terça-feira, 12 de abril de 2016

Série: "O Reino de Deus" - O ORÇAMENTO DO REINO





O ORÇAMENTO DO REINO

Lc. 14:15 – 36 - “Ora, ouvindo tais palavras, um dos que estavam com ele à mesa, disse-lhe: Bem-aventurado aquele que comer pão no reino de Deus. Ele, porém, respondeu: Certo homem deu uma grande ceia e convidou muitos. À hora da ceia, enviou o seu servo para avisar aos convidados: Vinde, porque tudo já está preparado. Não obstante, todos, à uma, começaram a escusar-se. Disse o primeiro: Comprei um campo e preciso ir vê-lo; rogo-te que me tenhas por escusado. Outro disse: Comprei cinco juntas de bois e vou experimentá-las; rogo-te que me tenhas por escusado. E outro disse: Casei-me e, por isso, não posso ir.  Voltando o servo, tudo contou ao seu senhor. Então, irado, o dono da casa disse ao seu servo: Sai depressa para as ruas e becos da cidade e traze para aqui os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos. Depois, lhe disse o servo: Senhor, feito está como mandaste, e ainda há lugar.  Respondeu-lhe o senhor: Sai pelos caminhos e atalhos e obriga a todos a entrar, para que fique cheia a minha casa. Porque vos declaro que nenhum daqueles homens que foram convidados provará a minha ceia.
Grandes multidões o acompanhavam, e ele, voltando-se, lhes disse: Se alguém vem a mim e não aborrece a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs e ainda a sua própria vida, não pode ser meu discípulo.
E qualquer que não tomar a sua cruz e vier após mim não pode ser meu discípulo. Pois qual de vós, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para a concluir? Para não suceder que, tendo lançado os alicerces e não a podendo acabar, todos os que a virem zombem dele, dizendo: Este homem começou a construir e não pôde acabar. Ou qual é o rei que, indo para combater outro rei, não se assenta primeiro para calcular se com dez mil homens poderá enfrentar o que vem contra ele com vinte mil? Caso contrário, estando o outro ainda longe, envia-lhe uma embaixada, pedindo condições de paz. Assim, pois, todo aquele que dentre vós não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo.

Jesus convidado num Shabat para jantar na casa de um fariseu se deparou com pessoas disputando os melhores lugares, e com um doente que tinha pânico de água e O Nosso Redentor o curou e aqueles ensinou para sempre sentarem atrás ao chegarem numa festa, para não sermos envergonhados, caso alguém mais importante chegar. Se alguém porém, nos notar atrás e nos convidar para sentar à frente isso será uma grande honra para nós... No meio de tudo isso, alguém querendo agradar cita O Reino de Deus, como se o conhecesse, como se fosse um assunto que dominasse, e Jesus usa esta deixa para ensinar a todos, e hoje a nós...

Jesus conta a Parábola de um homem que dá um grande banquete e então convida seus amigos, pessoas a quem ele considera importantes, pessoas que certamente teriam lugar à mesa, lugares de honra, mas, um a um seus amigos, lhe dão desculpas de que têm assuntos dos mais diversos a tratar. Claro que cada uma das coisas que as pessoas citaram eram válidas e justas: Eram negócios, trabalho, casamento, outros poderiam dar desculpas tão boas quanto estas... E o que dizer quando alguém diz que vai viajar e precisa descansar? Ou que tem uma reunião familiar, ou tem que trabalhar e por isso não pode participar de coisas que envolvem a todos (Jesus não fala aí às multidões, fala aos discípulos – Os que eram chamados ao Ministério, os que foram chamados para tomar lugar à mesa).

Todos que se encontram em tais situações sentem-se ofendidos, porque estão sendo julgados, por não poderem estar nesta ou naquela situação, sendo que nas demais sempre estão presentes... E talvez o que mais doa é que quem cobra a presença sejam pessoas que talvez não tenham família, ou não trabalhem tão pesado, ou que não tem outras coisas para fazer, e trazemos para o campo natural e de embate entre irmãos, este assunto que foi trazido à luz por JESUS CRISTO. Nosso Senhor.

Quem é pai ou mãe, e já não ouviu os filhos reclamarem dos deveres de casa que são demais e que estão cansados, e que gostariam de faltar na escola, e que precisam descansar um pouco... Quem sendo pai já não sentiu dó dos filhos e depois de três segundos, deixou de ter dó... Se a “dó” passar de três segundos seus filhos e o futuro deles estarão sob um grande risco, porque a culpa é nossa, porque talvez na nossa maneira de viver empurrando coisas com a barriga, estejamos sentindo dó de nós mesmos e não deles, ou sendo coniventes com este sentimento de nossos filhos, para que não tenhamos que tomar atitudes em nossas próprias vidas...

Não, o problema não são os filhos, são os pais. E Jesus não quis se comparar a estes pais flácidos que vão deixando os filhos no grito fazerem o que querem... Usando desculpas!!!

Aliás O Nosso Deus conhece todas as desculpas, a começar da mais famosa: “Foi A MULHER QUE TU ME DESTE!” – Ah a culpa é de Deus???

Quer dizer que a Culpa é o teu trabalho? Ok! Deus pode permitir uma crise em teu emprego e vc ficar desempregado.
A Culpa é do teu casamento? Sua mulher (este ídolo, ou seu marido este deus), pode te trocar por outro(a), e vc não terá mais desculpas...
Seus filhos? Sua saúde? Vamos parar por aqui não é? Tá pesado demais... Além do mais, você acredita que Deus é bom e Ele não permite coisas ruins acontecerem a seus filhos amados... (Acho que você deveria reler o livro do Profeta Jonas – O da Bíblia!)

Jesus usa este momento para mostrar que muitos querem um lugar À Mesa com o SENHOR, mas, isso é só por seu orgulho pessoal, só para que possam aparecer nas fotografias, e serem reconhecidos pelos outros. Apenas para que as pessoas digam: Olha pelo teu conhecimento, porque você fala tão bem, porque você já está aqui a tanto tempo, você merecia estar ali também, fazer parte também, comer sentado à mesa também, ter este tipo de honra também, ser ungido também...

Alguns destes que são importantes mesmo, que falam bem mesmo, que estão conosco a muito tempo mesmo, que tem talentos especiais mesmo... São, têm, podem, possuem, porque Deus concedeu a cada um de nós uma graça, uma capacidade, talentos, dons, inteligência para que possamos realizar uma obra em Seu Reino de Amor, mas, isso vai nos custar tudo!

Os que querem ser os primeiros no Reino de Deus, devem ser os que vão servir a todos. Os que querem ser os primeiros deverão ser os últimos, e muitos pela HONRA de estar com JESUS, que claramente é algo notável, NÃO CALCULAM OS CUSTOS e por isso vão sofrer e fazer outros sofrerem... Porque servir a Deus NOS CUSTA TUDO!!!

Nossos filhos precisam saber que crescer dói. Que quando nasce o primeiro dentinho, pode vir a primeira febre alta; que quando as articulações estão sendo esticadas pelo crescimento trás muita dor. Que comprar os materiais de escola é maravilhoso, mas, fazer a lição de casa todo dia é a consequência de se estudar. E o prêmio é ser cabeça, é romper o limite dos medianos, para ser alguém que vai conduzir e não ser conduzido.

É hora de pegar a agenda e ver as prioridades...

Deus é a prioridade! Nos momentos em que vamos estar reunidos com os irmãos servindo a Deus, exercendo o nosso ministério, compartilhando dos Dons do Espírito Santo com os irmãos é prioridade.

Veja que nos horários em que seus filhos estarão na escola, você não pode marcar compromissos para eles...

No teu horário de trabalho você certamente estará concentrado em tuas atividades e não deve se envolver com outras coisas, a não ser no teu âmbito profissional com as pessoas que te cercam viver Cristo a ponto de todos verem Jesus em tua vida... Mas, é importante que o homem descanse, pois Deus dá aos seus enquanto dormem. O Shabat foi dado aos homens e por isso O Descanso é um direito de Deus para cada um de nós. Use-o da melhor forma possível. Descanse!

Mas, e nas outras tantas atividades de nossa vida, o que vamos fazer? Se você não se programar, você verá os dias passando e perceberá que não sai do lugar! Você não aprendeu nada novo nos últimos anos; não ganhou ninguém para Jesus; não desenvolveu teu ministério, (aliás, por que você está esperando de outros não é? Esta é a desculpa pronta!); não cuidou direito de tua família; apenas o tempo passou...

Faça contas! Você quer realmente sentar-se à mesa? Você quer realmente cumprir O Chamado de Cristo em tua vida? Vá venda tudo, dê aos pobres e então depois, venha e siga a Jesus...

Chega de desculpas! Se nos últimos anos as coisas tem sido “mais ou menos” contigo, está na hora de romper não é? Está na hora de voltar ao Primeiro Amor, se é que você experimentou isso no passado! Está na hora de perceber que se você der desculpas, pode ser que não haja em hipótese nenhuma mais lugar para você no Banquete, e os desprezíveis hoje, sejam os que vão tomar o teu lugar amanhã.

Você faz tanto questão da honra não é? HONRE!

Ah você é das pessoas que diz: Eu já me envolvi muito na igreja, já vi muito os bastidores e não quero mais tomar parte de nada, quero só ir na igreja e ouvir a Palavra e cuidar da minha vida... HIPÓCRITA E COVARDE! Você pode dar a desculpa que quiser... Nós certamente vamos entender... somos tão humanos e bonzinhos... Mas, quem te chamou foi DEUS!

“Ohhhhh! Bem aventurado é o que comer Pão no Reino de Deus...” Para de usar frases feitas; de parecer espiritual... ou é ou não é!

“quem dentre vós não renuncia tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo” – JESUS CRISTO.

ANEXO VAI UM CALENDÁRIO, UMA CALCULADORA E UMA PLANILHA DE ORÇAMENTOS...

FAÇA SUAS CONTAS!


Ministério Pastoral,

Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário