quarta-feira, 27 de março de 2019

Série: Da Precisão para a Exatidão - "A VIDA NO ESPÍRITO - I"


TEMA: A VIDA NO ESPÍRITO - I

Rom. 6: 8 a 14 – “Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos, sabedores de que, havendo Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte já não tem domínio sobre ele. Pois, quanto a ter morrido, de uma vez para sempre morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus. Assim também vós considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus. Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, de maneira que obedeçais às suas paixões; nem ofereçais cada um os membros do seu corpo ao pecado, como instrumentos de iniquidade; mas oferecei-vos a Deus, como ressurretos dentre os mortos, e os vossos membros, a Deus, como instrumentos de justiça. Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça.”

Nesta perspectiva que temos trabalhado de sairmos de uma dimensão de revelação de Cristo para entrarmos noutra. De sairmos da Precisão e irmos para a Exatidão. De sairmos de um compreensão carnal, intelectual, lógica de um Jesus histórico, religioso, que veio a este mundo para salvar o pecador (que são todos), e que morreu por mim para que eu possa viver uma vida boa aqui neste mundo e depois ir morar em mansões de ouro no Céu.

De uma religião falida que me leva a viver pecando, irado, cheio de orgulho e menosprezando os que me cercam e de repente fazer uma oração com cinco palavras (por exemplo), porque vou tomar a Ceia (para não me achar em condenação), e cinco minutos depois do Culto de Ceia estou da mesma forma, vendo as mesmas coisas, tendo as mesmas reações, cheio de orgulho e vivendo segundo o meu padrão de lógica humana achando que cumpri meu papel entregando meus dízimos, indo até um culto, ouvindo uma boa palavra (da qual não me lembro), e seguindo minha vida MISERÁVEL, achando que sou de DEUS... O SENHOR através de Seu Espírito Santo, nos propõe uma Nova Vida em Cristo, uma vida não segundo a Lei, mas, segundo a Graça de Cristo derramada sobre todos nós.

Não somos diferentes agindo assim, na carne, dos que vivem debaixo da Lei. Pior que isso, criamos nossas próprias leis, nossa própria conduta, baseada nas tradições do grupo que frequentamos e somos guiados pelo padrão baixíssimo da aprovação do grupo, ou das leis que criamos para nos enganar a nós mesmos e em nada somos diferentes de judeus, (que não vivem segundo a Graça do MASHIACH que a muitos tem iluminado, mas, muitos ainda segundo a carne, alimentada pela Lei) que no dia do YOM KIPUR jejuam 25 horas e dizem se arrepender de todos os seus pecados, mas, horas depois, dias depois, continuam praticando as mesmas coisas... NÃO HOUVE ARREPENDIMENTO! Continuam vivendo da mesma forma. 

A Morte de Jesus, DE UMA VEZ POR TODAS, foi suficiente para pagar o Preço do Pecado, a Condenação para toda a humanidade já que UM JUSTO, SEM PECADO, morreu em favor de todos.

Jesus, não permanece morto, Ele ressurgiu e pelo Seu Espírito agora nos propõe uma Nova Vida, NELE.

A Luta que era da carne contra o espírito, no sentido de que o Pecado que habita a nossa carne, faz de tudo para que pequemos cada vez mais, tem de dar lugar à Luta do espírito contra a carne (apenas uma maneira de expressar), já que agora o nosso espírito foi vivificado e tem de tomar a PRERROGATIVA de trazer a Vontade de Deus, a Vida em Cristo que temos de fato NELE. 

O Nosso Deus Bendito trabalha com a REVELAÇÃO, com a VERDADE, com O EVANGELHO (AS BOAS NOVAS), enquanto nosso inimigo Satanás, trabalha com o Engano, a Mentira, o oculto.

Receber por Fé a Obra da Cruz de Cristo em nossas vidas. Compreender que quanto mais espaço damos em nossa vida para Deus, mais O Espírito Santo de Deus se derramará sobre nós, e então, guiados pelo Espírito, conduzidos à Verdade pela Luz da Palavra de Deus (que é a ESPADA DO ESPÍRITO), vamos passar a RENOVAR A NOSSA MENTE, ou seja, compreender que podemos viver para Deus, que podemos vencer pecados, comportamentos, vícios, manias, costumes, tradições que parecem ser parte da nossa cultura familiar, alguma inclinação que nos foi imposta pelo ZODÍACO, coisas que pareciam inerentes à nossa personalidade... OU SEJA! Paramos de dar desculpas para os nossos pecados (como Adão que se cobriu de folhas de figueira e acusou a Deus e a Mulher que Deus lhe deu de seu Pecado), e entendemos que alguém morreu por nossa causa. Alguém decidiu tomar o meu lugar na Condenação que eu mereci. Alguém de fato pagou o preço pela minha vida e por isso, não é possível que eu queira continuar vivendo assim.

É preciso valorizar a OPORTUNIDADE que Cristo nos deu, e através de Seu Espírito em nós, com a nossa mente RENOVADA de que podemos pelo Poder Dele, romper com esta maneira de viver.

Na linguagem que temos desenvolvido DEIXARMOS DE VIVER UMA VIDA LEGALZINHA (PRECISÃO – vamos para a igreja, fazemos atos religiosos, etc... Acertamos no Alvo), para viver uma VIDA VERDADEIRA EM DEUS (EXATIDÃO – Não sou mais eu quem vivo, mas, Cristo vive em Mim. ACERTARMOS A MOSCA!).

Algo ocorreu dentro de nós. Entregamos nossas vidas para Deus através de Jesus Cristo! 
A Obra das Trevas de Satanás é querer fazer com que você ache que é impossível mudar. Assim como há um desejo de continuar nas velhas práticas pecaminosas que gostamos, que nos dá prazer, que para os padrões humanos e mundanos nos faz ser destaques e usufruir dos bens e prazeres pelos quais, lutam quase todas as pessoas que conhecemos, DA MESMA MANEIRA, O Espírito Santo hoje na gente, luta para que desejemos o que vem de Cristo, o que é puro, verdadeiro, que aponta para a Eternidade, que é justo, que é pacífico, que é bom, que aponta para a Eternidade.

Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, de maneira que obedeçais às suas paixões”

Esta é uma orientação do Apóstolo Paulo a todos nós. É como um grito para alguém que está preso num local em chamas, e que está indo para uma parte aonde não há saída e alguém grita: NÃO VÁ POR AI!!!!

O Apóstolo Paulo está nos gritando dizendo: Vocês acharam que havia um caminho para viver nesta direção, mas, estão errados! Vocês podem viver, mas, vão ter de dar as costas para esta direção, não poderão mais permanecer nesta situação.

Alguns poderiam dizer: “Ah, eu cheguei até aqui... vou continuar”, 
Outros podem dizer: “Ah, quer dizer que existe uma outra saída? Eu vou pra lá!”

Deus está se derramando sobre nós e o sinal é que Ele nos está nos falando, nos guiando, nos confrontando, dizendo: “QUE BOM QUE ACHEI VOCÊS! QUE BOM QUE AGORA ESTÃO OUVINDO A MINHA VOZ... VENHAM É POR AQUI!”

mas oferecei-vos a Deus, como ressurretos dentre os mortos, e os vossos membros, a Deus, como instrumentos de justiça. Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça.”

Há aqui uma atitude lógica, racional,  que precisamos tomar, já que o Culto que damos ao Nosso Deus é um culto racional, ou seja, Eu tenho O Espírito Santo morando dentro de mim, Deus está me levando para uma dimensão em que vou viver para Ele, andar Nele, manifestar a Cristo em minha vida, e por isso, EU DECIDO, Aplico minha mente, minha vontade. Tomo a decisão, me organizo para... MUDAR. Para tomar atitudes diferentes em áreas de minha vida, que percebo estão fora do padrão de Deus, que não está num livro de regras, ou no que o grupo onde eu congrego pratica, mas, está dentro de mim este novo Padrão que é a VIDA DE JESUS CRISTO, e esta vida, este padrão é que eu vou manifestar a partir de agora...

Tome nota do que você percebe que precisa mudar. Ouça as críticas, os confrontos, lembre a última vez que te xingaram no trânsito, o que tua esposa falou a você pela milésima vez; o que o teu filho te disse chorando pela tua atitude; ouça a Palavra do Teu Pastor que te confrontou; ouça o que teu chefe te disse sobre sua forma de ser impontual ou sempre ter uma desculpa e um argumento para rebater os confrontos que recebe...

Ouça Deus te mostrando quais as áreas onde Ele vai te dar vitória nos próximos tempos... Escreva isso, ore por isso, se arrependa destas atitudes...

Pelo AMOR DE DEUS, não use folhas de figueira mais. Não diga a Deus, é por causa daquele chefe, da cabeça dura da minha esposa, do meu pastor intransigente, do meu filho rebelde, daquele louco que me xingou no trânsito... Pare de dizer que foi a “mulher que Deus te deu”, que foi o responsável por teus pecados e erros. Reconheça: “Deus, eu pequei. Por Jesus Cristo, me perdoe. Espírito Santo me ajude a mudar, pois não estou mais preso à Lei, não estou mais condenado à Morte, Vivo Hoje como Ressurreto em Jesus, com Jesus, Eu Nele, assentado à Destra do Pai, nas, maiores alturas, muito acima de Principados e Potestades... 
...Cristo em nós, Esperança de Glória”

Paulo de Tarso, apóstolo 
Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário