Colheita

Gen. 8: 22 – “Enquanto durar a terra, não deixará de haver plantio e colheita, frio e calor, verão e inverno, dia e noite.”

Falamos muitas vezes de Leis, que Deus ordenou que seu povo cumprisse e nos lembramos do que Jesus disse, de não ter vindo revogar a Lei, mas, cumpri-la. 
Há Leis estabelecidas por Deus, que estão acima da influência do homem, do seu controle e que vão reger a vida de todos os seres humanos. Querendo ou não tais leis não podem ser quebradas, mas, podemos nos mover sob seu domínio, não resistindo a elas, mas, nos submetendo ao seu poder, respeitando seus limites e vivendo bem, expandindo desta forma os nossos limites.

Por exemplo: Deus estabeleceu uma Lei, natural em nosso planeta, onde Ele estabeleceu o homem,  que o ser humano chama de: Lei da Gravidade. Ou seja, há uma força que nos puxa para o chão e que não podemos resistir. O ser humano por exemplo, respeitando esta Lei, criou equipamentos que podem voar e através da força dos ventos, de motores e outros equipamentos permitem que o homem voe, que objetos pairem no ar sem haver acidentes.

Vamos abordar em nosso Partindo O Pão de casa em casa neste semestre, uma Lei estabelecida por Deus, logo depois que houve o Dilúvio, momento da história em que se deu um Novo Começo. Tudo que tinha vida, foi destruído pelas águas e os sobreviventes reiniciaram a vida no Planeta como conhecemos hoje. 

 Neste momento Deus estabeleceu esta Lei, que é natural (física), mas, como tudo que há no Mundo Natural estas Leis  correspondem, à coisas que são espirituais e por isso refletem (se manifestam) aqui nesta Terra, o que são Diante do Trono de Deus.

PLANTIO E COLHEITA.

Sementeira, plantio, semear, semente, virilidade, são sinônimos desta palavra hebraica “ZERAH” – que mais a fundo pode ser compreendida como SEMENTE. Em outras palavras quem tiver Sementes e as Plantar, terá uma COLHEITA!

Isso é uma Lei. Paulo fala sobre isso: Gal. 6: 7 - “Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará (colherá)” – 

Bem há algo simples e básico aí, para se conviver com esta Lei: Veja lá que semente você vai plantar! Porque baixo esta Lei Espiritual, que se manifesta de forma NATURAL, o que você plantar você vai colher.

Há pessoas que querer colher coisas boas e por isso plantam sementes das coisas que querem colher, porém, há também muitos problemas, muitas lutas, muitas situações que se levantam contra os seres humanos que querem colher coisas boas, pois há um inimigo que luta contra nós todos, para que não vivamos os planos de Deus e vai haver em todo tempo tentativas de se mesclar coisas ruins, no meio de semeaduras boas; haverá tentativas de se destruir as plantinhas ainda quando estão começando a brotar; até na hora da colheita de coisas boas, há lutas e resistências... PORÉM, a LEI do Plantio e da Colheita NÃO PODE SER IMPEDIDA!
Esta é uma LEI DE DEUS, estabelecida enquanto houver Mundo.
Tipos de Sementes e formas de Semear:

Semeamos coisas boas e ruins através de Palavras e Ações, expressões de nossa Vontade e desejos. Semeamos é claro no Mundo Natural coisas que tem o poder de se multiplicar (quando semeadas): SEMENTES. 

Ninguém vai colher nada de uma caneta que for enterrada. Ela vai se decompor apenas. Mas, se alguém enterrar uma semente de laranja e fizer esta semeadura de forma correta e cuidar do processo até a colheita, terá em algum tempo uma árvore de laranjas, que produzirá talvez dezenas de milhares de outras sementes, além do fruto, da sobra que a árvore dá, dos galhos que podem se tornar proteção para pássaros, das cascas que podem ser usadas para fazer fogo... e assim vai... A Lei do Plantio e da Colheita!

Há um natural trabalho para se Plantar e para se Colher, mas, quando plantamos algo que desejamos, que precisamos, este trabalho é altamente compensador quando vir a Colheita. Nos animamos quando vamos ter o fruto que desejamos e pelo qual trabalhamos. Com isso entendemos que esta LEI DO PLANTIO E DA COLHEITA estabelecido por Deus, quando nos submetemos a ele e nos adequamos a ele, somos amplamente abençoados e nos tornamos agentes para o nosso próprio bem! Deus permitiu que fosse assim, através desta Lei.

OUTRAS LEIS:

No mesmo momento em que Deus estabeleceu a Lei do Plantio e da Colheita, Deus também estabeleceu outras três Leis, ou trouxe luz e entendimento a nós seres humanos sobre estas três leis, que são:

Enquanto esta Terra existir haverá: Frio e Calor, Verão e Inverno, Dia e Noite.

Nos parece que estas Leis que de certa forma estão ligadas à Lei do Plantio e da Colheita, falam de situações de conforto e desconforto; de momentos bons e ruins, de tempos para se fazer coisas e tempos para se esperar, de tempos de trabalhar e tempos de descansar.
Estas Leis apontam Ciclos. Ciclos em que numa hora vai haver semeadura, noutra colheita, numa expectativas, noutra alegria. Numa introspecção, noutra ousadia. Numa temor, noutra segurança. 

OBJETIVO DESTE TEMPO!

A agricultura no mundo surgiu na região hoje conhecida como Turquia e se espalhou pelo chamado “Crescente Fértil”, justamente aonde os descendentes de Noé se espalharam após o Dilúvio. Desta região por todos os lugares do Mundo por onde o homem foi, ele tem levado estes valores, conhecendo estas leis, submissos a elas (crendo em Deus ou não, conhecendo a Bíblia ou não), a Lei estabelecida por Deus desde então manifesta o que Deus ordenou.

Viver Cristo, nos mover Nele. Viver suas promessas e cumprir seus propósitos em nossas vidas são a razão de termos entregue nossas vidas nas Mãos do Senhor. Sabendo e nos aprofundando agora nesta realidade espiritual e natural que é a Lei do Plantio e da Colheita, precisamos:

Meditar sobre isso;
Escolher as sementes que queremos lançar;
Nos dedicarmos ao Plantio na época certa;
Cuidarmos do que semeamos; 
Nos preparar para a Colheita e colhermos na época certa;
Compreender que é nossa função multiplicar o que Deus nos deu e por isso, em cada colheita precisamos cuidar das SEMENTES para o Próximo PLANTIO!

Meditem nisso:

Que tipos de sementes nós temos para a nossa vida pessoal, para nosso casamento, família, vida profissional, nossas amizades, nosso relacionamento com os irmãos em Cristo, nosso relacionamento com Deus... Quantos campos a serem cultivados! Quantas coisas podemos colher e PRECISAMOS COLHER! Ninguém come ou vive com apenas um tipo de coisa... Precisamos de muitas! Se não cuidarmos disse, pode ser que nos faltem coisas importantíssimas para que possamos viver bem. Já pensou? Alguém que só Planta para colher numa área de sua vida, e não faz nada para cuidar de outras? 

Se está entusiasmado para plantar agora, pense: Existe:

Noite e Dia. Estabelecidos por Deus. Só se pode plantar durante o Dia. Talvez as noites possam ser tempos de reflexão, para que as melhores sementes possam ser escolhidas, para o trabalho que logo mais teremos. Que o descanso, nos permita meditar sobre o que temos colhido e como podemos fazer melhor a partir de agora...

Verão e Inverno. Em alguns lugares há neve no inverno e não se pode plantar nada. Há outros lugares que o inverno é a época das chuvas fundamentais para o próximo Plantio. Aonde Deus tem colocado você, como são os ciclos? Como você os tem observado para poder agir neles com prudência numa hora, espera noutra e ousadia enfim?

Frio e Calor. Há quem goste do frio e outros do calor. Não é de uma coisa e nem outra que estamos tratando aqui, mas, de aprendermos a lidar com o ambiente. Nesta Lei estabelecida por Deus, o calor vai poder proporcionar alguns tipos de ação e o frio outros. Um há de nos limitar e outro de nos impulsionar. Podemos usar uma blusa num ou usar um ventilador noutro. Podemos usar irrigação artificial ou drenar um terreno muito úmido; podemos conhecer que coisas precisamos que podem ser produzidas melhor no verão e outras no inverno, podemos acordar ainda quando está escuro para iniciar os trabalhos e podemos colocar algumas plantas debaixo de uma estufa onde temperatura e ensolação podem ser controladas... mas, uma coisa é certa: Estas Leis estabelecidas por Deus não podem ser mudadas. Temos que conhece-las e nos adaptar a elas, mas, de todas as coisas sobre este assunto, precisamos saber:

Mat. 25: 26 – “Respondeu-lhe, porém, o senhor: Servo mau e negligente, sabias que colho onde não semeei e ajunto onde não espalhei?”

O SENHOR de toda a Terra, deu O Poder para o ser humano de ser frutífero. O Poder de se multiplicar e também O Poder de Plantar e Colher.

Um dia O SENHOR de toda a Terra, nos chamará a todos para prestarmos contas, pois esta vida que temos hoje, a temos por curto espaço de tempo, como uma oportunidade de semearmos para Vida Eterna. 
Quando Plantamos e colhemos aparentemente o fazemos para nós mesmos, para nosso conforto e provisão, porém, Deus tem um plano superior para nós. UM PROPÓSITO, pelo qual Ele estabeleceu Leis que não podem ser mudadas. Leis que Ele quer que conheçamos para podermos ser frutíferos em todas as obras das nossas mãos, para a Glória do Nome do SENHOR. 


Paulo de Tarso, apóstolo 
Igreja Apostólica Betlehem

Um comentário:

  1. E lá vamos nós...plantar no tempo certo, de acordo com o local e a estação em que estamos. As condições estão favoráveis para o plantio? Se não estão vamos preparar a semente e lançar no tempo, local e estação adequados.

    ResponderExcluir