segunda-feira, 4 de abril de 2016

Série: "O Reino de Deus" - TRIGO OU JOIO? A ESCOLHA É NOSSA!




Mt. 13:24 a 30 “Outra parábola lhes propôs, dizendo: O reino dos céus é semelhante a um homem que semeou boa semente no seu campo; mas, enquanto os homens dormiam, veio o inimigo dele, semeou o joio no meio do trigo e retirou-se. E, quando a erva cresceu e produziu fruto, apareceu também o joio. Então, vindo os servos do dono da casa, lhe disseram: Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Donde vem, pois, o joio? Ele, porém, lhes respondeu: Um inimigo fez isso. Mas os servos lhe perguntaram: Queres que vamos e arranquemos o joio? Não! Replicou ele, para que, ao separar o joio, não arranqueis também com ele o trigo. Deixai-os crescer juntos até à colheita, e, no tempo da colheita, direi aos ceifeiros: ajuntai primeiro o joio, atai-o em feixes para ser queimado; mas o trigo, recolhei-o no meu celeiro.”

Mt. 13: 36 a 52 – “Então, despedindo as multidões, foi Jesus para casa. E, chegando-se a ele os seus discípulos, disseram: Explica-nos a parábola do joio do campo. E ele respondeu: O que semeia a boa semente é o Filho do Homem; o campo é o mundo; a boa semente são os filhos do reino; o joio são os filhos do maligno; o inimigo que o semeou é o diabo; a ceifa é a consumação do século, e os ceifeiros são os anjos. Pois, assim como o joio é colhido e lançado ao fogo, assim será na consumação do século. Mandará o Filho do Homem os seus anjos, que ajuntarão do seu reino todos os escândalos e os que praticam a iniquidade e os lançarão na fornalha acesa; ali haverá choro e ranger de dentes. Então, os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos [para ouvir], ouça.

Mt. 13: 44 “O reino dos céus é semelhante a um tesouro oculto no campo, o qual certo homem, tendo-o achado, escondeu. E, transbordante de alegria, vai, vende tudo o que tem e compra aquele campo.”

Mt. 13: 45 e 46 – “O reino dos céus é também semelhante a um que negocia e procura boas pérolas; e, tendo achado uma pérola de grande valor, vende tudo o que possui e a compra.”

Mt. 13: 47 a 50 – “O reino dos céus é ainda semelhante a uma rede que, lançada ao mar, recolhe peixes de toda espécie. E, quando já está cheia, os pescadores arrastam-na para a praia e, assentados, escolhem os bons para os cestos e os ruins deitam fora. Assim será na consumação do século: sairão os anjos, e separarão os maus dentre os justos, e os lançarão na fornalha acesa; ali haverá choro e ranger de dentes.”

Mt. 13: 51 a 52 – “Entendestes todas estas coisas? Responderam-lhe: Sim! Então, lhes disse: Por isso, todo escriba versado no reino dos céus é semelhante a um pai de família que tira do seu depósito coisas novas e coisas velhas.”

Que assunto importante para Jesus ter de usar várias parábolas sucessivas para explicar. Lembrando que as Parábolas do Grão de Mostarda e do Fermento estão dentro deste contexto.

Jesus ao ser questionado por seus discípulos sobre a parábola de difícil interpretação que foi a Parábola do Joio e do Trigo.  Jesus deixa claro que o Joio são “filhos do maligno”, que o Diabo semeou no mesmo campo em que Jesus semeou os FILHOS DO REINO. O Campo é o Mundo. Ambos crescerão juntos.

É fundamental entender que de certa forma o Trigo e o Joio até determinada fase do crescimento são parecidos, só se pôde notar a diferença quando deram fruto.
É claro que não estamos falando então nesta figura, de sementes e plantas diferentes como o Trigo e um Abacateiro; ou de um pé de alface, e um pé de cana. Com isso queremos ressaltar que os filhos do Reino e os filhos do Maligno, não são tão diferentes assim, a ponto de confundirmos esta parábola, como se mencionasse os cristãos e os Budistas por exemplo, não são os satanistas, os feiticeiros, ou os mulçumanos que são os alvos desta Parábola, grupos que diante do Mundo Espiritual, tem posicionamentos absolutamente distintos...

Os filhos do Reino e os Filhos do Maligno, se parecem até que os frutos de suas vidas sejam manifestos e então se verá que há JOIO no meio do Trigo. Que indignação ao perceber esta mistura. Não se pode de fato arrancar O Joio, porque pode ser que algum trigo seja arrancado junto. E HÁ UM PRINCÍPIO DE DEUS, DE QUE ELE NÃO DESTRÓI O JUSTO COM O ÍMPIO.

Em Gen. 19, quando Deus determinou-se a extinguir deste Mundo a Sodoma e Gomorra por seus pecados e crimes tão hediondos, Abraão argumentou com O Eterno, até que ele ficasse consciente que Deus não destruirá O Justo com o Ímpio. Deus ou poupa o ímpio até a hora da colheita em que ambos serão separados, ou então tira o justo para destruir o ímpio. “... aquele que pecar, este morrerá!”

As parábolas do Tesouro no Campo e da Grande Pérola, evidenciam a posição que algumas pessoas manifestam quando descobrem O Reino de Deus. O Valor que dão para estre Tesouro inigualável, hão de manifestar se são Filhos de Deus, ou filhos do Maligno.

Quando nos deparamos com Jesus, O Rei do Reino, seu Amor, sua Entrega, sua Misericórdia, seu cuidado, decidimos morrer para as nossas vidas, para viver a Vida que Cristo nos garantiu na Cruz. Este é O Caminho Estreito que outra parábola anuncia. O vender tudo o que tem, para adquirir este tesouro fala de rejeitarmos a Vida sem Deus pelo Reino, pela Vida Eterna, pelos Valores do Reino, para que Cristo viva em nós.

Mas, há um outro evangelho em que vc não precisa abandonar o seu padrão de vida, suas festas e músicas, seus pecados e prazeres, porque Deus entende né?
Há um outro evangelho em que Cristo tem que te abençoar e onde vc pode comprar este direito mostrando sua fé pelo tanto que você entrega seus recursos.
Há um outro evangelho em que Deus é obrigado a dividir sua Glória com os líderes carismáticos, ou com os amuletos e objetos de pura superstição.



Nestas duas parábolas muito semelhantes, alguém vende tudo para adquirir algo tão mais precioso, e tomar esta atitude leva pessoas a viver de fato O Reino dos Céus.

O Reino de Deus é exemplificado por Jesus ainda como alguém que numa pesca trás em sua rede toda espécie de peixe, mas, assim como a parábola do Joio e do Trigo, o que é bom será separado do que é mau, e o que for mau será lançado numa fornalha ardente.

Jesus antes de mudar de assunto, ainda mostra que O Escriba versado nas coisas do Reino do Céus, aquele que entende a dinâmica de Deus, tipo de pessoa que O Senhor está buscando gerar em cada um de seus discípulos, tais pessoas, como um pai de família, tira de seus depósitos, coisas novas e coisas velhas. Fala de revelações que deixarão todos de boca aberta, e que projetarão grandes e novos desafios, mas, ao mesmo tempo trará o mais básico, o mais elementar, o que é velho, mas, que não por isso deixou de ser importante e fundamental.

Há os que entrarão para reinar com Cristo Jesus e seu Reino, e haverá os que serão lançados no Inferno, porque nesta vida, amaram mais a própria vida do que O Senhor.

70, 80, ainda que sejam 90 anos, por mais que alguém tenha sido rico e vivido regaladamente, tal vida não é nada comparável ao que Deus tem reservado para nós.

Há muitos que nas igrejas, não tomaram ainda a decisão de morrer para este Mundo, para que Cristo viva em suas vidas. Estamos chegando a dias em que o homem da impiedade, se levantará no poder de Satanás, e milhões que decidiram viver sua própria vida, terão a oportunidade de morrerem talvez decapitados, talvez vendo suas esposas e filhas estupradas, porque preferiram preservar sua vida de classe média medíocre... Ainda este sofrimento será misericórdia de Deus, porque O Pai, corrige o filho a quem ama, mas, é muito bom saber que a hora da colheita, a hora da pescaria, ninguém sabe quando será. Se chegar o dia que a Foice nos cortar, ou a Rede nos pegar... Será só nós e Deus. O Deus temível, que se você de fato não o conhece como Pai, naquele dia Ele será o teu Juiz.

O Juiz que te julgará joio, e peixe mal e te lançará no fogo, ou trigo e peixe bom, e te recolherá para Sua Glória...

Decida agora!!!
Venda tudo, e compre esta propriedade!
Simples assim.


Ministério Pastoral,

Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário