quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Série: Um homem segundo o coração de Deus - "FRAQUEZAS E CONSEQUÊNCIAS!"


Fraquezas & Consequências!

Dt. 8: 11 a 18 - “Guarda-te não te esqueças do SENHOR, teu Deus, não cumprindo os seus mandamentos, os seus juízos e os seus estatutos, que hoje te ordeno; para não suceder que, depois de teres comido e estiveres farto, depois de haveres edificado boas casas e morado nelas; depois de se multiplicarem os teus gados e os teus rebanhos, e se aumentar a tua prata e o teu ouro, e ser abundante tudo quanto tens, se eleve o teu coração, e te esqueças do SENHOR, teu Deus, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão, que te conduziu por aquele grande e terrível deserto de serpentes abrasadoras, de escorpiões e de secura, em que não havia água; e te fez sair água da pederneira; que no deserto te sustentou com maná, que teus pais não conheciam; para te humilhar, e para te provar, e, afinal, te fazer bem. Não digas, pois, no teu coração: A minha força e o poder do meu braço me adquiriram estas riquezas. Antes, te lembrarás do SENHOR, teu Deus, porque é ele o que te dá força para adquirires riquezas; para confirmar a sua aliança, que, sob juramento, prometeu a teus pais, como hoje se vê.

Como alguém pode subir tão alto e cair tao baixo?

Não temos tal resposta! Por isso, precisamos ouvir a Palavra de Deus e permitir que esta Palavra seja escrita nas tábuas do nosso coração, porque um “homem segundo o coração de Deus”, não deixa de ser um... HOMEM.

Andar humilhado diante de Deus, lembrar de que buraco Ele nos tirou, talvez seja o lugar secreto de onde Ele pode preservar-nos de cair. Lembrar tudo o que Ele fez por nós, dos livramentos que nos deu, da misericórdia que manifestou em nossas vidas, enfim, lembrarmos que não somos nós. Que não foi o nosso braço, sabedoria, capacidade, inteligência, que realizou todas as coisas que hoje se podem ver em nossas vidas, mas, a Escolha de Deus de fazer algo através de nossas vidas, para que a Linda História de Amor que Ele está escrevendo com a humanidade, em nós, possa ser escrito alguns parágrafos, versos, se for de Sua Vontade.

Depois de tantas coisas lindas realizadas por Deus na vida de David, depois inclusive da Aliança que O Eterno faz com o seu ungido, prometendo que Deus mesmo edificaria a Casa de David, referindo-se à sua descendência e mais do que tudo ao Seu Descendente para sempre, a saber: YESHUA HAMASHIACH (Jesus Cristo). David Ben Yssai (David, filho de Jessé), entre num período do seu reino que tem muito sucesso militar, superando inimigos históricos de Israel, à ponto de tomar a cidade de Gate, onde um dia ele se viu fechado diante do rei Aquis, com risco de sua própria vida e aonde um dia propôs servir o próprio rei dos filisteus.
David, foi prosperando tomando Damasco, da Síria, chegando até o Eufrates, alcançando terras, que foram prometidas por Deus a Abraão, e que jamais até então tinham sido conquistadas pelo povo de Israel, mesmo nos dias de Josué, que morreu, deixando de conquistar muita Terra que Deus havia prometido a seu amigo.

Além das conquistas, os despojos de tais batalhas, os tesouros que David foi acumulando, tornou-se algo extraordinário, e então começamos a perceber que a Prosperidade que Deus começava a proporcionar a seu servo David, tinha um propósito: EDIFICAR A CASA da qual David desejou um dia edificar.

É das mãos do Nosso Deus, que tomamos cada oferta que lhe consagramos. O que temos nós a dar a Deus, que primeiro Ele não tenha entregue em nossas mãos? Qual?

Semelhante ao que aconteceu nos dias de Moisés, quando O Eterno subjugou os egípcios a tal ponto que no dia em que o povo hebreu saiu livre do Egito, saíram riquíssimos, com os tesouros que eles levaram dos egípcios. 

Naquela situação, nesta e em todas... Tudo o que Deus faz está ligado a um propósito. Deus nos dá a honra de poder participar disso. O Reino é Dele. O Ministério é Dele. A História é Dele... Somos participantes de sua Glória. A Glória é Dele.

Até um homem segundo o coração de Deus, pode ser suscetível ao orgulho, a achar que tudo é dele. Que ele merece mesmo o que Deus não lhe confiou, não lhe destinou, não lhe reservou, e esse processo ao mesmo tempo parece sutil, quanto certamente é cercado de sinais, que deveriam ser observados por nós todos, seus filhos, para que neste momento nos arrependêssemos, afim de que coisa pior não nos suceda. 

Saul, também teve os mesmos sinais. Desprezou-os totalmente e desenfreadamente foi parar no Inferno. Como será com David?

I Cr. 20: 1 - “Decorrido um ano, no tempo em que os reis costumam sair para a guerra, Joabe levou o exército, destruiu a terra dos filhos de Amom, veio e sitiou a Rabá; porém Davi ficou em Jerusalém”

Não há mãe que já não tenha dito ao filho: - “Filho, mente vazia é oficina de Satanás!”

Pois, então, o Mandamento de Deus a Josué era de que ele meditasse dia e noite na Palavra de Deus, para que pudesse prosperar em seu caminho, e para que pudesse possuir tudo o que Deus lhe tinha proposto.

Este mandamento era para Josué, para David e para cada um de nós.

O ócio, o momento em que damos folga a nós mesmos, em que baixamos a guarda, em que não “Guardamos o Jardim”, que Deus nos confiou é CERTAMENTE A HORA, em que o nosso Inimigo que sempre está ao nosso derredor, tentando nos tragar achará espaço para seus intentos malignos.

O homem David, não o rei, não o ungido de Deus, o homem, no tempo dos reis irem à Guerra, ficou em seu Palácio usufruindo um pouco de seu sucesso e conquista...
Entendemos que este período se dava depois da Festa de SHAVUOT (Pentecostes época do aniversário do rei David), até SUCOT (Tabernáculos), tempo de verão, de comércio, de incursões dos reis que se levantavam contra os outros para pelejar. Nesta época era para David estar com os seus valentes!

David, que desde a Caverna de Adulão, nos dias de Ziclague, quando enganava o rei dos filisteus, estava sempre com seus valentes, à ponto de inspirá-los, de encorajá-los também a matar gigantes a fazer proezas que só pelo Braço de Deus poderiam fazer. David, deixa seus guerreiros irem para mais uma Batalha e fica em seu Palácio...

Não demorou para que o Diabo levasse uma linda mulher de Israel para banhar-se numa das lajes, da cidade de David, cujo palácio estava no local mais alto de sua cidade. De quem é a culpa?

A mulher que insiste em não ser pudica, em não se vestir dignamente por ter seu corpo pertencente a seu marido, ou ao Senhor, é mesmo a culpada da queda dos homens?

Uma mulher que usa uma saia curta demais, uma calça apertada demais, um decote ousado demais, que mostra o seu corpo é mesmo a culpada por tantos assédios sexuais, abusos sexuais? É justo, ainda aceitarmos seguirmos o exemplo de Adão e dizer a Deus:
“Foi a mulher que Tu me deste?!”

A culpa é realmente de Deus? Foi de Batsheva? Foi daquela menina de 10 anos que seduziu o maldito de 50 anos que a violentou? É mesmo de Eva, ou de Deus? Quando é que o homem que ouviu a ordem de Deus para cultivar o Jardim – (A palavra para cultivar é AVODAH – A mesma palavra para Culto a Deus), e para guardar o Jardim, vai fazê-lo por Amor ao Nosso Deus ou se arrepender por não tê-lo feito, sem culpar alguém ou sem desculpar-se inutilmente diante de Deus, cobrindo-se com folhas de figueira, no lugar de tomar o Sacrifício de Cristo e dizer: - “Pai, pequei contra Ti.”

Um homem segundo o coração de Deus, subitamente torna-se tão sem caráter, pois, o Diabo vêm para roubar, para matar e para destruir.

Depois de consumado o pecado que nasceu, naquele olhar, naqueles pensamentos da sacada de seu palácio, daquele convite, daquela sedução, daquelas palavras e gestos e conversas frívolas, depois de consumado o pecado...

Batsheva, purificou-se segundo Lei de sua imundícia, e achou que estava tudo bem;
Achou-se grávida! O Pecado gera CONSEQUÊNCIAS.

David, deve ter ficado desesperado por ter pecado (cometendo adultério). Ele que já tinha tomado várias mulheres com quem tinha gerado muitos filhos, coisa que não era Pecado, era apenas algo fora do Padrão de Deus. David, talvez tenha percebido que o desejo da carne é INSACIÁVEL. 

David, começa a descer por um caminho de trevas e de mal, que não parece ser possível ter sido percorrido pelo mesmo que veio dançando na frente da Arca da Aliança, vestido de Sacerdote. Mas, era a mesma pessoa. O homem David.

O rei, o sacerdote, o ungido de Deus é um homem, e isso não PODE SER UMA DESCULPA, tem de ser o MOTIVO do Zelo, da Atenção, do TEMOR DIANTE DE DEUS. 

David chama a Urias, marido de Batsheva, para que de alguma forma pudesse encobrir o seu pecado... isso chama-se: FOLHAS DE FIGUEIRA.

David sugere que Urias vá até sua casa, descanse um pouco, veja sua mulher e... (Encubra o seu pecado).

O rei que perdera o senso de seu caráter, deparou-se com um homem de caráter inabalável, tal como David sempre foi... Até que não se cuidou... Urias não era melhor do que David; nem tão pouco eu ou você o somos... NÃO HÁ UM JUSTO SEQUER ENTRE OS FILHOS DE ADÃO... AH BEN ADAM, BEN ADAM! Como precisamos de Deus!!!

Urias, não aceita ir para a sua casa e chegar-se à sua Mulher, sendo que a Arca de Deus, seus companheiros de guerra, seu líder Joabe estavam todos em tendas...
Mesmo embriagado pelo Rei, Urias, mantem-se íntegro e dorme na porta do Palácio, não aceitando ir e chegar-se até a sua mulher...

Parecia que o intento de David fracassara... Que coisas tão baixas pode fazer um homem que não percebe que o Mal o está dominando... Parece que não há limite para a Maldade!

David entrega então uma ordem a Joabe para que Urias seja colocado no Front da Batalha na tomada de Rabá, para que seja morto pelos seus inimigos. David tem a coragem de enviar tal ordem pelas mão do próprio Urias... e enfim, o pecado foi encoberto! Será?

A palavra 

Guardado o tempo do luto por seu marido, Batsheva é tomada por David para ser sua esposa e o pecado que cometeram não parece mais oferecer riscos à moral e a honra de um ou do outro... 

Até que o mesmo profeta Natan, que falara todas as palavras da parte de Deus sobre sua descendência e o seu Descendente, procura David e lhe conta uma pequena história... David encheu-se de furor e decretou a morte sobre o homem que tivesse praticado tal coisa em Israel, sem saber que ele, era o tal homem.
Aprendemos que o senso de justiça não nos abandona quando somos tentados e caímos no pecado. Está em nós a Lei de Deus, mas, com justiça própria, com mentiras, desculpas, razões, nos escondemos e a vergonha do nosso pecado de Diante de Deus, como se isso fosse possível...

II Sam. 12: 5 a 14 - “Então, o furor de Davi se acendeu sobremaneira contra aquele homem, e disse a Natã: Tão certo como vive o SENHOR, o homem que fez isso deve ser morto. E pela cordeirinha restituirá quatro vezes, porque fez tal coisa e porque não se compadeceu. Então, disse Natã a Davi: Tu és o homem. Assim diz o SENHOR, Deus de Israel: Eu te ungi rei sobre Israel e eu te livrei das mãos de Saul; dei-te a casa de teu senhor e as mulheres de teu senhor em teus braços e também te dei a casa de Israel e de Judá; e, se isto fora pouco, eu teria acrescentado tais e tais coisas. Por que, pois, desprezaste a palavra do SENHOR, fazendo o que era mau perante ele? A Urias, o heteu, feriste à espada; e a sua mulher tomaste por mulher, depois de o matar com a espada dos filhos de Amom. Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para ser tua mulher. Assim diz o SENHOR: Eis que da tua própria casa suscitarei o mal sobre ti, e tomarei tuas mulheres à tua própria vista, e as darei a teu próximo, o qual se deitará com elas, em plena luz deste sol. Porque tu o fizeste em oculto, mas eu farei isto perante todo o Israel e perante o sol. Então, disse Davi a Natã: Pequei contra o SENHOR. Disse Natã a Davi: Também o SENHOR te perdoou o teu pecado; não morrerás. Mas, posto que com isto deste motivo a que blasfemassem os inimigos do SENHOR, também o filho que te nasceu morrerá.”

O Pecado tem consequências. 
David, se arrepende verdadeiramente! Mesmo assim... o Fruto do Pecado, o filho que teve com Batsheva morre.

Um dos seus filhos violenta a própria irmã;
Absalão, filho de David, se vinga matando seu irmão e depois de um tempo se insurge contra o próprio rei.

Da mesma sacada que David viu Batsheva e a desejou possuir, Absalão, seu filho, quando tomou o palácio de David, diante dos olhos de toda a nação, possuiu as concubinas do rei que ficaram em Jerusalém. Toda a palavra que Natan falara a David, cumpriu-se...

Porque sabemos de toda esta história?
Porque o Rei David, mesmo sendo rei, e detentor do poder de matar e deixar viver em seu reino, permitiu que esta palavras chagassem até nós... Porque?

Porque não importa que as pessoas saibam que pequei! 
O que importa é que todos saibam que eu fui perdoado por Deus!

I Cr. 20: 1 e 2 - “Decorrido um ano, no tempo em que os reis costumam sair para a guerra, Joabe levou o exército, destruiu a terra dos filhos de Amom, veio e sitiou a Rabá; porém Davi ficou em Jerusalém; e Joabe feriu a Rabá e a destruiu. Tirou Davi a coroa da cabeça do seu rei e verificou que tinha o peso de um talento de ouro e que havia nela pedras preciosas; e foi posta na cabeça de Davi;”

A Palavra RABÁ, quer dizer: MUITO, ou GRANDE, era o nome da Cidade que foi conquistada por Joabe, servo de David, local onde morreu Urias. O relato desta conquista é curioso, pois David, que tinha recebido a Coroa de Saul das mãos de um Amalequita e que tinha sido ungido e coroado rei sobre toda a nação de Israel, toma no final daquela batalha a coroa do Rei de Rabá e a pôs sobre sua cabeça...

David, naqueles dias, pareceu ser outra pessoa.
David parece ter chegado muito longe.
Toda esta história é muito triste. 
Todo este período muito sombrio.

Quando percebemos que estamos indo MUITO longe.

É hora de voltar, para a Presença de Deus, de onde jamais deveríamos ter saído.

Salmo: 51 – “Ao mestre de canto. Salmo de Davi, quando o profeta Natã veio ter com ele, depois de haver ele possuído Bate-Seba
Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; e, segundo a multidão das tuas misericórdias, apaga as minhas transgressões. Lava-me completamente da minha iniqüidade e purifica-me do meu pecado. Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. Pequei contra ti, contra ti somente, e fiz o que é mau perante os teus olhos, de maneira que serás tido por justo no teu falar e puro no teu julgar. Eu nasci na iniqüidade, e em pecado me concebeu minha mãe. Eis que te comprazes na verdade no íntimo e no recôndito me fazes conhecer a sabedoria. Purifica-me com hissopo, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais alvo que a neve. Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que exultem os ossos que esmagaste. Esconde o rosto dos meus pecados e apaga todas as minhas iniqüidades. Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável. Não me repulses da tua presença, nem me retires o teu Santo Espírito. Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito voluntário. Então, ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores se converterão a ti. Livra-me dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação, e a minha língua exaltará a tua justiça. Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca manifestará os teus louvores. Pois não te comprazes em sacrifícios; do contrário, eu tos daria; e não te agradas de holocaustos. Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus. Faze bem a Sião, segundo a tua boa vontade; edifica os muros de Jerusalém. Então, te agradarás dos sacrifícios de justiça, dos holocaustos e das ofertas queimadas; e sobre o teu altar se oferecerão novilhos.”


Paulo de Tarso, apóstolo
Igreja Apostólica Betlehem

Um comentário: