terça-feira, 13 de outubro de 2015

Série: Parábolas - "O Ceará é grande, mas, os cearenses são poucos"


E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino, e curando toda sorte de doenças e enfermidades. Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque andavam desgarradas e errantes, como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos: Na verdade, a seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara. (Mt 9:35-38)

Muitos, porém, os viram partir, e os reconheceram; e para lá correram a pé de todas as cidades, e ali chegaram primeiro do que eles. E Jesus, ao desembarcar, viu uma grande multidão e compadeceu-se deles, porque eram como ovelhas que não têm pastor; e começou a ensinar-lhes muitas coisas. (Mar 6:33-34)

Logo depois disso, andava Jesus de cidade em cidade, e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus; e iam com ele os doze, bem como algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios. Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, Susana, e muitas outras que os serviam com os seus bens. Ora, ajuntando-se uma grande multidão, e vindo ter com ele gente de todas as cidades, disse Jesus por parábola: Saiu o semeador a semear a sua semente. E quando semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho; e foi pisada, e as aves do céu a comeram. Outra caiu sobre pedra; e, nascida, secou-se porque não havia umidade. E outra caiu no meio dos espinhos; e crescendo com ela os espinhos, sufocaram-na. Mas outra caiu em boa terra; e, nascida, produziu fruto, cem por um. Dizendo ele estas coisas, clamava: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça. Perguntaram-lhe então seus discípulos o que significava essa parábola. Respondeu ele: A vós é dado conhecer os mistérios do reino de Deus; mas aos outros se fala por parábolas; para que vendo, não vejam, e ouvindo, não entendam. É, pois, esta a parábola: A semente é a palavra de Deus. Os que estão à beira do caminho são os que ouvem; mas logo vem o Diabo e tira-lhe do coração a palavra, para que não suceda que, crendo, sejam salvos. Os que estão sobre a pedra são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria; mas estes não têm raiz, apenas crêem por algum tempo, mas na hora da provação se desviam. A parte que caiu entre os espinhos são os que ouviram e, indo seu caminho, são sufocados pelos cuidados, riquezas, e deleites desta vida e não dão fruto com perfeição. Mas a que caiu em boa terra são os que, ouvindo a palavra com coração reto e bom, a retêm e dão fruto com perseverança. (Luc 8:1-15)

Não dizeis vós: Ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Ora, eu vos digo: levantai os vossos olhos, e vede os campos, que já estão brancos para a ceifa. Quem ceifa já está recebendo recompensa e ajuntando fruto para a vida eterna; para que o que semeia e o que ceifa juntamente se regozijem. Porque nisto é verdadeiro o ditado: Um é o que semeia, e outro o que ceifa. Eu vos enviei a ceifar onde não trabalhaste; outros trabalharam, e vós entrastes no seu trabalho. (Joã 4:35-38)

Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeou boa semente no seu campo; mas, enquanto os homens dormiam, veio o inimigo dele, semeou joio no meio do trigo, e retirou-se. Quando, porém, a erva cresceu e começou a espigar, então apareceu também o joio. Chegaram, pois, os servos do proprietário, e disseram-lhe: Senhor, não semeaste no teu campo boa semente? Donde, pois, vem o joio? Respondeu-lhes: Algum inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres, pois, que vamos arrancá-lo? Ele, porém, disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis com ele também o trigo. Deixai crescer ambos juntos até a ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Ajuntai primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; o trigo, porém, recolhei-o no meu celeiro. (Mat 13:24-30) Então Jesus, deixando as multidões, entrou em casa. E chegaram-se a ele os seus discípulos, dizendo: Explica-nos a parábola do joio do campo. E ele, respondendo, disse: O que semeia a boa semente é o Filho do homem; o campo é o mundo; a boa semente são os filhos do reino; o o joio são os filhos do maligno; o inimigo que o semeou é o Diabo; a ceifa é o fim do mundo, e os celeiros são os anjos. Pois assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será no fim do mundo. Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles ajuntarão do seu reino todos os que servem de tropeço, e os que praticam a iniquidade, e lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá choro e ranger de dentes. Então os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos, ouça. (Mat 13:36-43)

Em várias passagens vemos Jesus compadecer-se das Multidões. O que é uma Multidão? Um aglomerado de pessoas, pessoas que aparentemente abrem a mão de sua individualidade para caminhar, gritar, protestar, lutar, destruir... É como se a Multidão fosse um corpo, é como se na multidão houvesse uma unidade, a unidade da necessidade, do desespero, do sofrimento, Jesus, vê a Multidão e enxerga o indivíduo.
Cada um com um clamor diferente, com uma necessidade diferente, com uma história de vida diferente... Cada um. Jesus os vê, e Ele que conta a parábola do Pastor que deixa 99 ovelhas (uma multidão de ovelhas), e vai atrás de uma (porque se importa com a individualidade), vê ali e em várias outras situações narradas nos Evangelhos, sua compaixão por pessoas... Gente criada à Imagem e Semelhança de Deus, mas, que estão como ovelhas, buscando alimento, cura, segurança, abrigo.

É interessante que de uma parábola sobre ovelhas desgarradas, errantes, que representam pessoas, que estão buscando um lugar seguro, Jesus passa a falar de uma Colheita (Uma Seara), de vidas, uma Colheita  que Deus quer realizar, e vai conseguir através dos Ceifeiros.

Por meio de parábolas, Jesus compara as pessoas, a Multidão como ovelhas que não tem pastor, há uma profecia em Zacarias 11:4 “Pastoreia as ovelhas destinadas à matança!”, Jesus percebe o sofrimento, a fome as necessidades, que são de coisas naturais: Alimento, cura física, libertação de perturbações que muitas vezes as pessoas nem imaginam que seja de ordem espiritual até que se manifeste diante do Poder Maior do Nosso Deus, para que as pessoas sejam libertadas verdadeiramente.

É interessante que Jesus curava sim as pessoas, libertava vidas, mas, ele não apenas fazia isso para manifestar uma resposta à Compaixão que ele sentia por aquelas Vidas. ELE TAMBÉM AS ENSINAVA!

Ensinar manifesta a Compaixão de Deus. Devemos lembrar que esta mesma Multidão que seguia Jesus, fazia por causa do Pão que Ele multiplicava e dos milagres que Ele operava, mas, quando ele foi para a Cruz, a Multidão não o quis acompanhar. Nem tão pouco os seus discípulos.

Ensinar, Lançar a Semente, Pregar O Verdadeiro Evangelho, pode não ser o que as pessoas queiram. Muitas querem apenas os milagres. Muitos só seguem a Jesus, porque Ele dá Pão mesmo; Ele cura mesmo; Ele opera milagres mesmo... É verdade, isso pode ocorrer, mas, não cabe a nós os Semeadores ou aos Ceifeiros, julgarmos quem quer que seja... Temos que semear a Semente!

Sempre haverá pessoas que querem e pessoas que não querem; Na multidão dos famintos e desesperados, precisamos curar os enfermos, libertar os cativos, orar por milagres e por provisão, tomar atitudes de fé, para que haja suprimento, mas, TEMOS QUE ENSINAR A VERDADE, porque: “CONHECERIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARÁ!” Jesus, operava maravilhas, mas, como resposta à Compaixão, Jesus ensinava as Multidões...

E quando falamos de Ensinar as Multidões, as pessoas, precisamos saber que sempre HAVERÁ 4 TIPOSDE PESSOAS que serão alvos de nossa pregação...

A Semente é a Palavra de Deus. A Semente não são as curas, os milagres, os carros, as casas, as palavras proféticas, de sabedoria, de auto-ajuda, de motivação pessoal... A SEMENTE É A PALAVRA DE DEUS. O EVANGELHO DO REINO DE DEUS...

O SEMEADOR SAI A SEMEAR A SEMENTE... Jesus quanto teve compaixão da multidão, antes de multiplicar os Pães, ENSINOU A MULTIDÃO, deu alimento a eles, lançou sementes a eles, falou da Verdade, ensinou-lhes sobre O Reino dos Céus.

Precisamos ser A BOA SEMENTE, para semearmos A SEMENTE DA PALAVRA DE DEUS, não podemos ser nós os que vão lançar o JOIO, pois é O Diabo quem lança O Joio. O Joio quando cresce parece com o Trigo, é difícil distinguir um do outro. Se O Joio for arrancado precipitadamente poderá se perder também O Trigo, e O Nosso Deus, não destrói o Justo com o Injusto, não fez isso em Sodoma e Gomorra, não fará jamais. Deus separa o Justo do ímpio, destrói o ímpio e coroa de glória o Justo. Hoje infelizmente há quem esteja semeando O Joio do Diabo, e gere cosias muito parecidas com aqueles que semeiam O Trigo. Mas, haverá em breve os que serão lançados no Juizo Eterno, por terem sido usados para confundir, enganar, espalhar mentiras gerando pessoas presas num falso evangelho.

As pessoas estão famintas, mas, muitas não querem Deus, não querem perceber que as misérias humanas existem porque abandonamos a Deus. Muitas pessoas apenas querem resolver seus problemas pessoais, querem as curas, o pão, os benefícios do Reino, mas, não a Obediência ao Rei do Reino. Se pregarmos outro Evangelho que não for o da Cruz, que compreende os milagres, as curas, a Esperança, mas, que aponta que não há Salvação em NENHUM OUTRO NOME, e aqueles que querem seguir a Jesus, precisam negar-se a si mesmos, à sua vida sem se importar com a Vontade de Deus, e então tomar a sua cruz e morrer para a antiga vida sem Deus... estaremos semeando Joio. Morte!

A SEMENTE É A PALAVRA DE DEUS.

Ainda assim, alguns vão ouvir... Mas, não vão querer! O Diabo, virá e roubará a Palavra lançada.
Outros, vão ouvir com alegria, mas, basta vir as dificuldades da vida, vão tentar dar algum jeito humano, vão buscar em algum outro lugar solução e perderão o que de tão precioso receberam...
Outros, são os que ouviram, mas, os prazeres deste mundo, como ESPINHOS sufocarão A Palavra, A Semente que foi lançada...
Não dá pra servir a Deus e as Riquezas, (já falamos sobre isso), é incrível, como as pessoas trocam a Deus, pelas bênçãos... Não há nada contra as bênçãos: Trabalho, Dinheiro, Esposa, Marido, Filhos, Negócios, Ministérios, Casas, Carros,... Bênçãos de Deus, mas, quando ocupam em nossas vidas O Lugar devido ao Senhor, passam a ser Altares de Mamóm, e serem os objetos de culto a Satanás, porque está escrito, que o ídolo em si não é coisa alguma, mas, o que se esconde atrás do ídolo é o que destrói as vidas....

E por fim... Aqueles que recebem a Palavra num solo fértil, numa terra preparada... Numa terra vazia... Numa terra arada... Talvez arada pelas lutas, pelas necessidades, pela expectativa de que não há em nós solução para os nossos problemas, talvez por que ninguém mais do que nós pode dizer: “Sem Jesus, nós nada podemos fazer”. A dependência dele, a Dependência da Semente, da Palavra, a dependência de algo que venha de Deus, encontrará um coração sedento, necessitado, um útero preparado para gerar, uma terra pronta para fazer brotar.... e então... OS FRUTOS... COM PERSEVERANÇA.

“Portanto, o que desde o princípio ouvistes, permaneça em vós. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também vós permanecereis no Filho e no Pai. E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna.” (1Jo 2:24-25)

“porque nos temos tornado participantes de Cristo, se é que guardamos firme até o fim a nossa confiança inicial;” (Heb 3:14)

A Semente que nos gerou a vida de Deus em nós, será o que nos garantirá até o fim, se somos ou não participantes de Cristo. Não adianta dizer que somos do Senhor. A prova é se permaneceremos Nele até o fim. Uma vida de frutificação, vem da Semente que recebemos, de como a recebemos e se nela permanecermos até O Fim.


Ministério Pastoral,

Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário