quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Série: "Cristo em nós" - JUSTIFICAÇÃO



Romanos 5: 17 a 21 – “Se, pela ofensa de um e por meio de um só, reinou a morte, muito mais os que recebem a abundância da graça e o dom da justiça reinarão em vida por meio de um só, a saber, Jesus Cristo. Pois assim como, por uma só ofensa, veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também, por um só ato de justiça, veio a graça sobre todos os homens para a justificação que dá vida. Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só, muitos se tornarão justos. Sobreveio a lei para que avultasse a ofensa; mas onde abundou o pecado, superabundou a graça, a fim de que, como o pecado reinou pela morte, assim também reinasse a graça pela justiça para a vida eterna, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor.

Uma só ofensa?

Pense por alguns segundos em violência: física, psicológica, emocional, sexual. Pense em cada um destes tipos de violência que infinitos atos e aspectos são e foram praticados em cada uma destas categorias dentro do subtítulo: Violência.

Pense nos pecados de idolatria e culto a falsos deuses: imagine os habitantes da Índia, onde são adorados mais de 3 milhões de deuses, dentre os quais as vacas, as baratas, os ratos, todas estas coisas são deuses para milhões de indianos. Imagine então a quantidade de ídolos de várias religiões desde os católicos, umbandistas, gregos, romanos, egípcios... etc...

Pense nos pecados da área sexual: são tantos e tão diversificados, e parecem que a cada dia mais e mais coisas inimagináveis surgem também nesta categoria... Como assim então UMA SÓ OFENSA?

Certamente alguém pensa que comparado com o que Caim fez com Abel, e outras tantas milhões de coisas terríveis que homens fazem contra outras pessoas e contra Deus, o que é comer um fruto?

Todos os incontáveis pecados que os homens praticam hoje, são o fruto DO PECADO, que é a REBELDIA CONTRA DEUS. Aquela ofensa, do pai dos seres humanos contaminou a todos os seres humanos com O Pecado, e nos afastou a todos de Deus. Em Adão todos pecaram!

Um só ato de Justiça!

Jesus Cristo, O Filho do Deus Altíssimo, jamais pecou. Ele é chamado de O SEGUNDO ADÃO. Gerado pelo Espírito Santo numa das virgens de Israel, Jesus viveu para Deus, submisso À Vontade de Deus, do Pai.

Quando pensamos na Lei, obviamente e diretamente nos lembramos que o homem quis comer da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal. Ele conheceu o Bem? NÃO ELE JÁ CONHECIA!!!

O que o homem conheceu? O MAL. A Rebeldia – QUE É O PECADO, foi decidir das as costas para A Vontade de Deus para viver o seu próprio caminho e fazer o seu próprio futuro. O homem depois de algumas gerações estava praticando todo o tipo de violência de abominação sexual, e tudo começou com a Rebeldia contra Deus.

Através de Moisés, Deus deu a Lei, a Torah aos homens, e o que isso acarretou? Eles continuaram a pecar. Antes o Homem estava no Pecado e por isso cometendo todo o tipo de torpeza contra Deus, com a Lei, o Homem do povo de Deus passou a saber quais eram os pecados que ele cometia. Coisas que ele fazia sem se importar com A Vontade de Deus, ele agora sabia o que e quais eram os pecados, porque estava escrito que era pecado. Saber que era pecado, não lhes garantiu que não pecariam mais. O homem estava preso pelo pecado que herdou de Adão, e sob o jugo e força do pecado que cada dia mais ele praticava mais e mais. É claro que alguns se esforçaram muito para praticar o que A Lei exigia, e algumas coisas eles elegeram como as mais importantes e talvez as que eles tinham mais facilidade para cumprir e tais coisas deixaram de praticar ou passaram a fazer para estarem submissos à Lei, mas, no entanto, não deixaram de pecar em outras tantas coisas, porque O HOMEM é pecador, pois ele foi gerado como fruto de Adão, o pai de todos os seres humanos que pecou contra Deus, deixando como seu legado para a humanidade O Pecado.

Pela Fé, porém, Abraão creu em Deus. Mesmo sendo como todos os demais homens, Abraão no passado esteve igualmente preso nas cadeias do pecado que contaminaram a todos. Mas, pela Fé, Ele creu em Deus e num relacionamento com Deus fazia coisas porque amava a Deus, e em seus erros (erros que todos tem), permitia ser conduzido por Deus para a vida, numa expectativa totalmente firmada em Deus. Abraão disse para seu filho Isaque, quando Deus lhe disse para que o sacrificasse: “Filho, Deus preparará para Si, O Seu Cordeiro”. FÉ, Ouvir e Obedecer. Ser conduzido, se deixar conduzir por AMOR A DEUS.

Quando pensamos em Jesus, que sendo gerado pelo Espírito Santo, inicia uma nova criação, a criação do Espírito, vivendo todos os dias de sua vida sem cometer nenhum dos pecados que todos os homens praticam. Jesus não foi Rebelde contra Deus, se deixando guiar por toda a sua vida e Ele não cumpriu toda a Lei tendo decorado o que podia fazer ou o que não se podia fazer para viver a vida se policiando numa tentativa de não se distrair e cair em algum pecado... Jesus vivia em absoluta comunhão com O Pai e por isso jamais pecou, e por isso cumpriu toda a LEI, porque a Lei aponta os pecados que todos os homens cometem por terem se desviado e sido Rebeldes para com Deus.

Jesus, nunca tento pecado, sendo totalmente submisso ao Pai, se entrega à Morte, a Morte da Cruz... Esta Injustiça foi convertida em Justiça para nós. Porque Ele, Jesus, tomou o nosso lugar na Cruz.

Deus não chama o mal de bem; Deus não deixa de nos falar a Verdade para a gente não se sentir mal; Deus não deixa pra lá, na expectativa que as coisas se resolvam... Porque O SALÁRIO DO PECADO É A MORTE, e portanto Deus diz claramente que pecamos e ao mesmo tempo manifesta sua compaixão e amor, providenciando para nós solução para o nosso pecado.

A ÚNICA SOLUÇÃO PARA A JUSTIÇA É O JUÍZO!

O Pecado do ser humano, pela Justiça de Deus precisa ser Condenado. O Homem pecou e precisa morrer. Deus se fez homem, em Jesus Cristo, e sem Pecado, atraiu sobre si todo O Juízo da Lei. O Justo Jesus recebeu todo este Juízo sem merecer. O Juízo de Deus caiu todo sobre Ele. O Próprio Deus planejou isso! “Deus agradou-se em moê-lo.” Era este O CORDEIRO, no qual Abraão esperava!

O Pai da Fé, anuncia para Isaque e para nós, que a Vontade de Deus era que nós morrêssemos por causa do Pecado, mas, Ele providenciou seu próprio Filho para morrer em nosso lugar.

Quem pela Fé no que Cristo fez padecendo no nosso lugar, passamos a crer e a servir a Deus, somos JUSTIFICADOS, passamos a ser perdoados do Pecado da Rebeldia que nos veio por Adão e também vamos viver o Benefício de receber em nosso coração O Espírito de Cristo, o mesmo Espírito que gerou Jesus no ventre de Maria; o mesmo Espírito que ressuscitou Jesus dentre os mortos, agora habita o nosso interior e o maior objetivo disso é que vivamos agora em Novidade de Vida, em Comunhão com Deus.

ESTA COMUNHÃO COM DEUS é o que pode nos levar a ter uma vida LIVRES DO PECADO. Não está em nós a condição de nunca mais cometermos pecados, pelo contrário estaremos o resto de nossas vidas lutando contra o pecado que ainda reside em nossos corpos, mas, quanto mais relacionamento com Deus e quanto mais dependência, menos o pecado terá espaço em nossas vidas, e por isso os pecados que praticávamos começarão a ser vencidos.

A VERDADE E A GRAÇA

Há dois homens de Deus, profetas de Deus que ao falarem ao povo, falaram a verdade sobre a condição pecaminosa do povo, mas, segundo Deus, manifestaram Misericórdia, Amor e mostraram também ao povo uma direção de como vencerem O Pecado!

Deuteronômio 9: 24 a 29 – “ Rebeldes fostes contra o SENHOR, desde o dia em que vos conheci. Prostrei-me, pois, perante o SENHOR e, quarenta dias e quarenta noites, estive prostrado; porquanto o SENHOR dissera que vos queria destruir. Orei ao SENHOR, dizendo: Ó SENHOR Deus! Não destruas o teu povo e a tua herança, que resgataste com a tua grandeza, que tiraste do Egito com poderosa mão. Lembra-te dos teus servos Abraão, Isaque e Jacó; não atentes para a dureza deste povo, nem para a sua maldade, nem para o seu pecado, para que o povo da terra donde nos tiraste não diga: Não tendo podido o SENHOR introduzi-los na terra de que lhes tinha falado e porque os aborrecia, os tirou para matá-los no deserto. Todavia, são eles o teu povo e a tua herança, que tiraste com a tua grande força e com o braço estendido.”

Moisés diz com todas as letras o pecado do povo: “REBELDE FOSTES CONTRA O SENHOR, DESDE O DIA EM QUE VOS CONHECI”, mas, a Graça de Deus é apontada através do Coração de Moisés que passa a buscar a Deus, interceder por seu povo. Moisés lembra a Deus dos Patriarcas, que viveram pela Fé e não pela Lei, desejosos pela Presença de Deus. Moisés deixa claro então que a questão não está no povo ser rebelde ou bonzinho: O POVO É REBELDE; mas, se Deus tem Poder ou não para Salvá-lo? DEUS TEM PODER!!!

Moisés demonstra que são falhos e pecam, mas, são O POVO DE DEUS.

Atos 2: 22 a 39 – “Varões israelitas, atendei a estas palavras: Jesus, o Nazareno, varão aprovado por Deus diante de vós com milagres, prodígios e sinais, os quais o próprio Deus realizou por intermédio dele entre vós, como vós mesmos sabeis; sendo este entregue pelo determinado desígnio e presciência de Deus, vós o matastes, crucificando-o por mãos de iníquos;...
37 - Ouvindo eles estas coisas, compungiu-se-lhes o coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos? Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. Pois para vós outros é a promessa, para vossos filhos e para todos os que ainda estão longe, isto é, para quantos o Senhor, nosso Deus, chamar.”

Semelhantemente à Palavra de Moisés ao povo, O Apóstolo Pedro vai manifestar a Verdade de Deus, e também a Graça de Deus estendida sobre O POVO DE DEUS.

Pedro diz com todas as letras que eles mataram Jesus. Eles o entregaram aos romanos, e por isso não foram os romanos apenas que mataram a Jesus, foram também os judeus, e não foram somente os judeus, foi também Pilatos, e não foi somente Pilatos, foram as multidões e não foram somente as multidões fomos todos nós que matamos a Jesus. Nós condenamos a Deus, que tomou o nosso lugar na Cruz. Nós condenando a Jesus, condenamos O Pecado que cometemos, fazendo que todo O JUÍZO do nosso pecado caísse NELE. As pessoas ouvindo estas Palavras (A FÉ VEM PELO OUVIR A PALAVRA DE DEUS); os corações deles foram contristados e eles quiseram saber o que deveriam fazer então: (A FÉ SEM OBRAS É MORTA).

ARREPENDAM-SE DOS VOSSOS PECADOS ( ARREPENDEAM-SE de viver uma vida sem se importar com a Vontade de Deus), e nisso os nossos pecados serão remidos, perdoados. Nós seremos Justificados E RECEBEREMOS O ESPÍRITO SANTO, e a comunhão com Deus através do Espírito Santo nos levará a viver para ELE.

Qualquer um pode!
É necessário crer e falar com Deus através de Jesus Cristo.
Chegar Diante de Deus em Nome do Nosso Salvador.


Ministério Pastoral,

Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário