sexta-feira, 21 de junho de 2019

Série: Da Precisão para a Exatidão - "JUSTIÇA, SANTIFICAÇÃO E VIDA ETERNA"


TEMA: JUSTIÇA, SANTIFICAÇÃO E VIDA ETERNA

Rm. 6: 17 a 23 – “Mas graças a Deus porque, outrora, escravos do pecado, contudo, viestes a obedecer de coração à forma de doutrina a que fostes entregues; e, uma vez libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça. Falo como homem, por causa da fraqueza da vossa carne. Assim como oferecestes os vossos membros para a escravidão da impureza e da maldade para a maldade, assim oferecei, agora, os vossos membros para servirem à justiça para a santificação. Porque, quando éreis escravos do pecado, estáveis isentos em relação à justiça. Naquele tempo, que resultados colhestes? Somente as coisas de que, agora, vos envergonhais; porque o fim delas é morte. Agora, porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação e, por fim, a vida eterna; porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.”

JUSTIÇA para a SANTIFICAÇÃO e, por fim, A VIDA ETERNA.

Um processo; Portas que abrem portas; o resumo de mais um aprendizado? Conceitos que poderemos voltar num futuro que alguém nos perguntar sobre isso?
Mais uma oportunidade de experimentar a TRANSFORMAÇÃO DE DEUS EM NÓS?

Não temos ideia de quantos de fato se interessaram neste tema, além do conhecer para ministrar. Conhecer, compreender, entender para VIVER... 

Na busca de conseguir ouvir o que foi que Priscilla e Áquila falaram para Apolo que pregava com Precisão acerca do Evangelho, temos feito e exercício de ler e reler, procurar entender e conversar sobre o que Paulo escreve aos Romanos. Palavras complexas, conceitos profundos demais que parecem sair de Paulo como um Rio, que flui e nada o impede... Como reter estas águas? Como saciar sua sede sem se afogar?
JUSTIFICAÇÃO – JUSTIÇA – SANTIFICAÇÃO – VIDA ETERNA

Uma obra em movimento, que foi consumada na Cruz, ou seja, foi realizada, de uma vez por todas, não sendo necessário se fazer de novo, se refazer, prorrogar sua validade, tirar nova certidão para estender sua garantia. FOI FEITO!

Jesus ter se entregado, sem Pecado, por Amor de nós, não foi algo que ocorreu há quase dois mil anos atrás, foi algo ETERNO! REALIZADO NA ETERNIDADE, manifesto há tempos atrás.

A Justificação (como já vimos neste período), se deu então, portanto: 
“Não seremos”...
“Nós já fomos!”

Não é uma obra de homens, não se deu por nossa bondade (não temos bondade em nós mesmos); não é por sermos bonzinhos, humanos, preocupados com o próximo, pagadores dos nossos impostos e nem porque nunca matamos, roubamos ou estupramos alguém (geralmente o que dizem as pessoas que se consideram “justas”).

Porque a Ira de Deus caiu toda sobre o Seu próprio Filho, no Plano da Redenção, estabelecido pelo próprio Deus, para resgatar o ser humano das garras e da Sentença de Morte que Satanás lhe impôs com o Pecado e a Morte.

A Justiça, este PROCESSO, também como vimos neste semestre, está sendo realizado em nossas vidas, “nos levando a...”, “nos transformando em...”.

Cada vez que olhamos para Jesus, como que para um Espelho, percebemos no que nos transformaremos, se deixamos este processo continuar em nossas vidas. Não olhamos para o que somos, ou para o que fomos ou fizemos, para para O AUTOR E CONSUMADOR DA NOSSA FÉ, e por isso, DESTA FORMA, somos Transformados de Glória e Glória... Um processo, que uma mudança hoje, nos leva a outra amanhã e assim, percebendo que obra linda está sendo feita, podemos olhar para trás e ver quanta coisa ainda precisa mudar ou para o Alto e ver que tremendas coisas Deus ainda vai fazer... 

SANTIFICAÇÃO

O Santidade ou Santificação, que é algo que cobramos de nós mesmos e muito mais dos outros, tem parecido, muitas vezes apenas uma pregação na boca de quem não conhecemos e algo intangível na vida dos mais próximos, (sendo que o mais próximo de nós mesmos, “sou eu mesmo”).

Quando pensamos em Santidade, numa igreja, pensamos que as pessoas não podem ter pecados sexuais, não podem ouvir música do mundo, não podem ir a Festas do Mundo e quando ouvimos alguns dos mais zelosos, eles nos falam de não cometer erros no trânsito, de não se irar, de ser ético, de pagar seus impostos. Cada pessoa que se torna um ZELADOR da Santidade alheia, imaginamos deve ser no mínimo zeloso nestas áreas em sua própria vida, porque se não estaríamos diante de um HIPÓCRITA!

Mas, a questão é que muitas vezes não se trata de hipocrisia, mas, de áreas que nas vidas de tais pessoas são áreas que de alguma forma o processo da Justiça já se deu, ou infelizmente, trata-se de mais um que está lutando contra o Pecado com a força do braço e joga fora o aparelho de Televisão para não pecar contra Deus assistindo determinadas coisas, mas, não adquiriu a autoridade em Cristo ainda, para usar o Botão Liga e Desliga, ou o Poderoso botão que muda de canais...

Quando exigimos dos outros um nível de Santidade que alcançamos, queremos limitar o padrão de santidade dos outros ao nosso.
Quando exigimos dos outros um nível de Santidade que disfarçamos ter, porque vivemos um teatro, a qualquer hora, o espetáculo vai acabar e enquanto todos riem, “o palhaço sempre chora...”
Quando demonstramos um nível de santidade que adquirimos com a força do nosso braço, não conseguimos coisa a alguma... EVIDENCIAMOS QUE TEMOS UM PROBLEMA NÃO ENTREGUE A CRISTO NESTA ÁREA.

JUSTIÇA PARA A SANTIFICAÇÃO.

De quatro formas diferentes o Apóstolo Paulo, fala que a Justiça de Deus em nós (ele usa a Palavra – Dikaiosune - estado daquele que é como deve ser, justiça, condição aceitável para Deus, doutrina que trata do modo pelo qual o homem pode alcançar um estado aprovado por Deus), é ou são as ALGEMAS, que nos fizeram SERVOS, ESCRAVOS DE DEUS.

 Há um momento muito marcante na Vida de Paulo que tendo sido primeiro conhecido nas Escrituras como alguém que recebeu cartas para por em CADEIAS e levar à PRISÕES, os que seguiam a Jesus, Paulo depois de ter cumprido o seu Ministério Apostólico de pregar o Evangelho em muitos lugares e iniciar e fundamentar a Igreja de Cristo em vários lugares pessoalmente, Paulo, sabe pelo próprio Senhor Jesus, que a partir daquele momento (quando ele é preso em Jerusalém), ele seguiria daquela forma, EM CADEIAS, ALGEMADO, até Roma.

Neste processo de mais de dois anos ainda em Israel, Paulo é levado diante de tribunais em Cesaréia Marítima, quando apelou para César, e há uma conversa muito marcante dele com o Rei Agripa, em que se distingue claramente a Autoridade de Paulo, EM CADEIAS, SERVO, ESCRAVO DE CRISTO, e o rei, um miserável, que tendo a oportunidade de se dobrar Diante do Senhor, mantém-se orgulhoso. Veja:

At. 26: 28 e 29 – “Então, Agripa se dirigiu a Paulo e disse: Por pouco me persuades a me fazer cristão. Paulo respondeu: Assim Deus permitisse que, por pouco ou por muito, não apenas tu, ó rei, porém todos os que hoje me ouvem se tornassem tais qual eu sou, exceto estas cadeias.”

A palavra que Paulo usou no texto aos Romanos para falar de “servo”, “escravo”, é a Palavra: “DOULOO”- δουλοω douloo 1) fazer um escravo de, reduzir a escravidão 2) metáf. entregar-me totalmente as necessidades e ao serviço de alguém, torna-me um servo para ele...)

Esta Palavra Douloo, vem da raíz DEO - δεω deo 1) atar um laço, prender 1a) atar, prender com cadeias, lançar em cadeias...)

JUSTIÇA DE DEUS – AS ALGEMAS DE DEUS PARA NÓS

Deus nunca nos obrigará a irmos para o Céu! Ele nos deu o direito de optarmos por serví-lo ou não! Mas, ELE FEZ TUDO! NOS DEU TODOS OS RECURSOS, PARA QUE POSSAMOS VIVER PARA ELE E PARA VENCERMOS TODO O MAL QUE NOS QUER ENGOLIR E DESTRUIR!

Há na Torah uma figura chamada de “Servo do Amor”, alguém que tendo sido transformado num Escravo, num Servo, para pagar uma dívida, já que não tinha condições financeiras de fazê-lo, uma vez a dívida paga, se tal pessoa, pela Bondade do seu senhor, desejasse permanecer como seu servo, deveria ter sua orelha perfurada diante dos anciãos do povo de Deus, para que todos soubessem que este era um “SERVO DO AMOR”.

A dívida já foi paga! Podemos nos fazer servos de Cristo, tendo por Algemas, a Justiça de Deus, este processo através do qual a cada dia de nossas vidas vamos querer contempla-lo mais, amá-lo mais, para que a cada dia possamos ser transformados à Sua Imagem. Ou tendo nos beneficiado de sua Justificação, e a partir de então vivermos o resto de nossas vidas sem pecar para então sermos aprovados por Deus... é possível? NÃO! A CADA DIA, PRECISAMOS DE DEUS. A Obra que Ele iniciou, Ele há de completar!

Olhando para Cristo, tendo o nosso Foco Nele, A JUSTIÇA DE DEUS, de Glória em Glória há de nos mudar e áreas que pareciam hoje impossíveis de serem vencidas serão amanhã testemunhos da transformação que Cristo realizou em nós. Não faremos para os outros verem; não seremos hipócritas cobrando dos outros o que não conseguimos realizar em nós mesmos; não seremos escravos de Satanás, lutando com a força do nosso braço e sendo expostos à vergonha e à acusação do Diabo em cada queda, mas, LIVRES DO PECADO, SERVOS DO SENHOR JESUS, SERVIMOS A JUSTIÇA PARA A SANTIFICAÇÃO!!!!! ALELUIA!!!!!

A Santificação é FRUTO da Justiça de Deus em nós! ISSO É MUITO GLORIOSO!!!!!!!!!!!!
JESUS! JESUS! JESUS!!!!!

E POR FIM A VIDA ETERNA...rsss

FIM? Vida Eterna!!!???? A Vida Eterna não tem fim! É ETERNA!
É Tão pouco tempo irmãos... Já perdemos tanto tempo, deste pouco tempo!
Falta tão pouco tempo... Não sabemos quanto... Uma coisa é certa: SE NOS FAZEMOS ESCRAVOS DA JUSTIÇA PARA A SANTIFICAÇÃO, NO FINAL TEMOS A VIDA ETERNA EM CRISTO, DIANTE DO PAI!

I Pe. 4: 1 e 2 – “Ora, tendo Cristo sofrido na carne, armai-vos também vós do mesmo pensamento; pois aquele que sofreu na carne deixou o pecado, para que, no tempo que vos resta na carne, já não vivais de acordo com as paixões dos homens, mas segundo a vontade de Deus”


CURIOSIDADE PARA ENCERRAR!!!

Há muitas discussões sobre quem é o Autor da Epístola aos Hebreus. 
Há no entanto algumas certezas: Era um judeu, profundo conhecedor da Torah e da Tradição dos Judeus. Alguém que teve uma profunda revelação de Cristo: “O Autor e Consumador da nossa Fé”; “O Sumo Sacerdote da Nossa Confissão”... Pelo nível de revelação, tantos acham quase impossível que outro, que não Paulo tivesse tamanha profundidade em revelações...

Os chamados “pais da igreja”, homens que viveram logo depois do primeiro século, recebendo a tradição dos Apóstolos de Cristo, entendiam todos que esta Epístola não tinha características de Paulo, embora, a profundidade das revelações indicassem pelo menos alguém do seu profundo relacionamento”. Timóteo? Certo que não, pois é citado na carta em 3ª pessoa.
Lucas, Silas, Barnabé? Quem?!

Há quem entenda que Apolo é o Autor da Carta aos Hebreus. O Eloquente pregador, que citado por Paulo aos Coríntios, dizia que Apolo regava o que Paulo havia plantado. Diz que alguns ali se diziam de Paulo, outros de Apolo e outros de Pedro, mostrando que havia em Coríntios divisões que precisam cessar de pessoas que seguiam a linha do pensamento de Apolo, assim como outros do Apóstolo de Cristo Pedro e do próprio Apóstolo Paulo... O que ocorreu com o moço, que só conhecia o Batismo de João, mas, que através das Escrituras convencia a todos ser Jesus o MASHIACH GLORIOSO DE ISRAEL?

Se é certo, e Apolo sequer assinou esta Carta, evidenciando que na Verdade, somos como tinta e papel apenas, mas, é Cristo quem, pelo Espírito Santo nos usou para tocar incontáveis vidas, podemos dizer, que o DISCIPULADO de Priscila e Aquila, com o jovem Apolo, levou alguém que pregava com Precisão a respeito de Cristo, a pregar com MAIS EXATIDÃO, a respeito do Senhor, nos levando profundamente a desejar que em nossas vidas, Deus levante pessoas assim, bem como o nosso coração seja ensinável, para nos levar a deixar de nos contentar com o Alvo,

para acertarmos...





Paulo de Tarso, apóstolo 
Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário