terça-feira, 29 de setembro de 2015

Série: Parábolas: "Família eh eh, família ah, família..."



Enquanto ele ainda falava às multidões, estavam do lado de fora sua mãe e seus irmãos, procurando falar-lhe. Disse-lhe alguém: Eis que estão ali fora tua mãe e teus irmãos, e procuram falar contigo. Ele, porém, respondeu ao que lhe falava: Quem é minha mãe? e quem são meus irmãos? E, estendendo a mão para os seus discípulos disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos. Pois qualquer que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, irmã e mãe. (Mat 12:46-50)

Vieram, então, ter com ele sua mãe e seus irmãos, e não podiam aproximar-se dele por causa da multidão. Foi-lhe dito: Tua mãe e teus irmãos estão lá fora, e querem ver-te. Ele, porém, lhes respondeu: Minha mãe e meus irmãos são estes que ouvem a palavra de Deus e a observam. (Luc 8:19-21)

Depois entrou numa casa. E afluiu outra vez a multidão, de tal modo que nem podiam comer. Quando os seus ouviram isso, saíram para o prender; porque diziam: Ele está fora de si. (Mar 3:20-21)

Ora, havia um homem rico que se vestia de púrpura e de linho finíssimo, e todos os dias se regalava esplendidamente. Ao seu portão fora deitado um mendigo, chamado Lázaro, todo coberto de úlceras; o qual desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as úlceras. Veio a morrer o mendigo, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico, e foi sepultado. No hades, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe a Abraão, e a Lázaro no seu seio. E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e envia-me Lázaro, para que molhe na água a ponta do dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que em tua vida recebeste os teus bens, e Lázaro de igual modo os males; agora, porém, ele aqui é consolado, e tu atormentado. E além disso, entre nós e vós está posto um grande abismo, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem os de lá passar para nós. Disse ele então: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai, porque tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham eles também para este lugar de tormento. Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos. Respondeu ele: Não! pai Abraão; mas, se alguém dentre os mortos for ter com eles, hão de se arrepender. Abraão, porém, lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos.
(Luc 16:19-31)

Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus. Mas qualquer que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus. Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada. Porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra; e assim os inimigos do homem serão os da sua própria casa. Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim. E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim. Quem achar a sua vida perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim achá-la-á. (Mat 10:32-39)

Então Pedro, aproximando-se dele, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu hei de perdoar? Até sete? Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete; mas até setenta vezes sete. Por isso o reino dos céus é comparado a um rei que quis tomar contas a seus servos; e, tendo começado a tomá-las, foi-lhe apresentado um que lhe devia dez mil talentos; mas não tendo ele com que pagar, ordenou seu senhor que fossem vendidos, ele, sua mulher, seus filhos, e tudo o que tinha, e que se pagasse a dívida. Então aquele servo, prostrando-se, o reverenciava, dizendo: Senhor, tem paciência comigo, que tudo te pagarei. O senhor daquele servo, pois, movido de compaixão, soltou-o, e perdoou-lhe a dívida. Saindo, porém, aquele servo, encontrou um dos seus conservos, que lhe devia cem denários; e, segurando-o, o sufocava, dizendo: Paga o que me deves. Então o seu companheiro, caindo-lhe aos pés, rogava-lhe, dizendo: Tem paciência comigo, que te pagarei. Ele, porém, não quis; antes foi encerrá-lo na prisão, até que pagasse a dívida. Vendo, pois, os seus conservos o que acontecera, contristaram-se grandemente, e foram revelar tudo isso ao seu senhor. Então o seu senhor, chamando-o á sua presença, disse-lhe: Servo malvado, perdoei-te toda aquela dívida, porque me suplicaste; não devias tu também ter compaixão do teu companheiro, assim como eu tive compaixão de ti? E, indignado, o seu senhor o entregou aos verdugos, até que pagasse tudo o que lhe devia. Assim vos fará meu Pai celestial, se de coração não perdoardes, cada um a seu irmão. (Mat 18:21-35)

Todo mundo tem família e por isso assuntos com estes tratados por Jesus em suas parábolas, e em situações que ele mesmo viveu com sua mãe e irmãos, nos ensinam tantas coisas, e coisas que nos confrontam demais, pois a nossa ligação com as pessoas e situações deste Mundo Natural, são sempre tão fortes, já que há uma ligação entre nossa alma e nosso corpo, enquanto a ligação da nossa alma com o nosso espírito foi partida, quando o homem pecou contra Deus.

Esta é a nossa maior dificuldade para viver segundo o padrão de Deus. Orientados pela Palavra do Senhor, ter sonhos, visões, recebermos Palavras que venha de Deus ao encontro de nossas vidas e realidade, são experiências bem menos frequentes, do que o nosso contato com o mundo natural, onde estamos totalmente imersos, e com os nossos canais de percepção absolutamente conectados.

Jesus quer nos ensinar acerca da Família de Deus, na qual somos inseridos, quando recebemos O “Primogênito dentre muitos irmãos” em nossos corações. Deus nos deu pais, irmãos, entre outras tantas coisas lindas para que pudéssemos entender as coisas lá do Alto, as coisas concernentes ao Reino dos Céus, e infelizmente as distorções do pecado, os nossos hábitos humanos e tendenciosos nos afastam de segredos espirituais tão lindos e então imaginem a cena, de alguém que tenha ido avisar a Jesus, que sua mãe e seus irmãos estavam do lado de fora da casa onde ele se encontrava para ensinar multidões, querendo vê-lo, e tal pessoa vem com a resposta: - “Olha, desculpem, mas, Jesus disse que sua mãe e seus irmãos são aqueles que o ouvem e guardam a Sua Palavra”... Ai, ai, ai.... Isso deve ter gerado um problemão com Tiago, Judas, José e Simão, irmãos de carne de Jesus, filhos de José e Maria, além de suas irmãs que certamente estavam ali também, embora a Bíblia não cite seus nomes...

Jesus pecou? CLARO QUE NÃO! Ele jamais pecou todos os dias de sua vida, e então entendemos que o apego emocional que temos muitas vezes com nossas famílias de carne e sangue (que são importantes é claro), não são e não podem ser mais importantes do que os vínculos que temos com nossos irmãos em Cristo, família de Deus... QUE CHOQUE NÃO É? Sim! É porque falamos de coisas espirituais, e ainda estamos tão presos nas naturais...

Se você tem algumas lutas familiares, imaginem só, quando os irmãos de Jesus vieram PRENDÊ-LO... A Biblia diz que “OS SEUS” o vieram prender... Havia, creio que você pode perceber um clima meio hostil entre Jesus e seus irmãos...

Dos irmãos de Jesus, a história nos conta, que três deles o serviram depois de sua morte e ressurreição, e entendemos que estes diferentes de Maria, que esteve com Jesus no momento de sua morte, só creram verdadeiramente Nele depois que O Senhor aparece para Tiago, fazendo-o uma das colunas da Igreja que nascia poderosa depois de Pentecostes. A exemplo de Tiago que escreve às igrejas, Judas, irmão de Jesus também tem uma carta entre os livros da Biblia Sagrada e junto com seu irmãos José e Tiago, foi um dos Pastores e Bispos da Igreja em Jerusalém.

Não se sabe nada sobre Simão, irmão de Jesus, ou de suas irmãs. Jesus foi claro: “Minha mãe e meus irmãos são os que ouvem a Palavra de Deus e a observam”. Jesus introduz a verdade de que há pessoas que amamos, que são nossos familiares e parentes, e que não querem nada com Deus, e há outras pessoas que jamais imaginamos que nos relacionaríamos com elas, mas, que são nossos irmãos, e alguns se transformarão em amigos mais chegados que nossos próprios irmãos de sangue.

Na parábola do Rico e de Lázaro, Jesus nos conta que o Rico, que por não se importar com Deus, foi para o Hades (lugar de sofrimento, separado de Deus), se importa com seus irmãos e pede ao Pai Abraão que envie alguém para avisar a seus irmãos, e fica claro que as pessoas que não se importarem com Moisés e os Profetas (ou seja com a Palavra de Deus), ainda que alguém que tivesse morrido (se isso fosse possível – coisa que não é!), se levantasse para lhes falar, tais pessoas não creriam.

A chance é nesta vida, e é pela Palavra de Deus. Aqueles que crerem em seu coração e confessarem com a suas bocas que O Pai, ressuscitou dentre os mortos a Jesus, serão salvos.
Estes são a nossa família!

Ler que Jesus veio trazer a espada e que haveria separações entre pais e filhos, entre famílias, pois aqueles que o confessarem diante dos homens, Jesus lhes confessará diante do Pai, estes são parte da família de Deus, parece contradizer, a última profecia do Antigo Testamento, que diz, que Elias viria, para converter o coração dos pais aos filhos e dos filhos aos pais, mas, não conseguimos ter a exata revelação desta profecia, por estarmos ligados mais à carne do que ao Espírito, e às verdade espirituais.

Para a prática da vida cristã, Jesus responde a Pedro, que parece lhe fazer uma pergunta muito específica, e muito provavelmente acerca de André, seu irmão na carne, discípulo de João Batista, ora discípulo de Jesus, que foi justamente quem os apresentou um ao outro...
Pedro pergunta a Jesus, quantas vezes devo perdoar AO MEU IRMÃO? Até sete vezes? (Diz Jesus, por favor que são até 7 vezes, talvez com as mãos no pescoço de André, ou de algum outro irmão), e Jesus, lhe diz. “Não sete vezes, mas, setenta vezes sete”... Não procure fazer contas agora! Jesus quis dizer que devemos perdoar sempre. 

É natural que tenhamos dias difíceis, momentos de tristeza e de incompreensão, mesmo com nossos irmãos na fé, mas, somos a Família de Deus, e nenhuma amizade, casamento, relacionamento se mantem se não for em base de perdão, de arrependimento, de reconhecimento de nossas próprias falhas e pedido de perdão. Somos seres humanos e se O Sangue de Jesus Cristo, nos pode reconciliar com O Pai, tem poder para nos reconciliar uns com os outros....

Como já dissemos, os nossos pais, nossos irmãos, foram nos dado por Deus, para que pudéssemos compreender as coisas espirituais e como se dão os relacionamentos no Reino de Deus, mas, a corrupção do pecado, tem cada vez mais nos distanciado das pessoas e por mais que amemos nossas famílias naturais, por quantas vezes há mágoas, lembranças dolorosas, e falta de perdão, e Cristo nos foi dado para que O Pai, se tornasse o Cabeça sobre todas as coisas.

Não devemos basear nosso relacionamento com as pessoas do Corpo de Cristo, por base das nossas experiências humanas e de nosso convívio familiar, pelo contrário devemos trazer para nossos lares os princípios da Palavra de Deus, para que possamos cuidar de nossos casamentos, filhos, relacionamentos com nossos irmãos de sangue e suas famílias.

A Palavra nos garante que quem Crer no Senhor será salvo ele e sua Casa. Às vezes esperamos que tão coisa aconteça, mas, não queremos nos expor, como alguém que de fato tem um novo tipo de comportamento e de valores, para não chocar as pessoas de nossa família que amamos, mas, Crer no Senhor, não é uma declaração apenas é um novo padrão de Comportamento, de Vida.

Nunca saberemos quando ou de que forma, mas, se de fato vivermos para O Nosso Pai, Ele usará situações que nunca estarão sob o nosso controle, para que sejam alcançados aqueles a quem amamos tanto. Nunca Deus vai invadir o Livre Arbítrio de alguém, coisa que Ele mesmo nos deu, mas, Céus e Terra serão movidos, para que as pessoas que amamos possam ser alcançadas.

A melhor forma de você proteger e garantir a Salvação de sua casa... É VIVER PARA CRISTO!

Não há nada mais lindo do que fazer parte da Família de Deus!
Venha, Viva, e Testemunhe, porque este mundo que desce ladeira abaixo, está buscando exemplos e testemunhos de esperança... A Vida de Deus em você, será uma arma poderosa para transformação dos teus amados!

Diga com fé: “Eu e a minha casa serviremos ao Senhor!”


Ministério Pastoral,

Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário