quarta-feira, 22 de maio de 2019

Série: Da Precisão para a Exatidão - "JUSTIÇA"


TEMA: JUSTIÇA

Gn. 15:6 – “Ele creu no SENHOR, e isso lhe foi imputado para justiça”
Rm. 4: 2 e 3 – “Porque, se Abraão foi justificado por obras, tem de que se gloriar, porém não diante de Deus. Pois que diz a Escritura? Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça”

צדקהTZEDAQAH- 1) justiça, retidão 1a) retidão (no governo) 1a1) referindo-se ao juiz, governante, rei 1a2) referindo-se à lei 1a3) referindo-se ao rei davídico, o Messias 1b) justiça (como atributo de Deus) 1c) justiça (num caso ou causa) 1d) justiça, veracidade 1e) justiça (aquilo que é eticamente correto) 1f) justiça (vindicada), justificação, salvação 1f1) referindo-se a Deus 1f2) prosperidade (referindo-se ao povo) 1g) atos justos.

δικαιοσυνηDIKAIOSUNE- 1) num sentido amplo: estado daquele que é como deve ser, justiça, condição aceitável para Deus 1a) doutrina que trata do modo pelo qual o homem pode alcançar um estado aprovado por Deus 1b) integridade; virtude; pureza de vida; justiça; pensamento, sentimento e ação corretos 2) num sentido restrito, justiça ou virtude que dá a cada um o que lhe é devido

O nosso Pai Abraão viveu. A história de sua vida nos revela como ele desde o momento em que Deus o chamou do meio de sua parentela e da sua terra natal, ele foi se movendo e Deus o foi respaldando. Em seus erros o corrigia, mas, nunca o abandonou. Na demora em responder segundo a Vontade de Deus, parecia que sua própria vida parava, até a resposta certa.
Ele parece ter demorado para sair de sua terra natal e perdeu o irmão caçula Haran. Levou seu pai consigo e este morreu; entrou na Terra Prometida levando consigo sua parentela (seu sobrinho Lot) e havia fome na Terra. Desceu ao Egito, mas, de lá Deus o sacou.
Separou-se do Sobrinho e então, Deus lhe mostrou toda a Terra da Promessa... UM PROCESSO!

Deus lhe prometeu um filho e ele creu. ISSO LHE FOI IMPUTADO POR JUSTIÇA... O TER CRIDO EM DEUS!

O Processo continua... Ele gera um filho numa escrava e durante 13 anos nada passa em sua vida; Deus lhe aparece e lhe muda o Nome e lhe fortalece o corpo e lhe promete um filho; Deus visita a casa de Abraão e lhe promete YTZHAC – (Isaque – Risada); Abraão finge que sua esposa é sua irmã e ele é envergonhado diante dos Filisteus; Nasce Isaque e Abraão o circuncida segundo a ordem de Deus.

35 anos depois... Deus pede que Abraão sacrifique a seu filho Isaque, filho da Promessa... 

Deus o chama no meio da noite uma única vez e ele responde: “Eis-me aqui”; 
Deus ordena que ele sacrifique seu único filho. Abraão de madrugada sai para obedecer a ordem.
Abraão diz a seus servos que aquela última jornada seria só entre ele e seu filho, servos não poderiam seguir, nem jumentos... Abraão afirma que ele e seu filho iriam adorar e voltariam...
Abraão declara ao filho que Deus providenciaria para si o Seu Cordeiro, e Isaque, também passa a crer;
Abraão diz que o filho Isaque era a Oferta de Sacrifício de Holocausto ao ETERNO, Isaque se deixa amarrar e ser colocado num Altar...
Abraão, levanta o cutelo para sacrificar o filho e Deus brada dos Céus: ABRAÃO! E a Voz de Deus para o braço ainda forte do nosso Pai. Nosso Pai da Fé... UM PROCESSO!

Rm. 1: 17 – “visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé.”

A JUSTIÇA se revela de FÉ EM FÉ.

Rom. 5:18 - “Pois assim como, por uma só ofensa, veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também, por um só ato de justiça, veio a graça sobre todos os homens para a justificação que dá vida.”

Enquanto a Justificação se deu exclusivamente através de Jesus Cristo, de uma vez por todas em nosso favor, a Justiça de Deus é um processo que vai nos conduzir, que vai nos levar e cujo combustível para uma verdadeira transformação é a FÉ em Deus, no seu Espírito que iniciou uma obra em nossas vidas e como foi com o nosso Pai Abraão, assim será conosco, nos conduzindo, nos perdoando, nos moldando, nos tratando, se calando, até que possamos ouvir com tal clareza a Sua Voz e possamos confiar TOTALMENTE seja lá no que for que Ele nos peça, pois sabemos que a nossa esperança não está presa apenas a esta vida, pois:

Hb. 11: 17 a 19 – “Pela fé, Abraão, quando posto à prova, ofereceu Isaque; estava mesmo para sacrificar o seu unigênito aquele que acolheu alegremente as promessas, a quem se tinha dito: Em Isaque será chamada a tua descendência; porque considerou que Deus era poderoso até para ressuscitá-lo dentre os mortos, de onde também, figuradamente, o recobrou.”

Jo. 11: 25 e 26 – “Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente...”

FÉ NAS NOSSAS ATITUDES OU ATITUDES POR NOSSA FÉ EM CRISTO JESUS?

Que fim proveitoso entender sobre isso? Devemos agir como santos, procurando não fazer o mal para ninguém, e naturalmente não matando, roubando, violentando qualquer pessoa, pagando nossos impostos, respeitando as vagas de deficientes e idosos nos estacionamentos, tendo plano de previdência privada e seguro da Sulamérica, além de entregarmos nossos dízimos calculados até nos centavos, para sermos achados como servos bons e fiéis, cheios de EXCELÊNCIA, como se costuma dizer por aí... ou,...

Perceber a cada dia, a cada Shabat, como foi este dia, o que erramos, o que ainda não mudamos, o que precisamos entregar a Cristo, o que nos falta para manifestarmos O CRISTO em nós, e então pela Fé, com resignação, humildade, um verdadeiro desejo de mudança, entregarmos mais esta área de nossas vidas nas Mãos de Deus, para que mais uma vez, possamos viver o Sobrenatural, e este Processo de JUSTIÇA, se dar em nossa vida, como desde O Pai Abraão se vem realizando... POR FÉ: Ouvir A Palavra de Deus (o que Deus tem para nós); Crer e por isso confessar com a nossa boca e crer com o nosso coração, para que então possamos MATERIALIZAR – AGIR, MUDAR, TRANSFORMAR SITUAÇÕES (SENDO TRANSFORMADOS POR DEUS)... UM PROCESSO.

Quanto tempo temos para este Processo?

Para o Pai Abraão o processo começou (Se contarmos somente desde a Terra de Haran, onde morreu seu pai), aos 75 anos... Ou seja, ele já tinha vivido muito, uma longa vida do jeito dele, mas, a partir daquela época, Ele começou a ser conduzido pela Voz de Deus... UM PROCESSO.

Aos 135 anos ele entregou seu filho Isaque! 60 anos! O Processo na vida de Abraão demorou 60 anos... UMA VIDA!

E com “Dimas” (Nome dado pela tradição cristã, ao ladrão, que foi salvo, pois crucificado com Cristo, O recebeu em seu coração), poucas horas! “Ainda hoje estarás comigo no Paraíso”.

Para “Dimas”, A Justificação foi realizada por Cristo, ali do seu lado. Ele merecia morrer daquela maneira, Jesus, não. A Justiça, por meio da Fé daquele homem, o aperfeiçoou, para o momento em que suas pernas foram quebradas, ele, pudesse suportar aquela dor, por algo maior que lhe estava proposto e no que ele de fato creu. JUSTIÇA DE DEUS.

E você? Quanto tempo ainda lhe resta? Viva para Deus, viva por Fé em Cristo Jesus, perceba em seus caminhos quanta coisa ainda precisa mudar. Perceba quantas promessas lhe foram feitas, e CREIA EM DEUS! Que sua Fé Nele te impulsione a viver todas as suas promessas.

Paulo de Tarso, apóstolo 
Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário