terça-feira, 11 de abril de 2017

Série: "O Ministério da Cruz" - RIOS DE ÁGUA VIVA



Base do Texto: João cap. 7.

Um momento muito conturbado de Jesus, este em que faltavam 6 meses para a sua Morte na cruz. Jesus que nasceu provavelmente (a Bíblia não diz a data), perto da Festa dos Tabernáculos, ou NA FESTA, já que ele morreu com 33 anos e 6 meses, e esta Festa ocorre seis meses antes da Páscoa, data certa de sua morte e ressurreição. Havia muitas ameaças de morte a Jesus, como desde o início do seu ministério sempre ocorreu. Jesus, instigado por seus irmãos, a subir para a Judéia e para Jerusalém, não vai dizendo não ser ainda a sua hora.

Algo curioso aí, pois os discípulos de Jesus não são citados, pelo contrário, quem aparecem são os irmãos do Mestre. Com uma ênfase na questão familiar, a hostilidade de seus irmãos, que não criam Nele, fica bem clara, mas, Jesus nunca se deixou levar pelo que as pessoas falavam Dele, mas, pelo que O Pai esperava de Jesus.

Quando enfim seus irmãos sobem à Festa, Jesus, sozinho sem fazer alarde sobe mas, não se deixa conhecer. Enquanto as pessoas procuram por Jesus em todos os lados, de repente Jesus aparece no local mais concorrido por todos os que lotam Jerusalém por causa da Festa: O Templo, e ali, faz o que era natural fazer, passa a ensinar as pessoas.

Neste capítulo Jesus aparece em dois lugares: No Templo e ao lado do Tanque de Siloé. Curiosamente havia um ritual que os Sacerdotes faziam nesta época que envolviam estes dois lugares: No primeiro dia desta Festa todos os sacerdotes desciam até o Tanque de Siloé e tomavam de lá água, em jarros especiais, para uma oferta de Libação, uma oferta feita com líquidos (no caso aqui Água), que era derramada no Altar do Sacrifício, no último dia, chamado de o Grande dia da Festa.

Jesus, de quem toda Israel falava, pelos sinais miraculosos que realizou na Galiléia e também por seu ensino cheio de Autoridade, era reconhecido como O Messias por alguns, outros se questionavam, será que quando o Messias então chegar, fará mais sinais do que Ele? Porque imaginem só, as pessoas que Ele ressuscitou, os pães que multiplicou, os demônios que expulsou, os enfermos que curou, sem contar com muitíssimas pessoas que Ele dizia: Não diga pra ninguém quem foi que te curou...
Este tanque de Siloé era um lugar peculiarmente importante, o nome do Tanque tem um significado especial: quer dizer Apóstolo, ou Enviado. Este tanque ficava no que no passado era a Cidade de David, cidade que fica na região sul do Monte Moriah, numa descida muito íngreme, sendo que o Tanque está no ponto mais baixo desta decida. Ficava no passado dentro dos muros da cidade e portanto era o local para onde as pessoas iam buscar água para usar em suas casas.

Nos dias de Jesus, havia se construído ali, um Tanque bonito para banhos, como era de característica da cultura Romana, só que houve um período em que foi necessário trazer água de fora da cidade que mantivesse este tanque sempre provido de água, porém de uma forma que numa guerra os inimigos que porventura cercassem Jerusalém, não impedissem o fluxo de águas, que certamente levaria os moradores ao caos. Um dos reis descendentes de David, chamado Ezequias, mandou cavar um túnel para levar água de uma Fonte, famosa em Israel chamada Gihom, local que no passado o próprio Rei David, fez dali um local de Adoração, levantando do lado desta Fonte, um Tabernáculo de Adoração, onde esteve a Arca da Aliança. Porque tudo isso é importante? Porque o Rei David, teve uma visão da Adoração Celestial e ele tenta reproduzir aquela adoração neste lugar.

Uma adoração contínua, 24 horas por dia, no local onde estava A Presença de Deus, e então era deste lugar que saia a autoridade onde David tinha firmado o seu trono, e dali, saía uma fonte que jorrava água desde tempos imemoriais... Imaginem só! Até hoje desta Fonte jorram águas vivas!
Pense nisso: David viu O Trono de Deus, a Adoração Celestial, (todo o tempo os Serafins declaram: Santo, Santo, Santo é o Todo Poderoso, Aquele que era, que é e que há de vir), debaixo do Trono de Deus e do Cordeiro sai o Rio de Águas Viva, claro como cristal, águas que alegram a Cidade de Deus, Águas que fluem para a Vida Eterna... David reproduz esta cena Celestial, ali, no local aonde Ele coloca O Tabernáculo, que edificou para colocar a Arca da Aliança, que representava a Presença de Deus.

Destas águas, deste local, fluíam as Águas para Siloé: O Apóstolo, O Enviado do Pai. O ÚNICO ENVIADO DE DEUS: JESUS!

Jesus faz uma das promessas mais lindas de toda a Bíblia neste lugar: “Aquele que tem sede venha a mim e beba. Aquele que crer em mim, como diz a Escritura: Do seu interior, fluirão rios de água viva. Aleluia!!!

Isso é glorioso demais! Naquele dia, no último dia, chamado de o Grande dia da Festa, lá no Templo, os Sacerdotes derramavam aquela água no Altar, como uma oferta a Deus. Este rito era uma alusão ao que Deus queria fazer conosco: Derramar Água Viva sobre o Altar do Nosso Coração, para fazer de nós Fontes que jorram para sempre águas vivas.

Mas, como sempre os religiosos estão presos no Rito e não em Deus. Acham que por que cantam duas músicas rápidas e três lentas, estão cumprindo com o que Deus espera deles na adoração.

Há músicos excelentes que podem tocar com perfeição e gravar músicas que facilmente poderiam ser reproduzidas numa igreja numa sequência lógica, com um equipamento de som excelente e que daria aos participantes, uma qualidade musical incomparável... Mas, adorar é muito mais do que tocar algumas músicas, conhecidas, ou bem executadas... Deus está atrás dos VERDADEIROS ADORADORES, que vão adorar a Deus em Espírito e em Verdade!

Imaginem a cena: Lá no Templo a emoção dos Sacerdotes derramando aquele oferta de Libação no Altar, e todos com ordem nos mínimos detalhes sentindo-se honrados por ver tal cena, enquanto DEUS, JESUS, estava mesmo é lá no Tanque de Siloé, onde as águas continuam a correr, e Ele faz a promessa: AQUELE QUE DE MIM BEBER, VAI SE TRANSFORMAR NUMA FONTE!

Jesus, é a Fonte da Vida, mas, Ele nos ensina nesta situação, que quem experimentar Dele, quem der as costas para o que a Religião diz, quem der as costas para o que a tradição defende, quem se importar com aquilo para o que os ritos apontam que é uma comunhão com Deus, estes vão de fato experimentar algo especial e diferente de Deus.

Pense se é possível, alguém cantar: “Jesus eu te amo e te adoro”, mas, no seu coração estar pensando: Quanto foi mesmo o resultado do futebol? Ou, "Puxa a igreja está vazia ainda", ou talvez, "ah esta música eu não conheço", ou "eu não gosto", ou "é muito antiga", ou "é muito barulhenta", ou "é muito lenta", ou ainda: "Ai aquele irmão desafinou nesta nota", ou até: "puxa esta pessoa aqui do meu lado grita, parece que ela quer o microfone, precisa disso?" Quando termina a música, tal ou tais pessoas podem imaginar que adoraram, pois participaram de um tempo em que se cantaram músicas para Deus, mas, o coração desta pessoa estava absolutamente longe do Senhor.

Mateus 15:8 – “Este povo honra-me com os lábios; o seu coração, porém, está longe de mim.”

Sl. 62:4 – “...com a boca bendizem, mas, no íntimo maldizem”.

Quem quiser! Qualquer pessoa que quiser. Quem crer, pode ser pobre, rico, velho, jovenzinho, mulher, homem, gordo, magro, trabalhador, aposentado, empresário, funcionário público, quem quiser, quem crer, e for até Jesus, beberá da Fonte da Vida!

Um segredo maravilhoso!

Quem beber de Cristo, se transforma numa Fonte de Cristo... Entenda como funciona:

Quem beber da Água da Vida, da mesma Água que Jesus deu para a mulher Samaritana, esta pessoa, se transforma numa fonte de Águas vivas... Uma Fonte que jorra para a Vida Eterna...

A mulher Samaritana, imediatamente vai para a sua cidade e lá evangeliza seu povo... O que tinha acontecido? Ela acabara de beber de Cristo, e o que foi marcante de Cristo nela, ela passou a reproduzir imediatamente!

Vá a Ele! Cada um acaba indo a Cristo por uma razão, uns vão com problemas de saúde, outros, com problemas emocionais, outros financeiros, outros, por prisões das quais não conseguem se libertar...

Vá até Ele, não importa a Razão! Ele é a Solução, porém, se você for e beber Dele, o que vai ocorrer que além do que Ele vai te abençoar, você se transformará numa Fonte desta bênção desta Vida, desta Água por toda a tua vida!!!

Vá a Ele! Você pode continuar se enganando, com líderes religiosos, com nomes de Igrejas, com cultos bem organizados, ou até com uma música agradável e bem tocada... Mas, se você um dia tiver sede... Olha, Deus não tem pressa viu! Ele tem todo o tempo do Universo, para que você suba no topo do teu orgulho e ensimesmado ache que você está certo e todos estão errados... Vai nesta tua força!... Mas, no dia, que todos faltarem, no dia que tudo estiver difícil, no dia em que você não tiver mais o que fazer, a não ser se render... neste dia, Jesus que te ama, vai estar ainda te dizendo:

Quem tem sede, venha a Mim e beba.

Não seja tolo! Todos já perceberam que você não se basta... Só você não viu isso ainda!!!

Corra para Jesus Cristo, no dia em que você se render, aí sim, todos vão ver de fato Cristo em você e vão te admirar, não pelo que você sabe fazer, ou pelo que tem, ou por algum dote econômico, físico ou intelectual, mas, por tua decisão correta: SEGUIR E SERVIR A JESUS CRISTO!

Ministério Pastoral,

Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário