quarta-feira, 3 de abril de 2019

Série: Da Precisão para a Exatidão - "A VIDA NO ESPÍRITO - 2"



TEMA: A VIDA NO ESPÍRITO - II

Gal. 5: 22 a 25 – “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.”

Rom. 8: 1 a 11 “Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte. Porquanto o que fora impossível à lei, no que estava enferma pela carne, isso fez Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado; e, com efeito, condenou Deus, na carne, o pecado, a fim de que o preceito da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito. Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito. Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz. Por isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. Se, porém, Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito é vida, por causa da justiça. Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita.”


Uma das descrições dadas por Deus através do Profeta Ezequiel a respeito de Satanás, quando foi criado, é que ele era cheio de “Sabedoria e Formosura”. 

Esta Sabedoria dada por Deus num nível tal, fez deste servo de Deus, o “Sinete da Perfeição”, ou seja, um padrão muito elevado de excelência, mais do que todas as criações que até então O Eterno tinha feito. 

Satanás mostra esta Sabedoria, agora corrompida por seu Orgulho e Vaidade, quando ele toma o Mandamento dado por Deus ao homem para a Vida e através deste mandamento, Satanás escraviza o homem e o leva à Morte, Morte Eterna, como que inviabilizando por completo o Plano de Deus com a Criação que fizera. Pois, através de Adão e sua Mulher, seriam gerados outros seres que dominariam no Mundo Natural, manifestando O Domínio do Criador do Universo, através desta Criação de seres à Sua Imagem e Semelhança.

A Precisão do Golpe do Diabo contra o Plano de Deus, a hora em que isso ocorreu, da maneira que ocorreu e as consequências e reflexos que surgiram desta atuação maligna, são expressos pelo Apóstolo Paulo quando fala aos Romanos da seguinte maneira: 

Rom. 7: 13 – “Acaso o bom se me tornou em morte? De modo nenhum! Pelo contrário, o pecado, para revelar-se como pecado, por meio de uma coisa boa, causou-me a morte, a fim de que, pelo mandamento, se mostrasse sobremaneira maligno

A obra de Satanás que nos levou a pecar foi SOBREMANEIRA MALÍGNA, ou seja, a Maldade, Malignidade de um nível jamais sonhado, visto, imaginado, superado... Percebemos com esta atuação tão terrível, com a qual o próprio Satanás, deve cada vez mais encher-se de orgulho, foi absolutamente anulada, destruída, rechaçada, ridicularizada, estraçalhada, tornada sem efeito, colocada debaixo dos pés, totalmente inviabilizada, pela MANSIDÃO E HUMILDADE DO NOSSO SENHOR JESUS CRISTO DE NAZARÉ... 

PERDÃO! EU NÃO AGUENTO... VOU ADORAR... 


LOUVADO SEJA O TEU NOME E A TUA GLÓRIA JESUS PARA SEMPRE.... ALELUIA A TI DEUS BENDITO, GLÓRIA E LOUVOR E PODER PARA TODO SEMPRE... TE ADORO PAI PELA BELEZA DA TUA SANTIDADE, POR TUA SABEDORIA POR TEU AMOR E POR TEU PODER... ALELUIA!!!!!!

A Vida que temos em Deus, a Vida no Espírito, precisa ser compreendida por esta perspectiva: O Que Deus fez, mudou a ordem das coisas de uma forma que não tem mais volta. JESUS VENCEU!

E os que SÃO de Cristo, os que ESTÃO em Cristo, já crucificaram a carne e por isso já não há condenação para estas pessoas. Para nós.

A obra de Deus contra Satanás, foi realizada em Jesus Cristo, assim como a obra de Satanás contra Deus e contra nós (os seres humanos), foi realizada em Adão. E se o Pecado em Adão nos contaminou a todos, MUITO MAIS A OBRA DE DEUS EM JESUS CRISTO, tem O Poder para nos redimir a todos e nos dar VIDA, A VERDADEIRA VIDA DE DEUS.

A Obra da nossa redenção então não é feita em nós. Foi feita em Cristo! É isso o que cremos, é isso o que ouvimos e é isso que pregamos, mas, na nossa luta contra Satanás, que é “cheio de Sabedoria”, somos constantemente enganados muitas vezes, mesmo desejando servir a Deus, de que a nossa salvação e a nossa vida está ligada à obediência às Leis e às regras e aos dogmas, e às tradições, e olhando para estas coisas todas nos prendemos mais ainda no engano de Satanás, porque ao olharmos cada um para nós mesmos, percebemos que há coisas que temos facilidade de fazer de forma correta e digna e outras que não. 

Por conta do Pecado e do Orgulho de Satanás que ainda está tão presente nos seres humanos, acabamos, mesmo querendo servir a Deus, mostrando para os outros, fazendo questão de evidenciarmos o que fazemos de certo e escondemos, e colocamos em quartos escuros e debaixo dos tapetes de nossas vidas, o que não conseguimos fazer de forma justa e honesta e digna e nos enredamos cada vez mais na Religião, na aparência e nos afastamos cada vez mais na Bondade de Nosso SENHOR JESUS CRISTO para conosco.

O Apóstolo Paulo nos ensina isso dizendo que “os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne, mas, os que inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito”, ou seja, se nossa vida se torna um: “isso eu posso e isso eu não posso”, se buscamos de nossos pastores, ou na Palavra de Deus, um Livro de Regras, em pouco tempo, no que conseguimos cumprir, nos tornaremos orgulhosos e no que não conseguimos: omissos, falsos e mentirosos.

Buscamos desta maneira resolver os nossos problemas, com nosso pensamento positivo, a força do nosso braço, usamos a Oportunidade tão Gloriosa que Cristo nos deu para nos aproximarmos do Pai, mas, vivemos enganados por Satanás e pelo espírito da Religião, felizes num dia que não praticamos determinado pecado do qual nos arrependemos na noite anterior e que provavelmente amanhã vamos cair de novo, porque lutamos esta Guerra não com a Obra de Cristo na Cruz do Calvário e a Obra do Espírito Santo em nossa vida hoje, mas, com a Força do nosso braço, pela acusação que não nos deixa (por conta de Satanás, o acusador de nossos irmãos). Satanás nos tenta, caímos mais uma vez no seu ardil, pela nossa carne, como disse o Apóstolo Paulo: “morta pelo pecado”, e então nos vemos acusados pelo próprio Diabo que nos diz: “aonde está o crente (o pastor, o adorador, o servo de Deus), agora?

É como uma corrida! Se ficarmos olhando para trás, para ver aonde estão os nossos concorrentes, talvez erremos o traçado da pista, ou tropecemos, ou nos distraiamos, porém, se olhamos para a linha de chegada, para o prêmio dos campeões, para frente e empenhamos nossa vida, nossas passadas, nosso equilíbrio, nossa respiração, nossa mente focada naquele objetivo... Certamente o alcançaremos!

Em outras palavras: 

Fil. 3: 12 a 14 – “Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”

O nosso Corpo está morto, por conta do Pecado. Por isso ainda hoje, nos vemos tantas vezes indo até cemitérios, sofrer o dano da separação de pessoas tão queridas, que amamos tanto, mas, que como nós na carne estão mortas. Pessoas lindas de Deus, pessoas que viveram suas vidas devotadas a Cristo em determinado momento também em sua carne passam por este embate...

Por isso, por Jesus Cristo, O MEU SENHOR, cada vez que tenho oportunidade afronto a Morte dizendo: “ONDE ESTÁ Ó MORTE O TEU AGUILHÃO? O AGUILHÃO DA MORTE É O PECADO, MAS... TRAGADA FOI A MORTE PELA VITÓRIA!!!!” ALELUIA!!!!!

Jesus Cristo, ressuscitou dentre os Mortos. A Morte não teve poder para impedi-lo, de prende-lo, de rete-lo. Ele venceu a Morte e o Pecado, Ele ressuscitou dentre os mortos e esta Vida que Ele nos deu, está hoje em nós. VIVOS NO ESPÍRITO.

Sendo assim olhemos para Ele. Vamos nos encher Dele, vamos depender Dele, vamos cogitar nas coisas que são Dele. 

No lugar de sermos os juízes e os fiscais de nossos irmãos, vamos ser exemplos para eles. Exemplos em todos os aspectos e esta Vida que vamos manifestar então será um alvo a ser alcançado também por tais pessoas.

No lugar de dizermos pela bilhonésima vez: Nunca mais vou fazer tal coisa, encha-se de Cristo, confesse seu pecado, clame para que nesta área de sua vida Ele se revele e olhando para O Superior, deixe o inferior.

Nossa luta continua... Há muitos irmãos que chegando tão perto destas verdades que buscamos entender, para que possamos viver, são levados para um outro extremo de que podemos fazer qualquer coisa, mesmo coisas condenadas na Palavra de Deus, porque Jesus é Deus de Amor e morreu por nós, e tudo mais, então o que importa é: Ser Feliz!... 

ENGANO DO DIABO... cheio de Sabedoria e de Formosura...

Pelo contrário! Em Cristo, Nele, Vivendo Nele, andaremos também Nele.

Não mais pelo Mandamento, mas, pelo Amor a JESUS cuja Vida é expressa através dos Mandamentos. Ele é a TORAH, Dele falaram todas as Profecias. 

Gal. 5: 16 – “Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência (desejo ardente) da carne.”

Como parece gritar dentro de nós a Verdade de que ir a um local, cantar algumas músicas, entregar nosso compromisso financeiro com uma instituição, ouvir uma palavra num período de duas horas, e depois voltar para a nossa vida, nosso trabalho, nosso campo de atuação, nosso caminho para o sucesso financeiro e profissional, nosso descanso, nossas férias, nossos hobbies, nossos prazeres está longe, totalmente distante da Vida que Jesus sonhou para nós...

Estar em Cristo; Ser de Cristo e por isso ter a alegria de nos encontrarmos com os santos, os nossos irmãos e juntos adorarmos O Nosso Pai, e Louvarmos O Seu Poderoso Nome; manifestarmos nossa adoração reconhecendo que Ele é a Nossa Provisão e o Nosso Provedor e em obediência e amor servirmos juntos a Ele também com os nossos recursos e atenciosamente ouvir Seu Ensino, Sua Exortação, Sua Palavra de Edificação, para podermos manifestar este Amor e este Reino para com os mais próximos: conjugês, filhos, familiares, amigos, e também levar a Vida de Deus para os locais aonde exercemos nossa profissão. Como missionários a uma nação, semanalmente enviados por nossos líderes para ganhar O Mundo para Jesus e para fazer O Nosso Deus, Cabeça sobre todas as coisas.

Não há espaço para o Pecado em nossas vidas, e se nos distrairmos, se confundidos e enganados cairmos, Ele, JESUS! É o nosso Advogado diante do Pai. Ele pagou o preço da Nossa Condenação, Ele é a Resposta para o Nosso Acusador, e justamente, este erro, esta falha, este pecado que cometemos, deve ser a RAZÃO, para O Buscarmos mais ainda, de nos enchermos Dele mais ainda, de percebermos que PRECISAMOS MAIS E MAIS DELE, porque ainda o Diabo nos quer tragar, mas, não vai, porque, o que era para ser um laço, se transformou, numa CATAPULTA, pois: “AONDE ABUNDOU O PECADO, SUPERABUNDOU A GRAÇA DO NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO”. “SEM ELE NADA PODEMOS FAZER!”


Paulo de Tarso, apóstolo 
Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário