terça-feira, 20 de setembro de 2016

Série: "Cristo em nós" - O NOSSO RAIO X




O NOSSO RAIO X

Efésios: 2: 1 a 10 – “Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais. Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, -- pela graça sois salvos, e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.

Assim como o Apóstolo Paulo ao escrever esta carta aos cristãos que estavam em Éfeso, e pelo Espírito Santo traz de uma forma concisa e organizada, alguns dos aspectos mais importantes de nossa fé em Cristo Jesus, já que a maioria de nós, não judeus, viemos há muito pouco tempo de cultos pagãos, de invocações de demônios e não tínhamos o conhecimento da Verdade e tão pouco que estávamos presos na mentira e no engano.

Por isso, é tão importante que algumas coisas sejam definidas, explicadas, para que pudéssemos entender. Paulo no primeiro capítulo revela quem é Deus. Fala e demonstra O Amor do Pai e sua Vontade de resgatar o ser humano do pecado, através de Jesus Cristo. E nos apresenta que pelo fato de termos O Espírito Santo, estamos suficientemente garantidos como um Penhor, dado por Deus de que Jesus voltará para nos buscar.


Neste momento agora, O Apóstolo Paulo vai explicar quem somos nós à Luz do Espírito Santo. Há muitas dúvidas quanto a isso, por conta de nossa cultura, de mitos, lendas, impressões e até conhecimento científico longe de Deus. Também são respostas a indagações que se quer propomos, mas, Deus se antecipa para nos fazer entender com Clareza: Que obra de redenção Jesus, O Nosso Senhor, concluiu entregando-se por nós à Morte de Cruz!

Como uma pessoa pode estar viva, estando morta? O que para muitíssimos é uma dúvida terrível sem respostas, para nós é uma verdade irrefutável, de que a vida natural é distinta da vida espiritual, estando, no entanto, ligadas uma à outra pelo curto período de tempo da vida natural. A grande resposta que tantos buscam: “se há vida após à morte?” É um grito desesperado do homem para fugir da verdade que está gravada no mais íntimo do seu ser.  A concepção marca o início da Vida para o ser humano, assim como foi na Criação. A Justiça brasileira, assim como O Direito na maioria dos países civilizados, reconhece a vida e a identidade de uma pessoa que nasce vindo a respirar, no entanto não reconhece identidade aos natimortos, que em qualquer fase das gestação não conseguem romper o limite da vida fora do útero materno... O Nosso Deus não! Está escrito:

Sl. 22:10 – “A ti me entreguei desde o meu nascimento; desde o ventre de minha mãe, tu és meu Deus.”
Is: 44: 2 – “Assim diz o SENHOR, que te criou, e te formou desde o ventre, e que te ajuda: Não temas, ó Jacó, servo meu, ó amado, a quem escolhi.”
Is. 49:1 – “Ouvi-me, terras do mar, e vós, povos de longe, escutai! O SENHOR me chamou desde o meu nascimento, desde o ventre de minha mãe fez menção do meu nome;”
Is. 45:4 “Por amor do meu servo Jacó e de Israel, meu escolhido, eu te chamei pelo teu nome e te pus o sobrenome, ainda que não me conheces.”

Desde a concepção O Nosso Deus nos atribui identidade, e no nosso nascimento nos concede o livre arbítrio com o qual o ouviremos, o buscaremos, nos arrependeremos do pecado que gerou a MORTE em nós, vivendo assim para sempre com O ETERNO, Nosso Deus, ou seguiremos vivendo por décadas, separados de Deus, mortos em nossos delitos e pecados, até que o fim da vida física, nos precipitará para a eterna Morte separada de Deus, depois que O Julgamento for manifesto na Segunda Ressurreição, quando todos os seres humanos que já viveram assim como os seres angelicais se encontrarão diante do Trono do Nosso Deus, uns para Julgarem (os remidos pelo Sangue de Jesus), outros para serem Julgados (os anjos que se rebelaram contra Deus e os seres humanos todos, que na Sua morte natural estavam MORTOS ESPIRITUALMENTE (separados de Deus). E ainda os Santos anjos do Nosso Deus que Lhe executarão O Juízo contra os mortos preciptando-os no Inferno.

Por causa do Pecado que entrou no ser humano quando este desobedeceu a Deus, depois de caído na tentação de Satanás, todos os seres humanos em sua carne, estão separados de Deus, e embora o espírito do homem, notadamente quer Deus, a luta entre o espírito do homem e a carne tendenciosa ao pecado, não é uma luta justa, pois a parte de nós o espírito, (que discerne as coisas de Deus), está separada de nossa alma que no entanto capta diretamente todos os impulsos de nossa carne. A Nossa alma é então doentemente tendenciosa a seguir a inclinação de nossa carne, pois está sob a influência das trevas, do próprio Satanás, sendo chamados por Paulo de “filhos da desobediência”.

NESTA ÉPOCA! Ou antes ainda, desde O Ventre Materno, ou antes ainda, ANTES DA FUNDAÇÃO DO MUNDO, EM CRISTO, Ele nos chamou, fez menção do nosso Nome.

Deus, Cheio de Amor e Rico em Misericórdia, não obstante estarmos mortos, afastados Dele por causa de nossos delitos e pecados, nos chamou EM CRISTO.
Quando Cristo foi gerado, uma nova criação estava nascendo, A CRIAÇÃO PELO ESPÍRITO DE DEUS. NELE (EM CRISTO), JUNTAMENTE COM CRISTO – Deus nos deu vida. Pela Graça, isso não foi uma decisão nossa, não partiu de nós, não poderia ter partido ou ser alcançado por nós seres humanos pecadores, pois justamente foi a nossa rebeldia que nos afastou de Deus.

COM ELE (COM CRISTO), JUNTAMENTE COM CRISTO, nos RESSUSCITOU (Rompemos a barreira, da morte para a vida). Há através do Espírito Santo uma união entre nós e Cristo, pois O ESPÍRITO SANTO, que é O Penhor da Nossa Salvação, Aquele que ressuscitou Jesus Cristo dentre os mortos, Aquele que gerou Jesus Cristo no ventre de uma das virgens de Israel, agora está em nós. Ele em nós, pelo Espírito Santo. Nós NELE (EM CRISTO), JUNTAMENTE COM CRISTO, assentados nos Lugares Celestiais. Aonde Cristo está (À DESTRA DO PAI NAS MAIORES ALTURAS), estamos nós NELE. Pela Graça, isso não foi uma decisão nossa, não partiu de nós, não poderia ter partido ou ser alcançado por nós seres humanos pecadores, pois justamente foi a nossa rebeldia que nos afastou de Deus.

Se a Graça é uma ação exclusiva de Deus, recebê-la no entanto, depende de nós. E tal coisa se faz pela Fé, e também a Fé que surge em nossos corações vem de Deus. Como?

A fé surge dentro de nós quando ouvimos a Palavra de Deus. Este é um mecanismo idealizado por Deus, em que A Palavra da Verdade como um tesouro inestimável é depositado em nossos corações. O Espírito Santo trabalha nisto, nos convencendo do pecado, da justiça e do juízo. Nós mesmos seres humanos, ainda em nossos delitos e pecados, mortos para com Deus, temos pela atuação do Espírito Santo em nosso espírito uma voz que reprova nossas atitudes, uma lei moral dentro de nós, que nos faz valorizar a vida, a família, por exemplo; que nos faz buscar o sobrenatural numa busca de algo que não sabemos muitas vezes, mas, na verdade é a saudade de nosso espírito do Seu Criador...

Deus pela pregação do Evangelho leva sua Verdade, a Verdade de Cristo, através do Espírito Santo, O Espírito de Cristo, para que alguém que morto nesta vida, saiba que é possível viver para Deus a ponto de a sua morte natural não mais poder afetar a Vida Eterna e abundante que Deus lhe concedeu em  Cristo Jesus... ESTA É A PALAVRA DA FÉ QUE PREGAMOS!

Rm. 10: 8 a 17 – “Porém que se diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé que pregamos. Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação. Porquanto a Escritura diz: Todo aquele que nele crê não será confundido. Pois não há distinção entre judeu e não judeu, uma vez que o mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas! Mas nem todos obedeceram ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem acreditou na nossa pregação? E, assim, a fé vem pelo ouvir (pela pregação), pelo ouvir (a pregação) da (pela) Palavra de Cristo.



A MARAVILHOSA GRAÇA do Nosso Deus que nos foi dada, entra em nossos corações ao ouvirmos a Pregação (A LINDA E MARAVILHOSA HISTÓRIA DE AMOR DE DEUS PARA CONOSCO ATRAVÉS DE JESUS CRISTO), e OUVIR, é muito mais do que escutar.

Escutar podem escutar todos os que não são surdos... Ouvir os surdos podem também! Os simples podem também, os doentes podem também, os fracos podem também, os mais tenebrosos criminosos e pecadores podem também, os mais céticos também, as crianças podem também, os velhinhos podem também, os drogados podem também... Ouvir é abrir O Coração para corresponder ao Amor de Deus manifesto a nós em Cristo Jesus. Ouvir é O DESEJO DE OBEDECER!

A GRAÇA DE DEUS É DERRAMADA EM NOSSO CORAÇÃO QUANDO CREMOS EM NOSSOS CORAÇÕES E CONFESSAMOS COM NOSSAS BOCAS (NOSSAS ATITUDES NESTE MUNDO NATURAL).

Pois somos "Feitura" Dele... e para o que mesmo nos criou?

Em inglês isso é “workmanship” – Algo feito pelas mãos, trabalho em que se emprega cuidado, detalhes, atenção e amor... A Palavra no original é POIEMA (De onde vem Poema), uma obra prima, uma obra feita pelas Mãos d’Aquele que disse: “Haja Luz” e a Luz se manifestou enquanto quando foi fazer O SEU MAIOR POEMA DE AMOR, Ele com suas próprias Mãos nos fez obras de Cristo, para manifestarmos através de nossas vidas a Vida do Deus Vivo, do Deus de Amor que tanto nos amou e nos ama...


Ministério Pastoral,

Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário