terça-feira, 4 de abril de 2017

Série: "O Ministério da Cruz" - O GRANDE, O RICO E O SERVO



O GRANDE, O RICO E O SERVO

Mc. 9: 33 a 37 - Tendo eles partido para Cafarnaum, estando ele em casa, interrogou os discípulos: De que é que discorríeis pelo caminho? Mas eles guardaram silêncio; porque, pelo caminho, haviam discutido entre si sobre quem era o maior. E ele, assentando-se, chamou os doze e lhes disse: Se alguém quer ser o primeiro, será o último e servo de todos. Trazendo uma criança, colocou-a no meio deles e, tomando-a nos braços, disse-lhes: Qualquer que receber uma criança, tal como esta, em meu nome, a mim me recebe; e qualquer que a mim me receber, não recebe a mim, mas ao que me enviou.

Mc. 10: 13 a 16 - Então, lhe trouxeram algumas crianças para que as tocasse, mas os discípulos os repreendiam. Jesus, porém, vendo isto, indignou-se e disse-lhes: Deixai vir a mim os pequeninos, não os embaraceis, porque dos tais é o reino de Deus. Em verdade vos digo: Quem não receber o reino de Deus como uma criança de maneira nenhuma entrará nele. Então, tomando-as nos braços e impondo-lhes as mãos, as abençoava.

Mc. 10: 17 a 45 – “E, pondo-se Jesus a caminho, correu um homem ao seu encontro e, ajoelhando-se, perguntou-lhe: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna? Respondeu-lhe Jesus: Por que me chamas bom? Ninguém é bom senão um, que é Deus. Sabes os mandamentos: Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, não defraudarás ninguém, honra a teu pai e tua mãe.  Então, ele respondeu: Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude. E Jesus, fitando-o, o amou e disse: Só uma coisa te falta: Vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu; então, vem e segue-me. Ele, porém, contrariado com esta palavra, retirou-se triste, porque era dono de muitas propriedades. Então, Jesus, olhando ao redor, disse aos seus discípulos: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas! Os discípulos estranharam estas palavras; mas Jesus insistiu em dizer-lhes: Filhos, quão difícil é [para os que confiam nas riquezas] entrar no reino de Deus! É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus. Eles ficaram sobremodo maravilhados, dizendo entre si: Então, quem pode ser salvo? Jesus, porém, fitando neles o olhar, disse: Para os homens é impossível; contudo, não para Deus, porque para Deus tudo é possível. Então, Pedro começou a dizer-lhe: Eis que nós tudo deixamos e te seguimos. Tornou Jesus: Em verdade vos digo que ninguém há que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou mãe, ou pai, ou filhos, ou campos por amor de mim e por amor do evangelho, que não receba, já no presente, o cêntuplo de casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições; e, no mundo por vir, a vida eterna. Porém muitos primeiros serão últimos; e os últimos, primeiros.

Mc. 10: 32 a 45 - Estavam de caminho, subindo para Jerusalém, e Jesus ia adiante dos seus discípulos. Estes se admiravam e o seguiam tomados de apreensões. E Jesus, tornando a levar à parte os doze, passou a revelar-lhes as coisas que lhe deviam sobrevir, dizendo:  Eis que subimos para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos principais sacerdotes e aos escribas; condená-lo-ão à morte e o entregarão aos gentios;  hão de escarnecê-lo, cuspir nele, açoitá-lo e matá-lo; mas, depois de três dias, ressuscitará.  Então, se aproximaram dele Tiago e João, filhos de Zebedeu, dizendo-lhe: Mestre, queremos que nos concedas o que te vamos pedir. E ele lhes perguntou: Que quereis que vos faça? Responderam-lhe: Permite-nos que, na tua glória, nos assentemos um à tua direita e o outro à tua esquerda. Mas Jesus lhes disse: Não sabeis o que pedis. Podeis vós beber o cálice que eu bebo ou receber o batismo com que eu sou batizado?  Disseram-lhe: Podemos. Tornou-lhes Jesus: Bebereis o cálice que eu bebo e recebereis o batismo com que eu sou batizado; quanto, porém, ao assentar-se à minha direita ou à minha esquerda, não me compete concedê-lo; porque é para aqueles a quem está preparado. Ouvindo isto, indignaram-se os dez contra Tiago e João. Mas Jesus, chamando-os para junto de si, disse-lhes: Sabeis que os que são considerados governadores dos povos têm-nos sob seu domínio, e sobre eles os seus maiorais exercem autoridade. Mas entre vós não é assim; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós será servo de todos. Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.


Desde que Jesus falou com clareza, embora ninguém o tivesse entendido, acerca da necessidade dele ir para Jerusalém e sofrer muitas coisas nas mãos dos religiosos e depois morrer e enfim ressuscitar, as coisas pareciam tensas demais entre os discípulos, talvez na expectativa ruim de que tudo estivesse chegando ao fim.

Vários outros tinham se levantado em Israel, dizendo ser o Messias e o fim de todos foi morte e destruição. Sem dúvidas, o que os discípulos de Jesus, tendo visto tudo o que viram, não tinham dúvidas era de ser ele, Jesus, O Messias de Israel, mas, não compreendiam, não tinham ideia do que iria acontecer. Ninguém tinha. O Plano da Salvação, não só dos judeus, mas, de pessoas de todo o mundo, que viessem a crer e se apropriar do Sacrifício de Jesus, era um mistério que estava escondido apenas no Coração do Pai, e que Jesus, embora falando destas coisas aos seus discípulos, eles não conseguiam ter a dimensão do que poderia ser.

Nestes textos que lemos, no início e no final deles, há um mal estar que parece seguir  entre os discípulos até a hora em que Jesus foi traído: Qual dos discípulos era o maior?

Por conta da declaração de Pedro, reconhecendo que Jesus era o Cristo, o Filho do Deus Vivo, coisa que lhe foi revelada pelo Espírito Santo, e pelo que Jesus logo lhe contestou dizendo: “Eis que te dou as chaves do Reino dos Céus”, talvez para alguns deles tenha surgido a ideia desconfortável de que teriam ali um sucessor de Jesus, caso alguma coisa acontecesse ao Mestre.

Da mesma maneira, talvez, porque Jesus, geralmente levava consigo os irmãos João e Tiago, eles se consideravam mais próximos de Jesus e por isso mais importantes do que os outros... e esta discussão tola, começou a ganhar espaço entre eles...

Jesus percebendo o que estava acontecendo toma uma criança para demonstrar a eles, algo simples: Os adultos, cheios de razão, de maldade, de segundas intenções, de bajulações, não conseguem muitas vezes crer de uma forma simples, coisas do tipo: “Está escrito na Bíblia? Eu creio!”, “Jesus falou que vai acontecer? Então vai!”, “Papai do Céu disse que isso não é bom? Então eu não quero!”

A figura da criança é de uma pessoa desprovida de muitos recursos, de oratória, de poder de convencimento, mas, se uma pessoa não crer, não receber as coisas de Deus, de uma forma simples e pura como uma criança recebe jamais entrará no Reino de Deus.

Sabe coisas do tipo: “Ah, e as pirâmides, quem construiu? Que tecnologia tinham?” ou “Jesus para transformar a Água em Vinho, precisou fazer um fissão atômica no núcleo das moléculas de água, para que elas se reorganizassem como moléculas de vinho, e blá, blá, blá” ou ainda “Ah, mas, sabe porque Jesus transpirou sangue, porque os vasos sanguíneos, sob intensa pressão... blá, blá, blá...” Não nos interessa as explicações científicas, Jesus transformou Água em Vinho e Seu suor se transformou em sangue, quando Ele gemia pelo que teria que sofrer, longe do Pai, por nossos pecados. Simples assim! E as pirâmides? Não tenho a menor ideia! E não vou ficar sem dormir por causa disso!

Isso não quer dizer que a ciência, o conhecimento, os recursos, as riquezas não são importantes. Claro que são importantes, mas, elas tem de nos servir, para que nós sirvamos a Deus. Se colocarmos o conhecimento científico (na nossa pequenez cósmica), se colocarmos o nosso poder econômico, como algo importante diante do Criador dos Céus e da Terra, aquele que escondeu nas entranhas da Terra os diamantes todos e todo ouro e prata, nós simplesmente morreremos na nossa estupidez e pobreza.

Nesse meio tempo apareceu um homem rico, que já chegou bajulando Jesus, chamando-o de “Bom Mestre”... Chiiiiiiiiii!!!!!!

“Porque, você me chama de Bom, se Bom só tem um, que É Deus que está nos Céus?” Porque Jesus fala isso? Ele não é Deus? Claro que é Deus! Mas, aquele jovem, religioso e muito rico, não o reconhecia como Deus, via Jesus, apenas como um Rabino importante, e então, Jesus se deixou levar pelo jogo de palavras... O moço tinha uma dúvida que o atormentava: ELE NÃO TINHA CONVICÇÃO DE SALVAÇÃO! ELE NÃO TINHA CERTEZA DE QUE SE MORRESSE ESTAVA SALVO.

Jesus, fala para o moço 6 das 10 Palavras que estão entre os chamados: “10 Mandamentos”, curiosamente aqueles que falam sobre o relacionamento interpessoal, do tipo: Honrar pai e mãe; não roubar, não cobiçar, etc... 6 mandamentos, que falam do nosso tratamento para com o próximo.

E de pronto o moço respondeu: “Mas, desde a minha mocidade tenho feito todas estas coisas!” Em outras palavras: Eu sou politicamente correto, não mato, não roubo, pago os meus impostos, dou esmolas, tenho um cachorro, pratico esportes, torço pro São Paulo, não minto (só mentirinhas “brancas” – como se pecado tivesse cor).

Todos sabem que havia duas tábuas da Lei. É como se imaginássemos que Jesus tivera escondido uma e mostrado para o Jovem Rico, apenas a que falava de como lidamos com as pessoas, coisa que vai resultar em o que como as pessoas nos enxergam e o que elas pensam a nosso respeito. Jesus propositalmente "escondeu" a tábua que falava dos mandamentos que se referem ao Nosso relacionamento com Deus, que são: “Não terás outros deuses diante de Mim”; “Não fará para ti imagens de escultura, não as adorarás”, “Não tomarás o meu Nome em vão” e “Lembra-te do Shabat para o santificar”, ou seja como nos relacionamentos com Deus e como Ele nos enxerga.

Jesus resumiu estas quatro leis numa frase só ao Jovem Rico: “Vai, vende tudo o que tens, dê aos pobres, depois venha e me siga, porque você terá um tesouro nos Céus”. O moço, ficou triste, ficou bravo, ficou indignado, não por ser uma pessoa muito rica, apenas, mas, porque aquele miserável, amava, confiava, dependia em outras palavras, ADORAVA as riquezas. As riquezas eram o seu deus.

Aquele moço que tinha uma vida religiosa das mais exemplares possíveis, não cria em Deus, não servia O SENHOR, ele tinha um outro deus... Pois, Jesus vendo isso, tentando abrir-lhe os olhos deu a chance dele rejeitar aquele engano em sua vida, para tornar-se quem sabe um dos apóstolos do Cordeiro, nós nunca saberemos o que Deus poderia ter feito com ele, se ele tivesse abandonado tudo para seguir a Jesus... Nem o nome deste moço aparece na Bíblia, ele era um nada, e sumiu na poeira dos séculos...

As coisas de Deus, são muito diferentes do que o padrão humano de comportamento, do socialmente aceito, do politicamente correto.

Mais uma vez o Mestre fala da cruz, fala do seu sofrimento, fala que seria humilhado, entregue aos nãos judeus (no caso, os soldados romanos e Pôncio Pilatos), Jesus está compartilhando com seus discípulos o que seria depois de sua Ressurreição, o Evangelho do Reino de Deus, o Evangelho da Cruz, que seria pregado em todo o mundo, para aqueles que seriam os pregadores das Boas Novas de Salvação... Que importante e sério isso... Mas, os discípulos, como já falamos, ainda não compreendiam a profundidade destas coisas...

Ouvindo isso, Tiago e João, talvez querendo demonstrar que se era mesmo para Jesus sofrer e morrer, eles estavam dispostos à padecerem de igual modo, porém, eles lhe pediram, que ambos pudessem estar sentados um à direita e o outro à esquerda de Jesus em sua glória. De fato eles não tinham ideia do que estavam falando! Que Glória? A de ser como David no passado o Rei que ia unificar as 12 tribos e ia restaurar O Reino Independente de Israel, ou eles falavam dos Céus? Eles não entendiam das coisas naturais que Jesus estava lhes falando, como compreender as celestiais?

Blá, blá, blá... Semelhante a isso, fez Pedro dizendo: “Jamais te deixarei”, ao que Jesus dias depois lhe disse: “Antes que o galo cante duas vezes, três vezes me negarás!”... Palavras de efeito, palavras de auto-ajuda, palavras...

Com vocês a coisa será diferente:

Quem quiser exercer autoridade entre vocês, que se torne o servo de todos!
Quem quiser ser o primeiro, que seja o último!
Quem quiser ser rico, que abdique do amor às riquezas deste mundo!
Quem quer Vida, morra (para a vida sem Deus que leva)!
Quem quiser ser grande, seja como uma criança!

Rom. 10: 8 a 13 – “Porém que se diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé que pregamos. Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação... Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.”

Quem quiser ser salvo, negue-se a si mesmo,
tome a sua cruz e siga a Jesus Cristo.


Ministério Pastoral,

Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário